Futebol
Exclusivo Leonino - João Gião recusa empréstimo e quer comprar lateral do Sporting
26 Jun 2026 | 16:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Jul 2022 | 23:06 |
Fatawu ainda não jogou pelo Sporting, seja na equipa principal ou na equipa B. Contudo, o jovem internacional ganês já vai encantando os adeptos leoninos. No media day dos leões, Fatawu foi desafiado por Pedro Porro a dançar e o resultado foi… surpreendente. https://www.tiktok.com/@sporting_cp/video/7117667251771264261?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1 Em abril, uns dias antes da apresentação oficial de Fatawu, Rúben Amorim referiu que só dependia do jogador trabalhar com os graúdos e a verdade é que o jovem leão está a fazer pela vida. Para lá dos treinos, a integração de Fatawu contempla que o atleta já tenha um lugar no balneário e viaje com a equipa nas deslocações leoninas. Neste sentido, de acordo com o jornal ‘Record’, Sebastián Coates e Antonio Adán têm sido peças fundamentais no apadrinhar de Fatawu. Ainda sem poder jogar por qualquer equipa do Sporting, o plano inicial passava por Fatawu começar a integrar a equipa B. Ainda que essa estratégia não esteja colocada de parte – à semelhança do que acontece, por exemplo, com Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro –, a verdade é que o internacional ganês caminha a passos largos para ter um lugar na equipa principal.
Sporting pode ficar com 100% de FatawuAo dia de hoje, o Sporting tem 50% do passe de Fatawu, tendo gastado 1,3 milhões de euros na aquisição do internacional ganês. Contudo, os responsáveis verdes e brancos salvaguardam a possibilidade de adquirirem os restantes 50% por 2,5 milhões de euros. Contas feitas, ao todo, o Sporting poderá ficar com a totalidade do passe de Abdul Fatawu Issahaku por 3,8 milhões de euros.
Fotografia de Sporting
Leões arrancam trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo com várias caras novas já confirmadas, como Issa Doumbia, Silas Andersen, Pedro Lima e Rodrigo Zalazar
27 Jun 2026 | 12:40 |
O Sporting já começou a preparar a nova temporada com uma abordagem muito clara ao mercado: os reforços foram assegurados com antecedência, mas novas entradas dependem diretamente de saídas no plantel. A ideia da SAD passa por equilibrar o investimento com as vendas, deixando o mercado praticamente “fechado” até surgir encaixe financeiro.
Nesse contexto, os leões arrancam os trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo com várias caras novas já confirmadas, como Issa Doumbia, Silas Andersen, Pedro Lima e Rodrigo Zalazar, reforços que chegaram para colmatar diferentes posições do plantel.
A estratégia de Bernardo Palmeiro e de Frederico Varandas passa agora por uma lógica de gestão: só haverá novas contratações caso saiam jogadores importantes, sobretudo ativos valorizados e com mercado internacional. O objetivo é evitar desequilíbrios financeiros e manter o controlo do investimento.
Entre os nomes mais sonantes que podem sair surgem Francisco Trincão, Pote, Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, todos jogadores com forte procura nas principais ligas europeias. A SAD sabe que qualquer transferência destas peças poderá desbloquear novas oportunidades no mercado, incluindo alvos já identificados para reforçar o plantel.
Em Alvalade, a sensação é de que o plantel ainda não está fechado, mas o ritmo das operações vai depender totalmente das propostas que chegarem. Maxi Araújo é outro caso seguido de perto por clubes da Premier League, embora o Sporting prefira manter o jogador e só equaciona a saída por valores praticamente irrecusáveis.
Apesar de ter renovado contrato recentemente até 2030, possibilidade de transferência nunca deixou de estar em cima da mesa para o jogador
27 Jun 2026 | 11:20 |
Francisco Trincão está cada vez mais perto de deixar o Sporting e o cenário mais provável passa por já não integrar a pré-temporada da equipa orientada por Rui Borges. A saída deverá ficar definida durante o período de férias do jogador, que se encontra atualmente ao serviço da Seleção Nacional no Mundial.
Tudo indica que o último jogo realizado antes da final da Taça de Portugal, frente ao Torreense, poderá ter sido o derradeiro do atleta com a camisola leonina. Tanto o jogador como a estrutura do Sporting acreditam que o ciclo em Alvalade chegou ao fim, segundo o jornal 'A Bola'.
O jogador terá direito ao habitual período de descanso, sendo precisamente nessa fase que o futuro deverá ficar resolvido. O futebolista prepara-se para encerrar uma passagem de quatro temporadas pelo Sporting, durante a qual somou 208 jogos, marcou 47 golos, fez 51 assistências e conquistou dois Campeonatos e uma Taça de Portugal.
Apesar de ter renovado contrato recentemente até 2030, a possibilidade de transferência nunca deixou de estar em cima da mesa. A Premier League continua a ser o destino preferido do jogador, com o Sporting a apontar a um encaixe entre os 40 e os 50 milhões. Também o Milan está na corrida.
Os leões investiram um total de 18 milhões de euros para garantir a totalidade do passe, depois de uma primeira época por empréstimo do Barcelona. Na última temporada, o camisola 17 voltou a assumir um papel de destaque, participando em 54 encontros, com 13 golos e 15 assistências.
Clube de Alvalade está atento ao mercado nacional e está em negociações com os minhotos para garantir contratação de futebolista
27 Jun 2026 | 09:20 |
O Sporting está atento ao mercado nacional e em negociações com o Gil Vicente para garantir a contratação de Rodrigo Rodrigues. O extremo, de 18 anos, é visto como um reforço para a equipa B leonina, que continuará a competir na Liga 2 na próxima temporada.
A possível chegada do jovem enquadra-se na estratégia adotada pela SAD verde e branca de recrutar talentos em fases iniciais da carreira, segundo o jornal 'A Bola'. O objetivo passa por antecipar a concorrência e potenciar atletas antes da sua valorização no mercado.
Rodrigo Rodrigues destacou-se recentemente ao serviço da equipa de sub-23 do Gil Vicente, contribuindo para a conquista da Taça Revelação. O atacante marcou um dos golos na primeira mão da final frente ao Santa Clara e foi uma das figuras da campanha da formação de Barcelos.
O crescimento do jovem refletiu-se também na integração na equipa principal do Gil Vicente, pela qual somou quatro jogos oficiais. O atleta já representa Portugal nas seleções jovens, acumulando internacionalizações e afirmando-se como um dos habituais convocados da equipa de sub-19.
Caso o negócio seja concluído, o extremo - avaliado em 100 mil euros - deverá juntar-se à equipa agora orientada por Tiago Fernandes, reforçando um plantel que continuará a servir de ponte entre a formação e a equipa principal, numa aposta clara do Clube no desenvolvimento de jovens com margem de progressão.
Exclusivo Leonino - João Gião recusa empréstimo e quer comprar lateral do Sporting
26 Jun 2026 | 16:51
Apontado ao Sporting fala de rivalidade com Trincão: "Sem fazer asneiras..."
26 Jun 2026 | 17:27
Paulo Robles deixa aviso sobre Palhinha no Sporting: "Apetites que não são muito benéficos"
26 Jun 2026 | 11:16