Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEÕES TENTAM VINGAR DERROTA NA TAÇA DA LIGA

Em declarações ao Leonino, Acácio Santos fez a análise ao duelo entre o Sporting CP e o SC Braga

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

02 Fev 2020 | 13:31 |

Icon Comentário0

O Sporting CP volta este domingo (2 de fevereiro) ao Minho para defrontar o SC Braga, pelas 17h30. Em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga NOS, os leões querem vingar a eliminação nas meias-finais da Taça da Liga diante dos arsenalistas.


Em declarações ao Leonino, Acácio Santos, treinador de futebol, considera que, naturalmente, uma das maiores curiosidades para o jogo frente ao SC Braga é perceber como vai reagir a equipa à saída de Bruno Fernandes: “Os Sportinguistas que não tenham ilusões. Quando sai um jogador, as coisas nunca ficam iguais e, no caso do Bruno Fernandes, o Sporting CP não vai arranjar um jogador à sua altura. Sei que o Silas já andava a preparar a possível saída do Bruno há algum tempo”.


Sobre possíveis alterações táticas no conjunto verde e branco, Acácio Santos considera que “o Sporting CP vai alterar um pouco a sua forma de jogar (…) o Vietto vai assumir um maior protagonismo no corredor central, sempre com liberdade para descair para os corredores laterais”. Para o comentador do Canal 11, a chegada de Šporar irá fazer com que o Sporting CP perca um pouco de bola e ganhe maior “protagonismo nos momentos de transição (contra-ataque e transição rápida). O Šporar procura bem a profundidade no espaço entre os centrais e os laterais”.


Questionado sobre se Francisco Geraldes poderá ser uma opção válida para Silas, Acácio Santos considera que o médio leonino “é realmente uma opção interessante até pelas dinâmicas que pode trazer, nomeadamente partindo da esquerda para dentro. Só este movimento vai libertar uma série de jogadores, como o Acuña e o Vietto, por exemplo. Olhando apenas para o aspeto técnico tático, é um reforço importante para a equipa do Sporting CP”.

PROCURA-SE LIDERANÇA


A liderança de Bruno Fernandes ia mais além do que apenas a braçadeira que envergava e, nesse sentido, Acácio Santos defende que outros jogadores terão de ocupar esse espaço: “vamos ver quem irá ocupar o vazio de liderança deixado pelo Bruno. Há uma necessidade de alguém aparecer. Estou com alguma curiosidade para perceber quem é que poderá colmatar esta questão (…) os dois centrais (Coates e Mathieu) terão de assumir essa responsabilidade. Veremos se o Acuña também terá uma postura diferente, apesar de por vezes ser instável emocionalmente. Em zonas mais adiantas, não consigo ver alguém que assuma essa liderança. Este é, claramente, o ponto mais difícil de substituir com a saída do Bruno”.

BRAGA PRESSIONA ALTO E EM BLOCO

Relativamente às dificuldades que o SC Braga pode colocar à turma de Alvalade, o também comentador do Canal 11 defende que a capacidade de pressão do conjunto de Rúben Amorim é a grande arma dos bracarenses: “a equipa do SC Braga consegue pressionar muito alto e com as linhas muito próximas, o que dificulta a saída de bola das equipas adversárias. Este vai ser um dos pontos mais difíceis para o Sporting CP gerir”. A reação à perca da bola é outro dos pontos fortes dos arsenalistas: “O SC Braga tem três centrais fortes, que fazem bem a cobertura aos laterais, e também uma boa reação à perda da bola. Pode ser difícil para o Sporting sair em transição”.

Questionado sobre qual a melhor forma de o Sporting CP contrariar este aspeto, Acácio Santos afirma que “a partir do momento em que consegue ir para o meio campo do SC Braga, que é uma zona em que o Braga se sente menos confortável, o Sporting CP tem de conseguir instalar-se e obrigar essa linha de cinco a recuar”.

Os leões estão atualmente no terceiro lugar da Liga NOS, com 32 pontos, enquanto que os arsenalistas ocupam a quinta posição, com 30 pontos. A bola começa a rolar no Estádio Municipal de Braga pelas 17h30 e o jogo terá transmissão na Sport TV.


Futebol

João Gião para o Casa Pia? O que afasta os gansos do treinador do Sporting

Treinador da equipa secundária dos verdes e brancos foi recentemente associado como o nome principal para suceder a João Pereira

Casa Pia nem terá chegado a contactar João Gião ou a estrutura do Sporting, pois sabem que nenhum dos lados pretende negociar
Casa Pia nem terá chegado a contactar João Gião ou a estrutura do Sporting, pois sabem que nenhum dos lados pretende negociar

04 Nov 2025 | 10:26 |

Icon Comentário0

Ao que parece, afinal, o Casa Pia não terá chegado a contactar João Gião nem o Sporting para dar a conhecer sobre o interesse na sua contratação. Depois de terem despedido João Pereira do comando técnico da equipa principal, os gansos estão à procura de um novo treinador e o timoneiro do conjunto secundário dos leões.


De acordo com o jornal Record, apesar de o treinador dos verdes e brancos ser o principal nome na lista do conjunto lisboeta, a estrutura nem terá chegado a avançar, uma vez que tem consciência de que Gião não pretende deixar o Sporting nesta altura, tal como a Direção leonina não está aberta a negociar.


No conjunto secundário do Sporting, João Gião encontra-se a fazer um trabalho de destaque. Os leões são líderes da segunda liga, com 21 pontos em nove encontros (sete vitórias e duas derrotas). Na UEFA Youth League, o Clube de Alvalade soma sete pontos (duas vitórias e um empate) e está no 10.º lugar.


Conforme revelado num Exclusivo Leonino, a estrutura do Sporting, com Frederico Varandas à cabeça, está bastante satisfeita com João Gião e pretende recompensar o mesmo com uma renovação de contrato, que ainda deverá incluir um aumento salarial para o treinador.

De resto, João Gião irá orientar a equipa verde e branca nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Youth League. O encontro diante da Juventus está agendada para as 14h00 e será disputada em Turim, Itália.



Futebol

Atenção! Sporting explora contratação de Brayan Medina

Recentes exibições do central colombiano parecem ter chamado à atenção dos responsáveis verdes e brancos, que continuam atentos a oportunidades de mercado

De acordo com as mais recentes notícias, Sporting está atento a uma possível contratação de Brayan Medina
De acordo com as mais recentes notícias, Sporting está atento a uma possível contratação de Brayan Medina

04 Nov 2025 | 10:02 |

Icon Comentário0

O Sporting está interessado em Brayan Medina. De olhos postos em vários jogadores para o defeso que aí vem, os responsáveis leoninos têm um novo na mira, com as recentes exibições do central do Tondela a saltarem à vista dos verdes e brancos.


A informação está a ser avançada por Pipe Sierra, jornalista colombiano especializado no mercado de transferências, que ainda avança que o Sporting não está sozinho na corrida pelo jogador de 23 anos. O Braga também tem estado atento e pode avançar pelo defesa.


Brayan Medina encontra-se a realizar a sua primeira temporada em Portugal, tendo chegado do America de Cali - clube que irá ganhar parte da percentagem na eventualidade de uma venda do jogador, que foi titular na recente Sporting, por 3-0 . Para já, o colombiano tem contrato com os beirões até junho de 2030.


Em 2025/26, ao serviço do Tondela, Brayan Medina - avaliado em 2 milhões de euros -, já disputou o total de nove partidas, somando 765 minutos em campo. Nesse número de encontros, ainda não marcou ou fez qualquer assistência para os companheiros de equipa.

O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.


Confira a publicação:


Futebol

Mikel Arteta mostra-se "preocupado" com lesão de Viktor Gyokeres, ex Sporting

Internacional sueco saiu do último encontro do Arsenal com queixas físicas e o treinador deu recentes declarações sobre a sua condição física

Mikel Arteta esclareceu que Viktor Gyokeres, ex Sporting, será baixa na partida do Arsenal frente ao Slavia, para a Liga dos Campeões
Mikel Arteta esclareceu que Viktor Gyokeres, ex Sporting, será baixa na partida do Arsenal frente ao Slavia, para a Liga dos Campeões

04 Nov 2025 | 07:56 |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres lesionou-se na partida frente ao Burnley, no último fim de semana, e agora irá desfalcar o Arsenal na partida diante do Slavia, em Praga, para a Liga dos Campeões. A informação foi confirmada pelo próprio Mikel Arteta, em antevisão ao encontro.


"Ele definitivamente não está disponível. Ele não treinou hoje e precisamos fazer mais alguns exames e tomografias nos próximos dias para entender a extensão da lesão, mas para este jogo ele não está disponível", ressalvou o treinador, em declarações à imprensa britânica.


"Estou preocupado, porque ele não teve muitos problemas musculares e teve que sair do campo. Ele estava a sentir algo e isso obviamente nunca é um bom sinal. Especialmente para um jogador que é muito, muito explosivo, por isso estamos a investigar um pouco mais para compreender a gravidade da lesão e anunciaremos quando soubermos mais", atirou ainda o treinador do Arsenal, que não poderá contar com o ex-jogador do Sporting na prova milionária.


"Obviamente, ele ficou muito desapontado após o jogo com o que sentiu, mas isso faz parte do futebol. No final das contas, se esperas uma linha linear, com tudo a subir, isso não vai acontecer. Se ele tem algo com que lidar, nós o ajudaremos a fazer isso. Ele estava num momento muito bom, em ótima forma, é muito importante para a equipa, mas amanhã não o teremos, então é isso", vincou ainda.

A verdade é que, fora Gyokeres, Arteta também não poderá contar com Zubimendi, que está de fora por castigo. Também Declan Rice está em risco de falhar o encontro diante do Bayern, por acumulação de amarelos: "Isso vem junto com a situação do Zubi. Sabemos que o Zubi também tinha dois cartões amarelos, então é assim que funciona a competição. Em algum momento, podes perder jogadores em jogos cruciais. Obviamente, vamos tentar evitar isso o máximo possível, mas faz parte da competição".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Amorim prepara 50M para 'resgatar' contratação falhada do Sporting
Futebol

Amorim prepara 50M para 'resgatar' contratação falhada do Sporting

04 Nov 2025 | 07:22

Icon Comentário0
Fotis Ioannidis deixou dica a Rui Borges antes do Juventus - Sporting: "Estou sempre..."
Futebol

Fotis Ioannidis deixou dica a Rui Borges antes do Juventus - Sporting: "Estou sempre..."

04 Nov 2025 | 07:09

Icon Comentário0
Hugo Viana quer levar para o Manchester City jogador 'improvável' do Sporting
Futebol

Hugo Viana quer levar para o Manchester City jogador 'improvável' do Sporting

04 Nov 2025 | 06:51

Icon Comentário0