Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Paul Merson deixou duras críticas aos jogadores do Manchester United após nova derrota na Premier League. O ex-internacional inglês arrasou a exibição dos 'red devils' em Old Trafford perante o Fulham, de Marco Silva (2-1) e nem Bruno Fernandes escapou.
"O Manchester United foi chocante. Não estou a exagerar. Absolutamente chocante. Como é que podem pensar em chegar ao top4?", começou por afirmar o comentador desportivo, em declarações prestadas na estação televisiva britânica Sky Sports.
"Qual é o objetivo de chegar ao top4, de qualquer maneira? Eles não vão conquistar a Liga dos Campeões, por isso, qual é o objetivo? Achei que o Fulham esteve muito bem. Não consigo explicar quão mau o Manchester United foi", referiu.
"Foi muito, muito mau. Ninguém jogou bem. Rashford, não. Garnacho, não. Bruno Fernandes, não. Até Mainoo foi substituído. Talvez Maguire, pelo esforço", completou Paul Merson, ex-atleta que fez mais de 400 jogos pelo Arsenal.
Já Erik Ten Hag, treinador dos red devils, mostrou-se crítico para com a arbitragem: “O canto de onde surge o primeiro golo deles era, na verdade, um lançamento lateral. Pressionámo-los e tínhamos um jogador na posição errada. A equipa mostrou grande carácter para reagir, merecemos o empate e procurámos a vitória – mostrámos grande personalidade e carácter. O erro foi esse”, apontou.
Feitas as contas, com este triunfo, o Fulham passa a somar 32 pontos, o que deixa os londrinos na 12.ª posição do principal escalão do futebol inglês. O Manchester United, por seu lado, é sexto classificado, com 44 pontos somados.
Os red devils chegavam a esta partida 'embalados' por uma sequência de quatro triunfos nas quatro últimas jornadas da Premier League. Desta forma, Marco Silva travou o momento positivo atravessado pelos pupilos de Erik ten Hag.
Periodista português abordou, na sua última crónica, a presença e impacto do jogador verde e branco na equipa desde que chegou a Portugal
|
0Fernando Urbano, jornalista do jornal A Bola, assinou uma coluna de opinião em que abordou Viktor Gyokeres, o estatuto do sueco e a sua presença em Portugal. Para o colunista, o campeonato português tem, agora “o seu primeiro jogador planetário em tempo real”. Afirmou que outros já passaram por Portugal, como Figo, Ronaldo ou Bruno Fernandes, mas só atingiram esse estatuto depois de abandonarem Portugal.
“Ainda não há métricas para avaliar o vertiginoso aumento de fama mundial de Viktor Gyokeres, mas a quase duplicação de seguidores no Instagram após o hat-trick frente ao Manchester City para a Liga dos Campeões é um barómetro que merece ser analisado sob vários pontos de vista (...) hoje por hoje o jogador da moda a nível europeu. Uma espécie de galáctico. O homem da máscara”, prosseguiu.
O jornalista fez, depois, uma comparação... curiosa: “Não vejo grandes diferenças entre o impacto mediático atual do sueco e o interesse à volta de Erling Haaland quando o norueguês alinhava no Dortmund, na Bundesliga (...): porque ambos parecem ter saído da mesma fábrica de cyborgs, alimentando o eterno fascínio humano que já vem da Grécia Antiga por seres acima das capacidades naturais, capazes de resolverem o que escapa ao comum dos mortais. Deus ex machina”.
Fernando Urbano abordou, de seguida, o impacto do sueco: “Se não sair em janeiro, não é só o Sporting que irá ganhar dentro e fora de campo com ele. É a própria Liga. Recordo o exemplo do campeonato saudita: quando Cristiano Ronaldo assinou pelo Al Nassr ninguém transmitia o campeonato; mas uma semana volvida as televisões de todo o mundo incluíam nas suas grelhas os jogos daquele campeonato".
Terminou, seguindo a linha anterior: “As realidades são obviamente diferentes, mas esta seria uma excelente oportunidade para reforçar a internacionalização do campeonato português. Porque os três golos de Gyokeres apontados a uma das melhores equipas do mundo (e a sensação de que poderia ter marcado mais) ameniza, nem que seja por alguns meses, a ideia generalizada de que é fácil marcar golos por estas bandas”.
João Pereira irá comandar o seu primeiro jogo ao leme dos verdes e brancos já esta sexta-feira, dia 22 de novembro, no Estádio José Alvalade
|
0Franco Israel deverá ver o seu lugar no onze inicial do Sporting 'roubado' por Vladan Kovacevic na partida frente ao Amarante, válido para a Taça de Portugal. João Pereira deverá optar pelo bósnio, uma vez que o habitual titular esteve às ordens do Uruguai até à última terça-feira, dia 19 de novembro.
Apesar de o 'camisola 13' ter passado a pausa FIFA na Academia Cristiano Ronaldo, a verdade é que o técnico dos leões também não pôde contar com ele a 100%, visto que esteve afastado devido a um problema gástrico. Agora, recuperado, deverá manter-se o responsável das redes da baliza leonina, como aconteceu anteriormente para a prova rainha.
Vladan Kovacevic – avaliado em 6 milhões de euros - assumiu a titularidade no início da atual época desportiva. Pelo Clube de Alvalade, o antigo jogador do Raków contabiliza, até ao momento, sete encontros, tendo disputado 660 minutos e sofrido oito golos.
Ao que tudo indica, o Sporting terá desembolsado 4,8 milhões de euros, aos quais acrescem objetivos, pela contratação do guardião. O emblema polaco assegurou ainda 10% da mais-valia numa futura transferência do futebolista leonino.
O primeiro teste de João Pereira no comando técnico dos leões está marcado para sexta-feira, dia 22 de novembro, frente ao Amarante, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma que milita na Liga 3 jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Antigo jogador de futebol, que foi mentor do internacional sueco, acredita saber por onde irá passar o futuro do 'camisola 9' dos leões
|
0Anders Limpar, antigo internacional sueco, falou sobre o homem do momento: Viktor Gyokeres, que marcou um poker pela Suécia. Além de equiparar o goleador do Sporting a grandes nomes do futebol mundial, o ex-jogador do Arsenal acredita que o próximo passo do avançado será mesmo na Premier League.
"Conheço-o bem, porque fui uma espécie de mentor dele quando jogou no Brommapojkarna. Conversei muito com ele sobre a vida profissional. É um avançado trabalhador e que marca muitos golos. Haaland é o melhor que existe na Europa há muitos anos. Claro que tens esses canhões como Lewandowski, Kane e Salah. E Gyokeres está lá agora, entre as estrelas mundiais. É o tipo de jogador que quase pode escolher para qual clube quer ir", atirou o antigo jogador, em declarações ao 'Football Direkt'.
"Se o Arsenal comprar o Gyokeres, claro que ele me irá ligar. Temos que lembrar que o campeonato português é pior que a Premier League, mas quando o Manchester City foi jogar a Lisboa, ele fez um hat-trick, então é totalmente capaz de marcar golos em Inglaterra. Acho que o próximo passo do Gyokeres é jogar na Premier League e pode escolher em qual clube quer jogar. A sua capacidade de trabalho, corre como um louco...", concluiu.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 18 encontros (1.526 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 23 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.