Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Jaime Gonçalves: Um pioneiro goleador do Sporting que fez parte das primeiras grandes conquistas

Avançado nascido a 6 de fevereiro de 1899 é o primeiro da lista de marcadores exímios que os leões têm na sua longa - e bem sucedida - história

Jaime Gonçalves continua a lembrado como um dos vários pioneiros que contribuíram para a grandeza do clube
Jaime Gonçalves continua a lembrado como um dos vários pioneiros que contribuíram para a grandeza do clube

  |

Icon Comentário0

Jaime Gonçalves, nascido a 6 de fevereiro de 1899, em Lisboa, foi um dos primeiros grandes goleadores da história do Sporting. Estreou-se na equipa principal com apenas 15 anos, durante a época de 1914/15, contribuindo para a conquista do primeiro Campeonato de Lisboa do clube.


Ao longo da sua carreira no Sporting, que se estendeu até 1927, destacou-se na posição de avançado e os números oficiais que são conhecidos apontam para 31 golos em 60 jogos oficiais de verde e branco. Jaime Gonçalves contribuiu para a conquista de cinco Campeonatos de Lisboa e fez parte da equipa que venceu o primeiro Campeonato de Portugal, na época de 1922/23.


A sua estreia pela Seleção Nacional aconteceu a 17 de dezembro de 1922, diante de Espanha, onde marcou o único golo de Portugal frente ao renomado guarda-redes Zamora, que na altura atuava no Espanyol. Depois disso, só voltou a vestir a camisola equipa das quinas em mais uma ocasião, novamente diante da La Roja, a 15 maio de 2025, com derrota por 2-0.


Comas chuteiras já penduradas, em 1927, Jaime Gonçalves destacou-se noutras modalidades, como atletismo, ténis e ciclismo, mas foi no lançamento do dardo que se revelou especialista, novamente ao serviço do Sporting. Em 1931, foi agraciado com a Medalha de Mérito e Dedicação, durante as comemorações das Bodas de Prata do Sporting. 

Já terminada a sua carreira desportiva, dedicou-se ao automobilismo. Mais tarde, mudou-se para o Brasil, onde morreu, a 28 de abril de 1972. O seu legado perdura na história do Sporting, sendo lembrado como um dos vários pioneiros que contribuíram para a grandeza do clube.



Futebol

Futebolista com 186 jogos pelo Sporting despede-se e abre o coração: "Tristeza"

Futebolista que conquistou vários títulos de leão ao peito encerrou passagem pelo Clube de Alvalade e admitiu ter ficado abalada

Fátima Pinto, de 29 anos, deixa o Sporting, após oito épocas de leão ao peito, e reconhece a tristeza pela saída
Fátima Pinto, de 29 anos, deixa o Sporting, após oito épocas de leão ao peito, e reconhece a tristeza pela saída

  |

Icon Comentário0

Após oito temporadas de leão ao peito, Fátima Pinto despediu-se do Sporting, na semana passada. A médio internacional portuguesa confessou o “sentimento de tristeza” pela saída do Clube de Alvalade, mas fez questão de destacar os bons momentos que viveu ao serviço da equipa verde e branca, nos últimos anos.


Fátima Pinto: Sporting? "Clube que é casa, estive lá muitos anos e vivi muita coisa boa"


“Obviamente que a partir do momento em que se soube que ia sair do Sporting foi aquele sentimento de tristeza porque é um clube que é casa, estive lá muitos anos onde vivi muita coisa boa”, assumiu Fátima Pinto, em declarações ao jornal Record. A atleta de 29 anos garantiu ainda que está concentrada em “ajudar a Seleção Nacional” no Europeu que disputa em julho, na Suíça.


Recorde-se que, na passada sexta-feira, o Sporting recorreu aos seus canais oficiais para se despedir de Fátima Pinto, deixando uma mensagem de agradecimento: “Oito épocas de leão ao peito. Obrigado, Fátima Pinto”. O Clube de Alvalade publicou ainda um vídeo com os melhores momentos da experiente médio ao serviço das leoas.

Vale sublinhar que Fátima Pinto era uma das atletas com mais anos de leão ao peito. A atleta chegou ao Sporting em 2016, tendo cumprido oito épocas com a camisola verde e branca, nas quais somou 186 jogos, 32 golos e cinco assistências. A passagem pelo Clube de Alvalade foi interrompida na época 2022/23,na qual a jogadora atuou no Alavés, de Espanha.


De resto, a saída de Fátima Pinto confirma a autêntica revolução que acontece na equipa de futebol feminino do Sporting, da qual já saíram mais de uma dezena de atletas: Ana Borges, Diana Silva, Hannah Seabert, Jacynta Gala, Alícia Correia, Maria Ferreira, Vera Cid, Mariana Rosa, Catriona Sheppard e Andrea Norheim.


Futebol

Ídolo! Defesa do Sporting regressou às origens e fez as delícias a jovens atletas

Jogador do Clube de Alvalade foi protagonista de momento bonito com jogadores de distrito nortenho e foi muito acarinhado pelos mais novos

João Muniz, central do Sporting, regressou ao distrito onde começou a jogar futebol e deu vários conselhos aos mais novos
João Muniz, central do Sporting, regressou ao distrito onde começou a jogar futebol e deu vários conselhos aos mais novos

  |

Icon Comentário0

João Muniz encontrou-se com vários jovens jogadores que estão ao serviço da seleção distrital da Associação de Futebol de Viseu, onde o defesa-central do Sporting deu os primeiros passos como futebolista. O atleta do Clube de Alvalade deu alguns conselhos aos mais novos, que estão a disputar o Torneio Lopes da Silva, competição de referência no futebol de formação.


Na sua conta oficial de Instagram, a Associação de Futebol de Viseu assinalou a presença de João Muniz no jogo frente à seleção do distrito de Leiria, disputado esta quarta-feira. Os viseenses deixaram ainda uma mensagem de agradecimento ao central do Sporting pelos “vários concelhos para o presente e futuro” dos jovens atletas, que “nele veem um exemplo de trabalho, humildade e ambição”.


Vale sublinhar que, antes de rumar à Academia de Alcochete, em 2019, João Muniz representou vários clubes do distrito de Viseu. O internacional sub-21 português atuou nas camadas jovens do Aguiar da Beira, Académico de Viseu, CB Viseu, Lusitano de Vildemoinhos e O Pinguinzinho. Pela seleção distrital, o jogador do Sporting chegou a disputar o Torneio Lopes da Silva.


João Muniz encontra-se a gozar o período de férias, depois de ter disputado o Campeonato da Europa sub-21, ao serviço da seleção portuguesa. As boas prestações do jogador de 19 anos na competição disputada na Eslováquia impressionaram Rui Borges, tal como o Leonino avançou em exclusivo. Neste sentido, o treinador leonino planeia dar alguns minutos de competição ao jovem, na equipa principal verde e branca, no decorrer da próxima época.

Em 2024/25, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – esteve emprestado ao Rio Ave, até janeiro, mas não somou qualquer jogo oficial no clube vilacondense. Na segunda metade da temporada, o atleta de 19 anos participou em 13 encontros pelo Sporting B, na Liga 3, tendo assinado dois golos. O jovem central contribuiu, assim, para a subida à Segunda Liga da formação secundária do Clube de Alvalade.



Futebol

Sporting esfrega as mãos! Porto mete Anselmi na porta de saída

André Villas-Boas decide futuro do técnico da formação azul e branca após vaga de maus resultados apresentados no Mundial de Clubes

Caso Anselmi deixe o comando técnico do Porto, Sporting vê crise de um dos seus maiores rivais agravar-se
Caso Anselmi deixe o comando técnico do Porto, Sporting vê crise de um dos seus maiores rivais agravar-se

  |

Icon Comentário0

Martín Anselmi pode estar de saída do Porto. Depois dos maus resultados apresentados neste Mundial de Clubes FIFA - que terá quatro jogos decisivos esta quarta-feira - André Villas-Boas tem de decidir o futuro do treinador argentino que ainda não convenceu os adeptos portistas.


Segundo informações avançadas pelo Correio da Manhã, depois de aterrar dos Estados Unidos, o presidente do clube azul e branco reuniu-se com a restante direção do futebol para decidir a medida a tomar com o jovem técnico de 39 anos e a sua equipa técnica.


Não é só Martin Anselmi a ser o tema principal desta reunião, visto que o abandono de Jorge Costa e Andoni Zubizarreta são assuntos que também estão em cima da mesa, numa conversa que pode alterar o rumo de um dos principais rivais do Sporting no ataque ao título.


O antigo treinador do Cruz Azul tem sido altamente contestado desde a sua chegada à cidade invicta, principalmente após ter ficado aquém dos objetivos estabelecidos por André Villas-Boas, antes de iniciar a sua caminhada no Mundial de Clubes: “Passar aos oitavos de final é um objetivo alcançável”.

Vale a pena recordar que Martín Anselmi tem contrato válido com o Porto até 2027. Ainda assim, esse fator não apresenta problemas nesta possível decisão da direção dos dragões. O técnico disputou apenas um encontro frente ao Sporting, de Rui Borges. O encontro terminou (1-1) na jornada 21 da Liga.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Paulo Andrade avisa Gyokeres sobre polémicas no Sporting: "Seria de uma burrice extrema"
Futebol

Paulo Andrade avisa Gyokeres sobre polémicas no Sporting: "Seria de uma burrice extrema"

 

Icon Comentário0
Rio Ave toma decisão importante em relação a Clayton... e Sporting desespera
Futebol

Rio Ave toma decisão importante em relação a Clayton... e Sporting desespera

 

Icon Comentário0
Saída de Afonso Moreira em 'banho-maria': Sporting aguarda decisão da Justiça
Futebol

Saída de Afonso Moreira em 'banho-maria': Sporting aguarda decisão da Justiça

 

Icon Comentário0