Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0“Foi uma temporada muito má, mas o que gostava de perguntar ao Presidente do Sporting CP é como foi possível, segundo palavras do próprio, passar-se da melhor época dos últimos 17 anos para uma das piores da história do Clube”. A pergunta é feita por Nuno Sousa e dirigida ao Presidente do Sporting CP. Em declarações exclusivas ao Leonino, o candidato assumido à Presidência do Sporting CP aponta o dedo a Frederico Varandas pelos maus resultados e também pelas dificuldades financeiras que o Clube atravessa, mas, para já, coloca de parte forçar um cenário de eleições antecipadas através de uma Assembleia Geral de destituição dos atuais Órgãos Sociais.
“Parece que se esqueceu daquilo que disse o ano passado”
Relativamente ao desempenho da equipa principal de futebol, Nuno Sousa lembra que, em 2019/20, “Frederico Varandas foi muito rápido a puxar dos galões, mas a verdade é que a temporada tinha sido preparada, numa primeira fase, por Bruno de Carvalho e, posteriormente, por Sousa Cintra”. O membro do movimento Sou Sporting acusa o Presidente do Clube de amnésia e defende que a responsabilidade pelos maus resultados deve ser assacada inteiramente a Frederico Varandas: “Parece que se esqueceu daquilo que disse no ano passado e já está a colocar as culpas em tudo e mais alguma coisa, sendo que esta temporada é da inteira responsabilidade de Frederico Varandas”.
Nuno Sousa recua até agosto de 2019 e acredita que, por essa altura, já era claro que a temporada não ia correr da melhor maneira: “A preparação da temporada foi má e isso ficou evidente logo no primeiro jogo da temporada, em que fomos goleados pelo SL Benfica. Ficámos todos preocupados, exceto o Presidente do Sporting CP. No entanto, no final de agosto, acabou por despedir Marcel Keizer”.
O candidato à Presidência dos Leões deixa uma palavra aos jogadores do Sporting CP, defendendo que “se não fosse o brio profissional de alguns jogadores, poderíamos ter terminado bem abaixo do quarto lugar”.
“Grande parte das dificuldades financeiras do Sporting CP são responsabilidade de Frederico Varandas”
Quanto à situação financeira menos positiva que o Clube atravessa, Nuno Sousa considera que “grande parte das dificuldades financeiras do Sporting CP são responsabilidade de Frederico Varandas” e, perante tal realidade, questiona-se “como é possível que tenha sido feito um investimento que, com Rúben Amorim, toca nos 70 milhões de euros?”.
O candidato à Presidência do Clube não tem dúvidas de que “o discurso de Frederico Varandas e as decisões que toma são completamente diferentes” e afirma que se o Clube “já estava em dificuldades financeiras, Frederico Varandas ainda piorou a situação. Se não temos dinheiro, não podemos investir quase 70 milhões de euros”.
“Esse é uma decisão dos Sócios”
Quanto a um cenário de eleições antecipadas, Nuno Sousa coloca, para já, essa hipótese de parte: “Da minha parte e do Sou Sporting, não vamos incentivar esse tipo de coisas. Achamos que os mandatos são para cumprir”. Porém, neste aspeto, o candidato lembra que “se houver Sócios que tomem essa iniciativa, a vontade dos mesmos deve ser respeitada”.
“Esta é uma candidatura para ir até ao fim”
Questionado sobre se a sua candidatura é para ir até ao fim, o candidato foi bastante claro ao afirmar que “esta é uma candidatura para ir até ao fim”, porém, mostrou-se “aberto a todas as pessoas que queiram construir um projeto que seja pelo Sporting CP”.
Sobre o facto de, em futuras eleições, se repetir um cenário com múltiplas candidaturas, Nuno Sousa acredita que esse “é um sinal de vitalidade do Clube. Longe vão os tempos em que se dava quase uma sucessão dinástica no Sporting CP. É bom que os Sócios possam escolher”.
“Nos próximos dias, iremos apresentar a nossa proposta sobre o I-voting”
Acerca da posição da sua candidatura sobre o I-voting, Nuno Sousa deixou a garantia de que, nos próximos dias, apresentará a sua posição relativamente a este tema, mas lembrou que “em agosto de 2019, no Sou Sporting, fomos os primeiros a lançar essa ideia e o Conselho Diretivo teve acesso às nossas propostas”.
Por fim, Nuno Sousa deixou um apelo aos adeptos Leoninos: “O que interessa é que os Sportinguistas percebam quem está pelo Sporting CP e não por outros interesses. É fundamental que os Sócios não votem apenas por ser uma pessoa conhecida. Esse é o caminho ideal para o desastre. Leiam os programas eleitorais e façam as questões que sintam ser importantes”.
Em declarações ao Bola na Hora, o candidato ao cargo de presidente da Organização negou ter um potencial rival no seu caminho
|
0João Benedito, antigo guarda-redes de futsal do Sporting e ex-candidato à Presidência do Clube de Alvalade, está atualmente na corrida à direção da Federação Portuguesa de Futebol como braço direito de Nuno Lobo. Em declarações ao jornal A Bola, no programa Bola na Hora, Nuno fez algumas confissões acerca dos seus trunfos para as próximas eleições.
"Estou convicto de que Pedro Proença não será candidato da Federação. Eu conheço-o, tenho uma boa relação com Pedro Proença, pessoal e institucional", começou por assegurar. "Tenho de Pedro Proença um homem que cumpre os seus compromissos, tenho-o genuinamente como um homem de compromissos e de palavra".
Além disso, explicou, "Pedro Proença foi eleito presidente da Liga, para o último mandato, há cerca de um ano, foi eleito para a European League há seis ou sete meses e não acredito por aquilo que conheço que ele abandone e que dia que não ao compromisso que assumiu".
"Para mim, é sagrado fazer aquilo que se promete, o caderno de encargos que nós fazemos com os nossos eleitores", confessou. Ainda em referência à sua candidatura, em fevereiro de 2025, sabe-se que Nuno Lobo candidatar-se-á com o seu braço direito João Benedito.
Em caso de vitória, o guardião que tornou-se numa figura ímpar no futsal português, será o vice-presidente da Federação de Futebol e também considerado o presidente substituto. Recorde-se ainda que João Benedito foi candidato à Direção do Sporting em 2018, mas foi derrotado por Frederico Varandas.
Veja no vídeo abaixo as declarações de Nuno Lobo:
Turma de Alvalade deixou rivais bem para trás na classificação e Presidente dos verdes e brancos quer continuar o momento atual
|
0À medida que as redes sociais se consolidam como uma ponte entre os adeptos e o dia a dia dos seus clubes, o Sporting continua a destacar-se. De acordo com uma publicação da página 'Deportes e Finanzas' na rede social X, o os verdes e brancos reafirmaram-se como líderes fora das quatro linhas, demonstrando a força da sua presença digital.
Tendo obtido mais de 40 milhões de visualizações na rede social em questão, durante o mês de novembro de 2024, ultrapassou o Porto, que teve 14,8M, e o Benfica que fecha o pódio com 12M. No entanto, O Sporting também lidera o ranking de clubes portugueses com mais visualizações em redes sociais como o Facebook, TikTok e Instagram.
Num mês que ficou marcado pela saída de Ruben Amorim, a chegada de João Pereira e a fase menos favorável que os leões estão a viver atualmente, o apoio dos adeptos continua a fazer-se sentir em todas as frentes, dentro e fora das quatro linhas.
A Turma de Alvalade segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 31 pontos, mas menos uma partida disputada. No terceiro posto, está o Porto, com 31 pontos acumulados e todos os jogos em dia.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, em jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, na Bélgica.
Presidente dos leões marcou presença, como figura máxima do Clube, em cerimónia de assinatura de protocolo que pretende criar sinergias de desenvolvimento desportivo
|
0O Sporting formalizou uma nova parceria desportiva, com a assinatura de um protocolo de Colaboração entre o Clube e a Viver Santarém, que visa promover o desenvolvimento desportivo e a formação de jovens no concelho. A cerimónia decorreu no estádio José Alvalade e contou com a presença de Frederico Varandas, Presidente dos leões, João Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, e ainda membros do Conselho de Administração da organização.
O protocolo debruça-se, sobretudo, sobre a prática desportiva da natação - a primeira vez que a secção da natação do Sporting vai colaborar com uma entidade exterior ao Clube. O grande objetivo da parceria - que abrange as modalidades de natação pura e polo aquático - é melhorar a Escola de Atividades Aquáticas da Viver Santarém, incrementando o nível técnico e competitivo dos atletas.
As áreas de cooperação incluem a organização de eventos para atletas não federados, estágios e treinos em conjunto, formação especializada para treinadores e a participação de atletas do Sporting sob representação da Viver Santarém. Permitirá, assim, uma permuta de conhecimentos e metodologias de treino.
O Sporting passa, assim, a contar com um parceiro estratégico no Centro do país, e a Viver Santarém tem a hipótese de se tornar numa referência desportiva a nível regional, com condições de treino mais avançadas para os seus atletas.
O protocolo tem uma duração inicial de dois anos e renovação automática. As responsabilidades de ambas as partes estão definidas: a Viver Santarém disponibilizará as suas instalações, e garantirá a presença dos seus treinadores nos programas de formação, e o Sporting fornecerá os recursos humanos e técnicos para apoiar treinos e competições.