![Última hora! Avançado do Sporting lesiona-se e já se sabe o tempo de paragem](/storage/media-items/images/2024/07/sporting-adeptos-estadio-jose-alvalade_20240725102930.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Flávio Costa e Bernardo Palmeiro, substitutos de Hugo Viana em Alvalade, já começaram a trabalhar para os próximos mercados de transferências. Georgios Vagiannidis, lateral-direito do Panathinaikos, é alvo do Sporting e vê com bons olhos uma mudança para o plantel de Rui Borges. O negócio poderá ser realizado por uma verba de cerca de 8 milhões de euros.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o grego - atualmente lesionado - soube do interesse dos verdes e brancos através do agente. O Sporting chegou, inclusive, a fazer uma proposta no mercado de janeiro, mas os trifylli recusaram todas as ofertas por jogadores chave, uma vez que estão focados em bons resultados no campeonato helénico.
No entanto, o Panathinaikos está algo apertado com o fairplay financeiro e, dessa forma, os responsáveis leoninos estão confiantes num negócio no verão. Dos 8 milhões de euros mencionados, 7M serão pagos a pronto, e 1M irá depender do cumprimento de objetivos coletivos e pessoais.
A mesma fonte revela que, além do Sporting, também o Braga tem o jogador numa lista de possíveis reforços. No entanto, o emblema Minhoto nunca avançou concretamente, tampouco perguntou detalhes de um possível acordo. Ainda assim, o atleta agrada à direção braguista.
Esta temporada, Georgios Vagiannidis - avaliado em 6 milhões de euros - soma um golo e uma assistência em 28 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.136 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com três internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Internacional japonês já se encontra a contas com o quarto problema físico da época, isto depois de ter saído com queixas do duelo diante do Borussia Dortmund
|
Hidemasa Morita vai ficar afastado dos relvados por, pelo menos, cinco jogos. O internacional japonês esteve ausente do treino desta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, e já se sabe que a nova paragem, a quarta desta época, não será tão curta quanto se pensou inicialmente.
De acordo com o jornal 'Record', Morita não deverá fazer parte das opções de Rui Borges durante as próximas três semanas, o que significa que deverá ser baixa para os confrontos com Arouca, já no próximo sábado, com Dortmund, na próxima quarta-feira, com AVS, a 23 deste mês, com Gil Vicente, quatro dias depois, e, por fim, com Estoril, no início de março.
O médio nipónico junta-se, assim, à extensa lista de jogadores do Sporting com problemas físicos, situação delicada que tem afetado o Clube verde e branco e que tem, também, motivado diversas críticas por parte de comentadores e figuras ligadas ao mesmo.
O Sporting realiza, na manhã esta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, mais uma sessão de trabalhos em Alcochete, na Academia Cristiano Ronaldo, com Rui Borges a fazer, também, a habitual conferência de antevisão ao duelo, pelas 12h30, no Auditório Artur Agostinho.
A formação verde e branca volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, frente ao Arouca. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra tem pontapé de saída agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade e já é conhecido o árbitro que apita o duelo da 22.ª jornada do campeonato nacional.
Há um jogador que está a preocupar o treinador dos leões e em causa está o embate da 23.ª jornada do campeonato nacional, diante do emblema da Vila das Aves
|
O Sporting enfrenta o AVS no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 18h00, na 23.ª jornada do campeonato nacional, na Vila das Aves, e Maxi Araújo corre o risco de ser baixa para o duelo, situação que preocupa, naturalmente, o treinador Rui Borges.
Tudo isto porque o ala já conta com quatro cartões amarelos na competição, estando a apenas um de distância de ser castigado com um jogo de suspensão. Assim sendo, e caso Maxi seja, uma vez mais, amarelado diante do Arouca, no próximo sábado, Rui Borges já sabe que terá forçosamente de mexer na equipa habitualmente titular.
O último amarelo mostrado ao internacional uruguaio teve lugar no Estádio do Dragão e em causa esteve uma falta comida diante do Porto, no Clássico, jogo esse que, como tem sido tema ao longo da semana, ficou marcado por algumas decisões polémicas de João Pinheiro.
Maxi Araújo tem sido muito utilizado por Rui Borges e, esta época, com a listada verde e branca, já disputou 30 jogos, tendo feito dois golos - diante de Estrela da Amadora e Manchester City - e apontando ainda mais duas assistências, exibições que lhe têm valido elogios.
Recorde-se que o Sporting joga amanhã, dia 15 de fevereiro, frente ao Arouca. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra tem pontapé de saída agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade, e até já é conhecido o árbitro que apita o duelo da 22.ª jornada do campeonato nacional.
Avançado búlgaro chegou a Alvalade rotulado de craque, mas nunca convenceu e acabou mesmo dispensado dos verdes e brancos
|
Valeri Bojinov nasceu no dia 15 de fevereiro de 1986 e começou a sua jornada no futebol em Malta, onde deu os primeiros toques na bola ao serviço do Pietà Hotspurs. Com apenas 14 anos, o seu talento levou-o a ser contratado pelo Lecce, clube italiano onde concluiu a sua formação. No dia 22 de janeiro de 2002, ainda com 15 anos, tornou-se o jogador estrangeiro mais jovem de sempre a disputar um jogo na Serie A, começando a destacar-se como uma das grandes promessas do futebol europeu.
A ascensão meteórica levou-o à Seleção da Bulgária, onde se estreou no Euro 2004, com apenas 18 anos. No início de 2005, a Fiorentina pagou 13 milhões de euros para garantir o seu passe. Em Florença, brilhou ao lado de Luca Toni, mostrando a sua versatilidade ao atuar tanto como avançado de referência como descaído para os flancos.
O seu desempenho chamou a atenção da Juventus, que o contratou por empréstimo na temporada 2006/07. Apesar de contribuir para a subida da equipa à Serie A após o escândalo do Calciopoli, a Juve não exerceu a opção de compra. O destino seguinte foi o Manchester City, que pagou cerca de 8 milhões de euros pelo jogador, atualmente foi o Sporting que "roubou" um jogador à equipa inglesa. No entanto, a passagem por Inglaterra ficou marcada por graves lesões, que o impediram de ter êxito na Premier League.
Depois de um período conturbado, Bojinov regressou a Itália para jogar no Parma, inicialmente por empréstimo, acabando por assinar um contrato de cinco temporadas. No entanto, a segunda época no clube não correu como esperado e passou a ter um papel secundário. Em 2011, mudou-se para Portugal, onde assinou pelo Sporting, por 2,6 milhões de euros. A experiência em Alvalade ficou marcada por um episódio polémico: num jogo da Taça da Liga frente ao Moreirense, desrespeitou as ordens do treinador ao insistir em marcar um penálti, que falhou, o que levou à sua suspensão e posterior empréstimo ao Lecce.
Com um contrato longo e um salário elevado, o Sporting tentou desvincular-se do jogador, mas as tentativas de colocação falharam. Em 2013, o clube rescindiu unilateralmente com Bojinov, alegando abandono do posto de trabalho, depois de este ter treinado no Slávia de Sófia sem autorização. A partir daí, a sua carreira entrou em declínio, passando por diversos clubes, incluindo Levski Sófia, Partizan Belgrado e até pelo futebol chinês. De leão ao peito chegou a realizar apenas 16 jogos e marcou 3 golos.
Em outubro de 2023, após uma longa lista de clubes e sem nunca recuperar o brilho dos primeiros anos, Bojinov decidiu pendurar as botas no Kostenets, encerrando assim uma carreira marcada por grandes expectativas não alcançadas, mas também por outros grandes momentos de instabilidade e decisões infelizes. Ao longo da sua carreira, Bojinov disputou 513 jogos oficiais por 19 equipas diferentes, marcando 122 golos no total.