Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

Extra Sporting: Papa Francisco deixa mensagem emocionante

Durante a oração do Angelus na Córsega, o líder da Igreja Católica teceu palavras de apelo à paz durante período conturbado

Extra Sporting; Papa Francisco apela à paz para as terras do Mediterrâneo
Extra Sporting; Papa Francisco apela à paz para as terras do Mediterrâneo

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; O Papa Francisco dirigiu hoje um fervoroso apelo à paz para todas as regiões que envolvem o Mar Mediterrâneo, durante a oração do Angelus na catedral de Ajaccio, localizada na ilha francesa da Córsega. Esta visita insere-se no âmbito do congresso "Religiosidade Popular no Mediterrâneo", onde destacou a importância do diálogo e da união entre os povos desta região.


Francisco encorajou os fiéis a invocar a Virgem Maria em prol da paz, especialmente nas terras mediterrânicas. “Sobretudo para a Terra Santa, onde Maria deu à luz Jesus. Paz para a Palestina, para Israel, para o Líbano, para a Síria e para todo o Médio Oriente”, sublinhou.


O líder da Igreja Católica fez questão de incluir a Ucrânia e a Rússia no seu apelo global pela paz, expressando o desejo de que se alcance uma reconciliação que ponha fim ao conflito devastador entre os dois países. "A guerra é sempre uma derrota", afirmou com ênfase, renovando o seu apelo por um mundo onde reine a harmonia entre os povos.


Para além da mensagem de paz, o Papa Francisco abordou o conceito de laicidade, um tema particularmente sensível em França, país onde a separação entre Igreja e Estado é uma questão central. Defendeu "uma laicidade saudável", livre de preconceitos e hostilidades, que permita a construção de um diálogo aberto e produtivo entre as autoridades civis e eclesiásticas.

O Sumo Pontífice propôs ainda uma visão de laicidade dinâmica e adaptável, capaz de evoluir consoante as circunstâncias. Frisou que esta abordagem pode fomentar uma cooperação respeitosa, onde cada entidade respeite os limites das suas competências e preserve a autonomia necessária para um entendimento mútuo.


Por fim, o Papa Francisco reiterou o seu desejo por um mundo pacífico, unindo os fiéis numa prece conjunta para a superação das divisões que ainda afligem a humanidade. "Paz para o mundo inteiro", concluiu, deixando uma mensagem de esperança para os povos do Mediterrâneo e além.


Extra Sporting

João Almeida bate vencedor do Tour de France e triunfa no Paris Nice

Ciclista de A dos Francos foi o grande destaque da quarta etapa da corrida francesa, um dos maiores eventos de ciclismo da época

João Almeida foi o grande destaque da quarta tirada da corrida francesa, o Paris Nice, um dos maiores eventos de ciclismo da época
João Almeida foi o grande destaque da quarta tirada da corrida francesa, o Paris Nice, um dos maiores eventos de ciclismo da época

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: A quarta etapa da corrida francesa de uma semana, o Paris Nice, foi mais um dia histórico para o ciclismo português, protagonizado, novamente, por João Almeida. O ciclista de A dos Francos venceu a tirada, à frente do bicampeão do Tour de France, Jonas Vingegaard.


Até tinha sido o homem que corre pela equipa neerlandesa da Visma | LAB o primeiro a atacar, numa movimentação que não levou ninguém consigo. João Almeida manteve-se no grupo imediatamente atrás, e fez, sozinho, a perseguição ao ciclista dinamarquês.


Já perto do fim, quando nada fazia parecer, João Almeida foi capaz de uma aceleração que deixou todos os outros competidores presos à estrada. Seguiu sozinho, ultrapassou Jonas Vingegaard já perto da meta, e venceu a quarta etapa de uma das mais importantes corridas do ano. A primeira vitória da época, e a 14ª da carreira daquele que já é um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos.


Apesar da vitória, João Almeida é, neste momento, apenas o quinto melhor na classificação geral, devido ao tempo perdido durante o contrarrelógio por equipas da etapa anterior. O ciclista português ainda vai ter, no entanto, mais oportunidades na montanha para recuperar segundos e subir posições na tabela.

No final da corrida, João Almeida, que já tinha chegado ambicioso ao Paris Nice, disse que quer mostrar ao mundo quem é, e que está em França para ganhar. O ciclista também admitiu, apesar disso, que a vitória pode depender de vários fatores, alguns deles que o ultrapassam.



Extra Sporting

Sismo sentido dos Açores teve magnitude de...

Tremor de terra foi registado esta terça-feira, dia 11 de março, na ilha de São Miguel, nos Açores, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Sismo sentido nos Açores foi registado esta terça-feira, dia 11 de março, em São Miguel, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Sismo sentido nos Açores foi registado esta terça-feira, dia 11 de março, em São Miguel, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado esta terça-feira na ilha de São Miguel, nos Açores, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, o abalo foi registado pelas 08h14 em Portugal Continental) e teve epicentro a cerca de 25 quilómetros a sul-sudeste da freguesia de Faial da Terra.


"De acordo com a informação disponível, este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Nossa Senhora dos Remédios. Foi ainda sentido com menor intensidade nas freguesias de Nordeste e Ribeira Quente", lê-se num comunicado do instituto.


Foi também sentido, mas com menor intensidade, nas freguesias de Santa Bárbara, São Pedro, Vila do Porto (Santa Maria), Lomba da Fazenda, Salga, Arrifes, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Ponta Delgada (São Sebastião), Ponta Delgada (São José), Ponta Delgada (São Pedro), Relva, Rosto do Cão (Livramento), Santa Bárbara, São Vicente Ferreira, Maia, Porto Formoso, Rabo de Peixe, Ribeira Grande (Conceição), Ribeira Grande (Matriz), Ribeira Seca, Ribeirinha, Santa Bárbara, São Brás, Água de Alto, Vila Franca do Campo (São Miguel) e Vila Franca do Campo (São Pedro) (São Miguel).


De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excepcionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respectiva descrição". Com uma intensidade II, considerado muito fraco, o sismo é “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas”. Um abalo de intensidade III, considerado fraco, é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve o IPMA .



Extra Sporting

Elon Musk avança e recua em relação ao futuro da Starlink

Milionário confesso apoiante de Donald Trump e dono da Tesla faz sério aviso que pode prejudicar muito a situação ucraniana no conflito com a Rússia

Elon Musk avança e recua em relação ao futuro da Starlink que pode prejudicar muito a situação da Ucrânia na guerra contra a Rússia
Elon Musk avança e recua em relação ao futuro da Starlink que pode prejudicar muito a situação da Ucrânia na guerra contra a Rússia

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: Elon Musk conhecido milionário norte americano, dono da Tesla e fervoroso apoiante do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, é notícia novamente devido a uma polémica relacionado com o funcionamento da Starlink que é fundamental para a linha de defesa ucraniana.


No passado sábado, Musk insinuou que, caso desligasse este sistema, a situação do país liderado por Volodymyr Zelensky iria complicar-se muito: "O meu sistema Starlink é a espinha dorsal do exército ucraniano. Toda a linha de frente deles entraria em colapso se eu o desligasse" começou por afirmar o dono da Tesla e da Starlink.


No mesmo comentário o conselheiro da Casa Branca referiu ainda que " O que me deixa enojado são anos de matança num impasse que a Ucrânia inevitavelmente perderá." concluiu o empresário que é dono da Starlink desde o ano de 2022.


No entanto, Musk voltou atrás nessa decisão, não tendo sido revelado os detalhes que terão levado o conselheiro de Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos da América, a recuar numa decisão tão drástica que teria repercussões bastante negativas para a Ucrânia.

O conflito entre a Ucrânia e a Federação Russa dura desde 24 de fevereiro de 2022, após a invasão do pais liderado por Vladimir Putin ter ocupado parte do território ucraniano. Porém desde a chegada à Casa Branca de Donald Trump, as circunstâncias mudaram drasticamente e elementos como Elon Musk ganharam cada vez mais mediatismo.   



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Centenas marcham por todo país no Dia Internacional da Mulher
Extra Sporting

Centenas marcham por todo país no Dia Internacional da Mulher

 

Icon Comentário0
Tempestade Jana deixa Portugal em alerta
Extra Sporting

Tempestade Jana deixa Portugal em alerta

 

Icon Comentário0
Vem aí tempestade: Chuva, vento e neve estragam o fim de semana
Extra Sporting

Vem aí tempestade: Chuva, vento e neve estragam o fim de semana

 

Icon Comentário0