Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geny Catamo ficou fora do Sporting - Estrela Amadora. O moçambicano não constava sequer da ficha de jogo, causando alguma apreensão nos adeptos. No entanto, o craque verde e branco terá sido gerido por Rúben Amorim, que decidiu riscar o jogador.
Segundo informação avançada pelo Record, a decisão foi inteiramente do técnico, que optou por não cansar 'camisola 21' antes do importante embate com o Manchester City, agendado para as 20h00 da próxima terça-feira, dia 5 de novembro.
O ala verde e branco é, de momento, o quinto futebolista mais utilizado do plantel, com 1.009 minutos. As pernas começam a pesar e o técnico decidiu poupar o seu pupilo, dando oportunidade a Maxi Araújo no corredor esquerdo, com Geovany Quenda a assumir pela direita.
Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 15 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo dos 1.009 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou dois golos e fez três assistências.
Geny Catamo estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Vitória de Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Clique e assista a esta finalização de classe de Geny Catamo:
Rui Borges está aberto à venda de um central, como noticiou em Exclusivo o Leonino, e costa-marfinense coleciona clubes dispostos a tirá-lo de Alvalade
|
0Ousmane Diomande tem sido o patrão da defesa do Sporting desde a saída de Sebastián Coates. O central vem colecionando interessados, com Arsenal e Chelsea a chegarem-se à frente pela contratação do jogador verde e branco já neste mercado de inverno.
Segundo informação revelada pelo portal CaughtOffside, os blues estão na frente da corrida pelo 'camisola 26' de Rui Borges e o Clube de Alvalade está disposto a abrir mão do jogador por valores que rondam os 50 e os 60 milhões de euros, numa altura em que um dos centrais deverá estar de saída, como noticiou em Exclusivo o Leonino.
Aa mesma fonte explica que, além de Chelsea e Arsenal, Manchester United e Bayern Munique também têm o atleta bem referenciado. No entanto, os britânicos garantem que Diomande prefere a Premier League, pelo que os bávaros estão praticamente fora de hipótese.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 26 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 1.980 minutos disputados.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia. De momento, os leões já pagaram, no total, 10,8M.
Internacional belga chegou a Alvalade, proveniente do Anderlecht, por uma quantia a rondar os 15,5 milhões de euros e ainda não se afirmou no onze inicial
|
0Luís Mateus acredita que a utilização de Zeno Debast no meio-campo do Sporting é um 'penso rápido' devido às lesões no plantel. O editor executivo do jornal A Bola crê que o belga não fez uma partida de destaque diante do Rio Ave, apesar dos elogios de Rui Borges.
"Zeno Debast foi a meia-surpresa de Rui Borges para o jogo com o Rio Ave nos Arcos. Não completa, porque era mais ou menos percetível que João Simões ainda não correspondera às expetativas do técnico para o desempenho das funções de médio-centro e também porque o belga já tinha substituído o jovem português nos últimos minutos do dérbi com o Benfica, na final da Taça da Liga", começou por dizer, no diário desportivo.
Para o especialista, o 'camisola 6' do Sporting foi "resistente à pressão, graças à dimensão física e à certeza de passe, e veloz", assegurando que "não se pode dizer que Debast como médio seja, por si só, má ideia". No entanto, explica que "o contexto é que não pareceu o mais propício para um exame definitivo, mesmo que o resultado se tenha inclinado a favor desde cedo".
"Em teoria, se a Simões pode ser apontado o excesso de paralelismo com Hjulmand na construção a meio-campo, a verdade é que não foi por aí que Debast se diferenciou. O seu posicionamento foi mais baixo que o do dinamarquês, que teve de assumir funções de '8' sem na realidade o conseguir ser na sua plenitude", assegura, admitindo que "não houve assim verdadeiro teste à dupla de médios".
Para finalizar, Luís Mateus afirma que Debast foi substituído "apenas com a sensação de missão cumprida. Sem rasgos, apenas um registo positivo de quem nunca foi muito incomodado". O jornalista crê que "com Bragança e Morita prontos, a posição será de um deles mais cedo ou mais tarde. A aposta no belga dificilmente será mais do que uma experiência".
Veja os melhores momentos do jogo de Debast contra o Rio Ave:
'Camisola 23' do plantel de Rui Borges é um dos capitães de equipa e está de regresso às opções do técnico após período afastado devido a lesão
|
0O Sporting venceu o Rio Ave, por 3-0. O encontro marcou o regresso de Daniel Bragança, que esteve afastado dos últimos jogos por lesão. O médio voltou em grande plano, ao fazer uma assistência e Pedro Duarte não esconde a admiração pelo jogador e 'desafia-o' a um final de temporada em grande.
"É um jogador muito inteligente e conhece muito bem o jogo... Independentemente do sistema ou da dinâmica, a sua inteligência joga a seu favor", refere o técnico, em declarações ao jornal Record, garantindo que o 'camisola 23' "ainda vai ajudar muito" os leões.
"Estava numa fase de afirmação e este contratempo pode tê-lo feito perder um pouco essa dinâmica. Estava a jogar a espaços, numa competição direta com Hjulmand e Morita. Nessa fase até estava a fazer golos. Salvo o erro, marcou em dois jogos seguidos. Fez falta ao meio-campo do Sporting, até pela competitividade que imprimia", explica.
Apesar de o médio ter falhado vários jogos devido a lesão, Pedro Duarte crê que "ainda vai a tempo de fazer uma boa temporada", uma vez que "ainda falta meio campeonato e mais uns quantos jogos das competições europeias" e Bragança "é muito focado no trabalho".
O técnico não esquece que, antes de contrair problemas físicos, o jovem "conseguiu entrar na luta por um lugar e até jogar diversos jogos como titular". Para terminar, refere que "ser da casa e ser um dos capitães de equipa dá-lhe uma responsabilidade acrescida. Mas, da forma que conheço o Daniel, sei que ele lida bem com essa responsabilidades e até a encara como uma motivação extra".