
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O avançado sueco do Sporting, Viktor Gyokeres, bisou na vitória contra o Estrela da Amadora e alcançou os 30 golos na Primeira Liga Portuguesa. Com este feito, ocupa agora o terceiro lugar no ranking da Bota de Ouro, competição organizada pela European Sports Media (ESM) que premeia o melhor marcador das ligas europeias.
No topo da classificação está Mohamed Salah, do Liverpool, com 54 pontos, seguido de Robert Lewandowski que atua pelo Barcelona, que soma 50. Gyokeres aparece na terceira posição com 45 pontos, superando nomes de peso como Kane, Mbappé e Retegui, todos com 44 pontos. O camisola 9 do Sporting é o único jogador entre os primeiros classificados cujo campeonato tem um coeficiente inferior, o que torna o seu desempenho ainda mais impressionante.
Apesar de ter mais golos do que Salah e Lewandowski, Gyokeres está atrás destes dois jogadores devido ao coeficiente do campeonato português, que apenas tem 1,5, enquanto os principais campeonatos europeus multiplicam por 2.
O sueco está a viver uma temporada absolutamente memorável, liderando a lista de melhores marcadores da Primeira Liga com 30 golos em apenas 26 jogos. Desde que chegou a Alvalade, Gyokeres tem sido uma máquina de fazer golos e continua a atrair a atenção dos maiores clubes da Europa. Com a sua capacidade física, velocidade e faro para o golo, tem demonstrado ser um dos avançados mais completos da atualidade.
A equipa de Alvalade, consciente da valorização do seu goleador, já terá estabelecido uma estratégia para a sua saída, com a cláusula de rescisão a rondar os 100 milhões de euros. Ainda assim, a direção leonina poderá negociar por um valor ligeiramente inferior, caso surjam propostas que garantam um encaixe financeiro para o clube. A grande questão agora é, com tantos clubes interessados no internacional sueco, para onde vai jogar na próxima temporada?
Consultor de Comunicação e adepto dos leões aproveitou o seu espaço de opinião no Jornal Record para falar da luta pelo título nacional
|
Numa altura em que faltam poucas partidas para o fim do campeonato, e a luta pelo título nacional está ao rubro, André Pinotes Batista aproveitou o seu espaço de opinião no Jornal Record para falar da corrida entre Sporting e Benfica pela Liga Portugal Betclic, com algumas críticas pelo caminho.
Começou por falar do estado do futebol em Portugal: “A apenas sete jornadas do fim do campeonato, uma rápida revista de imprensa ou televisão basta para constatar o óbvio: o processo de condicionamento arbitral está em marcha”.
Prosseguiu, com a mesma ideia: “Dir-se-á que é tudo normal, ou dentro do habitual, mas não me resigno. Talvez por ser neto de um ex-árbitro que foi, simultaneamente, o homem mais sério que conheci na vida. Talvez porque me compadeço quando o forte, fazendo uso do seu porte, reprime o fraco. Quiçá porque recuso a explicação de que há uma dimensão cultural – latina – na transformação da paixão em falta de educação”.
O consultor de comunicação, e adepto do Sporting, explicou, de seguida, que esta é uma tendência normal em Portugal, quando os campeonatos são renhidos, enquanto dissertava sobre a necessidade de conseguir ganhar limpo e não procurar outro tipo de estratégias.
Terminou, da seguinte forma: “Com Sporting e Benfica ombro a ombro e apenas 21 pontos em disputa, o sistema já está todo ao lume (...) À arbitragem portuguesa desejo que consiga não ser notícia, o escrutínio será elevado, os podres poderes agitar-se-ão e é – nesta reta final – que os juízes lusos dispõem de uma oportunidade de ouro para rebater a crítica, infundada, de que a nossa arbitragem é genericamente má. Erros vão acontecer. Que sejam erros honestos e se deixe a decisão à arte de técnicos e futebolistas”, rematou André Pinotes Batista.
Período do Viking de Alvalade nos leões parece estar a chegar ao fim, e há muitos interessados em levar o sueco para longe de Lisboa
|
Viktor Gyokeres tem sido o grande destaque do Sporting Clube de Portugal desde que chegou ao Clube, no verão de 2023. No entanto, os leões podem estar a disputar os últimos jogos com o Viking de Alvalade na equipa, uma vez que há muitos interessados em levá-lo para longe de Lisboa na próxima janela de transferências, com um novo pretendente diretamente da Arábia Saudita.
Em primeira instância, existem os clubes da Premier League. Já se sabe do interesse de Manchester United, Liverpool e Arsenal, três dos maiores clubes em Inglaterra. Os gunners já terão mesmo iniciado os contactos com os representantes do jogador do Sporting.
Para além de Inglaterra, existe também a possibilidade de rumar ao campeonato espanhol. O Barcelona surge como outro dos interessados em Viktor Gyokeres, uma opção que aparentemente agradaria ao avançado sueco.
Surgem, agora, novas notícias em relação ao futuro do ponta de lança do Sporting. O portal Foot Mercato avança que o Al Qadisiya, clube da Arábia Saudita, que disputa a Saudi Pro League onde também joga Cristiano Ronaldo, está muito interessado em Viktor Gyokeres.
Os sauditas já sabem que terão de gastar uma quantia a rondar os 65 milhões de euros para poderem contar com o avançado do Sporting. Esse valor está, contudo, dentro das possibilidades financeiras dos sauditas, e é possível que tentem iniciar conversas com o Clube de Alvalade em breve.
Médio formado nos verdes e brancos rumou à Premier League no mercado de verão de 2024, com os verdes e brancos a faturarem 15 milhões de euros
|
O Southampton tem realizado uma temporada para esquecer em Inglaterra. A equipa onde joga o ex-médio do Sporting Mateus Fernandes está em apuros na Premier League, ocupando o último lugar da classificação, sendo que a descida de divisão é um dado praticamente adquirido, um ano depois da subida. Os saints tentam ainda evitar o pior registo de sempre na história do campeonato inglês.
Os escassos nove pontos amealhados pela equipa do sul de Inglaterra, em 29 jornadas, são fruto de duas vitórias, frente a Everton e Ipswich, e três empates – diante do Fulham, do ex-técnico do Sporting Marco Silva, Brighton e Ipswich. A equipa está já a 20 pontos de distância da primeira equipa acima da zona de despromoção - o Wolverhampton, de Vítor Pereira, que soma 29 pontos.
Para evitar o pior registo da história da Premier League, o Southampton precisa de somar, pelo menos, mais três pontos, para superar os 11 pontos somados pelo Derby County em toda a temporada 2007/08, com apenas um triunfo conseguido. Resta saber se a equipa do ex-Sporting conseguirá evitar esse registo.
Nesta luta pela honra da equipa, o internacional sub-21 português Mateus Fernandes será certamente um elemento-chave. Habitual titular no meio-campo da equipa orientada pelo croata Ivan Juric, o jovem de 20 anos soma um total de 33 jogos pelo clube esta época, em todas as competições – está no topo da lista dos mais utilizados a par do nigeriano Joe Aribo -, com dois golos marcados e quatro assistências.
O médio, que o Southampton contratou ao Sporting no início da época por 15 milhões de euros, deve, por isso, continuar a ser aposta nos saints nas últimas nove jornadas da Premier League. Até ao final do campeonato, o Southampton vai defrontar, em casa, Crystal Palace, Aston Villa, Fulham, Manchester City e Arsenal, além de se deslocar aos terrenos de Tottenham, West Ham, Leicester City e Everton.