Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Histórico do Sporting contra emblemas franceses é animador

No que toca ao histórico frente a equipas gaulesas, o Clube de Alvalade, até agora, apresenta um registo positivo, que dá esperanças a Rui Borges

Recebendo o PSG em casa, a contar para a 7.ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões, o Sporting tem um histórico favorável frente a clubes franceses
Recebendo o PSG em casa, a contar para a 7.ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões, o Sporting tem um histórico favorável frente a clubes franceses

20 Jan 2026 | 11:49 |

Icon Comentário0

O PSG será o 12.º emblema gaulês que será adversário do Sporting nas competições europeias. Muitas histórias, muitos duelos que se pautaram pelo equilíbrio, como aliás dizem os números. Diante de equipas gaulesas este será o 25.º jogo diante dos leões que apresentam um saldo, ainda assim, favorável, pois registam 11 vitórias, cinco empates e oito derrotas.


O atual campeão da prova vai juntar-se a outros emblemas que já desfilaram em Alvalade. A saber: Lille, Lyon, Marselha, Bordéus, Bastia, Auxerre, Monaco, Saint-Étienne, Montpellier, Metz e Sochaux. Total, 37 golos marcados, 28 sofridos. Em Alvalade,  contar-se-á uma nova história, diante do colosso francês.


Jogo grande na Champions com o Sporting - que é destaque na UEFA - a vestir fato de gala para receber o gigante parisiense. Uma equipa recheada de estrelas, alguns dos melhores a nível planetário, numa noite especial nas bancadas de Alvalade que vão poder voltar a ver um dos ‘filhos’ da casa, Nuno Mendes.


Um obstáculo de exigência máxima, mais um nesta caminhada na liga milionária, que o emblema verde e branco terá de tentar ultrapassar até porque mantém intactas as ambições em continuar em prova após esta fase de liga da competição europeia.

Recorde-se que os leões entram em campo esta terça-feira, dia 20 de janeiro, frente ao Paris Saint-Germain. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da formação orientada por Luis Enrique, terá início às 20h00, em Alvalade



Futebol

Atacante do Sporting só volta em fevereiro e falha duelo decisivo da Champions com o Athletic Bilbao

Elemento fundamental do ataque dos leões tem regresso marcado para o próximo mês e fica de fora no jogo contra a equipa basca

Após lesão frente ao V. Guimarães, em janeiro, Fotis Ioannidis regressará, provavelmente, depois do encontro frente ao Athletic Bilbao, desfalcando o Sporting
Após lesão frente ao V. Guimarães, em janeiro, Fotis Ioannidis regressará, provavelmente, depois do encontro frente ao Athletic Bilbao, desfalcando o Sporting

20 Jan 2026 | 11:45 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis contraiu no encontro frente ao Vitória de Guimarães, a 6 de janeiro, na meia-final da Allianz Cup, um traumatismo no ligamento do joelho esquerdo, uma lesão semelhante à sofrida diante do Santa Clara, para a Liga, no início de novembro, e só volta em fevereiro.


A Unidade de Performance do Clube de Alvalade não quer arriscar um milímetro que seja no processo de recuperação do atacante grego, pois não pretende mais recaídas, não apontando um prazo específico para o retorno do avançado à competição.


No entanto, segundo é apurado pelo jornal A Bola, o camisola 89 poderá retornar no encontro diante do Nacional, referente à jornada 20 da Liga Portugal Betclic, em partida agendada para o fim de semana de 1 de fevereiro. Nesta perspetiva, Ioannidis falhará o encontro desta terça-feira com o PSG, o de sábado diante do Arouca e, ao que tudo indica, a deslocação a Bilbau para o encontro com o Athletic, referente à última jornada da fase regular da Liga dos Campeões.


A ausência do helénico para Rui Borges - que já fez a antevisão à partida frente ao PSG -, surge numa altura em que já foi confirmada a saída de Rodrigo Ribeiro rumo aos alemães do Augsburgo. O técnico tem recorrido, na posição específica de ponta de lança, a Rafael Nel, um jogador mais móvel do que Ioannidis.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.



Futebol

'L’Équipe' dá destaque a figura chave do Sporting: "Nunca saboreou a elite como jogador"

Pilar dos leões foi alvo de um retrato aprofundado por parte do jornal francês, que recuou ao passado do mesmo antes do duelo com o PSG

Rui Borges foi alvo de um retrato aprofundado do 'L’Équipe', que recuou ao passado do treinador do Sporting antes do duelo com o PSG
Rui Borges foi alvo de um retrato aprofundado do 'L’Équipe', que recuou ao passado do treinador do Sporting antes do duelo com o PSG

20 Jan 2026 | 11:41 |

Icon Comentário0

Rui Borges foi alvo de um retrato aprofundado do 'L’Équipe', que recuou ao passado do treinador do Sporting antes do duelo com o PSG, em Alvalade. A publicação francesa foi ouvir quem privou com o técnico leonino enquanto jogador. O jornal sublinha que o treinador - que conta com várias baixas para o duelo com o PSG - nunca chegou à elite enquanto futebolista.


L’Équipe: "Nunca saboreou a elite como jogador"


"Nunca saboreou a elite como jogador", escreve, contrastando o percurso discreto nas quatro linhas com o estatuto atual do técnico. Aos 44 anos, é apresentado como o homem forte do Sporting, depois de ter conduzido os leões à dobradinha na época passada, um feito que o clube não alcançava desde 2002.


Carlos Correia, antigo treinador e ex-presidente do Mirandela, reforça a ideia de que o perfil de líder já era visível nos tempos de jogador. "O Rui sabia unir o grupo, queria sempre perceber os diferentes exercícios, o porquê das coisas serem feitas", recorda ao diário desportivo. O dirigente destaca ainda traços que se mantêm intactos: "Era um estudante do jogo, com muita vontade de aprender, e sobretudo uma pessoa muito positiva".

Segundo o L’Équipe, a chegada de Rui Borges a Alvalade não foi isenta de desconfiança. Numa fase inicial, o treinador optou por adaptar o modelo, utilizando três centrais, num esquema mais próximo daquele que Ruben Amorim havia implementado. "Voltou ao seu sistema esta época", sublinham, apontando os resultados como prova da aposta certa.


Com um estilo de jogo atrativo e números expressivos, os "50 golos marcados em 18 jogos do campeonato", Rui Borges já deixou marca também na Europa, com três vitórias consecutivas em casa na Liga dos Campeões: "Trabalhou toda a carreira para um projeto como o do Sporting e não tenho dúvidas de que continuará a ter sucesso e chegará ao topo", disse Carlos Correia.


Futebol

Presidente do PSG visitou restaurante de fervoroso adepto do Sporting

Líder do emblema francês está em Portugal em virtude do encontro da sétima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões

Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain, passou pela capital portuguesa e visitou restaurante de conhecido adepto do Sporting
Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain, passou pela capital portuguesa e visitou restaurante de conhecido adepto do Sporting

20 Jan 2026 | 11:18 |

Icon Comentário0

Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain, passou pela capital portuguesa, esta segunda-feira, dia 20 de janeiro, e marcou presença no restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, num momento descontraído antes do jogo com o Sporting. A visita foi partilhada por Pedro Cardoso, fervoroso adepto do Clube de Alvalade e proprietário do estabelecimento.


O líder do emblema francês está em Portugal em virtude da sétima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual os parisienses vão defrontar os leões no Estádio José Alvalade. O encontro está agendado para as 20h00 desta terça-feira e promete ser decisivo para as aspirações europeias de ambas as equipas.


No post publicado, pode ler-se uma mensagem de boas-vindas: "A 'preparação' do PSG - Paris Saint-Germain para o jogo, em Alvalade, com o Sporting, da UEFA Champions League, também passou pelo Solar dos Presuntos. Sempre uma enorme satisfação, receber o presidente Nasser Al-Khelaifi!"


Os leões já disputaram seis jogos na prova, somando dez pontos. Os comandados de Rui Borges venceram o Kairat, em Alvalade, por 4-1, perderam 2-1 na deslocação a Nápoles, triunfaram na receção ao Marselha, por 2-1, empataram com a Juventus, em Turim (1-1), venceram o Club Brugge, em casa, por 3-0, e foram derrotados pelo Bayern na última ronda (3-1).

Já o treinador Luis Enrique, em antevisão ao encontro frente à turma de Rui Borges, desdobrou-se em elogios relativos ao Clube de Alvalade e não exclui a hipóteses de um dia vir mesmo a ser o técnico do emblema verde e branco (Recorde AQUI as palavras).


Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting leva meia dezena de jogos sempre a perder e técnico diz: "Foi uma derrota nos detalhes"
Futebol

Sporting leva meia dezena de jogos sempre a perder e técnico diz: "Foi uma derrota nos detalhes"

20 Jan 2026 | 10:37

Icon Comentário0
Geny Catamo questionado sobre se vai renovar com o Sporting
Futebol

Geny Catamo questionado sobre se vai renovar com o Sporting

20 Jan 2026 | 10:08

Icon Comentário0
Treinador que venceu duas Ligas dos Campeões admite treinar o Sporting
Futebol

Treinador que venceu duas Ligas dos Campeões admite treinar o Sporting

20 Jan 2026 | 09:38

Icon Comentário0