Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
07 Out 2020 | 20:09 |
A equipa principal de basquetebol do Sporting CP venceu o Vitória SC esta quarta-feira, 7 de outubro, por 83-71. Com esta vitória, os leões garantiram um lugar na final da Taça de Portugal, que se joga na próxima quinta-feira, 8 de outubro, em Odivelas. Jogo que passou de fácil a difícil, mas com os leões a conseguirem recuperar a sua boa performance.
O Vitória SC inaugurou o marcador, mas, na resposta, Shakir Smith fez os dois primeiros pontos verdes e brancos. Nos primeiros minutos, as duas equipas estavam ao mais alto nível, mostrando grande intensidade e entrega a partida. A turma de Guimarães mostrou saber aproveitar as debilidades defensivas dos leões e conseguiu estar em vantagem, mas depressa os leões superiorizaram as suas falhas na defesa com brilhantismo no ataque, chegando a vantagem (11-9).
O jogo manteve-se a um ritmo muito alto, com duas equipas muito equilibradas e a partida a ser bem disputada de parte a parte. Os leões orientados por Luís Magalhães – de regresso ao banco após testar negativo à covid-19 – corrigiram as falhas na defesa, passando a defender de forma mais agressiva e a explorar o contra-ataque, levando a vantagem no primeiro quarto (23-12).
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313892517088317448?s=19
O segundo quarto começou com a mesma agressividade que a turma de Alvalade havia terminado o primeiro. Mais do que agressividade, magia era o que havia em campo. Diogo Ventura com um passe por trás da cabeça assistiu Fields para um grande ponto para os leões começarem o segundo quarto. O jogador norte-americano fazia o que queria do jogo interior dos vimaranenses, levando a que o Sporting CP levasse um parcial de 6-0, obrigando Carlos Fechas a pedir um desconto de tempo para colocar gelo no jogo (29-12).
A turma leonina mantinha um grande nível no setor defensivo, com os jogadores a usarem as mãos de forma muito agressiva, mas sem cometer faltas. Os homens de Guimarães procuravam contrariar a turma de Alvalade, usando a estratégia dos leões, ao jogar em contra-ataque e defendendo à zona, impedindo os leões de concretizar (31-14).
Apesar de melhorar no capítulo defensivo, através do uso da defesa a zona, os jogadores vimaranenses pecavam no momento da concretização, não sendo capazes de igualar os leões no marcador, que apesar das dificuldades em entrar no garrafão, continuavam a marcar, com alguns triplos, mantendo assim a distância no marcador até ao intervalo (42-26).
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313897624253198336?s=19
A segunda parte começou com a mesma intensidade que havia terminado a primeira. Os leões corrigiram as falhas defensivas, sobretudo nos terrenos interiores, e melhoraram na finalização, com destaque para Fields, que marcou cinco pontos consecutivos, elevando ainda mais a vantagem leonina (53-36).
Sendo incapaz de entrar no terreno interior da defensiva dos leões, os pupilos de Carlos Fechas exploravam os lançamentos de longe. Era através dessa arma que os vimaranenses conseguiam marcar os seus pontos, marcando vários pontos de fora do garrafão, conseguindo diminuir a vantagem dos homens de verde e branco (53-41).
A defensiva leonina perdeu alguma solidez, principalmente na zona interior, levando a que os homens de Guimarães fossem recuperando aos poucos, graças a um grande trabalho de Brandon Parrish, que já contava com 16 pontos, levando a vantagem no parcial de 11-4. Insatisfeito com o que via, Luís Magalhães pediu um desconto de tempo para tentar corrigir os aspetos defensivos dos leões.
Após a pausa técnica, as alterações feitas por Luís Magalhães no aspeto defensivo pareciam não surtir efeito, com os vimaranenses a continuarem a sua caminhada atrás do marcador. Apesar da turma de Alvalade continuar a sofrer pontos, a qualidade dos leões na finalização permitia que a vantagem não se tornasse demasiado curta para o último quarto (62-51).
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313908448623579136?s=19
O início ultimo período da partida ficou marcado pela inexistência de pontos por parte dos pupilos de Luís Magalhães, em grande parte devido às consecutivas faltas ofensivas para os homens de verde e branco, com os vimaranenses a não aproveitar em demasia marcando apenas quatro pontos. (62-55).
A turma de Carlos Fechas aproveitou o fator psicológico, que estava em altas para os homens de Guimarães, contrariamente ao que acontecia aos rapazes de verde e branco, levando o Vitória SC uma vantagem no parcial de 9-3. Flávio Nascimento pediu a sua equipa para ter cabeça e não perder o foco no encontro, mas parecia não surtir efeito com a turma de branco cada vez mais perto do empate (65-62).
Quatro triplos consecutivo no Sporting CP permitiu que os leões respirassem de melhor forma. A turma de Alvalade voltava a ser agressiva na defesa, cortava as linhas de passe vimaranenses e melhorava o seu jogo interior defensivo, remetendo a equipa de Guimarães ao jogo exterior. Os pupilos conseguiram assim manter a vantagem até ao final da partida, garantindo um lugar na final (83-71).
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313916290797654020?s=19
O Sporting CP saiu, assim, vencedor, por 83-71, frente aos vimaranenses, marcando assim lugar na final da Taça de Portugal. Os leões marcam assim encontro com o FC Porto na próxima quinta-feira, oito de outubro. O jogo terá lugar no Pavilhão de Odivelas com transmissão na FPB TV, pelas 19h00.
Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta
03 Jan 2026 | 17:07 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.
Líder máximo dos verdes e brancos deixou claros os objetivos estipulados para os leões na presente temporada, ganhando força com o momento dos encarnados
31 Dez 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, sabe o Leonino. Depois de o Benfica ter sido eliminado da prova rainha da modalidade pelo Braga, nos oitavos-de-final, o líder máximo dos verdes e brancos acredita que os leões têm toda a possibilidade de garantir este troféu.
Segundo revelaram fontes próximas do processo ao nosso Jornal, apesar de o basquetebol do Sporting também ter passado por algumas dificuldades nessa mesma fase da competição, os responsáveis do Clube de Alvalade veem a conquista da Taça de Portugal como um objetivo a nível interno que, sem as águias à mistura, pode ser mais facilmente garantido.
Tal como o nosso Jornal adiantou no final do mês de setembro, Frederico Varandas não pede o título de campeão nacional. O Presidente do Sporting reconhece que, neste momento, tanto o Benfica como o Porto têm mais argumentos do que a turma verde e branca, mas pediu que os leões lutem para alcançar bons resultados frente aos rivais esta temporada.
Neste momento, os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos. O Benfica é líder com a mesma pontuação, mas menos uma partida disputada. O pódio fica completo com a Ovarense, com 14, que ainda pode ultrapassar os leões no acerto de calendário.
No que à Taça de Portugal diz respeito, o Sporting deixou pelo caminho o Imortal, com uma vitória por 89-82, em partida válida para os oitavos-de-final da prova. Na próxima fase, os verdes e brancos terão pela frente a Ovarense, com o encontro a estar marcado para dia 17 de janeiro, pelas 16h00, no reduto adversário.
Num encontro disputado no reduto do quarto classificado do Campeonato, leões levaram a melhor e somaram segunda vitória consecutiva
28 Dez 2025 | 17:06 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Oliveirense por 86-76, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente ao Vasco da Gama.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de três pontos (44-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações manteve-se equilibrado, mas o Sporting entrou nos últimos minutos com mais quatro pontos do que a Oliveirense (62-58). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (86-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 17 pontos e oito ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 15 pontos e duas assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar
Com esta vitória - a 14.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 3 de janeiro, os leões disputam a 10.ª jornada do Campeonato Nacional e vão visitar o reduto do Queluz, às 15h00.
Sporting sofre, mas segue em frente na Taça de Portugal e aproveita eliminação do Benfica
14 Dez 2025 | 21:27