Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0José Belman, treinador de guarda-redes que tem acompanhado Pedro Caixinha desde os tempos do Nacional, deixou rasgados elogios a Rui Silva, guardião do Bétis que foi apontado a Sporting e Benfica nesta janela de mercado. Em declarações ao jornal Record, o técnico no Red Bull Bragantino, elogia o seu antigo pupilo e refere que o mesmo poderia ser uma mais-valia no clube da Luz.
"O que mais me chamou a atenção foram a serenidade e tranquilidade que mostrava na baliza. E que continua a mostrar. Quer em treino quer em jogo. Apesar dos erros técnicos e táticos que ainda cometia, muito por força da sua idade - recordo, tinha 17 ou 18 aninhos. Apesar de ainda ter muito que evoluir, tive o 'feeling' de que o Rui era um diamante por lapidar", começou por dizer.
"É importante destacar que eu não trabalhei com Rui Silva muito tempo. Emídio Júnior focou-se mais nele. Era o treinador de guarda-redes dos sub-19 e, quando deixei o clube aconselhei que fosse ele a ficar no meu lugar, pois, entendo que foi uma peça importante no desenvolvimento do Rui como guarda-redes", defendeu.
"Acompanhei o seu início no Granada, onde não demorou muito tempo a agarrar a titularidade. Pegou em tudo aquilo que aprendera no Nacional, adaptou-se muito bem ao clube e à cidade. E teve sucesso imediato. O Betis luta normalmente por um lugar no topo da tabela e pela presença nas competições internacionais. Está um patamar acima do Granada".
"Seria o subir de mais um patamar grande. O Benfica é muito mais importante do que o Betis, é um clube no qual o Rui poderá consagrar-se e olhar para objetivos maiores, inclusive, para a Seleção Nacional. Esse deve ser o seu grande objetivo dele", resume o técnico, recordando que o guarda-redes natural da Maia já é internacional por Portugal, mas ainda não o principal dono da baliza".
"Ao ascender ao patamar do Benfica, Rui Silva concorreria com outros argumentos pela baliza da Seleção Nacional. Por aquilo que tenho acompanhado do seu percurso em Espanha, o Rui, hoje em dia, tem preparação técnica, tática e psicológica para assumir a baliza de um clube com a dimensão do Benfica. Sem dúvida", admitiu.