
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
Alex Merlim foi um dos rostos da inédita conquista do tetracampeonato nacional de futsal. No seguimento do título, o ala do Clube de Alvalade concedeu uma extensa entrevista ao Jornal Sporting, na qual respondeu ao tão falado "fim de ciclo" da equipa de Nuno Dias.
"Não precisamos de mostrar nada para ninguém. Só precisamos de mostrar a nós mesmos a nossa vontade de continuar a vencer. Tenho esse desejo, quando renovei pelo Sporting foi porque ainda tenho esse 'friozinho na barriga' antes de começar cada jogo e a mentalidade de continuar a competir da melhor maneira possível", respondeu.
"Começámos a época a falhar a Supertaça, num jogo que praticamente estava ganho. Uma equipa do nosso nível não pode falhar num jogo que estávamos a vencer por 3-0. Começámos o Campeonato com um empate, em casa com o Braga, o que podia criar dúvidas para quem está de fora, mas somos seres humanos e temos dias menos bons. Só com uma mente muito positiva, capacidade que o nosso grupo tem, demos a volta por cima. Ganhámos a Taça da Liga, perdemos a Taça de Portugal e a Champions, mas temos consciência da nossa força, do que fazemos no dia-a-dia. No final, ganhámos o tão sonhado e inédito Tetracampeonato. Sinto um alívio enorme", vincou ainda, em balanço de época.
Alex Merlim chegou ao Sporting em 2014/2015, oriundo do Luparense (Itália), desde então, já realizou 372 partidas de leão ao peito, nas quais apontou 190 golos e assistiu por 222 vezes. No seu palmarés, pelos leões, já leva os seguintes títulos: duas UEFA Futsal Champions League, sete Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e três Taças de Honra.
Ainda esta temporada, o ala de 37 anos acabou por participar no total de 46 partidas pelos leões: 28 na Liga Placard, oito na Liga dos Campeões da modalidade, cinco na prova rainha, quatro na Taça da Liga e uma na Supertaça.
Assista agora a este golaço de Alex Merlim, craque do Sporting:
Antigo jogador do Clube de Alvalade deverá assinar por dois anos com mais um de opção e será um dos maiores contratos da história do futsal português
|
Pany Varela está muito perto de voltar a ser jogador da equipa de futsal do Benfica. O acordo entre o jogador de 36 anos e o clube da Luz está praticamente certo. O antigo jogador do Sporting deverá assinar por dois anos com mais um de opção e será um dos maiores contratos da história do futsal português.
A secção de futsal do Al Nassr vai fechar portas. Pany Varela e restantes atletas da modalidade no emblema da Arábia Saudita já se preparam para novos passos nas respetivas carreiras desportivas, sendo que o emblema liderado por Rui Costa chegou-se à frente para contratar o internacional português.
O jornal Record escreve, esta quinta-feira, dia 10 de julho, que o futuro do atleta vai mesmo passar pelo Benfica, um ano depois de trocar o Sporting pelo Al Nassr, por cerca de 250 mil euros. O atleta acabou a formação no clube da Luz e estreou-se enquanto sénior de águia ao peito em 2008. No entanto, foi no Clube de Alvalade (2016-2024) que se assumiu com um dos melhores jogadores da modalidade.
Além do interesse do emblema encarnado, existem clubes espanhóis também interessados no futsalista. O ElPozo Murcia, Palma, Jimbee Cartagena e Barcelona também sondaram o jogador. Os próximos dias serão decisivos para saber qual o próximo destino do ala.
Em oito temporadas ao serviço do Sporting, Pany Varela somou 336 jogos, 126 golos e 80 assistências. No Clube de Alvalade, o atleta de 36 anos conquistou duas UEFA Futsal Champions League, seis Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, quatro Taças da Liga e quatro Taças de Portugal.
Encarnados confirmaram contratação de antigo jogador dos leões, que ficará à frente da equipa principal do clube da Luz para a próxima temporada
|
É oficial! Paulinho Roxo é o novo treinador da equipa de futsal feminino do Benfica. Na sua apresentação, o técnico brasileiro não escondeu a sua felicidade ao assumir este novo cargo e tem como objetivo melhorar a prestação das encarnadas da época passada. Vale a pena recordar que, no papel de jogador, o brasileiro teve uma passagem pelo Sporting, conquistando o Campeonato Nacional em 2003/04.
Paulinho Roxo: "Jogadoras do Benfica? Vamos trazê-las psicologicamente para o caminho certo"
Em declarações aos meios de comunicação do clube da Luz, o antigo técnico do Famalicão traçou os planos para a nova temporada, depois de uma eliminação inesperada contra o Atlético nas meias-finais do campeonato: “Chego para recolocar estas meninas, com todo o respeito às outras equipas, no posto número um, que é o lugar delas”.
Ainda assim Paulinho Roxo acredita que terá uma tarefa difícil pela frente, onde terá de recuperar as suas jogadoras em vários aspetos: “Primeiro, vamos trazê-las psicologicamente para o caminho certo. É o dia a dia que vai mostrar isso, mas isso não me preocupa. O que me preocupa tê-las bem fisicamente, porque o ano passado foi atípico com lesões”.
Paulinho Roxo: "As minhas equipas têm a característica de marcação muito forte"
Para terminar, o ex Sporting revelou o estilo de jogo que os adeptos benfiquistas podem esperar da sua formação: “As minhas equipas têm a característica de marcação muito forte. Gostam de pressionar, de ter bola. O Benfica vai ter bola, eu gosto disso”.
Vale a pena recordar que, enquanto jogador de futsal, Paulinho Roxo teve duas passagens de sucesso pelo Sporting. O ala brasileiro fez parte dos quadros leoninos entre 2003/04 e 2005/06, regressando mais tarde em 2008/09 por via de empréstimo. Com a Listada verde e branca, apontou 174 golos em 134 jogos e venceu dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Clube de Alvalade está muito interessado em garantir a contratação de uma jovem promessa da equipa das águias, que brilhou na última temporada
|
O Sporting pode garantir a contratação de Kutchy para 2026. O jogador do Benfica, que atua a ala, está na lista dos verdes e brancos para reforçar a equipa de futsal dos leões, numa altura em que o processo de renovação do atleta com as águias parece ter abrandado recentemente.
O jogador de 22 anos é muito apreciado por Nuno Dias e garantir um desequilibrador para a ala-esquerda é um dos objetivos do Sporting. De momento, Alex Merlim, o recém-chegado Felipe Valério e Rúben Freire são as opções do técnico, sendo que Wesley e Diogo Santos também podem ser utilizados na posição.
No entanto, Alex Merlim terá 39 anos no final da próxima temporada, pelo que a estrutura do Sporting procura ter já assegurado um reforço para quando chegar altura do 'camisola 29' despedir-se do Pavilhão João Rocha. Nesse sentido, a situação de Kutchy, que termina contrato no final da próxima época, vem sendo observada de perto.
Segundo informação recente, o Sporting ainda não terá feito qualquer contacto por Kutchy. Para já, os responsáveis pelo futsal verde e branco estudam a situação e Frederico Varandas aguarda o momento certo para atacar o ala.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Kutchy disputou um total de 27 partidas, nas quais marcou 10 golos. A utilização do jovem foi muito questionada por alguns adeptos, uma vez que é perspetivado um grande potencial ao jogador, que cumpriu a segunda época na equipa principal dos encarnados.
Confira este golo de Kutchy: