
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rita Teixeira, a adepta do Sporting que saiu da Supertaça de maca, depois de ter sido atingida por um vidro partido por Nuno Santos, vai voltar a estádios de futebol para assistir à final da Taça de Portugal, que se joga no Jamor, este domingo, dia 25 de maio.
O convite foi feito pela Federação Portuguesa de Futebol, presidida por Pedro Proença. O organismo que tutela o desporto rei em Portugal estendeu o convite à adepta, que acabou por aceitar, depois das circunstâncias infelizes da sua última visita a um estádio.
O jornal Record falou com José Teixeira, o pai de Rita, que a vai acompanhar ao estádio do Jamor. Ao periódico português, disse o seguinte: "Recebemos um convite da FPF que permitirá que a Rita veja a final na tribuna presidencial".
"Aceitámos porque vai ser um jogo especial, uma final de Taça. E será o regresso da Rita a ver um jogo ao vivo, será a primeira vez [desde agosto do ano passado] (...) Vamos lá assistir à partida a ver se corre tudo bem", rematou o pai da mulher de 22 anos que, depois da Supertaça no início da época, teve de ser socorrida numa unidade hospitalar e suturada com 30 pontos.
Segundo José Teixeira, não existiu qualquer contacto por parte do Sporting, pelo que não deve haver reencontro entre Nuno Santos e Rita Teixeira. Relembrar que, na altura, o ala verde e branco - que admitiu ser fã de um jogador do Benfica - foi suspenso por oito jogos e multado em mais de três mil euros, castigo que foi, mais tarde, revogado pelo TAD.
Presidente do Clube de Alvalade tem um passado muito ligado à final da Taça de Portugal, e vai voltar ao cenário onde tomou decisão importante
|
O Sporting disputa, no próximo domingo, dia 25 de maio, a final da Taça de Portugal, com o Benfica. Frederico Varandas vai voltar, assim, ao placo onde, em 2018, tomou a decisão de se candidatar à Presidência do Clube de Alvalade, como o próprio admitiu.
Foi o culminar do mandato de Bruno de Carvalho, que terminou com a derrota na final da Taça de Portugal, frente ao Aves, por 2-1, apenas dias depois do ataque à Academia do Sporting. Foi nessa altura que Frederico Varandas - recentemente convidado para um evento da UEFA - decidiu abandonar o posto que tinha nos leões e avançar com a candidatura à Presidência.
"Decidi pedir a demissão quando olhei para as bancadas do Estádio Nacional, no fim do jogo. Pensei ‘o meu tempo de diretor clínico acabou’ e senti que tinha de me candidatar", explicou, na altura, Frederico Varandas, pouco antes de começar o ciclo eleitoral que ditou a sua ascensão a Presidente do Sporting.
"Vou tirar do bolso algo que guardei a 20 de maio: a medalha de finalista da Taça. É esta medalha que mais cedo ou mais tarde irá com um troféu de campeão nacional para o museu", disse, depois, Frederico Varandas, em setembro de 2018.
Sete anos depois, a promessa está cumprida, com espaço para sonhar mais alto: caso o Sporting vença a Taça de Portugal, Frederico Varandas somará o seu oitavo título oficial no futebol dos leões, e ultrapassará Ribeiro Ferreira como o Presidente mais titulado da história do Clube de Alvalade.
Defesa central costa marfinense está em dúvida para o encontro da final da Taça de Portugal e os sinais não parecem, até agora, os melhores
|
Ousmane Diomande é a grande dúvida no Sporting para a final da Taça de Portugal, e os sinais em relação á utilização do defesa central não são os melhores: o selecionador nacional da Costa do Marfim optou por deixar o jovem fora da convocatória da sua seleção nacional para os próximos compromissos internacionais.
O traumatismo no joelho, que fez na partida contra o Guimarães, na 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic, deve retirá-lo, assim, da final da Taça de Portugal, mas também do lote de escolhidos pelo seu selecionador nacional.
A convocatória de Emerse Faé, selecionador da Costa do Marfim, conta para o Canadian Shield Tournament, que se disputa em Toronto, no Canadá, entre 7 e 10 de junho. Para além da equipa da casa e da formação de Diomande, estão presentes ainda Nova Zelândia e Ucrânia.
Quem está em situação semelhante é Hidemasa Morita. Também ele um habitual na seleção do Japão, não foi convocado pelo seu treinador nacional, para os jogos com a Austrália (5 de junho) e Indonésia (10 de junho). Hajime Moriyasu explicou que não quis chamar jogadores que sofreram com lesões durante a temporada.
Isto significa, então, que Ousmane Diomande e Hidemasa Morita vão seguir para férias logo a seguir à final da Taça de Portugal, no estádio do Jamor - isto caso participem no encontro, uma vez que a participação do defesa central do Sporting no jogo decisivo parece cada vez mais improvável.
Antigo jogador do Clube de Alvalade diz o que faria perante as movimentações de mercado, de forma a tentar manter o sucesso desportivo dos leões
|
O futuro de Viktor Gyokeres continua a ser uma grande incógnita. O goleador do Sporting tem sido associado ao interesse de vários clubes europeus, mas há quem acredite na permanência do internacional sueco no Clube de Alvalade. Fernando Mendes, antigo jogador dos leões, afirma que, para que tal seja possível, os dirigentes dos verdes e brancos devem aumentar o vencimento do 'camisola 9'.
Fernando Mendes: "Se fosse dirigente, aumentava muito o ordenado a Gyokeres
“Digo sinceramente, se fosse dirigente do Sporting, aumentava muito o ordenado a Gyokeres e, depois, era esperar que os clubes não o quisessem. Seria mau para ele, mas um bom sinal para o Sporting”, começou por afirmar Fernando Mendes, em declarações na CMTV.
O antigo lateral-esquerdo reforça a ideia, destacando a preponderância de Gyokeres na equipa verde e branca: “O Sporting tem de se chegar à frente para tentar manter um jogador destes, que faz a diferença. Portanto, se os clubes não o quiserem, o Sporting deve recebê-lo de braços abertos e os adversários, nesse caso, terão de continuar a ‘levar com ele’”.
Fernando Mendes: "Gyokeres? Dêem-lhe uns milhões ‘valentes’ para ele ficar cá"
Ainda assim, Fernando Mendes admite o forte interesse de vários emblemas na contratação do internacional sueco: “Acredito que haja muitos clubes interessados no Gyokeres, mas, se ele não for, faço o apelo para que lhe aumentem o ordenado. Ele merece. Dêem-lhe uns milhões ‘valentes’ para ele ficar cá, porque é um jogador que faz mesmo a diferença”.
Vale sublinhar que Gyokeres tem sido insistentemente apontado a uma transferência para um tubarão europeu, no próximo mercado de verão. As excelentes prestações do jogador têm atraído o interesse de diversos clubes europeus e, recentemente, foi revelado que o líder da corrida pela contratação do avançado do Sporting terá mudado.