Futebol
Rui Borges identifica ‘culpado’ pelas dificuldades do Sporting após revolução de Varandas
25 Set 2026 | 09:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Jul 2024 | 10:48 |
Fotis Ioannidis, avançado do Panathinaikos, continua a ser prioridade máxima do Sporting este mercado de verão para substituir Paulinho no ataque. Theodoros Eleftheriadis, diretor do OFI Creta e antigo diretor da formação do Olympiacos, confessou em entrevista que o emblema do Pireu ‘tropeçou’, em 2016, ao permitir a dispensa do jogador, garantindo que a decisão já estava tomada quando entrou no clube: “O treinador e o anterior diretor tinham decidido que ele não se ajustava à equipa”.
“Por vezes há erros de avaliação e só a partir dos 16 anos podemos ter maiores certezas, mas há exceções”, admitiu Eleftheriadis, reconhecendo: “Nos últimos três anos Ioannidis não tem parado de evoluir.” Nas palavras proferidas ao site “paopantou.gr” e reproduzidas pelo jornal O Jogo, referiu-se ainda o facto do Panathinaikos já ter recusado uma proposta de 20 M€ por parte do Bolonha. “Penso que têm uma estratégia. Seja para montarem uma equipa competitiva e capaz de vencer o campeonato ou por considerarem que não podem baixar o preço do Ioannidis”, comentou.
Ao admitir que “todos podem cometer erros” ao avaliar os atletas, Theodoros Eleftheriadis adiantou ainda: “O Fotis foi lançado mais tarde. Mas sabiam que o Pavlidis, que acabou de ser transferido para o Benfica, foi o único jogador de uma academia amadora que eu chamei para uma seleção sub-15? Alguns jogadores mostram-se numa idade mais jovem... Mas, claro, foi cometido um erro com o Ioannidis”.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.
Jogador do Clube de Alvalade foi expulso na última jornada da Liga Portugal Betclic, em que os leões acabaram por empatar pela segunda vez consecutiva
25 Set 2026 | 12:22 |
Zeno Debast foi sancionado com um jogo de suspensão na sequência do cartão vermelho direto recebido no empate do Sporting frente ao Arouca, por 2-2. O central ficará, assim, de fora da deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro.
De acordo com o mapa de castigos divulgado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, a infração do internacional belga foi enquadrada como “uma falta grosseira”, não existindo agravamento da pena para além de uma partida.
O organismo disciplinar justificou a decisão com a entrada protagonizada aos 54 minutos. No relatório, é referido que Debast realizou um “tackle sobre um adversário com força excessiva, pondo em causa a integridade física do mesmo”.
A expulsão teve impacto direto no desenrolar do Sporting - Arouca. Os leões venciam por 2-0 quando ficaram reduzidos a dez jogadores e acabaram por permitir a recuperação dos visitantes, que chegaram ao empate já na reta final da partida.
Poucas horas depois do encontro, Debast assumiu publicamente a responsabilidade pelo sucedido. “Sportinguistas, assumo completamente a responsabilidade. Cometi um erro e deixei mal a equipa com um cartão vermelho. Gostaria de pedir desculpa por isto e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para compensar. Vamos lutar. Juntos!”, escreveu.
Futebolista dos verdes e brancos chegou a estar associado ao emblema culé no último mercado e diretor desportivo reagiu à possibilidade
25 Set 2026 | 11:50 |
Luis Suárez voltou a ser associado ao Barcelona. Deco, atual diretor desportivo do emblema catalão, foi questionado sobre o alegado interesse no avançado do Sporting e, embora tenha evitado entrar em detalhes, também não afastou o nome do colombiano.
À margem do Portugal Football Summit, o antigo internacional português foi confrontado com as notícias que colocaram Luis Suárez e Vangelis Pavlidis, do Benfica, na órbita do Barcelona. Deco recusou confirmar qualquer abordagem concreta, limitando-se a explicar que é normal o clube “olhar para os bons jogadores”.
A resposta mantém, assim, o futuro do 'camisola 97' do Sporting em aberto no que diz respeito ao interesse catalão. Suárez é uma das principais referências ofensivas da equipa de Rui Borges e tem assumido protagonismo no ataque leonino neste arranque de temporada.
O internacional colombiano ganhou novamente a condição de primeira opção para a frente de ataque, depois de um início em que dividiu protagonismo com Fotis Ioannidis. O rendimento do avançado continua, por isso, a chamar atenções fora de Portugal.
Vale lembrar que este alegado interesse em Luis Suárez surgiu no decorrer do último mercado de verão, mas acabou por ser negado rapidamente pela imprensa nacional. Ainda assim, os recentes meses do avançado em Alvalade foram um turbilhão.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo a 9 de outubro, em partida válida para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, no Minho
25 Set 2026 | 11:17 |
João Simões está muito perto de regressar à competição pela equipa principal do Sporting. Quase seis meses depois da última utilização, o médio de 19 anos encontra-se totalmente recuperado e deverá somar minutos na deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro.
O novo 'camisola 8' já trabalha a 100% às ordens de Rui Borges e esteve mesmo no banco no empate frente ao Arouca, embora não tenha sido utilizado. O próximo passo deverá ser o regresso efetivo aos relvados pela formação principal.
A última aparição aconteceu a 15 de abril, no empate sem golos diante do Arsenal, na Liga dos Campeões. Depois desse encontro, o quinto metatarso do pé direito voltou a ceder, problema semelhante ao que já tinha sofrido em fevereiro de 2025 frente ao Dortmund.
João Simões foi novamente submetido a uma intervenção cirúrgica e o Sporting decidiu não acelerar qualquer etapa da recuperação, mesmo sabendo que o jovem falharia toda a pré-época. Depois de ultrapassado o problema, seguiu-se um período destinado a recuperar os índices físicos necessários para um jogador habituado a atuar em alta intensidade.
O médio já voltou entretanto à competição pelo Sporting B, entrando aos 63 minutos da derrota por 2-1 diante do Lusitânia de Lourosa, a 14 de setembro. Nesse encontro, esteve inclusive perto de marcar de cabeça na sequência de um livre.
O regresso de João Simões representa também uma solução importante para um meio-campo profundamente transformado durante o verão. Hjulmand, Morita, Daniel Bragança e Kochorashvili deixaram Alvalade, enquanto Altimira, Doumbia, Silas Andersen e Pedro Lima chegaram para o setor.