
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gabriel Silva era adjunto de Nuno Manta no Desportivo das Aves no encontro que marcou a estreia de Ruben Amorim no comando do Sporting. O técnico de 51 anos falou sobre a evolução do próximo treinador do Manchester United e diz que o mesmo está ao nível de José Mourinho e de Abel Ferreira (técnico despedido dos leões por Bruno de Carvalho).
“Fizemos o primeiro jogo dele, no Aves, e o ambiente que se sentia no estádio era completamente diferente daquele que se sentiu no último jogo com o Manchester City. Notava-se uma enorme expetativa, muita intranquilidade, e até acabou por ser um jogo feliz para o Sporting uma vez que tivemos duas expulsões nos primeiros 20 minutos e isso acabou por facilitar, mas mesmo assim os golos só surgiram na segunda parte e havia muita tensão no ar, uma atmosfera que não era propícia para a equipa e agora é completamente o oposto”, começou por dizer ao jornal A Bola.
“Tínhamos poucas bases, apenas a marca deixada em Braga, mas sabíamos a questão dos três centrais, que seria uma equipa que ia querer assumir jogo com bola, a ter iniciativa, aquilo que se verificou ao longo do tempo. Muita largura, jogadores entrelinhas, para criar dúvidas no timing de pressão e com o tempo encontrou melhores jogadores para reforçar esse sistema”. Aproveitou para comentar também o ambiente em Alvalade: “Coincidiu com os protestos que haviam com o presidente Frederico Varandas que, curiosamente, acabou por ser um dos maiores responsáveis por este sucesso”, prosseguiu.
“Ruben Amorim é um dos treinadores portugueses com mais sucesso na atualidade. Está, no meu entender, ao nível de José Mourinho e Abel Ferreira, nesse patamar, no top-3. É uma inspiração para jovens treinadores, pelo que conseguiu, o discurso e uma liderança com que me identifico. Não é fácil haver treinadores com essa humildade e marcou uma era nesse aspeto. Na forma de comunicar haverá sempre um antes e depois de Amorim. Tive a possibilidade fazer estágio com Carlo Ancelotti no Nápoles e a gestão de grupo, a forma como geria, parecia muito similar aquela que Amorim conseguiu impor em Alvalade”.
“Vai encontrar uma equipa como estava o Sporting. O próprio já referiu isso. O facto de ir para clube que está mal é uma oportunidade. Assim lhe deem tempo, pois leva pessoas da confiança e se tiver tempo fará o que fez no Sporting. Vai acabar por ter sucesso”, terminou.
Não perca os festejos do último golo da era Ruben Amorim:
Verdes e brancos recebem equipa minhota no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis - que não vai renovar com os leões; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa será novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio pela direita, com Ousmane Diomande ao centro e Matheus Reis pela esquerda, rendendo o castigado Gonçalo Inácio.
No miolo, Morten Hjulmand faz dupla com Zeno Debast, apesar de Hidemasa Morita estar recuperado de lesão. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda ocupa o lugar de Maxi Araújo, juntando-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.
O Sporting volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. Benfica (56 e menos um jogo) e Porto (50), fecham as contas do pódio. O Braga tem 50 pontos e ocupa o quarto posto da tabela classificativa.
Leões enfrentam turma comandada por Hugo Oliveira no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. O Benfica é segundo (56 e menos um jogo), seguido do Porto (50). O Braga tem 50 pontos e ocupa a quarta posição da tabela classificativa.
Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa deverá ser novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio na direita, Diomande ao centro e Matheus Reis como central pela esquerda.
No miolo, Morten Hjulmand fará dupla com Zeno Debast. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda - que está de saída do Sporting para rumar ao Chelsea - junta-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.
Informações: Sábado – 15 de março – 20h30 – Estádio José Alvalade (SportTV 1)
Quem está fora: Jeremiah St. Juste, João Simões, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesões); Gonçalo Inácio (suspenso)
Dúvidas: Alexandre Brito
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Miguel Nogueira; Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires; 4.º árbitro: Marcos Brazão; VAR: Luís Ferreira; AVAR: Nuno Manso.
Médio que se encontra emprestado aos espanhóis do Las Palmas prepara-se para abandonar leões em definitivo para rumar ao emblema inglês
|
Dário Essugo está de saída do Sporting e vai reforçar o Chelsea entre 22 e 25 milhões de euros. Depois do negócio com Geovany Quenda (51 milhões), os leões estão perto de fazer novo encaixe por outro jogador da formação que deverá rumar ao emblema inglês.
Segundo informação avançada pela CNN Portugal, esta sexta-feira, dia 14 de março, o negócio é praticamente fechado, sendo que as últimas arestas do acordo serão limadas nas próximas semanas originando assim dois negócios que irão encher os cofres de Alvalade em mais de 70 milhões.
Além do mais, o atleta que se encontra emprestado ao Las Palmas até ao final da época, gerou também a cobiça de clubes como Bayer Leverkusen (Alemanha), West Ham (Inglaterra) e Real Sociedad (Espanha) que avançou mesmo com uma oferta de 18 milhões de euros, proposta que foi rejeitada pela Direção liderada por Frederico Varandas.
No caso de Geovany Quenda, o extremo de 17 anos vai chegar a Londres apenas na temporada desportiva de 2026/2027. Já Dário Essugo, atleta de 20 anos, deverá rumar a Stamford Bridge já em 2025/26 e ambos preparam-se para abandonar leões em definitivo.
A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 17 encontros na La Liga, somando 1.342 minutos e um golo marcado.