
Futebol
Contrato até 2030 e 'camisola 10': Sporting assina com craque convocado por Roberto Matínez
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O conjunto secundário dos leões recebe, este domingo, 17 de janeiro, pelas 15h00, o Clube Oriental de Lisboa em jogo da 12.ª jornada da série G do Campeonato de Portugal. Na antevisão, Filipe Celikkaya, treinador do conjunto verde e branco, antecipou um jogo complicado para a turma de Alvalade. "Como todos os jogos deste campeonato, perspetivo um jogo difícil. Acredito que será um momento competitivo para a nossa equipa. Estamos focados no Clube Oriental de Lisboa, trabalhámos de uma forma muito dedicada durante a semana e estamos ansiosos que o jogo comece. Vamos dar tudo em campo", começou por dizer. Apesar do bom momento dos adversários, o técnico leonino reforça a objetividade dos leões: "Acho que devemos pensar jogo a jogo. O nosso foco é reproduzir em jogo aquilo que trabalhamos em função daquilo que o adversário também nos permitir. Queremos entrar no jogo com a máxima dedicação, com respeito pelo adversário, mas a tentar fazer o nosso jogo e lutar pela vitória", frisou. O treinador leonino analisou a primeira volta dos leões: "Sabia que íamos apanhar equipas bastante experientes e com um traquejo de patamares superiores e isso tem vindo a comprovar as dificuldades que temos sentido. Essa competitividade é algo de muito positivo para que os jogadores possam crescer e enfrentar desafios diferentes, tendo em conta que na formação passam a maioria do tempo com bola e no meio-campo adversário. Isso, neste campeonato não acontece. Por isso, temos vindo a trabalhar diariamente para conseguir impor aquilo que é a nossa qualidade e as nossas ideias. Temos de continuar esse caminho: o do desenvolvimento e da aprendizagem diária", apontou. “Vamos fazer tudo para ganhar” Bruno Paz, capitão da equipa B verde e branca, também analisou o a partida, indo ao encontro das palavras de Filipe Celikkaya: "Vai ser um jogo difícil, com certeza. Todos os jogos deste campeonato têm sido exigentes. Eles vêm de uma vitória, a primeira deles, mas isso não quer dizer nada, porque têm um bom plantel, experiente. Nós temos somado bons resultados e bons jogos, por isso vamos encarar o jogo com a máxima seriedade, fazer tudo para ganhar e assim continuar o nosso trajeto", concluiu.
Fotografia de Sporting CP
Extremo formado na Academia Cristiano Ronaldo tinha transferência acordada por 2 milhões de euros, mas mudança ficou em standby
|
Afonso Moreira tinha tudo acordado para deixar o Sporting e rumar ao Lyon. No entanto os franceses desceram de divisão por ordem jurídica, decisão que a direção promete contestar. Para já, a mudança do extremo formado em Alcochete está em 'banho-maria'.
Lyon: "Vamos apresentar um recurso para garantir manutenção na Ligue 1"
Através de um comunicado, os franceses anunciaram a sua vontade de reclamar junto da Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG) e à Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP), sobre a descida de divisão na secretaria: “Vamos apresentar um recurso para demonstrar a nossa capacidade para fornecer os recursos financeiros necessários para garantir a manutenção do Olympique Lyonnais na Ligue 1”.
“Nos últimos meses, trabalhámos em estreita colaboração com a DNCG, correspondendo a todas as suas exigências, com investimentos de capital superiores aos valores solicitados. Graças às injeções de capital feitas pelos nossos acionistas e à venda do Crystal Palace, a nossa tesouraria melhorou consideravelmente e dispomos de fundos mais do que suficientes para a época 2025/26”, acrescentou a direção do clube detido John Textor.
Caso a manutenção do Lyon se venha a confirmar, Paulo Fonseca pode mesmo vir a receber Afonso Moreira na sua equipa. O jovem extremo do Clube de Alvalade estava prestes a assinar um contrato válido por 5 anos, que o deixaria vinculado aos franceses até 2030 e traria um lucro de 2 milhões de euros aos cofres do Sporting.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - fez 33 encontros: 24 pela equipa B, seis pelos sub-19 e três no plantel principal. No total, o extremo disputou 2.114 minutos, nos quais marcou nove golos e fez duas assistências.
Presidente do emblema turco está disposto a apresentar uma primeira oferta por empréstimo, pagando de imediato uma taxa pela cedência do jogador
|
Serdal Adal, presidente do Besiktas, quer contratar Tomás Handel ao Vitória de Guimarães. O médio internacional jovem português está referenciado pelo Sporting e é muito apreciado por Rui Borges, que trabalhou com o jogador no Minho.
Na Turquia, avançam que o emblema de Istambul está disposto a contratar Handel, tendo feito uma proposta de empréstimo, com taxa de pagamento imediato ao Vitória de Guimarães. No entanto, os minhotos não estarão abertos a ceder temporariamente o médio.
O jornal A Bola garante que, apesar do interesse crescente em Handel, a direção vimaranense ainda não recebeu qualquer oferta formal, mas que no D. Afonso Henriques se pensa numa possível venda por valores avultados, à semelhança do que se sucedeu nos últimos tempos com as saídas de Alberto Costa e Jota Silva, ambos referenciados pelo Sporting, além de Manu Silva, que rumou ao Benfica.
Tomás Handel tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2029, estando blindado com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, que protege os interesses do clube. O jogador é visto como o maior ativo da equipa e a saída não será facilitada.
Em 2024/25, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.
Presidente do Clube de Alvalade tem tudo acordado para a chegada do futebolista canarinho, ficando verdes e brancos com opção de compra
|
Frederico Varandas tem tudo acordado com o Flamengo para o empréstimo de Rayan Lucas. O médio vai ser jogador do Sporting na próxima temporada, por empréstimo do mengão, ficando os leões com uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros.
O valor do internacional sub-20 pelo Brasil levanta algumas questões entre adeptos, uma vez que, num plano inicial, Rayan Lucas irá ficar ao serviço da equipa B. Todavia, caso o Sporting exerça a opção de compra, o canarinho custará mais do que Hidemasa Morita (3,45M), habitual titular dos verdes e brancos.
O jornal A Bola garante que os 4 milhões de euros correspondem a 70% do passe de Rayan Lucas, com o Flamengo a ficar detentor dos restantes 30%. Num primeiro momento, o médio junta-se à equipa B, comandada por João Gião, mas será observado por Rui Borges.
O Sporting arranca a preparação da nova temporada a 1 de julho, com a equipa principal a partir para estágio em Lagos a 12. Caso Rayan Lucas impressione o técnico leonino nas primeiras semanas, é possível que faça a pré-época com o plantel prinical.
No ano civil de 2025, ao serviço do emblema do Rio de Janeiro, Rayan Lucas disputou um total de 23 jogos: 19 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque pela imponência física que demonstra dentro de campo.
Confira os destaques de Rayan Lucas no Flamengo: