Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

Milhões fazem fila à porta do Vaticano para verem Papa Francisco pela última vez

Milhares de fiéis apareceram para dar o último adeus ao Santo Padre, que se encontra na Basílica de S. Pedro; Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos

Foram milhares de pessoas que foram prestar uma última homenagem ao Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira, aos 88 anos
Foram milhares de pessoas que foram prestar uma última homenagem ao Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira, aos 88 anos

  |

Icon Comentário0

Extra: Quase 50 mil fiéis já passaram diante do caixão do Papa Francisco desde quarta-feira de manhã, na Basílica de São Pedro, em Roma. O número impressionante foi revelado esta quinta-feira pelo Vaticano, que anunciou que, entre as 9h00 de quarta e as 6h30 de quinta-feira, 48.600 pessoas prestaram a sua última homenagem ao pontífice, incluindo 13 mil durante a madrugada. 


A fila demorava entre três a mais de quatro horas. Ainda assim, a espera não demoveu os fiéis, muitos em lágrimas e com imagens de Francisco nas mãos. A basílica reabriu às 7h00 da manhã desta quinta-feira e milhares já se encontravam novamente aglomerados para entrar. Segundo o Vaticano, o horário poderá voltar a ser estendido, caso se mantenha a afluência.


O corpo do Papa foi transladado na quarta-feira desde a pequena capela da residência Santa Marta, onde viveu desde a sua eleição em 2013, até à Basílica de São Pedro. O momento foi marcado por uma procissão solene, acompanhada por cardeais, bispos, frades e guardas suíços. Um coro entoava salmos e orações em latim, e o som de um sino ecoava pela praça. À passagem do caixão, uma multidão irrompeu em aplausos emocionados.


Na sexta-feira, o corpo continuará em câmara ardente até às 19h00. Às 20h00, o cardeal Kevin Farrell presidirá à cerimónia do fecho do caixão. O funeral do Papa Francisco acontece no sábado, às 10h00, na Praça de São Pedro, onde são esperados cerca de 200 mil fiéis e 170 delegações estrangeiras. Entre os líderes presentes, destaque para Donald Trump, que teve vários desentendimentos com Francisco, e para os representantes de Portugal, como Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro.

Após a missa, o corpo do Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior. O Vaticano decretou nove dias de luto, com nove celebrações em sua memória. O conclave para eleger o novo Papa poderá ter início após este período. Para já, não há um sucessor claro, mas os nomes de Luis Antonio Tagle, das Filipinas e Pietro Parolin, de Itália, surgem como os favoritos. 



Extra Sporting

Revelada mensagem de Mark Rutte a Trump: "Europa vai pagar à grande e a vitória será tua"

Secretário-geral da NATO elogiou o Presidente norte-americano por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa

Informação consta de uma mensagem privada enviada por Mark Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos
Informação consta de uma mensagem privada enviada por Mark Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos

  |

Icon Comentário0

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, elogiou, esta terça-feira, dia 24 de junho, o Presidente norte-americano, Donald Trump, por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa.


A informação, que consta de uma mensagem privada enviada por Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos, foi partilhada pelo Presidente dos EUA na sua rede social Truth Social. “Donald, conduziu-nos a um momento muito, muito importante para a América, para a Europa e para o mundo”, escreveu Rutte, referindo-se à exigência do Presidente dos EUA para que todos os membros da organização se comprometam com aumentos da despesa com defesa para 5% do PIB.


O secretário-geral da NATO não se conteve nos elogios a Trump e referiu ainda que “não foi fácil, mas conseguimos que todos assinassem o acordo de 5%!”. “A Europa vai pagar em GRANDE, como deve, e a vitória será vossa”, acrescentou Rutte, imitando na mensagem o estilo de Trump de colocar parte das publicações em letras maiúsculas.


Ainda assim, Espanha continua a não se comprometer com o aumento do peso dos gastos com defesa no PIB exigido por Trump. Nesta linha, o Presidente norte-americano disse, em declarações a bordo do avião presidencial Air Force One, que “há um problema com Espanha. A Espanha não está a concordar. O que é muito injusto para o resto das pessoas".

O líder da NATO abordou ainda, na sua mensagem privada enviada a Donald Trump, o papel decisivo dos EUA no conflito entre Telavive e Teerão, tendo louvado a “ação decisiva de Trump no Irão”, que Mark Rutte considera ter sido “verdadeiramente extraordinária”.



Extra Sporting

Há novo campeão na NBA! OKC derrotam Pacers após tragédia de Tyrese Haliburton

Base de Indiana pôs fim a caminhada histórica nos playoffs, após sofrer rotura do tendão de Aquiles, que o deixará de fora durante vários meses

OKC derrotam Pacers no jogo sete da final dos playoffs da NBA, com Tyrese Haliburton a sofrer uma rotura no tendão de Aquiles
OKC derrotam Pacers no jogo sete da final dos playoffs da NBA, com Tyrese Haliburton a sofrer uma rotura no tendão de Aquiles

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: Os OKC são os novos campeões da NBA, após vencerem os Indiana Pacers no sétimo jogo da final dos play-offs, por 103-91. Este é o primeiro título do franchise sediado em Oklahoma City, que viu o adversário perder Tyrese Haliburton nos minutos iniciais.


A partida, disputada no PayCom Center, colocou fim à temporada 2024/25 da NBA. Com a final empatada a três, OKC e Pacers lutavam por um título que seria histórico para ambas as equipas. Aos 7' minutos do primeiro período, Haliburton lesionou-se com gravidade e não mais voltou ao court. O base sofreu uma rotura do tendão de Aquiles e ficará afastado durante vários meses.


Sem a estrela da equipa, os Pacers conseguiram nivelar o encontro e, ao intervalo, venciam por um ponto (48-47). No entanto, à boleia de Shai Gilgeous-Alexander, MVP da fase regular da NBA, os OKC conseguiram a reviravolta no placard.


O canadiano, que também venceu o prémio de melhor jogador da final dos playoffs, terminou o encontro com 29 pontos, 12 assistências e cinco ressaltos. Nos Pacers, Bennedict Mathurin, que acabou por ter maior tempo na rotação graças à lesão de Haliburton, terminou com 24 pontos, 13 ressaltos e três assistências.


Extra Sporting

João Almeida conquista a Volta à Suíça 2025 após remontada épica

Ciclista português fechou a competição de uma semana com mais uma vitória de etapa, que carimbou o triunfo na classificação geral

João Almeida conquistou a última etapa da Volta à Suíça 2025, onde carimbou também o triunfo da classificação geral
João Almeida conquistou a última etapa da Volta à Suíça 2025, onde carimbou também o triunfo da classificação geral

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: João Almeida é o grande vencedor da Volta à Suíça 2025. O ciclista português completou, na última etapa, uma remontada épica, que vinha a realizar durante toda a competição, depois de ter perdido mais de três minutos no primeiro dia da prova de uma semana.


O ciclista português partiu para a última etapa, um contrarrelógio de montanha de 10 km, em segundo lugar na classificação geral, a 33 segundo do francês Kévin Vauquelin. Venceu a tirada do dia, com o melhor tempo (27 minutos e 33 segundos), e chegou um minuto e 40 segundos à frente do líder à partida.


Com essa margem, conseguiu ultrapassar o ciclista francês, e passar para a liderança da Volta à Suíça 2025, que ganha com um minuto e sete segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Kévin Vauquelin. Oscar Onley, corredor britânico, terminou no último lugar do pódio, a um minuto e 58 segundos de João Almeida.


A vitória de etapa também carimbou o terceiro triunfo de João Almeida na Volta à Suíça 2025, depois de ter ganho no quarto e no sexto dia de competição. Chegou, assim, ao tremendo número de nove vitórias na temporada, quando ainda falta praticamente metade da época para correr.

João Almeida também confirmou um registo histórico no ciclismo internacional. O ciclista português tornou-se apenas no terceiro corredor de sempre a conseguir ganhar três voltas de uma semana de categoria WorldTour numa só época, juntando-se a Bradley Wiggins e Sean Kelly, nomes grandes do desporto, nesse lote restrito.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Volta à Suíça 2025 - João Almeida cada vez mais perto da vitória
Extra Sporting

Volta à Suíça 2025 - João Almeida cada vez mais perto da vitória

 

Icon Comentário0
Revelado motivo do histórico apagão em Portugal
Extra Sporting

Revelado motivo do histórico apagão em Portugal

 

Icon Comentário0
Acidente com comboio Intercidades causa incêndio obriga a encerramento de linha
Extra Sporting

Acidente com comboio Intercidades causa incêndio obriga a encerramento de linha

 

Icon Comentário0