
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão tem estado em destaque além-fronteiras, depois de ter apontado um bis no encontro da segunda mão dos quartos-de-final da Liga das Nações. O internacional português saltou do banco e fez dois golos no triunfo de Portugal frente à Dinamarca (5-2). A noite de sonho não passou em claro aos órgãos de comunicação internacionais.
"Diante dos apelos da Premier League, o Sporting esfrega as mãos... Trincão é um jogador atraente. Faltava-lhe uma grande noite com a sua seleção, e agora ela chegou. Herói nacional. O seu desempenho confirmou a temporada excecional", escreveram os espanhóis.
"Francisco Trincão saiu do banco para marcar duas vezes. Assumiu o controlo, ao marcar aos 86 minutos para fazer o 3-3 no agregado da eliminatória e forçar o prolongamento antes de fazer o bis aos 91 minutos do jogo", destaca o conceituado diário britânico.
"O ex-Barça evitou o desastre português com dois golos para forçar o prolongamento e vencer a eliminatória. Um golaço para um jogador mais acostumado a dar assistências do que a marcar, e em quem Roberto confiou apenas em três jogos", reforça o jornal do país vizinho, apontando a falta de oportunidades do craque do Sporting na seleção.
"O impacto de Trincão foi total na noite de domingo, em Alvalade. O seu jardim. Decorriam 81 minutos de jogo quando Martínez decidiu lançá-lo. E, apenas cinco minutos depois, o número 20 seria visto a celebrar. Veio em socorro do seu país", lê-se na imprensa espanhola, que não esquece o desempenho do extremo pelo Sporting.
Com este rendimento impressionante, Trincão volta a colocar o seu nome no radar de clubes como o Manchester United, Newcastle e Arsenal, que já têm observado o jogador leonino. O futuro atacante canhoto pode passar por Inglaterra, onde o seu talento já começa a fazer eco nos principais emblemas no futebol europeu. Apesar dos olhos atentos dos tubarões europeus, Francisco Trincão demonstra algum interesse em ficar no Sporting.
Pupilo de Rui Borges continua a realizar temporada de alto nível; Estudo do Observatório do Futebol coloca jogador leonino acima de futebolista dos dragões
|
Geovany Quenda integra o terceiro lugar de futebolistas com maior percentagem de dribles bem-sucedidos por jogo, de acordo com um estudo publicado pelo CIES Observatório do Futebol, que reúne dados de 67 ligas. Rodrigo Mora, do Porto, surge apenas no quarto lugar.
O jovem talento do Sporting tem sido um dos principais destaques da temporada e já acertou 66,4% dos dribles que arriscou no campeonato, ficando atrás apenas de dois jogadores sub-20 no mundo. Já o jogador dos dragões está com uma taxa de sucesso de 64,9%, ocupando o quarto lugar da lista.
Os únicos jogadores com números superiores a Quenda são Amario Cozier-Duberry (do Blackburn, com 66,77%) e Kenan Yildiz (67,2%), jovem prodígio da Juventus. Mesmo antes de atingir a maioridade, Geovany Quenda está a afirmar-se como uma das grandes promessas do futebol português.
O extremo é, atualmente, o jogador com mais jogos disputados pelo Sporting esta época (44), tendo sido peça-chave tanto na equipa de Rúben Amorim como agora no esquema ofensivo de Rui Borges. O seu desempenho levou o Chelsea a avançar para a sua contratação, num negócio superior a 50 milhões de euros.
Apesar da sua juventude, Quenda tem sido essencial para os leões, somando dois golos e quatro assistências esta época. A sua capacidade de drible e explosão fazem dele uma das maiores esperanças para o futuro da Seleção Nacional. O extremo leonino apesar de ter sido já contratado pelo Chelsea vai ainda permanecer por mais uma época em Alvalade, rumando só na época 2026/27.
De recordar que, além de ser um dos melhores do mundo a driblar na categoria de sub-20, o Observatório do Futebol (CIES) também verificou que o jovem de 17 anos é o segundo jogador que mais evoluiu nesta temporada fora das cinco principais ligas europeias.
Veja o ranking do CIES:
Internacional pela equipa das quinas não é utilizado pelos leões desde dia 10 de novembro de 2024, altura em que se lesionou frente ao Braga (4-2)
|
O Sporting retomou os trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo. Pedro Gonçalves era esperado na sessão de trabalhos, mas voltou a ser ausência. O médio português, cujo regresso é aguardado com expetativa, deverá ser reintegrado durante a semana, enquanto o japonês recupera de um traumatismo no pé esquerdo.
O internacional pela equipa das quinas não é utilizado desde 10 de novembro, altura em que se lesionou frente ao Braga (4-2), no Minho. Havia a esperança de que o camisola 8 já integrasse a sessão de trabalho desta terça-feira, mas a verdade é que o jogador não subiu ao relvado.
Apesar destas ausências, Rui Borges contou com o regresso de Conrad Harder, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão - que tem três clubes interessados na sua contratação - e Viktor Gyokeres, este último dispensado da seleção sueca. Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand e Zeno Debast também não participaram no treino, mas apenas por questões de gestão física.
Com alguns internacionais ainda por regressar – como Ousmane Diomande, Franco Israel, Geny Catamo e Maxi Araújo -, o treinador leonino recorreu à formação, chamando Pedro Miguéis, Alexandre Brito, Kauã Oliveira, Lucas Anjos, Lucas Taibo, Luís Gomes, Rafael Besugo e Adam Arvelo para o treino de hoje.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Gomes.
Cronista assinou mais um artigo, esta terça-feira, onde fala da eliminatória entre Portugal e Dinamarca, dos quartos de final da Liga das Nações
|
Miguel Sousa Tavares dedicou parte da sua mais recente crónica no jornal Record relativamente à eliminatória entre Portugal e Dinamarca dos quartos de final da Liga das Nações. O cronista criticou duramente Roberto Martínez pelas escolhas que fez em ambas as partidas e criticou a grande penalidade falhada por Cristiano Ronaldo, referindo que o avançado formado no Sporting abordou o castigo máximo de forma "infantil".
O cronista começou por referir que não entende a fraca qualidade exibicional dos jogadores portugueses: "Torna-se difícil de entender por que razão jogadores de top de repente se tornam banais ou por que razão uma Seleção toda formada por grandes jogadores passa a maior parte dos jogos sem saber o que fazer com a bola e revelando extraordinárias dificuldades em criar ocasiões de golo. O futebol da Seleção é normalmente soporífero e quase sempre enervante de ver".
Miguel Sousa Tavares tece ainda duras críticas à criação da Liga das Nações: "Bom, lá eliminámos a Dinamarca, qualificando-nos para a final four dessa competição inútil que é a Liga das Nações, criada apenas para ajudar a financiar a vida de nababos dos dirigentes da UEFA", apontou.
De seguida, debruçou-se sobre Cristiano Ronaldo e falou num tom irónico sobre o jogador: "Tínhamos beneficiado de um penálti caído do céu logo a abrir, infantilmente desperdiçado por Cristiano Ronaldo, tínhamos tido a sorte de inaugurar o marcador com um autogolo e no geral estávamos a ser controlados por uma Dinamarca a jogar melhor".
Apesar das críticas, Miguel Sousa Tavares saiu em defesa de Francisco Trincão, autor de um bis: "Roberto Martínez ousou trocar algumas das estrelas imprescindíveis e tudo mudou. Trincão, esse jogador desprezado pelo selecionador, resolveu o assunto com dois remates perfeitos, dando razão a todos os que lamentam o ostracismo a que Roberto Martínez o votou. Cabe perguntar como é que, numa equipa que faz tanta cerimónia em rematar à baliza, excepção feita a Bruno Fernandes, um jogador como Trincão fica sistematicamente de fora?", questionou.