Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

INVASÃO À ACADEMIA SPORTING? ESPECIALISTA SEM DÚVIDAS: "NÃO EXISTIAM RAZÕES PARA UMA RESCISÃO POR JUSTA CAUSA POR PARTE DOS JOGADORES"

Advogado deixa o seu parecer, em especial sobre o caso ainda em andamento de Rafael Leão

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Esta segunda-feira, dia 15 de maio, faz cinco anos desde o ataque à Academia do Sporting. Posto isto, o jornal Record falou com vários figuras que estiveram ligadas ao processo, entre elas, o advogado Juan de Dios Crespo Pérez, que representou o Clube de Alvalade nos processos que dizem respeito às rescisões de contrato por justa causa.


Em declarações ao diário desportivo, o profissional conhecido como 'Messi da advocacia', voltou a vincar que os nove jogadores que rescindiram por justa causa, não tinham razão para o mesmo.


"Para mim, ficou claro desde o início que não existiam razões para uma rescisão por justa causa por parte dos jogadores para terminar os seus contratos. A rescisão unilateral deve ser sempre a última alternativa e aqui, neste caso, os jogadores aplicaram esta finalidade sem qualquer base legal, já que o clube não foi responsável pela situação", começou por referir, falando ao pormenor de cada caso.


"Os casos de rescisão de cada jogador do Sporting foram analisados sobretudo localmente através dos advogados portugueses do Sporting. Eu apenas atuei pelo Sporting na FIFA e no TAS", lembrou ainda.

Rui Patrício, Battaglia, William Carvalho, Bruno Fernandes, Rúben Ribeiro, Gelson Martins, Podence, Rafael Leão e Bas Dost foram os futebolistas que entregaram as cartas de rescisão em 2018, que gerou toda uma maré de acontecimentos no Clube de Alvalade: desde a saída de Jorge Jesus à destituição de Bruno de Carvalho, até à Comissão de Gestão liderada por Sousa Cintra - que acabou por garantir os regressos de Bas Dos, Battaglia e Bruno Fernandes; tendo ainda negociado a saída de William para o Betis.


Mais tarde, o dossiê acabou por 'sobrar' para Frederico Varandas, eleito Presidente dos leões a 8 de setembro de 2018. A partir daqui, somam-se as as transferências de William Carvalho (17 milhões de euros), Bas Dost (7 milhões, para o Frankfurt), Rui Patrício (18 milhões, para o Wolverhampton), Gelson Martins (22,5 milhões, para o At. Madrid e Podence (7 milhões, para o Olympiacos).

No que toca aos restantes processos, Rúben Ribeiro acabou por ter a FIFA do seu lado na rescisão por justa causa com os verdes e brancos, apesar de não ter tido o direto de ser indemnização por parte do Clube.

Por fim, resta Rafael Leão, o caso que tem vindo a fazer correr mais tinta e que ainda está a ser debatido nos tribunais. No caso do avançado, a FIFA definiu que o jogador e o Lille, emblema para onde seguiu depois de sair do Sporting, têm de pagar a dívida aos leões, que está nos 22 milhões de euros.

No entanto, a SAD leonina pretende receber 45 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão do jogador aquando da sua saída de Alvalade. Sobre esta situação, Juan de Dios Crespo Pérez acredita que ainda tem pano para mangas.

"Caso Leão? Não é certo que a FIFA tenha dado razão a Leão, pelo contrário, ele e o Lille são responsáveis por indemnizar o Sporting. A FIFA, o TAS e também as autoridades judiciais, não apenas em Portugal, mas também Espanha e outros países, defenderam que as cláusulas e valores de negociação dos jogadores deviam ser mais baixas, mas também as mantiveram noutros casos. Cada situação é diferente", vincou.


Clube

BRONCA EM ALVALADE: CLAQUES DO SPORTING PREPARAM-SE PARA SER DESPEJADAS

Notícia está a valer bastante polémica nas redes sociais e já mereceu comentário de várias partes

Claques afetas ao Sporting serão notificadas esta segunda-feira, dia 29 de julho
Claques afetas ao Sporting serão notificadas esta segunda-feira, dia 29 de julho

  |

Icon Comentário0

As claques afetas ao Sporting serão notificadas, no decorrer desta segunda-feira, dia 29 de julho, para serem despejadas das suas sedes. Ao longo das últimas horas, já foram várias as reações à notícia, destacando-se António Cebola, vice-presidente da Juventude Leonina.


"Somos Campeões, as claques não tem protocolo e seja onde for o apoio é incrível sempre pelo Sporting. Uma época brilhante a começar para ganharmos o Bicampeonato e amanhã infelizmente a Direção do Lema União cria o caos no Universo Leonino. Tenham vergonha 🐀", escreveu na plataforma X.


Ao que parece, a justificação para esta notificação que chegará aos grupos de adeptos dos leões prende-se com a necessidade de realização de obras na escadaria do Estádio José Alvalade, numa altura em que o diferendo entre a Direção, liderada por Frederico Varandas, e as claques do Sporting se mantém.


De resto, também Fernando Tavares Pereira, antigo candidato à Presidência do Clube de Alvalade, acabou por comentar o tema através das suas redes sociais: "Quem gosta disto, não será que todos somos Sportinguistas, por isso eu digo, as regras devem começar no Concelho Diretivo, claques, núcleos assim como em todos os intervenientes. Isto não tem qualquer justificação, regras venham elas. Tem que haver direitos e deveres para todos. Viva o Sporting", pode ler-se.

Vale lembrar que o Sporting iniciou uma ação judicial contra o Directivo Ultras XXI (DUXXI) e a Juventude Leonina (Juve Leo), em outubro de 2020. Em junho deste ano, havia dado entrada com o processo, com o objetivo de despejar os dois grupos organizados de adeptos das sedes ocupadas por ambas, anexas ao Estádio José Alvalade e que os dirigentes do Sporting exigiram, por duas vezes, que as claques desocupassem os referidos espaços antes de avançarem com a ação judicial.


Confira aqui um dos momentos de apoio dos adeptos do Sporting:



Clube

INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING

Clube de Alvalade ficou posições abaixo dos eternos rivais, que ocuparam o top 15

Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA
Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA

  |

Icon Comentário0

A UEFA atualizou o ranking de clubes e o Sporting surge abaixo do top 15. O Clube de Alvalade viu os rivais, Porto e Benfica, a ocupar lugares superiores da lista. 


Com os dragões a serem a equipa portuguesa melhor posicionada (estando em 12.º lugar), o Sporting é colocado na 35.ª posição, vendo o Benfica a ficar no 15.º posto. Dos rivais mais diretos, apenas o Braga posicionou-se abaixo do emblema verde e branco (ocupam o 43.º lugar). 


O Manchester City lidera a tabela, ficando acima do Real Madrid, que está em segundo lugar, e do Bayern Munique, que fecha o pódio. Nas primeiras 10 posições, ainda podemos encontrar o Liverpool, a Roma, o PSG, o Villarreal, o Borussia Dortmund, o Chelsea e o Inter. 


Neste sentido, o Clube de Alvalade não está incluído nos primeiros 20 clubes mencionados pelo ranking da UEFA. É importante referir que, relativamente à temporada passada e a competições do mesmo organismo, o Sporting começou na Liga Europa. Nessa prova, a turma de Rúben Amorim caiu diante da Atalanta (vencedora da competição) na fase dos oitavos de final. 

Respetivamente à época que se avizinha, o Sporting vai disputar a Liga dos Campeões. Ao conquistar o título nacional de 2023/2024, a Listada verde e branca garantiu o acesso à prova milionária. O rival Benfica vai, também, competir na mesma competição europeia. 


Confira aqui a lista dos primeiros 20 clubes do ranking da UEFA:




Modalidades

PANY VARELA VAI RUMAR AO AL NASSR, MAS SPORTING CONSEGUE VERBA MILIONÁRIA

Craque do futsal dos leões está de saída do Clube de Alvalade, num negócio histórico para a modalidade

Pany Varela vai mesmo assinar pelo Al Nassr e despedir-se do Sporting
Pany Varela vai mesmo assinar pelo Al Nassr e despedir-se do Sporting

  |

Icon Comentário0

Não há volta a dar e o negócio vai mesmo acontecer: Pany Varela vai assinar pelo Al Nassr. Segundo informações avançadas por Gustavo Muñana, o emblema saudita vai pagar qualquer coisa como 250 mil euros pelo craque do Sporting, uma verba milionária para a realidade do futsal. 


“Pany Varela tinha contrato até 2026 e uma cláusula de rescisão de 500 mil euros, mas o Sporting aceitou vender uma das suas principais estrelas por um valor perto dos 250 mil euros”, escreve Gustavo Muñana, nesta terça-feira.


Quanto ao salário que Pany Varela irá auferir no Al Nassr, o histórico jogador do futsal do Sporting praticamente triplicará o seu salário e assinará um vínculo até 2027, sendo um dos atletas mais bem pagos do mundo no que diz respeito à modalidade em questão.


Na última temporada, com a camisola do Sporting, Pany Varela realizou 46 encontros: 28 no Campeonato Nacional, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e um na Supertaça. Nessas partidas, o internacional português marcou 16 golos e fez 18 assistências.

Ao todo, com a Listada verde e branca, Pany Varela contabiliza 336 partidas, 126 finalizações certeiras, 80 passes para golos e vários títulos conquistados, nomeadamente duas UEFA Futsal Champions League, seis Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, quatro Taças da Liga e quatro Taças de Portugal. Pela Seleção Nacional, o craque - que recentemente recebeu um importante galardão - tem ainda dois Campeonatos da Europa, um Campeonato do Mundo e uma Finalíssima no palmarés.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING
Clube

COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING

 

Icon Comentário0
SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL
Clube

SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL

 

Icon Comentário0
OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,
Clube

OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,

 

Icon Comentário0