Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

LEÕES EM GRANDE MARCAM PRESENÇA NA FINAL

Sporting CP vence o Vitória SC, por 83-71, e enfrentam o FC Porto na final

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Out 2020 | 20:09 |

Icon Comentário0

A equipa principal de basquetebol do Sporting CP venceu o Vitória SC esta quarta-feira, 7 de outubro, por 83-71. Com esta vitória, os leões garantiram um lugar na final da Taça de Portugal, que se joga na próxima quinta-feira, 8 de outubro, em Odivelas. Jogo que passou de fácil a difícil, mas com os leões a conseguirem recuperar a sua boa performance.


O Vitória SC inaugurou o marcador, mas, na resposta, Shakir Smith fez os dois primeiros pontos verdes e brancos. Nos primeiros minutos, as duas equipas estavam ao mais alto nível, mostrando grande intensidade e entrega a partida. A turma de Guimarães mostrou saber aproveitar as debilidades defensivas dos leões e conseguiu estar em vantagem, mas depressa os leões superiorizaram as suas falhas na defesa com brilhantismo no ataque, chegando a vantagem (11-9).


O jogo manteve-se a um ritmo muito alto, com duas equipas muito equilibradas e a partida a ser bem disputada de parte a parte. Os leões orientados por Luís Magalhães – de regresso ao banco após testar negativo à covid-19 – corrigiram as falhas na defesa, passando a defender de forma mais agressiva e a explorar o contra-ataque, levando a vantagem no primeiro quarto (23-12).


https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313892517088317448?s=19

O segundo quarto começou com a mesma agressividade que a turma de Alvalade havia terminado o primeiro. Mais do que agressividade, magia era o que havia em campo. Diogo Ventura com um passe por trás da cabeça assistiu Fields para um grande ponto para os leões começarem o segundo quarto. O jogador norte-americano fazia o que queria do jogo interior dos vimaranenses, levando a que o Sporting CP levasse um parcial de 6-0, obrigando Carlos Fechas a pedir um desconto de tempo para colocar gelo no jogo (29-12).


A turma leonina mantinha um grande nível no setor defensivo, com os jogadores a usarem as mãos de forma muito agressiva, mas sem cometer faltas. Os homens de Guimarães procuravam contrariar a turma de Alvalade, usando a estratégia dos leões, ao jogar em contra-ataque e defendendo à zona, impedindo os leões de concretizar (31-14).

Apesar de melhorar no capítulo defensivo, através do uso da defesa a zona, os jogadores vimaranenses pecavam no momento da concretização, não sendo capazes de igualar os leões no marcador, que apesar das dificuldades em entrar no garrafão, continuavam a marcar, com alguns triplos, mantendo assim a distância no marcador até ao intervalo (42-26).

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313897624253198336?s=19

A segunda parte começou com a mesma intensidade que havia terminado a primeira. Os leões corrigiram as falhas defensivas, sobretudo nos terrenos interiores, e melhoraram na finalização, com destaque para Fields, que marcou cinco pontos consecutivos, elevando ainda mais a vantagem leonina (53-36).

Sendo incapaz de entrar no terreno interior da defensiva dos leões, os pupilos de Carlos Fechas exploravam os lançamentos de longe. Era através dessa arma que os vimaranenses conseguiam marcar os seus pontos, marcando vários pontos de fora do garrafão, conseguindo diminuir a vantagem dos homens de verde e branco (53-41).

A defensiva leonina perdeu alguma solidez, principalmente na zona interior, levando a que os homens de Guimarães fossem recuperando aos poucos, graças a um grande trabalho de Brandon Parrish, que já contava com 16 pontos, levando a vantagem no parcial de 11-4. Insatisfeito com o que via, Luís Magalhães pediu um desconto de tempo para tentar corrigir os aspetos defensivos dos leões.

Após a pausa técnica, as alterações feitas por Luís Magalhães no aspeto defensivo pareciam não surtir efeito, com os vimaranenses a continuarem a sua caminhada atrás do marcador. Apesar da turma de Alvalade continuar a sofrer pontos, a qualidade dos leões na finalização permitia que a vantagem não se tornasse demasiado curta para o último quarto (62-51).

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313908448623579136?s=19

O início ultimo período da partida ficou marcado pela inexistência de pontos por parte dos pupilos de Luís Magalhães, em grande parte devido às consecutivas faltas ofensivas para os homens de verde e branco, com os vimaranenses a não aproveitar em demasia marcando apenas quatro pontos. (62-55).

A turma de Carlos Fechas aproveitou o fator psicológico, que estava em altas para os homens de Guimarães, contrariamente ao que acontecia aos rapazes de verde e branco, levando o Vitória SC uma vantagem no parcial de 9-3. Flávio Nascimento pediu a sua equipa para ter cabeça e não perder o foco no encontro, mas parecia não surtir efeito com a turma de branco cada vez mais perto do empate (65-62).

Quatro triplos consecutivo no Sporting CP permitiu que os leões respirassem de melhor forma. A turma de Alvalade voltava a ser agressiva na defesa, cortava as linhas de passe vimaranenses e melhorava o seu jogo interior defensivo, remetendo a equipa de Guimarães ao jogo exterior. Os pupilos conseguiram assim manter a vantagem até ao final da partida, garantindo um lugar na final (83-71).

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313916290797654020?s=19

O Sporting CP saiu, assim, vencedor, por 83-71, frente aos vimaranenses, marcando assim lugar na final da Taça de Portugal. Os leões marcam assim encontro com o FC Porto na próxima quinta-feira, oito de outubro. O jogo terá lugar no Pavilhão de Odivelas com transmissão na FPB TV, pelas 19h00.


Modalidades

Belga do Sporting antevê Clássico: "Porto esta época não está a sair-se tão bem"

Na antevisão ao duelo diante dos azuis e brancos, jogador do Clube de Alvalade disse ainda estar "grato" por poder representar os leões

Stephan Swenson destacou o entusiasmo do grupo para o Clássico entre Sporting e Porto e a preparação intensa que têm feito ao longo da temporada
Stephan Swenson destacou o entusiasmo do grupo para o Clássico entre Sporting e Porto e a preparação intensa que têm feito ao longo da temporada

06 Fev 2026 | 17:16 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting - que pode vir a ter um novo jogador - recebe este sábado, dia 7 de fevereiro, o Porto, em partida da 14.ª jornada da Liga, marcada para as 15h00. O base Stephan Swenson destacou o entusiasmo do grupo para o Clássico e a preparação intensa que têm feito ao longo da temporada. O jogador belga diz que quer aproveitar a má época dos dragões.


“É um jogo muito entusiasmante. Adoramos os grandes jogos, treinamos e preparamo-nos todos os dias para competirmos nestes jogos e a competição europeia deixa-nos ainda mais preparados para estes grandes jogos, como será frente ao Porto”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade


S. Swenson: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem"


O basquetebolista analisou o adversário e alertou para o talento da equipa portista: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem, mas têm uma equipa muito talentosa, muito boa equipa e ao virem para este jogo, vão querer fazer o melhor, mas vamos estar preparados”.

Stephan Swenson falou ainda sobre o momento da equipa e a abordagem para cada desafio: “Estamos num bom momento, mas cada jogo é um novo jogo. É uma abordagem diferente, tudo volta a começar do 0-0. Vamos para o próximo jogo cientes de que tudo pode acontecer, por isso temos de jogar o nosso melhor basquetebol”.


S. Swenson: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting"

Por fim, o pupilo de Luís Magalhães deixou um apelo aos adeptos: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting, pela oportunidade dada, por jogar com estes companheiros de equipa e esta equipa técnica, o que torna tudo ainda melhor. Estou a ter excelentes momentos. Venham apoiar-nos, estamos a ter um excelente ano e sabemos que podemos continuar assim, com eles a virem ao Pavilhão João Rocha”, terminou.


Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas tenta contratar peso pesado para Sporting lutar pelo título

Direção do Clube de Alvalade terá chegado ao consenso de que falta reforçar um dos setores do seu plantel para dar maiores possibilidades à equipa

Exclusivo Leonino - Sporting de Frederico Varandas pretende garantir a contratação de um poste estrangeiro para a equipa de basquetebol
Exclusivo Leonino - Sporting de Frederico Varandas pretende garantir a contratação de um poste estrangeiro para a equipa de basquetebol

06 Fev 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting está na disposição de contratar um novo poste para a equipa de basquetebol. A Direção verde e branca tem como principal objetivo que a turma de Luís Magalhães lute pelo título e seja competitiva até ao final da temporada e, para isso, um reforço pode estar aí à porta.


Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os dirigentes dos leões estão convencidos em garantir a contratação de um poste estrangeiro que seja capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.


O Sporting leva nove vitórias em 20 jogos esta época, e perdeu apenas por duas vezes na Liga Portuguesa - frente ao Esgueira e ao Benfica. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja 100% à altura de lutar pelo campeonato e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.


O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em 29 encontros até ao momento e soma médias de 14,4 pontos, 1,7 assistências e 7,7 ressaltos por partida.

Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou também em 29 partidas, mas com médias modestas de 4,3 pontos, 0,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.


Jogadores celebram vitória na Luz:


Modalidades

Sporting perde com o PAOK e está em último lugar do grupo

Clube de Alvalade não conseguiu contrariar poderio da equipa grega e continua sem qualquer vitória nesta fase da competição europeia

Sporting perdeu frente ao PAOK, esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, em jogo da quinta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup
Sporting perdeu frente ao PAOK, esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, em jogo da quinta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup

04 Fev 2026 | 17:20 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting perdeu frente ao PAOK por 101-67, esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, em jogo da quinta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no reduto da turma grega, os leões, que já não tinham possibilidades de passar à próxima fase, foram derrotados pela turma de Jure Zdovc.


Após o triunfo frente ao Benfica no último jogo, os verdes e brancos não entraram bem na partida e, no final do primeiro período, perdiam por 28-17. No segundo parcial, a desvantagem acentuou-se ainda mais e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 29 pontos a favor da turma adversária (54-25).


No terceiro parcial, o Clube de Alvalade não conseguiu encurtar distâncias e entrou nos últimos 10 minutos a 32 pontos da turma do helénica (78-46). No último quarto, o conjunto verde e branco viu novamente a turma contrária superiorizar-se na partida (101-67).


A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi André Cruz. O internacional português somou 13 pontos, três ressaltos e duas assistências. Já Malik Morgan somou 11 pontos, três ressaltos e três assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta derrota - a nona em 29 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no quarto lugar do Grupo M com cinco pontos. O Bilbao Basket é primeiro com 10, seguido de PAOK (nove) e Prievidza (seis). O próximo duelo, a contar para a 14.ª jornada da Liga portuguesa, está marcado para sábado, dia 7 de fevereiro, frente ao Porto, às 15h00, no Pavilhão João Rocha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting ganha na casa do Benfica e impõe primeira derrota ao rival na Liga portuguesa
Modalidades

Sporting ganha na casa do Benfica e impõe primeira derrota ao rival na Liga portuguesa

31 Jan 2026 | 16:51

Icon Comentário0
Oficial! Nany é reforço do Sporting; Varandas fecha contratação
Modalidades

Oficial! Nany é reforço do Sporting; Varandas fecha contratação

30 Jan 2026 | 10:02

Icon Comentário0
Sporting reage e arrecada triunfo 'gordo' frente ao Vitória de Guimarães
Modalidades

Sporting reage e arrecada triunfo 'gordo' frente ao Vitória de Guimarães

24 Jan 2026 | 16:18

Icon Comentário0