![Internacional suíço esteve perto do Sporting por 5 milhões, mas Varandas travou negócio](/storage/media-items/images/2024/01/Frederico-Varandas-Sporting.jpg)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jaime Gonçalves, nascido a 6 de fevereiro de 1899, em Lisboa, foi um dos primeiros grandes goleadores da história do Sporting. Estreou-se na equipa principal com apenas 15 anos, durante a época de 1914/15, contribuindo para a conquista do primeiro Campeonato de Lisboa do clube.
Ao longo da sua carreira no Sporting, que se estendeu até 1927, destacou-se na posição de avançado e os números oficiais que são conhecidos apontam para 31 golos em 60 jogos oficiais de verde e branco. Jaime Gonçalves contribuiu para a conquista de cinco Campeonatos de Lisboa e fez parte da equipa que venceu o primeiro Campeonato de Portugal, na época de 1922/23.
A sua estreia pela Seleção Nacional aconteceu a 17 de dezembro de 1922, diante de Espanha, onde marcou o único golo de Portugal frente ao renomado guarda-redes Zamora, que na altura atuava no Espanyol. Depois disso, só voltou a vestir a camisola equipa das quinas em mais uma ocasião, novamente diante da La Roja, a 15 maio de 2025, com derrota por 2-0.
Comas chuteiras já penduradas, em 1927, Jaime Gonçalves destacou-se noutras modalidades, como atletismo, ténis e ciclismo, mas foi no lançamento do dardo que se revelou especialista, novamente ao serviço do Sporting. Em 1931, foi agraciado com a Medalha de Mérito e Dedicação, durante as comemorações das Bodas de Prata do Sporting.
Já terminada a sua carreira desportiva, dedicou-se ao automobilismo. Mais tarde, mudou-se para o Brasil, onde morreu, a 28 de abril de 1972. O seu legado perdura na história do Sporting, sendo lembrado como um dos vários pioneiros que contribuíram para a grandeza do clube.
Treinador leonino irá fazer várias mexidas na equipa verde e branca para a deslocação ao Estádio do Dragão, em jogo que abre a 21.ª jornada do campeonato
|
Rui Boerges prepara algumas mudanças para o Clássico da próxima sexta feira, 7 de fevereiro, frente ao Porto. Além do esperado regresso de Viktor Gyokeres, Eduardo Quaresma deverá mesmo ser a grande novidade no 11 do Sporting, atuando como lateral-direito, no lugar que tem sido de Iván Fresneda nas últimas partidas.
O defesa internacional sub 21 por Portugal tem sido gerido com muito cuidado por parte da equipa técnica liderada por Rui Borges, em perfeita coordenação com a Unidade de Performance do Clube de Alvalade. Assim sendo, Eduardo Quaresma está pronto para alinhar de início na visita ao reduto do Porto.
No jogo grande que abre a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o defesa de 22 anos surge com os índices físicos restabelecidos e pode ser a grande novidade nos escolhidos pelo treinador de Mirandela. Eduardo Quaresma esteve cerca de 20 dias afastado da alta roda devido a problemas musculares. A sobrecarga do atleta tinha de ser gerida, à semelhança de outros casos, como Gyokeres ou Morita, e o jovem de 22 anos deverá mesmo "roubar" o lugar a Iván Fresneda, que tem sido o dono da posição.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma – avaliado em 14 milhões de euros – contabiliza 17 encontros: três na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1069 minutos que disputou, o central adaptado por Rui Borges a lateral não apontou qualquer golo, nem realizou nenhuma assistência.
Relembrar que, à entrada para a 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting é líder do campeonato, com 50 pontos somados em 20 jogos (16 vitórias, dois empates e duas derrotas). Atrás dos leões está o Benfica, com 44 pontos, e logo depois o Porto, com 42 pontos conquistados até ao momento.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade apontou também a mira ao Benfica, levantando dúvidas sobre algumas operações dos encarnados
|
Carlos Barbosa da Cruz defende que o Sporting, liderado por Frederico Varandas, deveria ter-se reforçado melhor no mercado de transferências de inverno. Num artigo de opinião no jornal Record, o conhecido adepto dos leões deixou, ainda, várias farpas ao Benfica, questionando a estratégia dos encarnados. Lembrar que o Clube de Alvalade falhou alguns alvos no defeso.
Carlos Barbosa da Cruz sobre o mercado do Sporting: "Estaleiro de Alvalade mais parece um hospital de campanha"
“Compreendo que a gestão mais cautelosa do Sporting não tenha permitido entrar em altas cavalarias, mas a fragilidade física do Quaresma e a técnica do Fresneda, deixam-me apreensivo”, começou por referir Carlos Barbosa da Cruz, abordando a questão da lateral direita dos leões, onde os verdes e brancos falharam alguns alvos.
Contudo, Carlos Barbosa da Cruz defende que, ainda assim, o Sporting deveria ter tido uma estratégia mais ousada no mercado de transferências: “O estaleiro de Alvalade mais parece um hospital de campanha e o meu problema não é a qualidade, outrossim se há quantidade para todas as frentes”.
“O Benfica contratou dois trintões para ganhar o campeonato, um deles, pior que Teresa Batista cansada da guerra, como diria Jorge Amado. Eu sei que em 1999/2000, o Sporting quebrou o enguiço em cima do Beto Acosta que tinha 32 anos, mas as disponibilidades são outras e os milagres não se costumam repetir”, recorda Carlos Barbosa da Cruz.
“De qualquer forma e para já, o treinador do Benfica, vai ter de se sujeitar semanalmente a um desconfortável exercício de embaraço na escolha, tanta a quantidade de postulantes. Só que me assalta a seguinte pergunta: O Benfica deixou Beste sair, porque, coitado, estava infeliz por não jogar (commission in/commission out); o que vai agora fazer com a legião de suplentes que a aritmética vai relegar ciclicamente para o banco? Haverá êxodo em massa no final de maio?”, finalizou Carlos Barbosa da Cruz, deixando duras críticas à gestão do clube da Luz.
Mercado de transferências de inverno foi agitado para o Clube de Alvalade, com vários alvos identificados a fugirem para outros destinos
|
O Sporting esteve perto de garantir a contratação de Alberto Costa no mercado de transferências de inverno. Contudo, apesar da alegada vontade inicial de rumar ao Clube de Alvalade, o jogador acabou por preferir assinar pela Juventus, histórico emblema italiano, num negócio de quase 15 milhões de euros. Os leões, de resto, ainda tentaram outro lateral até final do defeso.
A novidade é que, de acordo com o jornal Record, Rui Borges chegou a falar com Alberto Costa. Esta acaba por ser uma estratégia que, no passado recente do Sporting, deu excelentes resultados, dado que Ruben Amorim era muitas vezes um trunfo utilizado pela estrutura do futebol dos leões.
Desta feita, e apesar da excelente relação de Rui Borges com Alberto Costa, visto que foi o técnico que lançou o jovem em Guimarães, a estratégia Ruben Amorim acabou por não resultar da mesma forma. Os argumentos financeiros apresentados pela Juventus pesaram, e de que maneira, na decisão final do atleta.
No final do dia, Rui Borges ficou com Iván Fresneda e Eduardo Quaresma para a lateral-direito do Sporting. De resto, o português, que já se encontra recuperado de lesão, deve ser titular no Clássico da próxima sexta-feira, às 20h15, diante do Porto, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Até ao momento, Alberto Costa – avaliado em 1 milhão de euros – ainda não se estreou com a camisola da Juventus, tendo sido suplente não utilizado nos últimos três encontros (Milan, Napoli e Empoli). Antes da mudança para Itália, o lateral realizou 21 encontros pelo Vitória de Guimarães, nos quais marcou um golo e fez duas assistências.