Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
27 Jun 2024 | 16:14 |
Alex Merlim foi um dos rostos da inédita conquista do tetracampeonato nacional de futsal. No seguimento do título, o ala do Clube de Alvalade concedeu uma extensa entrevista ao Jornal Sporting, na qual respondeu ao tão falado "fim de ciclo" da equipa de Nuno Dias.
"Não precisamos de mostrar nada para ninguém. Só precisamos de mostrar a nós mesmos a nossa vontade de continuar a vencer. Tenho esse desejo, quando renovei pelo Sporting foi porque ainda tenho esse 'friozinho na barriga' antes de começar cada jogo e a mentalidade de continuar a competir da melhor maneira possível", respondeu.
"Começámos a época a falhar a Supertaça, num jogo que praticamente estava ganho. Uma equipa do nosso nível não pode falhar num jogo que estávamos a vencer por 3-0. Começámos o Campeonato com um empate, em casa com o Braga, o que podia criar dúvidas para quem está de fora, mas somos seres humanos e temos dias menos bons. Só com uma mente muito positiva, capacidade que o nosso grupo tem, demos a volta por cima. Ganhámos a Taça da Liga, perdemos a Taça de Portugal e a Champions, mas temos consciência da nossa força, do que fazemos no dia-a-dia. No final, ganhámos o tão sonhado e inédito Tetracampeonato. Sinto um alívio enorme", vincou ainda, em balanço de época.
Alex Merlim chegou ao Sporting em 2014/2015, oriundo do Luparense (Itália), desde então, já realizou 372 partidas de leão ao peito, nas quais apontou 190 golos e assistiu por 222 vezes. No seu palmarés, pelos leões, já leva os seguintes títulos: duas UEFA Futsal Champions League, sete Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e três Taças de Honra.
Ainda esta temporada, o ala de 37 anos acabou por participar no total de 46 partidas pelos leões: 28 na Liga Placard, oito na Liga dos Campeões da modalidade, cinco na prova rainha, quatro na Taça da Liga e uma na Supertaça.
Assista agora a este golaço de Alex Merlim, craque do Sporting:
Internacional português prepara-se para regressar ao Clube de Alvalade no final da presente temporada desportiva, mas pode trazer um 'brinde'
21 Nov 2025 | 08:05 |
Está praticamente confirmado o regresso de Erick Mendonça ao Sporting no final da presente temporada. No entanto, o internacional português não deverá vir sozinho do Barcelona: Matheus Silva, ala dos culés, poderá acabar por o acompanhar.
Segundo revela o jornal A Bola, os verdes e brancos encontram-se a negociar a contratação do ala canarinho, que termina contrato com o emblema blaugrana também em junho, depois de ter ingressado pelos espanhóis em 2020. De resto, também Ivan Chishkala, ex Benfica, está a caminho de Alvalade.
No entanto, para todas estas entradas, é obrigatório existirem saídas do plantel de Nuno Dias. Neste momento, João Matos, Alex Merlim e Taynan são os três jogadores que não têm garantida a sua continuidade no Sporting para 2026/27.
Assim sendo, revela a mesma fonte, o capitão dos verdes e brancos pode vir a deixar o único clube que representou em toda a sua carreira sénior - desde 2006 -, aos 38 anos. Também Merlim, apenas um ano mais velho, poderá estar de saída após 11 temporadas.
Ambos na reta final da carreira, deverão ver o seu ciclo concluído no Sporting num futuro próximo, mas também Taynan corre esse risco. Apesar de ter mantido o rendimento neste arranque de temporada, o ala sofreu uma grave lesão no joelho direito e está afastado da competição por tempo indeterminado.
Jogador vai reforçar a equipa verde e branca neste mercado de transferências, com o objetivo de ajudar os leões à conquista do título nacional
21 Nov 2025 | 07:24 |
Está mais que fechado: Ivan Chishkala vai reforçar a equipa de futsal do Sporting ja em janeiro. Após cinco temporadas no Benfica, o internacional russo regressa a Portugal depois de ter estado meia temporada no Torpedo, do seu país natal.
Segundo informações do Zerozero e confirmadas pelo jornal A Bola, os verdes e brancos terão começado as negociações com o ala assim que este terminou contrato com o emblema da Luz, no final da última temporada. Ao jogar noutro clube pelo meio, o Sporting respeitou o pacto de não-agressão ainda vigente com o rival.
Agora, para que seja realizada a inscrição e entrada de Chishkala na equipa de Nuno Dias já a partir de janeiro, o Sporting terá de abdicar de um jogador não formado localmente (NFL), tendo em contas as regras da FPF para a modalidade. Posto isto, ainda existirão mexidas em Alvalade.
Com a ausência de Taynan, devido a lesão, o russo prepara-se para aumentar as opções do treinador do Sporting. De resto, para junho de 2026, os verdes e brancos também já terão assegurado o regresso de Erick Mendonça, depois de três épocas ao serviço do Barcelona.
Ivan Chishkala destacou-se ao serviço dos russos do Gazprom-Ugra, onde esteve entre 2011 e 2020 - disputou 369 partidas, onde marcou 182 golos. Rumou ao Benfica em 2020/21, e esteve nas águias até o verão de 2025. O seu percurso em Portugal conta com 122 tentos e 66 assistências em 186 jogos.
Clube de Alvalade regressou aos triunfos longe do Pavilhão João Rocha, depois de um jogo menos conseguido que terminou com derrota verde e branca
19 Nov 2025 | 20:36 |
A equipa de futsal do Sporting venceu, frente ao Famalicão, por 10-2, esta quarta-feira, dia 19 de novembro, em jogo da 10ª. jornada da Liga Placard. Depois da derrota com o Elétrico, os leões voltaram aos triunfos, e com direito a goleada das antigas.
Depois da derrota surpreendente na última jornada, o Sporting quis responder da melhor forma, e entrou com tudo, chegando ao primeiro da partida logo aos cinco segundos de jogo, por Diogo Santos. Wesley, Bruno Pinto e Bruno Maior deixaram o marcador em 4-0, antes do Elétrico reduzir, aos 11'. Antes do intervalo, Pedro Santos ainda fez o 5-1 para os leões.
Na etapa complementar, o Sporting não abrandou, e continuou a contruir uma vantagem significativa no marcador. O Famalicão reduziu para 5-2 aos 22', mas golos de Rocha, Tomás Paçó, Bruno Pinto (2) e Pauleta atiraram o resultado para uns esclarecedores 10-2.
Com esta vitória – a 12ª. em 14 jogos nesta temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias sobem ao segundo lugar da tabela classificativa com 24 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 30, e o Leões de Porto Salvo fecham o pódio (22).
O Clube de Alvalade vira atenções para a Liga dos Campeões. Os verdes e brancos vão defrontar o AEK de Atendas, nos oitavos-de-final da prova internacional. O encontro diante da turma helénica está marcado para a próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, às 19h00, no reduto adversário.