Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Fotis Ioannidis, avançado do Panathinaikos, continua a ser prioridade máxima do Sporting este mercado de verão para substituir Paulinho no ataque. Theodoros Eleftheriadis, diretor do OFI Creta e antigo diretor da formação do Olympiacos, confessou em entrevista que o emblema do Pireu ‘tropeçou’, em 2016, ao permitir a dispensa do jogador, garantindo que a decisão já estava tomada quando entrou no clube: “O treinador e o anterior diretor tinham decidido que ele não se ajustava à equipa”.
“Por vezes há erros de avaliação e só a partir dos 16 anos podemos ter maiores certezas, mas há exceções”, admitiu Eleftheriadis, reconhecendo: “Nos últimos três anos Ioannidis não tem parado de evoluir.” Nas palavras proferidas ao site “paopantou.gr” e reproduzidas pelo jornal O Jogo, referiu-se ainda o facto do Panathinaikos já ter recusado uma proposta de 20 M€ por parte do Bolonha. “Penso que têm uma estratégia. Seja para montarem uma equipa competitiva e capaz de vencer o campeonato ou por considerarem que não podem baixar o preço do Ioannidis”, comentou.
Ao admitir que “todos podem cometer erros” ao avaliar os atletas, Theodoros Eleftheriadis adiantou ainda: “O Fotis foi lançado mais tarde. Mas sabiam que o Pavlidis, que acabou de ser transferido para o Benfica, foi o único jogador de uma academia amadora que eu chamei para uma seleção sub-15? Alguns jogadores mostram-se numa idade mais jovem... Mas, claro, foi cometido um erro com o Ioannidis”.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.