Modalidades
Treinador do Sporting reage ao sorteio da Liga dos Campeões: "Intenso"
06 Nov 2025 | 18:18
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
27 Jun 2024 | 16:14 |
Alex Merlim foi um dos rostos da inédita conquista do tetracampeonato nacional de futsal. No seguimento do título, o ala do Clube de Alvalade concedeu uma extensa entrevista ao Jornal Sporting, na qual respondeu ao tão falado "fim de ciclo" da equipa de Nuno Dias.
"Não precisamos de mostrar nada para ninguém. Só precisamos de mostrar a nós mesmos a nossa vontade de continuar a vencer. Tenho esse desejo, quando renovei pelo Sporting foi porque ainda tenho esse 'friozinho na barriga' antes de começar cada jogo e a mentalidade de continuar a competir da melhor maneira possível", respondeu.
"Começámos a época a falhar a Supertaça, num jogo que praticamente estava ganho. Uma equipa do nosso nível não pode falhar num jogo que estávamos a vencer por 3-0. Começámos o Campeonato com um empate, em casa com o Braga, o que podia criar dúvidas para quem está de fora, mas somos seres humanos e temos dias menos bons. Só com uma mente muito positiva, capacidade que o nosso grupo tem, demos a volta por cima. Ganhámos a Taça da Liga, perdemos a Taça de Portugal e a Champions, mas temos consciência da nossa força, do que fazemos no dia-a-dia. No final, ganhámos o tão sonhado e inédito Tetracampeonato. Sinto um alívio enorme", vincou ainda, em balanço de época.
Alex Merlim chegou ao Sporting em 2014/2015, oriundo do Luparense (Itália), desde então, já realizou 372 partidas de leão ao peito, nas quais apontou 190 golos e assistiu por 222 vezes. No seu palmarés, pelos leões, já leva os seguintes títulos: duas UEFA Futsal Champions League, sete Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e três Taças de Honra.
Ainda esta temporada, o ala de 37 anos acabou por participar no total de 46 partidas pelos leões: 28 na Liga Placard, oito na Liga dos Campeões da modalidade, cinco na prova rainha, quatro na Taça da Liga e uma na Supertaça.
Assista agora a este golaço de Alex Merlim, craque do Sporting:
Emblema verde e branco ainda atirou cinco bolas aos ferros, mas não conseguiu impedir derrota diante do 11.º classificado do Campeonato
15 Nov 2025 | 22:30 |
A equipa de futsal do Sporting foi surpreendida pelo Eléctrico e perdeu por 4-2, este sábado, dia 15 de novembro, em jogo da nona jornada da Liga Placard. Depois da goleada em Vila do Conde na última ronda, os leões foram derrotados pelo penúltimo classificado do Campeonato.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade foi superior, mas esbarrou numa enorme exibição de Diogo Basílio entre os postes e, por vezes, faltou clarividência ofensiva para mais. O Eléctrico pouco criou e até falhou uma grande penalidade, mas foi mais eficaz e fez o único golo do primeiro tempo por Henrique Vicente (10')
Na etapa complementar, os leões chegaram à igualdade logo aos 21 minutos. Zicky Té fez o 1-1, mas, logo a seguir, aos 23', Henrique Vicente apareceu na cara de Bernardo Paçó, colocou a bola entre as pernas do guarda-redes e bisou. O terceiro para a equipa de Ponte de Sor apareceu aos 31'. Renato Almeida arrancou pela direita e atirou forte, causando a surpresa na Casa das modalidades. A correr atrás do prejuízo, o Sporting ainda reduziu por Felipe Valério (37'), mas Telmo Sousa (38') fez o 4-2 para o Eléctrico.
Com esta derrota – a segunda em 14 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias mantêm-se no terceiro lugar da tabela classificativa com 21 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 27, seguido do Leões de Porto Salvo (22).
O Clube de Alvalade vira atenções para a 10.ª jornada da Liga portuguesa. Os verdes e brancos vão defrontar o Famalicão. O encontro diante da turma liderada por Kitó Ferreira está marcado para a próxima quarta-feira, dia 19 de novembro, às 19h00, no Pavilhão Municipal das Lameiras.
Direção do Clube de Alvalade tem objetivos bem claros em relação ao jogador, que é visto como uma das peças mais importantes para o projeto
15 Nov 2025 | 03:00 |
O Sporting quer renovar com Tomás Paçó, sabe o Leonino. A Direção, liderada por Frederico Varandas, pretende prolongar o vínculo de uma das peças mais importantes da equipa de futsal do Clube de Alvalade, isto depois de já ter feito o mesmo com o irmão (Saiba mais AQUI).
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, os leões vão apresentar uma proposta ao fixo de 25 anos, que passou toda a sua carreira profissional em Alvalade. O Sporting já terá iniciado as conversas junto dos agentes do jogador, aliciando com algumas mais valias.
Uma vez que é um dos atletas mais importantes para a equipa de Nuno Dias, a estrutura verde e branca pretende que Paçó assuma uma outra responsabilidade, juntando-se a João Matos e Alex Merlim no lote de capitães dos leões. Esta acaba por ser uma mensagem de continuidade e aposta naquele que é um dos melhores futsalistas da atualidade.
Tomás Paçó estreou-se na equipa principal do Sporting em 2019/20 e rapidamente ganhou o seu lugar nos séniores. Desde então, o internacional português - que conta com dois Campeonatos da Europa e um do Mundo pela Seleção Nacional -, já realizou 214 encontros e conquistou 15 títulos: uma Liga dos Campeões, quatro Campeonatos Nacionais, quatro Taças da Liga, três Supertaças e três Taças de Portugal.
O Clube de Alvalade tem as atenções viradas para a nona jornada da Liga Placard. O Sporting vai defrontar o Eléctrico. O encontro diante da turma liderada por Jorge Monteiro está marcado para o próximo sábado, dia 15 de novembro, às 21h00, no Pavilhão João Rocha.
Emblema verde e branco não teve dificuldades em bater a turma de Vila do Conde e deu sequência ao bom momento de forma que tem apresentado
08 Nov 2025 | 19:14 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Caxinas por 9-1, este sábado, dia 8 de novembro, em jogo da oitava jornada da Liga Placard. Num duelo disputado no Pavilhão Centro Comunitário Caxinas, em Vila do Conde, os leões não tiveram dificuldades em bater a turma de Nuno Silva e deram sequência ao bom momento, após a goleada por 8-1 na última ronda.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade foi superior, criou oportunidades e conseguiu marcar dois golos sem resposta. Rocha, ex jogador do Benfica fez um póquer na partida, sendo que o primeiro dos quatro golos foi apontado aos 9 minutos. O 2-0 apareceu ainda antes do intervalo por Pauleta (18').
Na etapa complementar, os leões aceleraram e chegaram a números expressivos. Rocha (31') fez o bis, antes de Tomás Paçó (32' e 34') marcar dois golos quase de rajada. Felipe Valério (35') fez o sexto, seguido dos tentos de Bruno Pinto (38' g.p.) e o hat-trick de Rocha (38'). O Caxinas ainda reduziu por Adaílton Souza (39'), antes do pivô leonino apontar o quarto perto do final (40').
Com esta vitória – a 11.ª em 12 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam agora 21 pontos e estão no terceiro lugar da tabela classificativa do campeonato português. O Leões de Porto Salvo e o Benfica estão nos lugares cimeiros com os mesmos pontos, mas menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade vira atenções para a nona jornada da Liga portuguesa. Os verdes e brancos vão defrontar o Eléctrico. O encontro diante da turma liderada por Jorge Monteiro está marcado para o próximo sábado, dia 15 de novembro, às 21h00, no Pavilhão João Rocha.
Veja um dos golos de Rocha: