
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres, cuja continuação em Alvalade levanta ainda dúvidas, foi uma importante peça do plantel de Rúben Amorim em 2023/24, no percurso do Sporting até à conquista do título da Liga. O avançado sueco sagrou-se não só maior goleador dos leões como de todo o campeonato nacional, e tem tido prestações de destaque que o fazem já uma figura querida dos adeptos. Agora, faz parte da TOTS (Team Of The Season) eleita pela EA Sports.
“Obrigado à EA Sports pelo reconhecimento. É uma grande honra fazer parte da Team of the Season”, começou por dizer Gyokeres, num vídeo partilhado pelos leões nas redes sociais. “E também quero agradecer ao Sporting, claro, e a todos os adeptos. Esta temporada tem sido ótima. Muito obrigado”.
Viktor Gyokeres prosseguiu, acerca da pontuação que a EA Sports lhe atribuiu em cada uma das categorias avaliadas. “Não é mau. 94 em remate, 93 em drible. Físico, sim… acho que não se consegue ter 100, por isso… não me posso queixar”, brincou o internacional sueco, sobre os 99 pontos conseguidos.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres –avaliado em 55 milhões de euros – leva, na soma de todas as provas, 49 encontros realizados (4.047minutos), 43 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim e tendo tido grande influência na conquista do título. O ‘camisola 9’ tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Viktor Gyokeres chegou ao Sporting no início da temporada como a mais cara contratação de sempre do Clube de Alvalade. Inicialmente, Varandas pagou pelo goleador 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos e custos de intermediação. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já custou 24,8 milhões aos cofres leoninos, sendo que existem, ainda, 3 milhões em objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no internacional pela seleção da Suécia para bem perto dos 30 milhões de euros (27,8).
Confira o vídeo em que Gyokeres agradece à EA Sports o reonhecimento como um dos atletas merecedores de integrar a TOTS 2023/24:
Clube de Alvalade vai preparando o último jogo da temporada - a final da Taça de Portugal - mas nem tudo é fácil para o treinador verde e branco
|
A equipa do Sporting, bicampeã nacional, já se encontra totalmente focada no último objetivo da época: a conquista da Taça de Portugal, o que significaria a dobradinha para os leões. Teve lugar, esta quinta feira, mais uma sessão de treinos no estádio do Jamor, onde o grande ausente foi Ousmane Diomande, tal como tinha acontecido no dia anterior.
Antes do início da sessão de treinos, um momento emocionante da Academia Cristiano Ronaldo, quando o staff do Sporting fez uma guarda de honra para aplaudir os jogadores que se sagraram, recentemente, campeões nacionais.
Em relação ao treino, o grande ausente voltou a ser Ousmane Diomande. O defesa central costa marfinense contraiu uma lesão no jogo contra o Guimarães, teve de ser substituído, e ainda não estará recuperado. Para além dele, também foram baixas Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões, este trio com paragens prolongadas.
Para render os ausentes, Rui Borges voltou a fazer uso das camadas de formação do Sporting. Chamou três jovens das equipas secundárias verdes e brancas. Foram eles os defesas João Muniz e David Moreira - este último sem qualquer minuto pela equipa principal - e ainda o médio Eduardo Felicíssimo.
O Sporting volta às sessões de trabalho com vista à final da Taça de Portugal na próxima sexta feira, dia 23 de maio. Será o penúltimo treino da equipa antes do jogo decisivo da prova rainha, que se disputa pelas 17h15, no próximo domingo, dia 25 de maio.
Defesa central e extremo, ambos formados nas camadas de formação verdes e brancos, receberam a convocatória para a equipa nacional
|
Rui Jorge, selecionador nacional da equipa sub-21 das quinas, revelou, recentemente, a convocatória para o Europeu da categoria. Dois nomes do plantel principal do Sporting saltam à vista: Eduardo Quaresma e Geovany Quenda.
Vale sublinhar que os dois atletas ficaram de fora dos eleitos de Roberto Martínez para a Seleção A, tendo em vista os jogos da fase final da Liga das Nações. Convocado para os encontros frente à Dinamarca, em março, - nos quais não foi utilizado - Geovany Quenda é, desta feita, chamado aos sub-21. Por sua vez, Eduardo Quaresma ainda aguarda a primeira chamada à Seleção principal.
Os dois atletas do Sporting são, assim, duas opções à disposição de Rui Jorge para o Europeu sub-21. Portugal está inserido no grupo C da competição e irá defrontar França, Geórgia e Polónia. De resto, estão também presentes na convocatória outros dois jogadores do Sporting: o guarda-redes Diogo Pinto e o defesa-central João Muniz, que são escolhas habituais na equipa B verde e branca.
Recorde-se que a Seleção sub-21 garantiu a qualificação para o Campeonato da Europa ao terminar o grupo G da fase de qualificação no primeiro lugar, com 27 pontos. Em 10 jogos, a formação orientada por Rui Jorge somou nove vitórias e apenas uma derrota, tendo marcado 33 golos e sofrido seis.
No passado mês de março, os sub-21 portugueses disputaram duas partidas amigáveis, tendo sofrido duas derrotas. Em Famalicão, a equipa das quinas perdeu frente à Roménia, por 1-0. Dias depois, em Inglaterra, registou-se outro desaire, por 4-2, num jogo em que Eduardo Quaresma – que falou sobre a sua afirmação na equipa principal do Sporting - foi titular e substituído ao intervalo.
Jogador que se sagrou, recentemente, campeão nacional pelos leões, lembrou um antigo avançado do Clube de Alvalade e a influência que teve
|
Maxi Araújo chegou ao Sporting no verão de 2024 e sagrou-se, na primeira época de leão ao peito, campeão nacional. Em entrevista recente, abordou, entre outros temas, a sua chegada a Portugal, e a influência de Paulinho, antigo avançado verde e branco, na decisão de rumar a Alvalade.
Em declarações ao jornal A Bola, Maxi Araújo começa por enaltecer os festejos “merecidos” da conquista do título: “Foi lindo. Muito mais do que esperava. Queria muito viver aquilo. Muitos jogadores já me tinham dito como era a festa do Marquês e queria vivê-la. Foi incrível. Porque nunca tinha vivido uma festa destas, foi o meu primeiro campeonato aqui e na minha carreira futebolística, foi incrível!”.
Recrutado aos mexicanos do Toluca, no verão passado, o jogador de 25 anos recordou também o momento em que soube do interesse dos leões na sua contratação: “Isso foi algo muito lindo, porque quando a notícia começou a sair, muita gente começou a enviar-me mensagens. Soube pelos meus empresários que o interesse do Sporting era real. Fiquei muito feliz”.
Maxi Araújo revelou ainda que procurou saber mais sobre o Clube de Alvalade junto de um antigo jogador dos leões: “Foi já nessa altura que fui tentando tirar informações ao Paulinho, que já estava no Toluca. O Paulinho ama o Sporting! Na verdade, tudo o que me falou do Sporting foram maravilhas. Tudo o que ele viveu aqui. E ele também me falou muito do Marquês logo na altura”.
Maxi Araújo lembrou também as dificuldades que sentiu, quando se transferiu do Montevideo Wanderers para os mexicanos do Puebla, em 2019: “Quando cheguei ao México, o primeiro ano quase não joguei, custou-me muito. Era muito novo e senti que era melhor voltar ao Uruguai”. No entanto, o jogador conseguiu superar as dificuldades e afirmar-se no futebol mexicano: “Comecei a jogar, a trabalhar muito mais, a focar-me no que tinha de fazer. E graças a Deus comecei a jogar, a ter rodagem e a fazer grandes jogos”.
Quaresma aborda relação com Amorim após saída do Sporting: "Mandei mensagem de parabéns, ele não..."