
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entra em campo este sábado, para tentar conquistar o campeonato nacional. Frederico Varandas, Presidente dos leões desde 2018, pode estar prestes a entrar na história do Clube, ultrapassando o registo de títulos de futebol conseguido por João Rocha.
Começar por destacar que João Rocha, reconhecido como um dos maiores Presidentes da história do Sporting, arrecadou sete títulos no futebol profissional entre 1973 e 1986, anos em que ocupou o cargo de dirigente máximo dos leões. Foram estes três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça.
Desde que Frederico Varandas chegou ao Sporting, já conseguiu arrecadar sete competições e igualar o antigo Presidente João Rocha: dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, três Taças da Liga e uma Supertaça.
Numa época de altos e baixos para a equipa verde e branca, com três treinadores, o Sporting pode terminar a temporada a festejar e Frederico Varandas tem a possibilidade de ultrapassar João Rocha por duas vezes: este sábado, contra o Guimarães, com a conquista do título nacional, ou na final da Taça de Portugal, contra o Benfica, com o triunfo na prova rainha.
Os leões tentam o primeiro bicampeonato em mais de 70 anos, algo que também seria importante para o legado de Frederico Varandas no Sporting. Para isso, precisam de vencer o Guimarães (ou imitar o resultado do Benfica em Braga), em Alvalade, este sábado. Relembrar que a festa já está preparada pelos adeptos.
Jogador do campeonato nacional está bem referenciado pelos responsáveis verdes e brancos e comentou ainda interesse da SAD leonina
|
O Sporting tentou a contratação de um lateral-direito no mercado de janeiro e um dos nomes em cima da mesa era o de Gaizka Larrazabal, do Casa Pia. O jogador de 27 anos mostrou-se em bom plano pelo emblema de Pina Manique, mas revelou não ter sido contactado pelos responsáveis leoninos.
“Tenho mais um ano de contrato e é verdade que o Casa Pia é um clube vendedor, mas agora é acabar da melhor forma possível e desconectar no verão, porque a época foi longa", disse, ao jornal Record, garantindo ter tido "uma grata surpresa com Portugal".
"Gostava de continuar em Portugal, porque me adaptei perfeitamente, aprendi a língua e é um sítio bom para viver…", admitiu o lateral espanhol, que, posteriormente, foi abordando diretamente com o interesse do Sporting no último mercado de janeiro.
"Não me disseram nada além do que se lia nas redes sociais. Os agentes e o clube trabalham com interesses concretos, quando já está algo definido. Peço aos meus agentes que me deixem tranquilos quando algo não está em cima da mesa, pois pode ser algo que te desconcentra e tens de ter o foco apenas em jogar", afirmou.
Esta temporada, com a camisola do Casa Pia, Gaizka Larrazabal – avaliado em 1,5 milhões de euros – disputou 35 das 37 partidas oficiais dos gansos: 32 na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, nos 2.435 minutos em que esteve em campo, o lateral fez cinco assistências, tendo ainda marcado dois golos.
Treinador português vive momento terrível ao serviço do Manchester United, que passa uma grave crise desportiva há vários anos
|
Ruben Amorim vive um mau momento desde que saiu do Sporting. O treinador assumiu o comando técnico do Manchester United, que passa uma grave crise desportiva há vários anos, algo que, para o português, terá de ser resolvido com bastante urgência.
"Estou mesmo envergonhado por, em 26 jogos, termos vencido seis. Alguma coisa está errada na forma como jogamos futebol. Às vezes, não é uma questão técnica ou tática, mas sim uma questão relacionada com a forma como enfrentamos a competição, a forma como sofremos e como ficamos irritados por estarmos a perder. Temos de melhorar essas coisas e, às vezes, não é só dentro de campo, mas também fora", disse, à Sky Sports, antes de enfrentar o Chelsea.
Amorim admitiu que é necessário "o sentimento de lutar até ao fim", reforçando a ideia: "Não está tudo bem se perdermos. Não está tudo bem se empatarmos", garantindo ser preciso "sentir que se está no Manchester United", algo que tem sido apontado como escasso no plantel.
"Não queremos ser os piores da liga. Para mim, isso não é um problema de confiança. Falta qualquer coisa mais profunda. Tenho a ideia clara de que sei aquilo que esta equipa precisa para ser muito melhor. Isso ajuda-me a manter o nível, a não ficar tão em baixo nem a ficar eufórico em alguns momentos", admitiu o ex Sporting.
A partida diante dos blues acabou por ditar nova derrota na Premier League, com o United a perder 1-0 com golo de Marc Cucurella. No final do encontro, Ruben Amorim garantiu que a prestação de alguns jogadores ajudou a definir o onze inicial da final da Liga Europa, marcada para 21 de maio.
Reveja, aqui, as palavras de Ruben Amorim:
Jovem jogador tem-se destacado pelas suas exibições no campeonato português, e pode mesmo dar o salto para novos patamares em breve
|
Jordan Holsgrove, médio do Estoril, tem sido uma das revelações da Liga Portugal Betclic. Tony, antigo futebolista que orientou o jovem jogador no Paços de Ferreira, falou com o jornal A Bola, e apontou novos patamares ao centro campista, mencionando até a possibilidade de reforçar o Sporting.
Começou por definir a personalidade de Holsgrove: "O Jordan é um miúdo muito simples e educado, com uma educação à britânica. Não é um jogador que goste de muito blim blim nem é extravagante, é muito intenso dentro de campo, com facilidade em ter bola. É muito introvertido fora de campo, mas lá dentro foi sempre um jogador que nunca se escondeu. Uma excelente qualidade técnica e um pé esquerdo como há poucos em Portugal", explicou.
De seguida, falou das qualidades dentro de campo: "É um jogador que se adapta facilmente a qualquer posição do meio-campo devido à sua inteligência - pode jogar num triângulo, 2+1 ou 1+2, em qualquer posição", atirou Tony.
O treinador confessou, de seguida, que antevê voos maiores ao médio: "Penso que o Jordan ganharia mais em elevar o seu nível competitivo em ir para um clube em outros patamares: um Vitória de Guimarães, um SC Braga ou talvez um grande", disse, antes de apontar o cenário perfeito para Holsgrove.
"Neste momento, devido ao seu ADN e conhecendo eu bem o treinador [Rui Borges], ele encaixaria muito bem no plantel do Sporting porque é uma equipa que assume o jogo e o Jordan tem essa capacidade", atirou, a terminar, Tony.
Reveja, aqui, a conversa de Holsgrove com Luís Freitas Lobo: