
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
“Foi uma temporada muito má, mas o que gostava de perguntar ao Presidente do Sporting CP é como foi possível, segundo palavras do próprio, passar-se da melhor época dos últimos 17 anos para uma das piores da história do Clube”. A pergunta é feita por Nuno Sousa e dirigida ao Presidente do Sporting CP. Em declarações exclusivas ao Leonino, o candidato assumido à Presidência do Sporting CP aponta o dedo a Frederico Varandas pelos maus resultados e também pelas dificuldades financeiras que o Clube atravessa, mas, para já, coloca de parte forçar um cenário de eleições antecipadas através de uma Assembleia Geral de destituição dos atuais Órgãos Sociais.
“Parece que se esqueceu daquilo que disse o ano passado”
Relativamente ao desempenho da equipa principal de futebol, Nuno Sousa lembra que, em 2019/20, “Frederico Varandas foi muito rápido a puxar dos galões, mas a verdade é que a temporada tinha sido preparada, numa primeira fase, por Bruno de Carvalho e, posteriormente, por Sousa Cintra”. O membro do movimento Sou Sporting acusa o Presidente do Clube de amnésia e defende que a responsabilidade pelos maus resultados deve ser assacada inteiramente a Frederico Varandas: “Parece que se esqueceu daquilo que disse no ano passado e já está a colocar as culpas em tudo e mais alguma coisa, sendo que esta temporada é da inteira responsabilidade de Frederico Varandas”.
Nuno Sousa recua até agosto de 2019 e acredita que, por essa altura, já era claro que a temporada não ia correr da melhor maneira: “A preparação da temporada foi má e isso ficou evidente logo no primeiro jogo da temporada, em que fomos goleados pelo SL Benfica. Ficámos todos preocupados, exceto o Presidente do Sporting CP. No entanto, no final de agosto, acabou por despedir Marcel Keizer”.
O candidato à Presidência dos Leões deixa uma palavra aos jogadores do Sporting CP, defendendo que “se não fosse o brio profissional de alguns jogadores, poderíamos ter terminado bem abaixo do quarto lugar”.
“Grande parte das dificuldades financeiras do Sporting CP são responsabilidade de Frederico Varandas”
Quanto à situação financeira menos positiva que o Clube atravessa, Nuno Sousa considera que “grande parte das dificuldades financeiras do Sporting CP são responsabilidade de Frederico Varandas” e, perante tal realidade, questiona-se “como é possível que tenha sido feito um investimento que, com Rúben Amorim, toca nos 70 milhões de euros?”.
O candidato à Presidência do Clube não tem dúvidas de que “o discurso de Frederico Varandas e as decisões que toma são completamente diferentes” e afirma que se o Clube “já estava em dificuldades financeiras, Frederico Varandas ainda piorou a situação. Se não temos dinheiro, não podemos investir quase 70 milhões de euros”.
“Esse é uma decisão dos Sócios”
Quanto a um cenário de eleições antecipadas, Nuno Sousa coloca, para já, essa hipótese de parte: “Da minha parte e do Sou Sporting, não vamos incentivar esse tipo de coisas. Achamos que os mandatos são para cumprir”. Porém, neste aspeto, o candidato lembra que “se houver Sócios que tomem essa iniciativa, a vontade dos mesmos deve ser respeitada”.
“Esta é uma candidatura para ir até ao fim”
Questionado sobre se a sua candidatura é para ir até ao fim, o candidato foi bastante claro ao afirmar que “esta é uma candidatura para ir até ao fim”, porém, mostrou-se “aberto a todas as pessoas que queiram construir um projeto que seja pelo Sporting CP”.
Sobre o facto de, em futuras eleições, se repetir um cenário com múltiplas candidaturas, Nuno Sousa acredita que esse “é um sinal de vitalidade do Clube. Longe vão os tempos em que se dava quase uma sucessão dinástica no Sporting CP. É bom que os Sócios possam escolher”.
“Nos próximos dias, iremos apresentar a nossa proposta sobre o I-voting”
Acerca da posição da sua candidatura sobre o I-voting, Nuno Sousa deixou a garantia de que, nos próximos dias, apresentará a sua posição relativamente a este tema, mas lembrou que “em agosto de 2019, no Sou Sporting, fomos os primeiros a lançar essa ideia e o Conselho Diretivo teve acesso às nossas propostas”.
Por fim, Nuno Sousa deixou um apelo aos adeptos Leoninos: “O que interessa é que os Sportinguistas percebam quem está pelo Sporting CP e não por outros interesses. É fundamental que os Sócios não votem apenas por ser uma pessoa conhecida. Esse é o caminho ideal para o desastre. Leiam os programas eleitorais e façam as questões que sintam ser importantes”.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.
Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube
|
Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.
O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).
Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.
O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.
Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.
Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting:
Direção do Clube de Alvalade definiu para onde vai direcionar os fundos previstos para a próxima temporada desportiva e as escolhas surpreendem
|
O Sporting vai canalizar 82% do investimento total previsto em infraestruturas para o Polo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL), na temporada 2025/26. O protocolo entre o Clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, e a Universidade de Lisboa é válido até 2035 e os leões pretendem continuar a aposta na modernização do espaço.
Os dados do orçamento do Sporting para a próxima época mostram que o emblema verde e branco planeia investir cerca de 3.1 milhões de euros no Polo EUL, de um total de 3.8 M de gastos em infraestruturas. Vale sublinhar que as contas ainda terão de ser aprovadas pelos Sócios do Clube de Alvalade, na Assembleia Geral marcada para as 13h do próximo dia 29 de junho, no Multidesportivo de Alvalade.
No documento em que é apresentado o orçamento para 2025/26, o Sporting sublinha a parceria estratégica com a Universidade de Lisboa e a “avaliação essencial” para concretizar o projeto de modernização do Polo EUL. Naquele espaço, trabalham, todos os dias, centenas de jovens atletas que dão os primeiros passos no futebol, masculino e feminino, como também na natação e no râguebi.
No que diz respeito às restantes infraestruturas, o Sporting vai investir cerca de 420 mil euros no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, concretamente na renovação dos esgotos dos balneários e dos torniquetes. Por sua vez, o Pavilhão João Rocha receberá obras de manutenção do piso principal, criação de uma plataforma digital para venda de bilhetes e criação de um ‘skatepark’, nas imediações da Casa das Modalidades.
De resto, o Centro de Otimização Desportiva vai ser inaugurado no próximo mês de julho. O orçamento do Sporting sublinha que este novo espaço proporcionará “ainda mais melhorias nas condições de apoios aos atletas”, com a disponibilização de diversos serviços, tais como Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, ‘Scouting’, entre outros.