![Clube francês recusou contratar estrela do Sporting por uma pechincha](/storage/media-items/images/2025/01/morten-hjulmand-geny-catamo-sporting-maxi-araujo-viktor-gyokeres-jeremiah-st-juste_20250112032059.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo esta terça feira, dia 11 de fevereiro, para jogar a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os leões foram derrotados, por 3-0, no Estádio de Alvalade, frente ao Borussia Dortmund. No final da partida, Francisco Trincão foi o rosto da desilusão da equipa verde e branca.
O extremo dos leões falou com os jornalistas, em flash interview, logo a seguir à derrota na partida caseira. Começou por explicar o seguinte: "Acho que fizemos uma primeira parte boa, na segunda não conseguimos controlar o jogo com bola. Não conseguimos ter bola... Jogamos contra uma equipa com muita qualidade, sofremos o golo e acho que desanimamos um bocado", atirou.
Falou, de seguida, do que correu mal nesse segundo tempo em que os leões sofreram três golos: "Não estávamos a conseguir encontrar as soluções para ter bola. Na segunda parte deixamos de conseguir jogar por dentro, não conseguimos encontrar os espaços interiores", explicou Francisco Trincão depois da derrota do Sporting.
Os leões enfrentam, agora, uma grande desvantagem na partida da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O jogo da segunda mão, frente ao Borussia Dortmund, está marcado para dia 19 de fevereiro, ás 17h45. Os leões já sabem que, no mínimo, vão ter de marcar três golos para empatar a eliminatória.
Sobre esse segundo desafio, onde se vai jogar a passagem à fase seguinte, Trincão disse o seguinte: "Temos de ter fé até ao fim. Temos de acreditar, sabemos que é difícil, mas a esperança é a última a morrer", rematou o extremo português.
Equipa de Alvalade defrontou, esta terça feira, o Borussia Dortmund, no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões
|
O Sporting entrou em campo esta terça feira, dia 11 de fevereiro, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os leões foram derrotados por 3-0 frente ao Borussia Dortmund. Veja aqui como decorreu a partida.
Num jogo complicado, o Sporting entrou em campo muito condicionado, com um 11 inicial bastante remendado. Jeremiah St. Juste apareceu no centro da defesa, no lugar de Gonçalo Inácio, e o meio campo foi ocupado por Zeno Debast e João Simões, em função da ausência de Morten Hjulmand.
A primeira parte foi bastante equilibrada. As duas equipas dividiram a posse de bola e as ocasiões de golo. Na retina, ficou um remate muito potente de Maxi Araújo que esbarrou na trave da equipa do Borussia Dortmund. Nenhuma das equipas desbloqueou o nulo no marcador, e o jogo chegou empatado a zero ao intervalo.
A etapa complementar não correu bem ao Sporting. Aos 60 minutos, Guirassy inaugurou o marcador, depois de cruzamento de Brandt. Os alemães dobraram a vantagem aos 68 minutos, por Gross, desta vez com assistência de Guirassy. Aos 82 minutos, Adeyemi voltou a fazer o marcador mexer, e apontou o terceiro sem resposta dos alemães. O jogo terminou, assim, com 3-0 no placar.
Os alemães ficam, então, em vantagem na eliminatória, com uma diferença de três golos. A segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões joga-se dia 19 de fevereiro, às 17h45, em Dortmund.
Treinador português, atualmente na Arábia Saudita, falou em entrevista sobre o facto de ter seguido diretamente da Luz para Alvalade, em 2015
|
Jorge Jesus fez várias revelações numa entrevista concedida ao Canal 11 e depois de ter confessado que Geovany Quenda foi um dos alvos pensados no último mercado pelo Al Hilal, clube que treina atualmente, também recordou a saída do Benfica diretamente para o Sporting, em 2015, ao cabo de seis temporadas na Luz, bem como um eventual regresso a Portugal.
"Já estive muito mais próximo de regressar, mas é um campeonato que eu adorei jogar, com muita qualidade, uma paixão enorme. Gostava de um dia voltar, mas não quero fazer a mesma coisa que fiz quando saí do Benfica para o Sporting. Nunca mais vou fazer a mesma coisa", garantiu o treinador, de 70 anos, que cumpre a sua segunda temporada seguida no Médio Oriente.
Ainda sobre este tema, Jorge Jesus admitiu ter o desejo de se tornar o "treinador da Primeira Liga com mais jogos", embora acredite que isso seja "difícil". "Atingi um patamar, como a minha equipa técnica toda... Não digo que será difícil só em Portugal, na Europa também", frisou, embora sem descartar a possibilidade de vir a orientar a seleção nacional ou de, por outro lado, regressar ao Brasil, onde já brilhou pelo Flamengo.
Também sobre o Sporting, o técnico luso voltou a justificar os motivos que o levaram a aceitar o convite de treinar o emblema de Alvalade: "Teve uma questão diferente, teve a questão sentimental do meu pai. O meu pai, Sportinguista, jogador do Sporting, fazia-me várias perguntas nos últimos anos da vida dele. "Porque é que eu não treino o Sporting?", dizia. Eu respondia "bem, porque não me convidam". E no dia em que me convidaram, eu fiz-lhe isso. Não me arrependo, em nada, é verdade que ele não viu, morreu antes, mas foi por ele".
Importa lembrar que Jorge Jesus treinou o Sporting entre 2015 e 2018, tendo conquistado uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga, em 2016 e 2018, respetivamente. No currículo, soma ainda passagens por clubes como Benfica, Sporting de Braga, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Flamengo e Fenerbahçe, entre outros.
Central costa-marfinense é desejado por um emblema da Premier League, mas fala-se numa proposta inicial que está abaixo da cláusula
|
O Chelsea tem intenções de materializar, muito em breve, o interesse em Ousmane Diomande e, nesse sentido, já começou a preparar a oferta milionária que vai apresentar ao Sporting para levar, já no verão, o central costa-marfinense para Inglaterra.
O defesa, de 21 anos, integra a lista de alvos dos blues, de acordo com o jornal espanhol MundoDeportivo, e em causa, segundo a mesma fonte, está uma proposta inicial de 60 milhões de euros. O valor, apesar de avultado, está abaixo dos 80 milhões da cláusula de rescisão.
Diomande é visto como um jogador com muito potencial pela Direção leonina, pelo que as negociações se avizinham complicadas e demoradas. O facto do costa-marfinense ter assumido a titularidade também promete aumentar o interesse na sua contratação e, assim, aumentar a lista de interessados.
Com 31 jogos realizados esta época de 2024/25, Diomande está a apenas sete jogos de igualar o número de partidas que realizou no ano passado, dado demonstrativo do aumento de importância no plantel agora orientado pelo treinador Rui Borges e que lhe valeu, até, um prémio recentemente.
Avaliado em 40 milhões de euros, o central tem contrato válido com os Leões até junho de 2027. Foi contratado em janeiro de 2023 aos dinamarqueses do FC Midtjylland, a troco de 7,5 milhões de euros imediatos, mais 5 milhões mediante o cumprimento de objetivos.