Extra Sporting
Jaime Faria foi derrotado por Djokovic, mas protagonizou ponto do outro Mundo (Vídeo)
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Extra Sporting; O Governo anunciou mudanças no pagamento do IUC, uma medida que faz parte das 30 medidas da Agenda para a Simplificação Fiscal. A partir do ano civil de 2026, o Imposto Único de Circulação - o antigo selo do carro - deixa de ser pago no mês da matrícula.
As alterações foram apresentadas em conferência de imprensa, após o Conselho de Ministros. Sobre as mudanças no IUC, conhecido como o "selo do carro", o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, disse serem necessárias porque "muitas pessoas esquecem-se qual é o mês em que compraram carro, ou foi comprado em segunda mão", o que gera atrasos no pagamento e coimas.
As mudanças anunciadas foram as seguintes: A liquidação passa a ser feita no mesmo mês para todos os donos de viaturas, que será em fevereiro. Evita-se, assim, a concentração de despesa das famílias com o automóvel (seguro, inspeção e IUC) num único mês.
Além do mais, as novas medidas abrem outra possibilidade que não existia até agora: o pagamento do IUC em duas prestações. Contudo, apenas é possível se o valor for superior a 100 euros. Nesse caso, há um segundo mês para a liquidação da restante parcela do imposto, em outubro.
Apesar de o veículo poder mudar de dono antes do mês estipulado para pagamento, o responsável pela liquidação do IUC será a pessoa que era proprietária da viatura no dia 31 de dezembro do ano anterior, dizem as novas regras. Durante 2025, continua a aplicar-se o regime de pagamento do IUC na data de mês da matrícula.
Proteção Civil emitiu um aviso à população, falando ainda em possibilidade de cheias e estradas escorregadias dado o estado do tempo
|
0Extra Sporting; A Protecção Civil emitiu esta sexta-feira, 17 de janeiro, um aviso à população para a possibilidade de cheias, deslizamentos de terra, estradas escorregadias e acidentes da orla costeira devido ao agravamento do estado do tempo em Portugal Continental a partir do próximo domingo, dia 19 de janeiro.
Segundo o aviso, que cita informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva regressará no domingo, sendo por vezes forte na segunda e terça-feira, 20 e 21 de Janeiro, em especial nas regiões Centro e Sul. O vento será intenso no litoral e nas terras altas.
A ANEPC acrescenta que pode cair neve no domingo nas serras do Norte e Centro e agitação marítima no litoral a partir de terça-feira. O IPMA emitiu um aviso amarelo de precipitação no grupo ocidental dos Açores entre as 21h de sábado, 18 de janeiro, e as seis da manhã do dia seguinte.
A essa hora entra em vigor um aviso amarelo de agitação marítima que, às 12h e até às 10h de domingo, passa ao nível laranja. Entretanto, entre as 9h de sábado e as 10h de domingo, ativa-se um aviso amarelo de vento. O grupo central também entrará em aviso amarelo de chuva entre a meia-noite e as 9h de domingo.
Face às previsões meteorológicas, a ANEPC avisa para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro, de cheias, devido ao transbordo do leito de rios ou ribeiras, de derrocadas ou deslizamentos de terras, de piso escorregadio das estradas.
Tenista português foi eliminado do Open da Austrália e reconhece que o número três mundial foi melhor e mereceu a vitória rumo aos oitavos de final
|
0Extra Sporting; Nuno Borges foi eliminado do Open da Austrália, esta sexta-feira, dia 17 de janeiro. O tenista português perdeu na terceira ronda da competição, ao sair derrotado frente ao espanhol Carlos Alcaraz, número três do ranking mundial, em quatro sets, por 3-1 (6-2/6-4/7-6/6-2(este último a favor do atleta natural da Maia).
Na Rod Laver Arena, o principal court de Melbourne Park, Alcaraz começou com um ritmo forte, quebrando o serviço de Borges logo no jogo inaugural e vencendo o primeiro set por 6-2. O segundo set foi mais disputado, mas o espanhol, de 21 anos, voltou a levar a melhor, por 6-4.
Nuno Borges reagiu no terceiro set, vencendo no tie-break por 7-6 (7-3), mas no quarto e último set, o espanhol voltou a dominar, quebrando o serviço do português de 27 anos logo no início e fechando o encontro por 6-2, após duas horas e 55 minutos de jogo.
No final da partida, o português diz que “foi bom ganhar um set” ao espanhol Carlos Alcaraz, mas reconhece que o número três mundial foi melhor e mereceu a vitória rumo aos oitavos de final do Open da Austrália: “Não foi o meu melhor jogo, mas também não foi um jogo mau de todo", começou o português, em declarações à Lusa.
Nuno Borges elogiou o adversário: "Se calhar, faz parte daquilo que o Carlos Alcaraz me fez sentir em campo. Ele entrou muito bem, jogou com muita intensidade e a mim custou mais puxar o meu nível logo desde início. Sinto que cresci com o encontro, mas, mesmo assim, foi difícil ganhar aqueles jogos de serviço contra o vento, do lado direito da cadeira, onde estávamos os dois com mais dificuldades”, completou.
O encontro ficou marcado por grandes momentos. Neste ponto, Carlos Alcaraz vai ao chão e Nuno Borges leva a melhor:
Medida relacionada com a Agenda para a Simplificação Fiscal, que será votada, esta quinta-feira, dia 16 de janeiro, em Conselho de Ministros
|
0Extra Sporting; O IUC já não vai ser pago no mês da matrícula. O Governo irá alterar a forma de pagamento do Imposto Único de Circulação conhecido por "selo do carro", para que todos os proprietários de automóveis tenham o mesmo prazo de pagamento. Esta medida está relacionada com a Agenda para a Simplificação Fiscal, que será hoje votada em Conselho de Ministros.
De acordo com a medida, o IUC vai passar a ser pago até 31 de dezembro de cada ano, deixando de ser pago no mês da matrícula, avança o Jornal de Negócios. Em valores acima de 100 euros, será possível parcelar o pagamento em duas prestações, algo que não era possível até agora.
Neste momento o pagamento do IUC é feito até ao final do mês da matrícula dos automóveis, sem possibilidade de pagamento a prestações. O Conselho de Ministros desta quinta-feira vai aprovar um "primeiro programa de simplificação fiscal", disse o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, que afirmou a necessidade de se reduzirem os custos de contexto dos contribuintes.
A Associação Automóvel de Portugal destaca também pela positiva a possibilidade de ser pago em parcelas: "Tínhamos outras propostas", referiu o secretário-geral da ACAP ao Jornal de Negócios que "esta é uma medida de facilitação em termos do imposto" que famílias e empresas têm de suportar.
Helder Pedro refere que a medida "ajuda as pessoas a estarem mais bem preparadas. Assim, não são apanhadas de surpresa. Sabe-se que é no final do ano", refere, numa referência ao facto de, até agora, o pagamento do IUC ser feito no mês da matrícula do carro.