Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“GRANDE PARTE DAS DIFICULDADES FINANCEIRAS DO SPORTING SÃO RESPONSABILIDADE DE VARANDAS”

Em declarações exclusivas ao Leonino, Nuno Sousa faz um balanço muito negativo da temporada 2019/20, mas, para já, coloca de parte forçar um cenário de eleições antecipadas

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Jul 2020 | 17:07 |

Icon Comentário0

“Foi uma temporada muito má, mas o que gostava de perguntar ao Presidente do Sporting CP é como foi possível, segundo palavras do próprio, passar-se da melhor época dos últimos 17 anos para uma das piores da história do Clube”. A pergunta é feita por Nuno Sousa e dirigida ao Presidente do Sporting CP. Em declarações exclusivas ao Leonino, o candidato assumido à Presidência do Sporting CP aponta o dedo a Frederico Varandas pelos maus resultados e também pelas dificuldades financeiras que o Clube atravessa, mas, para já, coloca de parte forçar um cenário de eleições antecipadas através de uma Assembleia Geral de destituição dos atuais Órgãos Sociais.


“Parece que se esqueceu daquilo que disse o ano passado”


Relativamente ao desempenho da equipa principal de futebol, Nuno Sousa lembra que, em 2019/20, “Frederico Varandas foi muito rápido a puxar dos galões, mas a verdade é que a temporada tinha sido preparada, numa primeira fase, por Bruno de Carvalho e, posteriormente, por Sousa Cintra”. O membro do movimento Sou Sporting acusa o Presidente do Clube de amnésia e defende que a responsabilidade pelos maus resultados deve ser assacada inteiramente a Frederico Varandas: “Parece que se esqueceu daquilo que disse no ano passado e já está a colocar as culpas em tudo e mais alguma coisa, sendo que esta temporada é da inteira responsabilidade de Frederico Varandas”.


Nuno Sousa recua até agosto de 2019 e acredita que, por essa altura, já era claro que a temporada não ia correr da melhor maneira: “A preparação da temporada foi má e isso ficou evidente logo no primeiro jogo da temporada, em que fomos goleados pelo SL Benfica. Ficámos todos preocupados, exceto o Presidente do Sporting CP. No entanto, no final de agosto, acabou por despedir Marcel Keizer”.

O candidato à Presidência dos Leões deixa uma palavra aos jogadores do Sporting CP, defendendo que “se não fosse o brio profissional de alguns jogadores, poderíamos ter terminado bem abaixo do quarto lugar”.


“Grande parte das dificuldades financeiras do Sporting CP são responsabilidade de Frederico Varandas”

Quanto à situação financeira menos positiva que o Clube atravessa, Nuno Sousa considera que “grande parte das dificuldades financeiras do Sporting CP são responsabilidade de Frederico Varandas” e, perante tal realidade, questiona-se “como é possível que tenha sido feito um investimento que, com Rúben Amorim, toca nos 70 milhões de euros?”.

O candidato à Presidência do Clube não tem dúvidas de que “o discurso de Frederico Varandas e as decisões que toma são completamente diferentes” e afirma que se o Clube “já estava em dificuldades financeiras, Frederico Varandas ainda piorou a situação. Se não temos dinheiro, não podemos investir quase 70 milhões de euros”.

“Esse é uma decisão dos Sócios”

Quanto a um cenário de eleições antecipadas, Nuno Sousa coloca, para já, essa hipótese de parte: “Da minha parte e do Sou Sporting, não vamos incentivar esse tipo de coisas. Achamos que os mandatos são para cumprir”. Porém, neste aspeto, o candidato lembra que “se houver Sócios que tomem essa iniciativa, a vontade dos mesmos deve ser respeitada”.

“Esta é uma candidatura para ir até ao fim”

Questionado sobre se a sua candidatura é para ir até ao fim, o candidato foi bastante claro ao afirmar que “esta é uma candidatura para ir até ao fim”, porém, mostrou-se “aberto a todas as pessoas que queiram construir um projeto que seja pelo Sporting CP”.

Sobre o facto de, em futuras eleições, se repetir um cenário com múltiplas candidaturas, Nuno Sousa acredita que esse “é um sinal de vitalidade do Clube. Longe vão os tempos em que se dava quase uma sucessão dinástica no Sporting CP. É bom que os Sócios possam escolher”.

“Nos próximos dias, iremos apresentar a nossa proposta sobre o I-voting”

Acerca da posição da sua candidatura sobre o I-voting, Nuno Sousa deixou a garantia de que, nos próximos dias, apresentará a sua posição relativamente a este tema, mas lembrou que “em agosto de 2019, no Sou Sporting, fomos os primeiros a lançar essa ideia e o Conselho Diretivo teve acesso às nossas propostas”.

Por fim, Nuno Sousa deixou um apelo aos adeptos Leoninos: “O que interessa é que os Sportinguistas percebam quem está pelo Sporting CP e não por outros interesses. É fundamental que os Sócios não votem apenas por ser uma pessoa conhecida. Esse é o caminho ideal para o desastre. Leiam os programas eleitorais e façam as questões que sintam ser importantes”.


Clube

Sporting revela surpresa de Natal das grandes para os adeptos

Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades

Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal
Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal

28 Nov 2025 | 10:59 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.


Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".


"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.


De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.


Confira:


Clube

Varandas despede-se de figura histórica do Sporting: "Perdemos um amigo"

Glória do Clube de Alvalade morreu aos 83 anos; Além do Presidente leonino, também Salgado Zenha e André Bernardo marcaram presença no velório

Frederico Varandas, Presidente dos leões, prestou uma última homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente do Sporting
Frederico Varandas, Presidente dos leões, prestou uma última homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente do Sporting

24 Nov 2025 | 19:49 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, este domingo, dia 24 de novembro, à Basílica da Estrela para marcar presença no velório de Júlio Rendeiro, antigo hoquista e figura histórica do emblema de Alvalade e da Seleção Nacional, que faleceu na última quarta-feira, aos 83 anos.


Além do presidente da Direção, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Diretivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting. Aos canais do Clube, Frederico Varandas prestou uma homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente leonino.


F. Varandas: "Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting"


"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting. É um desportista de eleição que representou o Sporting e a Seleção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting, ganhou vários títulos nacionais. Dentro do clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", disse.

F. Varandas: "Perdemos um amigo"


Frederico Varandas recordou a convivência com o ex-atleta: "Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projeto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting acima de qualquer outra coisa".

Nascido no Porto, Júlio Rendeiro chegou ao Sporting em 1971 e passou sete anos de leão ao peito. Foi tetracampeão nacional, venceu duas Taça de Portugal e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal foi bicampeão mundial e pentacampeão europeu.


Clube

Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"

Grupo de Sócios do Clube de Alvalade alertou sobre as suas opções no mais recente comunicado, lançado na última terça-feira, 18 de novembro

Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um novo comunicado no qual esclarece que ainda não tomou qualquer decisão de apresentar um candidato para as eleições
Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um novo comunicado no qual esclarece que ainda não tomou qualquer decisão de apresentar um candidato para as eleições

19 Nov 2025 | 08:24 |

Icon Comentário0

Depois da notícia a revelar que Frederico Varandas não iria concorrer às próximas eleições do Sporting sozinho, uma vez que o Movimento 'Hoje e Sempre Sporting' se preparava para apresentar um candidato para março de 2026, o grupo fez um esclarecimento.


Com Sócios do Sporting como Afonso Pinto Coelho, Vitor Afonso e Roberto Carvalho a porta-vozes, o Movimento lançou um comunicado no qual explicou que tem três hipóteses em vista: apresentar um nome, apoiar uma das listas ou manter uma equidistância "muitíssimo vigilante", tal como sucedeu em 2022.


Confira o comunicado na íntegra:


1 - O MHSS é constituído por uma base alargada de sócios, pese embora os comunicados emitidos sejam apenas assinados pelos membros fundadores em nome do MHSS, por razões de orgânica interna de funcionamento.

2 - O MHSS é um movimento agregador, que conversa regularmente com muitos outros sócios extra-Movimento e que está sempre disponível para falar com todos os sócios e grupos de associados que queiram falar com o Movimento, como aconteceu no período pré-eleitoral às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2022, e como está a acontecer relativamente às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2026.


3 - Oportunamente, o Movimento Hoje e Sempre Sporting tomará uma posição pública sobre o seu posicionamento em relação ao próximo ato eleitoral do nosso clube, sendo que estão em aberto, atualmente, três cenários possíveis:

A) Apresentação de um candidato a emergir do seio do Movimento Hoje e Sempre Sporting

B) O eventual aparecimento de outras candidaturas, poderá levar a que o MHSS se reveja num determinado projeto para o Clube e, em função do mesmo, decidir formalizar o apoio a essa candidatura.

C) À semelhança do processo eleitoral de 2022, no qual o MHSS recebeu convites para integrar duas das três listas candidatas poderemos, também, manter-nos equidistantes, embora muitíssimo vigilantes no que respeita à gestão financeira e desportiva do Grupo Sporting.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...
Clube

Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...

18 Nov 2025 | 19:48

Icon Comentário0
Organizador da Gala do Sporting deixa certeza sobre Frederico Varandas: "Vai responder"
Clube

Organizador da Gala do Sporting deixa certeza sobre Frederico Varandas: "Vai responder"

14 Nov 2025 | 16:53

Icon Comentário0
Vice-Presidente do Sporting detalha mudanças para o futuro do Clube: "Vão ter o direito de..."
Clube

Vice-Presidente do Sporting detalha mudanças para o futuro do Clube: "Vão ter o direito de..."

13 Nov 2025 | 16:57

Icon Comentário0