Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Gyokeres vai sair do Sporting, mas diz ter 'missão' antes de deixar Alvalade

Avançado verde e branco é a principal arma do plantel comandado por Rui Borges e soma vários interessados pela Europa fora

Viktor Gyokeres, craque do Sporting, tem inúmeros tubarões europeus a analisar possível contratação aos verdes e brancos
Viktor Gyokeres, craque do Sporting, tem inúmeros tubarões europeus a analisar possível contratação aos verdes e brancos

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres vai sair do Sporting, mas antes quer atingir os 100 golos pelo Clube de Alvalade. O sueco deixou o objetivo bem definido desde há algum tempo, visto ter como objetivo deixar Alvalade de forma triunfante, com o bicampeonato e grandes memórias para os adeptos.


O 'camisola 9' dos verdes e brancos terá mais três jogos pela frente: Benfica, Vitória de Guimarães e novo duelo frente aos encarnados, para a Taça de Portugal. No total, o matador leonino terá de fazer o gosto ao pé em mais cinco ocasiões, para atingir a tão esperada marca.


Caso alcance os 100 remates certeiros, Gyokeres irá ultrapassar o recorde que pertence a Cristiano Ronaldo e Erling Haaland. O português e o norueguês precisaram de 105 partidas para fazer 100 golos, algo que o ponta de lança do Sporting poderá alcançar em 102 encontros.


Como motivação, além de poder ultrapassar Cristiano Ronaldo, Gyokeres está na corrida pela Bota de Ouro com Mohamed Salah. O avançado do Liverpool tem vantagem no multiplicador da UEFA, visto que cada golo na Premier League vale 2.0 pontos, enquanto em Portugal apenas conta 1.5. Para já, o craque do Sporting soma 57 pontos, frente aos 56 de egípcio que tem, no entanto, um encontro a mais para disputar.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.


Confira este momento de Viktor Gyokeres com os adeptos do Sporting:


Futebol

Exclusivo Leonino: Cadete revela melhor Sporting - Benfica da carreira e admite 'golpe' dos árbitros

Antigo jogador dos verdes e brancos relembra episódios caricatos que vêm prejudicando o Clube de Alvalade e fala ainda da capacidade de Viktor Gyokeres

Exclusivo Leonino - Jorge Cadete recorda dérbis marcantes entre Benfica e Sporting e avisa leões quanto às arbitragens
Exclusivo Leonino - Jorge Cadete recorda dérbis marcantes entre Benfica e Sporting e avisa leões quanto às arbitragens

  |

Icon Comentário0

Jorge Cadete acredita numa vitória do Sporting na Luz. Neste Exclusivo Leonino, o antigo jogador dos leões admite ter dois dérbis marcantes na sua carreira, mostrando-se algo preocupado com o que poderá ser a arbitragem de João Pinheiro, visto que o Clube de Alvalade vem sendo prejudicado há "largos anos".


"Prejudicados nos últimos tempos? Nos últimos largos tempos! Largos, largos, largos. Quase sempre", admite o já retirado futebolista, garantindo que, esta época, os leões têm motivos de queixa, principalmente quando João Pereira assumiu o comando técnico dos verdes e brancos. Cadete admite que "também os pequenos são prejudicados" devido à "qualidade de arbitragem" em Portugal, mas que, "para os grandes, os erros podem valer a perda de título", situação que os adeptos do Sporting temem no dérbi apitado por João Pinheiro.


"Primeiro dérbi na estreia como sénior foi logo em Alvalade"


Desafiado a lembrar um dérbi marcante, Cadete recorda a época 1987/88, em que o Sporting empatou 1-1 na receção ao Benfica, na quinta jornada do campeonato: "O primeiro, logo no primeiro de estreia como sénior, foi logo em Alvalade, Sporting - Benfica. É um dos mais marcantes porque foi a minha estreia e foi o meu primeiro dérbi em Alvalade".

Duelo com Álvaro Magalhães


"Na altura o Benfica tinha uma ala esquerda que era fabulosa, que era o Álvaro Magalhães e o Chalana. O Álvaro Magalhães praticamente fazia o corredor todo para libertar o Chalana. O que é certo é que eu joguei praticamente 50 e tal ou 60 minutos e a única coisa que o Keith Burkinshaw (treinador dos leões) me pediu na altura foi não vais deixar o Álvaro subir", recorda. "Praticamente não joguei quase nada, não é? Também não tive muito jogo pelo corredor direito, mas o que é certo é que o Álvaro Magalhães não subiu uma única vez. Sempre que ele tentava subir e o jogo não estava daquele lado, eu punha-me nas costas dele e ele já não subia porque disse 'este miúdo agora é raçudo, é super rápido, não posso, se vou subir estou marcado'".

Carlos Queiroz culpado do 6-3

Seis épocas mais tarde (1994/95), os encarnados venciam em Alvalade por 6-3, com hat-trick de João Vieira Pinto. Cadete não esquece o pesado resultado e a decisão polémica de Carlos Queiroz em recuar Nuno Capucho para lateral-esquerdo: "É um dérbi marcante, porque estamos a ganhar 1-0 aos 7 minutos de jogo, um golo meu. O Benfica faz o empate e o Figo faz aos 21 minutos ou aos 22 minutos, faz o 2-1. Depois veio o 2-2 e o mestre da estratégia, o professor Carlos Queiroz, tira o Paulo Torres, mete o Capucho a defesa esquerdo".

"Uma mudança fabulosa, não é?", recorda Cadete, com Ironia. "Quer dizer, o Capucho que era um jogador super ofensivo e atacante, nunca foi defesa, nunca jogou a médio esquerda, nem a defesa esquerdo. E pronto... o Benfica foi pelo corredor e o João Pinto fez três golos".

"Gyokeres é mais completo do que Jardel"

O Sporting tem, para o dérbi de sábado, esperança em Viktor Gyokeres, goleador-mor dos leões. Cadete acredita que o sueco "é bem mais completo que Mário Jardel": "Podemos comparar em termos de golos, porque em jogo jogado, o Gyokeres é muito acima do Jardel. O Jardel tinha aquela estatura, mas era um jogador que praticamente jogava só dentro da área. Bolas paradas, cabeceamentos. Cabeceava muito bem, mas o Gyokeres é um avançado muito mais completo que o Jardel, que foi um avançado fabuloso", termina.


Futebol

Bruno de Carvalho reage à acusação de corrupção a favor do Benfica e ataca ex-jogador do Sporting

Antigo Presidente dos verdes e brancos comentou o caso que envolve tentativas de beneficiar o clube encarnado na luta pela conquista do campeonato

Bruno de Carvalho, ex-Presidente do Sporting, reagiu ao mais recente caso de corrupção a envolver o Benfica, deixando muitas críticas
Bruno de Carvalho, ex-Presidente do Sporting, reagiu ao mais recente caso de corrupção a envolver o Benfica, deixando muitas críticas

  |

Icon Comentário0

Miguel Pinho, empresário de Gonçalo Inácio e Bruno Fernandes, entre outros jogadores, está a ser acusado pelo Ministério Público de corrupção desportiva, por ter procurado favorecer o Benfica na luta pela conquista do campeonato, na época 2015/16. Bruno de Carvalho – Presidente do Sporting à data – já reagiu ao caso, com muitas críticas, incluindo ao ex-capitão da equipa leonina.


“A que se refere a acusação: Época 15/16, célebre jogo do Benfica com o Marítimo. [Bruno Fernandes] é um dos jogadores que rescindiu e que depois voltou porque o terror acabou com alterações no contrato. O tempo é uma maravilha...”, escreveu Bruno de Carvalho, numa publicação na rede social X.


Vale lembrar que, segundo a acusação do Ministério Público, Miguel Pinho terá pago um montante a rondar os 30 mil euros a Edgar Costa, jogador do Marítimo, para favorecer o Benfica, antes do jogo entre insulares e encarnados na penúltima jornada do campeonato, na época 2015/16. As águias venceram o encontro por 2-0.


Foi encontrada troca de correspondência entre Miguel Pinho e o jogador português que, atualmente, ainda representa o Marítimo. Nos emails, o agente pedia ao atleta para jogar mal contra o Benfica, evitando rematar à baliza, por exemplo. Em contrapartida, caso cumprisse o que lhe era pedido, estaria a ser prometido a Edgar Costa, um "novo contrato de trabalho, melhor remunerado num outro clube". Na temporada 2015/16, a equipa do Sporting, treinada por Jorge Jesus, terminou o campeonato no segundo lugar da classifiSportingcação, apenas dois pontos atrás do Benfica.

De resto, Miguel Pinho já tinha tido problemas com a justiça anteriormente, em relação ao ‘caso dos e-mails’, também a envolver o Benfica. Foi exatamente desses emails que o Ministério Público extraiu a informação de que resulta, agora, este novo processo.


Confira a publicação:


Futebol

Daniel Oliveira não fica calado antes do Benfica - Sporting: "Soube agora que..."

Jornalista é confesso adepto do Clube de Alvalade e lamenta situação que faz correr muita tinta a dois dias do dérbi que decide contas do campeonato

Daniel Oliveira, adepto do Sporting, critica escolha inusitada antes de os leões visitarem o terreno do Benfica
Daniel Oliveira, adepto do Sporting, critica escolha inusitada antes de os leões visitarem o terreno do Benfica

  |

Icon Comentário0

A escolha de João Pinheiro para arbitrar o dérbi do próximo sábado entre Benfica e Sporting, decisivo para a atribuição do título de campeão nacional, continua a gerar fortes reações. Uma das mais sonantes veio de Daniel Oliveira, jornalista, comentador político, conhecido adepto do Sporting, que não poupou nas críticas.


Através da rede social X (antigo Twitter), deixou no ar uma ironia certeira: “Não tinha decidido se ia ficar em Lisboa para o derby. Soube agora que o árbitro será João Pinheiro. Montemor me espera", admitindo não assistir à partida no Estádio da Luz.


Não é a primeira vez que Daniel Oliveira manifesta publicamente desagrado em relação ao juiz de Braga. Já em fevereiro, após o clássico entre Porto e Sporting, a sua indignação foi partilhada através do Instagram. Na altura, publicou uma imagem do árbitro João Pinheiro acompanhada da legenda: “A arte de estragar um Clássico.”


A nomeação de João Pinheiro para o dérbi da Luz - que obrigou Rui Borges a uma proibição ao plantel - foi oficializada esta quarta-feira e rapidamente dominou o debate nas redes sociais. O juiz da Associação de Futebol de Braga voltará assim a apitar um jogo de alto risco, depois de já ter estado envolvido em várias partidas marcadas por polémicas, principalmente com o Sporting.

Os leões lembram-se bem de encontros anteriores dirigidos por João Pinheiro que acabaram com muitas queixas sobre decisões disciplinares e lances controversos. A nomeação reacende por isso, a discussão sobre o facto de o Conselho de Arbitragem nomear repetidamente o mesmo árbitro para jogos grandes envolvendo os mesmos clubes. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Santana Lopes atira-se à FPF para defender Sporting
Futebol

Santana Lopes atira-se à FPF para defender Sporting

 

Icon Comentário0
Futebol na TV (8 de maio): Ruben Amorim a um jogo da final da Liga Europa
Futebol

Futebol na TV (8 de maio): Ruben Amorim a um jogo da final da Liga Europa

 

Icon Comentário0
Recusou assinar pelo Sporting e ajuda Abel Ferreira a vencer no Cerro Porteño - Palmeiras
Futebol

Recusou assinar pelo Sporting e ajuda Abel Ferreira a vencer no Cerro Porteño - Palmeiras

 

Icon Comentário0