
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O avançado sueco do Sporting, Viktor Gyokeres, bisou na vitória contra o Estrela da Amadora e alcançou os 30 golos na Primeira Liga Portuguesa. Com este feito, ocupa agora o terceiro lugar no ranking da Bota de Ouro, competição organizada pela European Sports Media (ESM) que premeia o melhor marcador das ligas europeias.
No topo da classificação está Mohamed Salah, do Liverpool, com 54 pontos, seguido de Robert Lewandowski que atua pelo Barcelona, que soma 50. Gyokeres aparece na terceira posição com 45 pontos, superando nomes de peso como Kane, Mbappé e Retegui, todos com 44 pontos. O camisola 9 do Sporting é o único jogador entre os primeiros classificados cujo campeonato tem um coeficiente inferior, o que torna o seu desempenho ainda mais impressionante.
Apesar de ter mais golos do que Salah e Lewandowski, Gyokeres está atrás destes dois jogadores devido ao coeficiente do campeonato português, que apenas tem 1,5, enquanto os principais campeonatos europeus multiplicam por 2.
O sueco está a viver uma temporada absolutamente memorável, liderando a lista de melhores marcadores da Primeira Liga com 30 golos em apenas 26 jogos. Desde que chegou a Alvalade, Gyokeres tem sido uma máquina de fazer golos e continua a atrair a atenção dos maiores clubes da Europa. Com a sua capacidade física, velocidade e faro para o golo, tem demonstrado ser um dos avançados mais completos da atualidade.
A equipa de Alvalade, consciente da valorização do seu goleador, já terá estabelecido uma estratégia para a sua saída, com a cláusula de rescisão a rondar os 100 milhões de euros. Ainda assim, a direção leonina poderá negociar por um valor ligeiramente inferior, caso surjam propostas que garantam um encaixe financeiro para o clube. A grande questão agora é, com tantos clubes interessados no internacional sueco, para onde vai jogar na próxima temporada?
Clube de Alvalade está focado na reta final do campeonato, mas também já vai preparando a próxima temporada, com atenção a algumas posições
|
A equipa do Sporting está completamente focada na reta final da presente temporada, mas os dirigentes leoninos já vão preparando a próxima época dos leões. A contratação de Alisson Santos aconteceu nesse sentido, e o jornal A Bola noticia, este sábado, dia 3 de maio, que o extremo brasileiro está a ser trabalhado para ser a sombra de Francisco Trincão em Alvalade.
O jogador foi contratado ao Vitória, por 2,1 milhões de euros, e chega proveniente do Leiria, onde estava emprestado. Um jogador que começou a ser observado na era de Ruben Amorim, que era adepto das qualidades do brasileiro - os leões apenas avançaram para a contratação quando houve a aprovação de Rui Borges, apesar de Alisson não ter sido um pedido expresso do treinador verde e branco.
Com mais de um mês de trabalho na Academia de Alcochete, os sinais são positivos. Rui Borges estará muito agradado com o empenho do brasileiro, que mostra um perfil destemido, sem receio de partir em drible para cima do adversário.
De resto, o jornal A Bola avança que o extremo está a ser trabalhado para dois sistemas diferentes. No 3x4x3 utilizado pelo Sporting ao longo da temporada, o jogador tem sido preparado a extremo direito, a posição do campo ocupada, habitualmente, por Francisco Trincão, na equipa principal dos leões.
Para além disso, Alisson também está a ser testado num 4x3x3 e num 4x2x3x1, sistemas em que o Sporting não alinhou esta temporada, mas que Rui Borges procura, desde já, afinar, para serem utilizados no próximo ano. Neste cenário, o brasileiro aparece como extremo puro, colado à linha lateral do ataque verde e branco.
Treinador da equipa de Barcelos visita Lisboa já no próximo domingo, dia 4 de maio, para defrontar o conjunto dos leões, em Alvalade
|
O Sporting entra em campo este domingo, dia 4 de maio, em partida contra o conjunto do Gil Vicente a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Em vésperas do encontro, o treinador da formação de Barcelos, César Peixoto, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão da partida, e abordou Viktor Gyokeres, ponta de lança verde e branco.
O treinador do Gil Vicente não deixou de elogiar a capacidade de Viktor Gyokeres, parecendo claro que já vai pensando na melhor forma de parar o avançado sueco dos leões. César Peixoto foi confrontado com esta questão.
"Tem que ser um trabalho coletivo. Se for individual, um para um, é difícil. Ele está na melhor fase desde que chegou ao Sporting", explicou César Peixoto, antigo jogador que, recentemente, admitiu que queria ver o Benfica campeão.
De resto, o treinador do Gil Vicente também abordou a presença de Morten Hjulmand na partida, explicando que acredita que o capitão jogue pelos leões, e deixando ainda uma bicada: "Jogador de equipa grande está mais protegido. É possível ver um amarelo, mas duvido. Faz parte do futebol português".
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, frente ao Gil Vicente. O encontro, a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma minhota, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Clube de Alvalade vai ser obrigado a pagar muito dinheiro devido a uma coima que pode ter sido causada pela marca de equipamentos desportivos
|
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, divulgou, na passada sexta feira, a lista de multas referentes à 31ª. jornada da Liga Portugal Betclic, que decorreu, exatamente, no último fim de semana. Um dos destaques foi a natureza do castigo dado ao Sporting.
Relembrar que os leões se deslocaram ao Estádio do Bessa na ronda 31 do campeonato português. Contra a formação do Boavista, que luta pela manutenção, o Sporting triunfou por 5-0, mas não se livrou de uma multa de 4.080 euros.
Esta multa prende-se com atrasos da equipa do Sporting na subida ao relvado, tanto na primeira parte da partida, como na etapa complementar do jogo. Os leões ofereceram uma justificação para apenas um dos atrasos.
"O jogo iniciou-se com 4 minutos de atraso, devido à necessidade de retificar o equipamento dos jogadores do clube B. A segunda parte iniciou-se com 5 minutos de atraso, devido à chegada tardia do clube B, não apresentando qualquer justificação", pode ler-se no comunicado do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, acerca do Sporting.
Resta esclarecer o que terá sido necessário retificar nos equipamentos do Sporting, fornecidos pela marca norte americana Nike. De qualquer maneira, são mais de quatro mil euros em multas para Frederico Varandas pagar. O Boavista foi multado em quase três mil euros durante a partida.