
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Esta segunda-feira, dia 15 de maio, faz cinco anos desde o ataque à Academia do Sporting. Posto isto, o jornal Record falou com vários figuras que estiveram ligadas ao processo, entre elas, o advogado Juan de Dios Crespo Pérez, que representou o Clube de Alvalade nos processos que dizem respeito às rescisões de contrato por justa causa.
Em declarações ao diário desportivo, o profissional conhecido como 'Messi da advocacia', voltou a vincar que os nove jogadores que rescindiram por justa causa, não tinham razão para o mesmo.
"Para mim, ficou claro desde o início que não existiam razões para uma rescisão por justa causa por parte dos jogadores para terminar os seus contratos. A rescisão unilateral deve ser sempre a última alternativa e aqui, neste caso, os jogadores aplicaram esta finalidade sem qualquer base legal, já que o clube não foi responsável pela situação", começou por referir, falando ao pormenor de cada caso.
"Os casos de rescisão de cada jogador do Sporting foram analisados sobretudo localmente através dos advogados portugueses do Sporting. Eu apenas atuei pelo Sporting na FIFA e no TAS", lembrou ainda.
Rui Patrício, Battaglia, William Carvalho, Bruno Fernandes, Rúben Ribeiro, Gelson Martins, Podence, Rafael Leão e Bas Dost foram os futebolistas que entregaram as cartas de rescisão em 2018, que gerou toda uma maré de acontecimentos no Clube de Alvalade: desde a saída de Jorge Jesus à destituição de Bruno de Carvalho, até à Comissão de Gestão liderada por Sousa Cintra - que acabou por garantir os regressos de Bas Dos, Battaglia e Bruno Fernandes; tendo ainda negociado a saída de William para o Betis.
Mais tarde, o dossiê acabou por 'sobrar' para Frederico Varandas, eleito Presidente dos leões a 8 de setembro de 2018. A partir daqui, somam-se as as transferências de William Carvalho (17 milhões de euros), Bas Dost (7 milhões, para o Frankfurt), Rui Patrício (18 milhões, para o Wolverhampton), Gelson Martins (22,5 milhões, para o At. Madrid e Podence (7 milhões, para o Olympiacos).
No que toca aos restantes processos, Rúben Ribeiro acabou por ter a FIFA do seu lado na rescisão por justa causa com os verdes e brancos, apesar de não ter tido o direto de ser indemnização por parte do Clube.
Por fim, resta Rafael Leão, o caso que tem vindo a fazer correr mais tinta e que ainda está a ser debatido nos tribunais. No caso do avançado, a FIFA definiu que o jogador e o Lille, emblema para onde seguiu depois de sair do Sporting, têm de pagar a dívida aos leões, que está nos 22 milhões de euros.
No entanto, a SAD leonina pretende receber 45 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão do jogador aquando da sua saída de Alvalade. Sobre esta situação, Juan de Dios Crespo Pérez acredita que ainda tem pano para mangas.
"Caso Leão? Não é certo que a FIFA tenha dado razão a Leão, pelo contrário, ele e o Lille são responsáveis por indemnizar o Sporting. A FIFA, o TAS e também as autoridades judiciais, não apenas em Portugal, mas também Espanha e outros países, defenderam que as cláusulas e valores de negociação dos jogadores deviam ser mais baixas, mas também as mantiveram noutros casos. Cada situação é diferente", vincou.
Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube
|
Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.
O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).
Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.
O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.
Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.
Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting:
Direção do Clube de Alvalade definiu para onde vai direcionar os fundos previstos para a próxima temporada desportiva e as escolhas surpreendem
|
O Sporting vai canalizar 82% do investimento total previsto em infraestruturas para o Polo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL), na temporada 2025/26. O protocolo entre o Clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, e a Universidade de Lisboa é válido até 2035 e os leões pretendem continuar a aposta na modernização do espaço.
Os dados do orçamento do Sporting para a próxima época mostram que o emblema verde e branco planeia investir cerca de 3.1 milhões de euros no Polo EUL, de um total de 3.8 M de gastos em infraestruturas. Vale sublinhar que as contas ainda terão de ser aprovadas pelos Sócios do Clube de Alvalade, na Assembleia Geral marcada para as 13h do próximo dia 29 de junho, no Multidesportivo de Alvalade.
No documento em que é apresentado o orçamento para 2025/26, o Sporting sublinha a parceria estratégica com a Universidade de Lisboa e a “avaliação essencial” para concretizar o projeto de modernização do Polo EUL. Naquele espaço, trabalham, todos os dias, centenas de jovens atletas que dão os primeiros passos no futebol, masculino e feminino, como também na natação e no râguebi.
No que diz respeito às restantes infraestruturas, o Sporting vai investir cerca de 420 mil euros no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, concretamente na renovação dos esgotos dos balneários e dos torniquetes. Por sua vez, o Pavilhão João Rocha receberá obras de manutenção do piso principal, criação de uma plataforma digital para venda de bilhetes e criação de um ‘skatepark’, nas imediações da Casa das Modalidades.
De resto, o Centro de Otimização Desportiva vai ser inaugurado no próximo mês de julho. O orçamento do Sporting sublinha que este novo espaço proporcionará “ainda mais melhorias nas condições de apoios aos atletas”, com a disponibilização de diversos serviços, tais como Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, ‘Scouting’, entre outros.
Clube de Alvalade tem cada vez mais Associados e o crescimento registado é vital para as contas do emblema verde e branco
|
O número de Sócios do Sporting com as quotas em dia aumentou exponencialmente nos últimos quatro anos. O orçamento do Clube de Alvalade para a temporada 2025/26 – que é superior a 30 milhões de euros – indica que os leões têm 119.541associados pagantes, um aumento de 150% face aos 76.856 que se registavam em junho de 2021.
O número de sócios do Sporting com as quotas em dia tem aumentado consecutivamente, ao longo dos últimos anos, sendo que, na época 2023/24, ultrapassou pela primeira vez a fasquia dos 100.000. Em termos gerais, o Clube de Alvalade conta com um total de, aproximadamente, 158.000 associados, segundo os dados mais recentes.
Vale sublinhar que o crescimento do número de sócios pagantes é muito importante para o Sporting, visto que o pagamento de quotas significa um aumento considerável das receitas para o Clube de Alvalade. Na temporada 2025/26, os ganhos decorrentes da quotização devem superar os 14 milhões de euros, um valor que, em grande parte, será canalizado para o investimento nas modalidades.
Numa mensagem enviada aos Sócios, a Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas, esclarece os destinos das receitas oriundas do pagamento de quotas: “Os fundos provenientes da quotização serão direcionados para o reforço direto das modalidades, sobretudo na formação, bem como estruturas de apoio”.
Recorde-se que, pela primeira vez na história do Sporting, os rendimentos e as despesas previstos no orçamento dos leões superam os 30 milhões de euros. Concretamente, os responsáveis do Clube de Alvalade projetam 32.5 M de receitas e 31.9 M de gastos, em 2025/26. O documento será votado pelos Associados leoninos na Assembleia Geral marcada para as 13h00 do próximo dia 29 de junho, no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.