
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda viveu um dia especial na passada quarta-feira. O jogador do Sporting voltou às origens e esteve presente no lançamento do torneio de Páscoa promovido pelo Damaiense – clube onde iniciou a sua formação como futebolista. Na ocasião, aproveitou para deixar uma mensagem aos mais novos.
Em declarações aos meios oficiais do clube da Damaia, Quenda começou por manifestar a sua alegria por este 'regresso a casa': “É sempre bom para mim, para os que sempre me acompanharam e para a minha família. É sempre um orgulho estar aqui a representar o Damaiense, que foi um clube que me recebeu bem desde o primeiro dia”.
O ala de 17 anos - que vai representar o Chelsea a partir da época 2026/27 - é o patrono oficial da 10.ª edição do Páscoa Cup, torneio de futebol jovem organizado pelo Damaiense. Sobre a importância destas competições para os atletas mais novos, Quenda afirmou: “É bom para eles [jovens] evoluírem e conectarem-se como equipa”. Por isso, o jogador do Sporting apelou à participação dos jovens no torneio que se realiza entre os dias 14 e 19 de abril, nas instalações do Damaiense.
O internacional sub-21 português é um ídolo para muitos jovens jogadores do clube da Damaia, que sonham seguir-lhe as pisadas e alcançar patamares elevados no futebol. Para eles, Quenda deixa uma mensagem de esperança: “Continuem a trabalhar, que um dia possam ser eles a brilhar no futebol português e futebol mundial”.
Na presente temporada, Geovany Quenda soma 47 jogos pela equipa do Sporting, nos quais marcou 3 golos e fez seis assistências. Titular no recente empate caseiro diante do Braga (1-1), o jovem ala continua integrado na preparação da formação orientada por Rui Borges para a deslocação ao terreno do Santa Clara. O jogo nos Açores, a contar para a 29ª jornada do campeonato, tem início marcado para as 18h00 do próximo sábado.
Confira a programação televisiva desta quinta-feira, com o Manchester United do ex Sporting a ter partida decisiva nas competições europeias
|
O Futebol na TV desta quinta-feira, 10 de abril, fica marcado pela entrada em cena do Manchester United de Ruben Amorim (está de olho em craque do Sporting), que se desloca ao reduto do Lyon, às 20h00, em jogo a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, isto depois do bate boca entre Matic e Onana, que trocaram galhardetes na antevisão do encontro.
No que à Liga Europa diz respeito, e para lá do Manchester United, há mais três encontros: Bodo/Glimt – Lázio (17h45, DAZN 2), Tottenham – Eintracht Frankfurt (20h00, DAZN 1) e Rangers – Athletic Bilbao (20h00, DAZN 2).
Na Liga Conferência, Legia Warszawa e Chelsea abrem o dia, às 17h45, em jogo com transmissão na DAZN 1. Real Betis - Jagiellonia Bialystok (20H00, DAZN 3), Djurgarden - Rapid Wien (20h00, DAZN 4) e Cejle – Fiorentina (20h00, DAZN 6) são os outros encontros da prova.
Confira a programação do Futebol na TV desta quinta-feira, 10 de abril:
Treinador da equipa leonina viu dois jogadores fundamentais muito desconectados na partida que terminou com um empate (1-1) frente aos minhotos
|
A equipa do Sporting ainda digere o empate (1-1) frente ao Braga, da passada segunda-feira. Apesar de já preparar a visita ao reduto do Santa Clara – jogo marcado para as 18h00 do próximo sábado -, a formação orientada por Rui Borges tem analisado o que correu mal na partida diante dos minhotos, em particular ao nível da finalização, e que levou à perda de dois pontos na luta pelo campeonato.
No jogo contra o Braga, a frente de ataque dos leões foi novamente composta por Viktor Gyokeres – que fez o 1-0, de livre, aos 15 minutos - Francisco Trincão e Geny Catamo. E um dado que salta à vista é a falta de ligação que, sobretudo, o sueco e o português demonstraram entre si. No encontro realizado em Alvalade, os dois trocaram apenas quatro passes, sendo que o 'camisola 9' deu a bola ao companheiro em três ocasiões, enquanto o extremo retribuiu com apenas um passe para o goleador.
Um registo que fica bastante aquém do que se verificou nos jogos anteriores do campeonato. Na vitória fora diante do Estrela da Amadora (3-0), Gyokeres passou a bola a Trincão em três momentos e o português fez o mesmo para o goleador sueco por seis vezes, num total de nove passes. No triunfo caseiro frente ao Famalicão (3-1), os dois trocaram oito passes, dessa vez com uma distribuição igualitária – quatro para cada lado.
No jogo contra o Braga, a falta de ligação custou caro à equipa do Sporting, que desperdiçou duas grandes ocasiões de golo, em lances protagonizados por Gyokeres e Trincão. Ainda na primeira parte, aos 37 minutos, o avançado nórdico desperdiçou uma soberana oportunidade para fazer o 2-0 – depois de roubar a bola a Robson Bambu junto à linha fundo, preferiu rematar direto, permitindo a defesa de Hornicek, em vez de passar a bola para Trincão, que estava em melhor posição para atirar à baliza. No segundo tempo, aos 74 minutos, foi a vez do internacional português preferir tentar o remate, apesar de muito pressionado por um adversário, em vez de tocar para o sueco, que estava solto de marcação. Novamente, o guarda-redes do Braga conseguiu defender.
A equipa do Sporting foca-se já no regresso às vitórias, no jogo frente ao Santa Clara – para o qual Pote já está disponível - e, para isso, Rui Borges sabe que será fundamental ter um bom entrosamento entre os avançados. Juntos, Gyokeres e Trincão somam 39 golos na primeira liga, mais de metade do total da equipa (74).
Técnico dos leões demonstra alguma fragilidade desde que assumiu o comando técnico dos verdes e brancos e adeptos desesperam
|
O relógio não perdoa e Rui Borges também não tem respostas. O Sporting vive uma fase complicada nos minutos finais das partidas e, desde que o novo treinador assumiu o comando técnico, os leões já desperdiçaram 10 pontos, sendo que oito foram cedidos nos últimos 15 minutos de jogo. A última desilusão aconteceu em Alvalade, frente ao Braga, quando Afonso Patrão empatou o encontro ao minuto 87 e custou a liderança do campeonato aos verdes e brancos.
O padrão é claro e cada vez mais preocupante. Tudo começou em Guimarães, onde o Sporting vencia por 3-1 graças a um hat-trick de Viktor Gyokeres, mas permitiu a reviravolta dos Minhotos. Um golo salvador de Francisco Trincão evitou o desastre total, mas a mensagem de Rui Borges foi clara: “Uma equipa que quer ser campeã não pode estar a ganhar 3-1 e deixar o jogo virar”. As palavras do técnico foram diretas, mas desde então, o cenário repetiu-se em mais quatro encontros.
No clássico com o Porto, os verdes e brancos também estiveram em vantagem, mas Danny Namaso empatou aos 90+4' e estragou a festa leonina no Dragão. Ainda mais doloroso foi o empate frente ao Aves, depois de uma primeira parte dominadora com dois golos de vantagem. Um golo sofrido no último lance do encontro destruiu o esforço inicial e voltou a levantar questões sobre a consistência mental e tática da equipa nos momentos decisivos.
Apesar de ter conseguido evitar prejuízo contra o Estoril, a equipa voltou a mostrar fragilidades nos instantes finais. O golo tardio do Braga veio confirmar uma tendência alarmante: o Sporting quebra fisicamente e emocionalmente na reta final dos jogos.
O único empate sem drama de fim de jogo foi contra o Arouca, mas a exceção apenas confirma a regra. O Sporting de Rui Borges tem deixado fugir pontos nos últimos encontros. Com a luta pelo título a apertar, os leões precisam urgentemente de olhar para o cronómetro e mudar o rumo dos acontecimentos antes que seja tarde demais. É de recordar a polémica que envolve o técnico verde e branco e um dos seus jogadores, depois do empate frente à equipa bracarense.