Modalidades
Negócio fechado! Craque com 72 golos pelo Sporting ruma ao... Cazaquistão
22 Jan 2026 | 12:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
27 Jun 2024 | 16:14 |
Alex Merlim foi um dos rostos da inédita conquista do tetracampeonato nacional de futsal. No seguimento do título, o ala do Clube de Alvalade concedeu uma extensa entrevista ao Jornal Sporting, na qual respondeu ao tão falado "fim de ciclo" da equipa de Nuno Dias.
"Não precisamos de mostrar nada para ninguém. Só precisamos de mostrar a nós mesmos a nossa vontade de continuar a vencer. Tenho esse desejo, quando renovei pelo Sporting foi porque ainda tenho esse 'friozinho na barriga' antes de começar cada jogo e a mentalidade de continuar a competir da melhor maneira possível", respondeu.
"Começámos a época a falhar a Supertaça, num jogo que praticamente estava ganho. Uma equipa do nosso nível não pode falhar num jogo que estávamos a vencer por 3-0. Começámos o Campeonato com um empate, em casa com o Braga, o que podia criar dúvidas para quem está de fora, mas somos seres humanos e temos dias menos bons. Só com uma mente muito positiva, capacidade que o nosso grupo tem, demos a volta por cima. Ganhámos a Taça da Liga, perdemos a Taça de Portugal e a Champions, mas temos consciência da nossa força, do que fazemos no dia-a-dia. No final, ganhámos o tão sonhado e inédito Tetracampeonato. Sinto um alívio enorme", vincou ainda, em balanço de época.
Alex Merlim chegou ao Sporting em 2014/2015, oriundo do Luparense (Itália), desde então, já realizou 372 partidas de leão ao peito, nas quais apontou 190 golos e assistiu por 222 vezes. No seu palmarés, pelos leões, já leva os seguintes títulos: duas UEFA Futsal Champions League, sete Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e três Taças de Honra.
Ainda esta temporada, o ala de 37 anos acabou por participar no total de 46 partidas pelos leões: 28 na Liga Placard, oito na Liga dos Campeões da modalidade, cinco na prova rainha, quatro na Taça da Liga e uma na Supertaça.
Assista agora a este golaço de Alex Merlim, craque do Sporting:
Seleção Nacional entrou na competição a vencer, com uma grande ajuda de um dos jogadores da equipa do Clube de Alvalade presentes em prova
24 Jan 2026 | 15:26 |
Portugal começou da melhor forma a participação no Campeonato da Europa de futsal ao vencer, este sábado, a Itália, por 6-2, num encontro em que a equipa das quinas - com muito Sporting à mistura - deu o primeiro passo na tentativa de defender o título e alcançar o tricampeonato continental. Diogo Santos bisou, Bernardo Paçó foi titular, enquanto Tomás Paçó e Pauleta também deram o seu contributo.
De regresso à Arena Stozice, em Liubliana, a seleção nacional não teve um início fácil e viu-se em desvantagem logo aos dois minutos. Carmelo Musumeci, capitão italiano, aproveitou uma reposição lateral de Alex Merlim para inaugurar o marcador com um remate de grande qualidade.
A resposta portuguesa foi surgindo com o passar do tempo e o empate chegou ainda antes do intervalo. Aos 16 minutos, depois de ter acertado no poste, Diogo Santos voltou a aparecer em zona de finalização e fez o 1-1. No segundo tempo, o encontro ganhou outra dinâmica, com Portugal a assumir o controlo. Em apenas dois minutos, Edmilson Kutchy marcou por duas vezes, aos 24’ e 25’, ampliando a vantagem. Pouco depois, aos 27’, o estreante Rúben Góis também deixou a sua marca e aumentou a diferença no marcador.
A Itália ainda reduziu aos 32 minutos, beneficiando de um autogolo de Tiago Brito, o que trouxe alguma incerteza aos minutos finais. No entanto, a seleção orientada por Jorge Braz voltou a distanciar-se com novo golo de Diogo Santos, craque do Sporting, aos 39’, antes de Bruno Coelho fechar as contas já no último minuto.
Com este resultado, Portugal inicia a fase de grupos com um triunfo frente ao adversário teoricamente mais exigente e prepara-se agora para enfrentar Hungria e Polónia nas jornadas que se seguem. A equipa húngara será a próxima adversária da seleção nacional, num encontro marcado para terça-feira, às 16h00 (hora de Portugal Continental), no qual as quinas podem garantir desde logo o apuramento para a fase seguinte em caso de nova vitória.
Craque do Clube de Alvalade tem sido um dos melhores protagonistas da equipa verde e branca, desde que se estreou como sénior
23 Jan 2026 | 15:24 |
O fixo Tomás Paçó, que pode renovar contrato com os leões durante mais alguns anos, como já foi revelado em um Exclusivo Leonino, declarou que não se importa de ficar até ao final da sua carreira em Alvalade, já que o Clube é um dos principais do mundo na modalidade de futsal.
"Qualquer jogador que jogue no Sporting..."
"Qualquer jogador que jogue no Sporting pensa que pode fazer a carreira toda ali. O Sporting é um dos melhores clubes do mundo no futsal e em muitas outras modalidades. Não há muitas mais opções para estares de uma forma competitiva no futsal, afirmou em entrevista ao jornal A Bola.
O jogador de 25 anos, que está nos leões desde os seus 12, não escondeu a paixão que sente pelo emblema verde e branco, e elogiou a atenção que o Sporting dá aos atletas. "Há sempre o pensamento que podes ter experiências novas, mas o Sporting é o clube do meu coração e é um clube super estável e super confortável. Se estiveres a fazer bem o teu trabalho, o Sporting vai-te dar todos os meios para quereres continuar".
"É um orgulho enorme"
"Sendo sportinguista, é um orgulho enorme poder envergar a braçadeira, com muito respeito ao Matos, que ainda lá está e é o nosso capitão e mesmo o Merlim, que é o nosso subcapitão. Sou o terceiro", disse Tomás, que já é uma das grandes referências do balneário liderado por Nuno Dias.
Sobre a questão da equipa de futsal do Sporting estar em fim de ciclo, o internacional português respondeu aos críticos. "Quando eu e o Zicky subimos para a equipa principal, toda a gente comentou que era o fim da hegemonia do Sporting. Nesse ano o Sporting ganhou tudo. Ano após ano, vem sempre essa conversa do fim de ciclo do Sporting, mas o clube apresenta sempre muita qualidade".
Anúncio foi feito pelos verdes e brancos no decorrer da tarde desta quinta-feira, dia 22 de janeiro, graças à chegada do reforço a Alvalade
22 Jan 2026 | 15:42 |
Oficial: Ivan Chishkala é o mais recente reforço da equipa de futsal do Sporting. O Clube de Alvalade anunciou a contratação do internacional russo de 30 anos esta quinta-feira, 22 de janeiro, que chega oriundo do Torpedo (Rússia), onde somou 23 jogos e 17 golos após deixar o Benfica, emblema que representou durante cinco temporadas (2020-2025).
Já de verde e branco, o novo 'camisola 19' de Nuno Dias apresentou-se com ambição máxima e alinhado com a cultura vencedora dos leões: "Em primeiro lugar, quero dizer ‘muito gosto’ a todos os Sportinguistas. Estou pronto para ganhar tudo e venho para ajudar esta equipa", afirmou, no primeiro contacto com os meios do Clube.
A escolha pelo Sporting passou também pela possibilidade de trabalhar com o histórico técnico leonino, a quem deixou rasgados elogios: "Esta é uma nova etapa e um novo nível para mim. Quero trabalhar com o melhor treinador do mundo e com os melhores profissionais. Esta oportunidade é muito interessante e por isso vim: porque quero ganhar tudo".
Questionado sobre o que pode acrescentar à equipa, Chishkala respondeu de forma direta e pragmática: "Vou fazer tudo o que for preciso para ajudar a equipa. Vou dar tudo para ganhar, para vencer. O treinador vai dizer-me o que é preciso fazer e eu vou fazer", garantiu.
Entre os objetivos, o ala destacou a UEFA Futsal Champions League como prioridade clara: "Quero ganhar com o Sporting e a UEFA Futsal Champions League é muito importante para mim. Quero ganhar tudo com esta equipa e nesta instituição", sublinhou.
Entusiasmado com o novo desafio, deixou ainda uma nota bem-humorada na apresentação, que muita polémica tem gerado no futsal nacional: "Estou pronto. Só quero jogar! E desculpem, porque há muito tempo que não praticava o meu português".
Confira o vídeo de apresentação: