Modalidades
Exclusivo Leonino - Varandas quer reforçar o Sporting com 'gigante' para atacar o campeonato
19 Nov 2025 | 18:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
07 Out 2020 | 20:09 |
A equipa principal de basquetebol do Sporting CP venceu o Vitória SC esta quarta-feira, 7 de outubro, por 83-71. Com esta vitória, os leões garantiram um lugar na final da Taça de Portugal, que se joga na próxima quinta-feira, 8 de outubro, em Odivelas. Jogo que passou de fácil a difícil, mas com os leões a conseguirem recuperar a sua boa performance.
O Vitória SC inaugurou o marcador, mas, na resposta, Shakir Smith fez os dois primeiros pontos verdes e brancos. Nos primeiros minutos, as duas equipas estavam ao mais alto nível, mostrando grande intensidade e entrega a partida. A turma de Guimarães mostrou saber aproveitar as debilidades defensivas dos leões e conseguiu estar em vantagem, mas depressa os leões superiorizaram as suas falhas na defesa com brilhantismo no ataque, chegando a vantagem (11-9).
O jogo manteve-se a um ritmo muito alto, com duas equipas muito equilibradas e a partida a ser bem disputada de parte a parte. Os leões orientados por Luís Magalhães – de regresso ao banco após testar negativo à covid-19 – corrigiram as falhas na defesa, passando a defender de forma mais agressiva e a explorar o contra-ataque, levando a vantagem no primeiro quarto (23-12).
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313892517088317448?s=19
O segundo quarto começou com a mesma agressividade que a turma de Alvalade havia terminado o primeiro. Mais do que agressividade, magia era o que havia em campo. Diogo Ventura com um passe por trás da cabeça assistiu Fields para um grande ponto para os leões começarem o segundo quarto. O jogador norte-americano fazia o que queria do jogo interior dos vimaranenses, levando a que o Sporting CP levasse um parcial de 6-0, obrigando Carlos Fechas a pedir um desconto de tempo para colocar gelo no jogo (29-12).
A turma leonina mantinha um grande nível no setor defensivo, com os jogadores a usarem as mãos de forma muito agressiva, mas sem cometer faltas. Os homens de Guimarães procuravam contrariar a turma de Alvalade, usando a estratégia dos leões, ao jogar em contra-ataque e defendendo à zona, impedindo os leões de concretizar (31-14).
Apesar de melhorar no capítulo defensivo, através do uso da defesa a zona, os jogadores vimaranenses pecavam no momento da concretização, não sendo capazes de igualar os leões no marcador, que apesar das dificuldades em entrar no garrafão, continuavam a marcar, com alguns triplos, mantendo assim a distância no marcador até ao intervalo (42-26).
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313897624253198336?s=19
A segunda parte começou com a mesma intensidade que havia terminado a primeira. Os leões corrigiram as falhas defensivas, sobretudo nos terrenos interiores, e melhoraram na finalização, com destaque para Fields, que marcou cinco pontos consecutivos, elevando ainda mais a vantagem leonina (53-36).
Sendo incapaz de entrar no terreno interior da defensiva dos leões, os pupilos de Carlos Fechas exploravam os lançamentos de longe. Era através dessa arma que os vimaranenses conseguiam marcar os seus pontos, marcando vários pontos de fora do garrafão, conseguindo diminuir a vantagem dos homens de verde e branco (53-41).
A defensiva leonina perdeu alguma solidez, principalmente na zona interior, levando a que os homens de Guimarães fossem recuperando aos poucos, graças a um grande trabalho de Brandon Parrish, que já contava com 16 pontos, levando a vantagem no parcial de 11-4. Insatisfeito com o que via, Luís Magalhães pediu um desconto de tempo para tentar corrigir os aspetos defensivos dos leões.
Após a pausa técnica, as alterações feitas por Luís Magalhães no aspeto defensivo pareciam não surtir efeito, com os vimaranenses a continuarem a sua caminhada atrás do marcador. Apesar da turma de Alvalade continuar a sofrer pontos, a qualidade dos leões na finalização permitia que a vantagem não se tornasse demasiado curta para o último quarto (62-51).
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313908448623579136?s=19
O início ultimo período da partida ficou marcado pela inexistência de pontos por parte dos pupilos de Luís Magalhães, em grande parte devido às consecutivas faltas ofensivas para os homens de verde e branco, com os vimaranenses a não aproveitar em demasia marcando apenas quatro pontos. (62-55).
A turma de Carlos Fechas aproveitou o fator psicológico, que estava em altas para os homens de Guimarães, contrariamente ao que acontecia aos rapazes de verde e branco, levando o Vitória SC uma vantagem no parcial de 9-3. Flávio Nascimento pediu a sua equipa para ter cabeça e não perder o foco no encontro, mas parecia não surtir efeito com a turma de branco cada vez mais perto do empate (65-62).
Quatro triplos consecutivo no Sporting CP permitiu que os leões respirassem de melhor forma. A turma de Alvalade voltava a ser agressiva na defesa, cortava as linhas de passe vimaranenses e melhorava o seu jogo interior defensivo, remetendo a equipa de Guimarães ao jogo exterior. Os pupilos conseguiram assim manter a vantagem até ao final da partida, garantindo um lugar na final (83-71).
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1313916290797654020?s=19
O Sporting CP saiu, assim, vencedor, por 83-71, frente aos vimaranenses, marcando assim lugar na final da Taça de Portugal. Os leões marcam assim encontro com o FC Porto na próxima quinta-feira, oito de outubro. O jogo terá lugar no Pavilhão de Odivelas com transmissão na FPB TV, pelas 19h00.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o rival de Lisboa
03 Dez 2025 | 23:01 |
A equipa de basquetebol feminino do Sporting perdeu, por 74-67, contra o Benfica, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, em jogo da sexta jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26 (jogo em atraso). No dérbi de Lisboa, as leoas caíram depois de um confronto renhido - numa altura em que a equipa masculina atravessa um bom momento.
A equipa feminina do Sporting começou bem, numa partida que arrancou com muito equilíbrio. O primeiro parcial terminou contou com muitos pontos, e terminou 29-27 para as águias. No segundo período, as leoas voltaram a ficar por baixo, por 13-8. O marcador apontava 42-35 ao intervalo, para a equipa da casa.
A segunda parte do encontro foi complicada, e voltou a começar com muito equilíbrio. O Benfica superiorizou-se, de novo, mas apenas por um ponto (17-16), e atirou a vantagem para oito pontos à entrada dos derradeiros 10 minutos. As leoas lutaram no último quarto, mas as águias acabaram por vencer, com resultado final 74-67.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 19 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Simone Costa somou 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta derrota - a terceira em oito jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está no quarto lugar do campeonato nacional, com 13 pontos. Em primeiro está o Quinta dos Lombos, com os mesmos 16 pontos. O próximo jogo da formação leonina é no dia 6 de dezembro, frente ao Barcelos, para o campeonato. O jogo está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Em jogo a contar para a segunda jornada, emblema verde e branco triunfou confortavelmente e segue na luta por um título que já venceu em duas ocasiões
22 Nov 2025 | 20:14 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Vasco da Gama por 94-62, este sábado, dia 22 de novembro, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo B da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões seguem na luta para conquistar um título que já venceram em duas ocasiões e seguem num bom momento de forma, após vitória a meio da semana para as competições europeias.
O Clube de Alvalade entrou melhor na partida e, no final do primeiro período, vencia por 25-13. No segundo período, a formação leonina voltou a superiorizar-se e ampliou a vantagem. Ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 18 pontos a favor do Sporting (52-34).
No terceiro parcial, o Sporting continuou a acelerar o ritmo e distanciou-se do opositor, entrando nos últimos 10 minutos do duelo com mais 24 pontos do que o Vasco da Gama (70-46). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu agarrar-se à vantagem e triunfou (94-62).
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Brandon Johns Jr. O norte-ameircano terminou a partida com 24 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. João Fernandes também assinou uma partida positiva, somando 12 pontos, seis ressaltos e uma assistência.
Com esta vitória - a 11.ª em 14 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no primeiro lugar com quatro pontos. Os leões voltam a entrar em campo no sábado, dia 6 de dezembro, em encontro referente à sétima jornada do Campeonato Nacional. O Sporting visita o Esgueira, em Aveiro, às 21h00.
Jogadores festejaram vitória nas competições europeias com os adeptos:
Com base nos seus objetivos, estrutura dos verdes e brancos está disponível para oferecer um novo reforço à equipa de basquetebol dos leões
20 Nov 2025 | 14:09 |
A estrutura do Sporting tem os objetivos bem traçados para a equipa de basquetebol: garantir que a luta pelo título seja competitiva até ao final da época. Para isso, sabe o Leonino, os leões estão disponíveis para oferecerem um reforço a Luís Magalhães.
O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que os dirigentes verdes e brancos, com Frederico Varandas à cabeça, estão a estudar a contratação de um poste, capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 12 jogos esta época, e perdeu apenas por uma vez na Liga Portuguesa. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja à altura de lutar pelo campeonato, e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em todos os 12 encontros até ao momento, e soma médias de 13,4 pontos, 1,9 assistências e 7,1 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou em 12 jogos, mas com médias modestas de 4,7 pontos, 0,2 assistências e 3,2 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.