Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
15 Mai 2023 | 12:36 |
Esta segunda-feira, dia 15 de maio, faz cinco anos desde o ataque à Academia do Sporting. Posto isto, o jornal Record falou com vários figuras que estiveram ligadas ao processo, entre elas, o advogado Juan de Dios Crespo Pérez, que representou o Clube de Alvalade nos processos que dizem respeito às rescisões de contrato por justa causa.
Em declarações ao diário desportivo, o profissional conhecido como 'Messi da advocacia', voltou a vincar que os nove jogadores que rescindiram por justa causa, não tinham razão para o mesmo.
"Para mim, ficou claro desde o início que não existiam razões para uma rescisão por justa causa por parte dos jogadores para terminar os seus contratos. A rescisão unilateral deve ser sempre a última alternativa e aqui, neste caso, os jogadores aplicaram esta finalidade sem qualquer base legal, já que o clube não foi responsável pela situação", começou por referir, falando ao pormenor de cada caso.
"Os casos de rescisão de cada jogador do Sporting foram analisados sobretudo localmente através dos advogados portugueses do Sporting. Eu apenas atuei pelo Sporting na FIFA e no TAS", lembrou ainda.
Rui Patrício, Battaglia, William Carvalho, Bruno Fernandes, Rúben Ribeiro, Gelson Martins, Podence, Rafael Leão e Bas Dost foram os futebolistas que entregaram as cartas de rescisão em 2018, que gerou toda uma maré de acontecimentos no Clube de Alvalade: desde a saída de Jorge Jesus à destituição de Bruno de Carvalho, até à Comissão de Gestão liderada por Sousa Cintra - que acabou por garantir os regressos de Bas Dos, Battaglia e Bruno Fernandes; tendo ainda negociado a saída de William para o Betis.
Mais tarde, o dossiê acabou por 'sobrar' para Frederico Varandas, eleito Presidente dos leões a 8 de setembro de 2018. A partir daqui, somam-se as as transferências de William Carvalho (17 milhões de euros), Bas Dost (7 milhões, para o Frankfurt), Rui Patrício (18 milhões, para o Wolverhampton), Gelson Martins (22,5 milhões, para o At. Madrid e Podence (7 milhões, para o Olympiacos).
No que toca aos restantes processos, Rúben Ribeiro acabou por ter a FIFA do seu lado na rescisão por justa causa com os verdes e brancos, apesar de não ter tido o direto de ser indemnização por parte do Clube.
Por fim, resta Rafael Leão, o caso que tem vindo a fazer correr mais tinta e que ainda está a ser debatido nos tribunais. No caso do avançado, a FIFA definiu que o jogador e o Lille, emblema para onde seguiu depois de sair do Sporting, têm de pagar a dívida aos leões, que está nos 22 milhões de euros.
No entanto, a SAD leonina pretende receber 45 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão do jogador aquando da sua saída de Alvalade. Sobre esta situação, Juan de Dios Crespo Pérez acredita que ainda tem pano para mangas.
"Caso Leão? Não é certo que a FIFA tenha dado razão a Leão, pelo contrário, ele e o Lille são responsáveis por indemnizar o Sporting. A FIFA, o TAS e também as autoridades judiciais, não apenas em Portugal, mas também Espanha e outros países, defenderam que as cláusulas e valores de negociação dos jogadores deviam ser mais baixas, mas também as mantiveram noutros casos. Cada situação é diferente", vincou.
Transferência de vários milhares de euros do Lokomotiv Moscovo para as contas bancárias dos encarnados estão na mira das autoridades
07 Out 2025 | 15:40 |
Rui Costa, presidente do Benfica - que levou resposta à letra de Frederico Varandas - foi constituído arguido por um negócio feito com um emblema russo. Em causa estão 70 mil euros relacionados com a venda de Germán Conti. Dinheiro veio do Lokomotiv de Moscovo, algo que as regras europeias não permitem.
Germán Conti não foi um jogador propriamente marcante no Benfica. Em 2018 saiu do Colón rumo a Lisboa, mas só ficou uma época no plantel do Benfica. Jogou 12 vezes, com duas participações na equipa B e 10 jogos pela equipa principal. Ainda marcou um golo.
No ano seguinte, 2019, começou uma série de empréstimos, até que foi vendido ao Lokomotiv Moscovo no início de 2023. E o que coloca o jogador na história, nem é essa transferência para um clube russo; é a transferência seguinte, ainda em 2023, dos russos para o Racing.
A TVI/CNN Portugal avança que 76.021 euros foram transferidos do Lokomotiv para o Benfica. Isto na altura em que já tinha começado a guerra na Ucrânia – e já tinham começado as sanções contra a Rússia. Ou seja, esse valor, vindo de Moscovo, seria uma violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia contra a Rússia.
Às suspeitas da violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e/ou pela União Europeia, o Ministério Público (MP) junta a suspeita de crime de branqueamento de capitais, embora o dinheiro em causa tenha seguido diretamente da conta do clube russo para a conta do Benfica, no BCP, sem qualquer intermediário ou dissimulação.
Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou preferências clubísticas dos cidadãos
06 Out 2025 | 17:11 |
Uma sondagem da Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou o estilo de vida e as preferências dos cidadãos de Lisboa a vários níveis, entre os quais o clubístico. O Sporting é o clube da maioria dos 'alfacinhas'
À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", 48% dos inquiridos afirmaram ser do Sporting, com apenas 30% mais perto do Benfica e 5% do Porto. Há ainda 15% que responderam que não ligam a futebol. São os homens que fazem pender mais a balança para Alvalade, visto que 58% dizem ser do Sporting e 27% do Benfica. As mulheres estão mais divididas, dado que 38% preferem os leões e 32% as águias.
Os cidadão mais novos tendem a ser mais próximos do Clube de Alvalade e os mais velhos do Benfica. O emblema encarnado apenas reúne a maioria das preferências na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Em Lisboa, o Porto reúne mais adeptos entre os 45 e os 54 anos, ainda que só alcance aqui os 8% e continue longe dos rivais da capital.
Ainda no estilo de vida e preferências dos cidadãos, a sondagem da Pitagórica concluiu que 55% pratica desporto com regularidade e 45% admite não o fazer. Os homens e os mais novos são os que praticam mais, sendo que os lisboetas com maiores rendimentos também são os que têm melhores índices de prática desportiva.
Neste momento, após o empate com o Braga, os comandados de Rui Borges têm agora 19 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro classificado com 22. Por outro lado, o Benfica está no terceiro posto com 17 pontos conquistados.
João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Clube de Alvalade, congratulou-se pelos números apresentados
05 Out 2025 | 21:44 |
João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, anunciou, aos microfones do canal oficial do Clube, no intervalo da partida entre os leões e o Braga (1-1), que foi aprovado, com uma percentagem de 93,5%, o Relatório e Contas 2024/25 apresentado pela Direção, liderada por Frederico Varandas.
O presidente da MAG congratulou-se pelos resultados apresentados, salientando o bom momento que o clube vive em termos desportivos e financeiros, anunciando que marcaram presença na AG 1.670 sócios votantes, que corresponderam a 9.871 votos. Palma referiu ainda o momento de paz e união se vive no Sporting, recordando a pequena percentagem de votos contra, brancos e nulos.
J. Palma: "A percentagem a favor foi de 93,5%"
"A Assembleia Geral apurou 1.670 sócios votantes, a que corresponderam 9.871 votos. Quer em termos de sócios, quer em termos de votos, a percentagem a favor foi de 93,5%. Portanto, a proposta do Conselho Diretivo do Relatório e Contas do ano de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025 foi aprovada por esta larga maioria de Associados", começou por anunciar o dirigente, felicitando de seguida o Conselho Diretivo pelo "excelente resultado".
"Queria sublinhar o momento de união que o Sporting Clube de Portugal vive. Foi, ainda, um número significativo de votantes, tendo em conta o histórico de pessoas que por norma participam nas Assembleias Gerais. Nesse sentido, foi uma boa votação, com números expressivos. Tirando os votos nulos e os brancos, que também houve alguns, houve de facto muito poucos votantes contra", sublinhou ainda, fazendo depois uma leitura destes resultados.
J. Palma: "O Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos"
"Significa que o Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos. Quer no futebol masculino sénior, porque ganhámos, fomos bicampeões Nacionais e estamos a bater-nos pelo tricampeonato, como o Presidente Frederico Varandas sublinhou há dias, mas também nas modalidades, onde temos obtido grandes resultados. Portanto, a Mesa da Assembleia Geral queria sublinhar o grande momento que o Clube vive, sobretudo com as perspectivas de afirmação do Sporting como a maior potência nacional", concluiu.