
Futebol
Insólito! Abel Ferreira falha conferência de imprensa após Palmeiras - Ceará SC e motivo surpreende
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A última vez que o Sporting conquistou a dobradinha foi em 2002, sob o comando de Laszlo Bölöni, ao vencer o Leixões por 1-0 na final da Taça de Portugal, com um golo de Mário Jardel. Desde então, os leões não conseguiram repetir esse feito. Agora, a equipa atual, composta por jovens promissores como João Simões e Geovany Quenda, tem a oportunidade de igualar essa marca histórica. Rui Borges, vai mexer no onze para a derradeira final.
João Simões, médio de 18 anos, partilhou à Sport TV: "Será mais um jogo difícil. Sabemos das dificuldades que o Benfica nos mete, é uma equipa grande, tal como o Sporting e um jogo destes é sempre 50/50 - é um dérbi. É histórico e sabemos que vai estar um grande ambiente nas bancadas e isso motiva-nos. Mas claro que queremos ganhar".
Geovany Quenda, jovem extremo de 18 anos, que já foi vendido ao Chelsea, por mais de 50 milhões de euros, depois de uma tremenda época de estreia, acrescentou: "É uma final, contra um adversário muito difícil, mas acho que vai ser bom!".
Apesar de já ter sido vendido, Geovany Quenda continuará a representar o Sporting na próxima época, por empréstimo, antes de se juntar ao clube londrino em 2026. Esta decisão permite ao jovem extremo continuar a evoluir em Alvalade e a contribuir para os objetivos da equipa principal.
A final da Taça de Portugal contra o Benfica representa não apenas a possibilidade de conquistar mais um troféu, mas também de conseguir a dobradinha, no mesmo ano em que atingiram o bicampeonato, dois feitos que não acontecem há muito em Alvalade.
Poucos dias da grande jogo decisivo, uma decisão de última hora pode abalar a estratégia leonina e mudar tudo no clássico com o Benfica
|
O Sporting recorreu da suspensão de dois jogos aplicada a Ricardo Esgaio, na esperança de contar com o lateral na final da Taça de Portugal frente ao Benfica, marcada para este domingo no Estádio do Jamor, às 17h15.
Esgaio foi expulso após o empate 1-1 no dérbi da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic, por insultos dirigidos a Otamendi após o apito final, e por gestos ofensivos para a bancada após o golo do empate do Benfica. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu o jogador com dois jogos de suspensão, dos quais já cumpriu um na vitória sobre o Vitória de Guimarães. Após a penalização, Varandas quis recorrer logo em defesa do jogador leonino.
Apesar do recurso apresentado, é improvável que a sanção seja anulada ou reduzida a tempo da final da prova rainha. Assim, Esgaio deverá falhar o último jogo da temporada, não podendo contribuir para a conquista da Taça de Portugal.
A ausência de Esgaio representa um desafio adicional para o treinador do Sporting, que terá de ajustar a defesa para o confronto decisivo. O clube espera uma decisão rápida do Conselho de Disciplina da FPF, de forma a organizar o coletivo, mas o tempo escasseia.
A presença ou ausência de Esgaio poderá influenciar a estratégia da equipa para este importante duelo. O Clube de Alvalade, recorde-se não conquista a dobradinha, desde 2002, e a equipa de Rui Borges ambiciona terminar esta temporada com chave de ouro.
Antigo jogador do Clube de Alvalade perspetivou o encontro decisivo da prova rainha do futebol português e falou sobre o bicampeonato dos leões
|
Antiga estrela do Sporting, Luís Figo acompanha atentamente a atualidade do Clube de Alvalade. O ex-jogador considera que os leões conquistaram o campeonato com justiça, numa temporada marcada pelas mudanças de treinador, e afirma que os verdes e brancos partem "com muito mais confiança" para o dérbi da final da Taça de Portugal.
“Eu acho que quem ganha o campeonato, ganha quase sempre justamente. Trata-se de uma competição onde tens de ser regular, são bastantes meses, e penso que o Sporting foi um justo vencedor”, começou por referir Luís Figo sobre o desfecho da Liga Portugal Betclic, em declarações aos jornalistas, à margem de um evento da sua Fundação.
Sobre a final da Taça de Portugal - na qual St. Juste vai ser titular -, o ex-internacional português afirmou que o Sporting poderá ter vantagem face ao Benfica: “Quando são dérbis ou quando são confrontos entre duas grandes equipas é sempre complicado falar de favoritismo. Mas é lógico que depois de um momento de alegria e de satisfação, isso pode trazer muito mais confiança ao Sporting e espero que seja um bom espetáculo”.
Luís Figo comentou ainda as duas trocas de treinador na equipa leonina: “Quando se muda de treinador, normalmente é porque há alguma situação menos positiva. Neste caso o Ruben Amorim foi numa situação diferente, não tem nada a ver com os resultados. Sem dúvida que tens de ultrapassar algumas dificuldades inerentes a essas mudanças. Se sabe melhor ou não, não sei, eu acho que o mais importante é sempre ganhar porque a sensação e o sabor da vitória são fantásticos”.
A terminar, Luís Figo não esclareceu se admite assumir, um dia, um cargo na Direção do Sporting: “É uma pergunta complicada. Depende sempre das oportunidades que surgem na vida. […] Nunca tive a oportunidade de voltar a Portugal. Não sei o que é que o futuro me reservará em termos de posição profissional. É lógico que eu tenho os meus objetivos que passam pela parte mais administrativa, mas não sei onde, nem quando, nem o que é que vai suceder em relação à minha pessoa nos próximos meses ou no próximo ano”.
Defesa central dos leões está a contas com dificuldades físicas, e voltou a dar dor de cabeça a Rui Borges durante mais uma sessão de treinos
|
Rui Borges orientou, esta sexta feira, mais uma sessão de treinos do Sporting, no estádio do Jamor, com vista à preparação da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. O treinador verde e branco voltou a não poder contar com Ousmane Diomande.
Relembrar que o defesa costa marfinense até começou a titular na última partida dos leões, frente ao Guimarães, mas acabou por ser substituído, ainda antes do intervalo, depois de um choque com um adversário que deixou Ousmane Diomande com muitas queixas no joelho.
O central verde e branco voltou, então, a ser ausência nos trabalhos do Sporting. Para colmatar essa baixa, Rui Borges, treinador do Sporting, voltou a chamar os mesmos três jovens que tinham participado no último treino dos leões: João Muniz, David Moreira e Eduardo Felicíssimo.
Para além de Ousmane Diomande, há ainda três baixas a apontar no plantel do Sporting, sendo que estas ausências eram já esperadas: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões continuam a recuperar das respetivas lesões, e já era conhecido que não jogariam mais esta temporada.
O Sporting faz, no próximo sábado, dia 23 de maio, o derradeiro treino antes da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. Depois, o treinador Rui Borges, e um jogador, estarão presentes para falar com os jornalistas, em conferência de antevisão ao jogo decisivo da prova rainha - deverá acontecer pelas 12h30.