
Futebol
Imprensa nacional confirma reunião com agente para levar capitão do Sporting
09 Out 2025 | 07:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Fev 2020 | 13:31 |
O Sporting CP volta este domingo (2 de fevereiro) ao Minho para defrontar o SC Braga, pelas 17h30. Em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga NOS, os leões querem vingar a eliminação nas meias-finais da Taça da Liga diante dos arsenalistas.
Em declarações ao Leonino, Acácio Santos, treinador de futebol, considera que, naturalmente, uma das maiores curiosidades para o jogo frente ao SC Braga é perceber como vai reagir a equipa à saída de Bruno Fernandes: “Os Sportinguistas que não tenham ilusões. Quando sai um jogador, as coisas nunca ficam iguais e, no caso do Bruno Fernandes, o Sporting CP não vai arranjar um jogador à sua altura. Sei que o Silas já andava a preparar a possível saída do Bruno há algum tempo”.
Sobre possíveis alterações táticas no conjunto verde e branco, Acácio Santos considera que “o Sporting CP vai alterar um pouco a sua forma de jogar (…) o Vietto vai assumir um maior protagonismo no corredor central, sempre com liberdade para descair para os corredores laterais”. Para o comentador do Canal 11, a chegada de Šporar irá fazer com que o Sporting CP perca um pouco de bola e ganhe maior “protagonismo nos momentos de transição (contra-ataque e transição rápida). O Šporar procura bem a profundidade no espaço entre os centrais e os laterais”.
Questionado sobre se Francisco Geraldes poderá ser uma opção válida para Silas, Acácio Santos considera que o médio leonino “é realmente uma opção interessante até pelas dinâmicas que pode trazer, nomeadamente partindo da esquerda para dentro. Só este movimento vai libertar uma série de jogadores, como o Acuña e o Vietto, por exemplo. Olhando apenas para o aspeto técnico tático, é um reforço importante para a equipa do Sporting CP”.
PROCURA-SE LIDERANÇA
A liderança de Bruno Fernandes ia mais além do que apenas a braçadeira que envergava e, nesse sentido, Acácio Santos defende que outros jogadores terão de ocupar esse espaço: “vamos ver quem irá ocupar o vazio de liderança deixado pelo Bruno. Há uma necessidade de alguém aparecer. Estou com alguma curiosidade para perceber quem é que poderá colmatar esta questão (…) os dois centrais (Coates e Mathieu) terão de assumir essa responsabilidade. Veremos se o Acuña também terá uma postura diferente, apesar de por vezes ser instável emocionalmente. Em zonas mais adiantas, não consigo ver alguém que assuma essa liderança. Este é, claramente, o ponto mais difícil de substituir com a saída do Bruno”.
BRAGA PRESSIONA ALTO E EM BLOCO
Relativamente às dificuldades que o SC Braga pode colocar à turma de Alvalade, o também comentador do Canal 11 defende que a capacidade de pressão do conjunto de Rúben Amorim é a grande arma dos bracarenses: “a equipa do SC Braga consegue pressionar muito alto e com as linhas muito próximas, o que dificulta a saída de bola das equipas adversárias. Este vai ser um dos pontos mais difíceis para o Sporting CP gerir”. A reação à perca da bola é outro dos pontos fortes dos arsenalistas: “O SC Braga tem três centrais fortes, que fazem bem a cobertura aos laterais, e também uma boa reação à perda da bola. Pode ser difícil para o Sporting sair em transição”.
Questionado sobre qual a melhor forma de o Sporting CP contrariar este aspeto, Acácio Santos afirma que “a partir do momento em que consegue ir para o meio campo do SC Braga, que é uma zona em que o Braga se sente menos confortável, o Sporting CP tem de conseguir instalar-se e obrigar essa linha de cinco a recuar”.
Os leões estão atualmente no terceiro lugar da Liga NOS, com 32 pontos, enquanto que os arsenalistas ocupam a quinta posição, com 30 pontos. A bola começa a rolar no Estádio Municipal de Braga pelas 17h30 e o jogo terá transmissão na Sport TV.
Internacional costa-marfinense já está recuperado de lesão e deverá voltar a competir pelos leões após esta a paragem para seleções
09 Out 2025 | 08:33 |
Apesar de ainda não ter regressado à competição, Ousmane Diomande já está apto e acabará por 'reforçar' a equipa de Rui Borges após a paragem para seleções. Quem se mostrou satisfeito com a recuperação do internacional costa-marfinense foi Carlos Xavier, antigo jogador do Sporting.
Carlos Xavier: "Parece que têm medo de saltar"
"É um jogador que tem uma presença importante na área, sobretudo nas bolas paradas, lances estes em que o Sporting sofre demasiados golos. É sempre uma aflição muito grande na área nesse tipo de lances. Parece que têm medo de saltar, medo de ir ao choque", começou por dizer, em declarações ao jornal Record, vincando os problemas dos leões frente ao Braga.
Carlos Xavier: "Cometem-se erros que são fatais"
"No último jogo esta limitação ficou bem evidente. Depois, cometem-se erros que são fatais. Em tudo o que são livres à entrada da área e pontapés de canto, o Sporting denota dificuldades nas marcações, nos duelos aéreos e continua a sofrer golos", reforçou ainda, mostrando que não duvida que Diomande, "estando a 100%", será "o titular no lado direito do centro da defesa" dos verdes e brancos.
De seguida, Carlos Xavier abordou o regresso iminente de Nuno Santos, após quase um ano parado por lesão: "É uma referência de peso, por tudo aquilo que já demonstrou ao serviço do Sporting e pela importância que teve nas mais recentes conquistas do clube".
"Foi quase um ano, esteve muito tempo parado. Vai ter dificuldade em recuperar a forma, mas com trabalho vai conseguir", continuou o antigo jogador dos leões, antes de fazer o balanço deste arranque de temporada: "Tem sido uma época de altos e baixos, mas sou da opinião que, tendo o plantel todo à disposição, o Sporting ficará mais próximo de conquistar mais pontos, mais vitórias. Em suma, ficará mais próximo do sucesso".
Jogador do Manchester United tem sido colocado em causa na turma do antigo treinador do Sporting, mas mostra-se fundamental noutros campos
09 Out 2025 | 08:22 |
Bryan Mbeumo foi um dos principais destaques do jogo entre Camarões e Maurícias, na última quarta-feira, dia 8 de outubro. O jogador do Manchester United de Ruben Amorim selou a vitória ao seu país nos descontos da partida (90' +2), por 2-0, e manteve vivo o sonho da qualificação direta para o Mundial 2026.
No entanto, esta 'esperança' dos Camarões surge também graças a uma ajudinha dada por Cabo Verde, que desperdiçou a qualificação histórica para a competição ao empatar com a Líbia, também ontem, a três bolas, somando apenas um ponto.
Para já, o grupo D da qualificação para o Mundial 2026 está bastante aceso. Cabo Verde está em primeiro lugar, com 20 pontos, seguindo-se os Camarões (18), Líbia (15), Angola (11), Maurícias (5) e Essuatíni (3). No último jogo, os tubarões azuis vão defrontar Essuatíni, enquanto os Camarões duelam com Angola.
Por seu turno, a equipa de Old Trafford encontra-se na décima posição da Premier League, com 10 pontos conquistados em sete partidas disputadas, nas quais soma três vitórias, um empate e outras três derrotas. Enquanto isso, Amorim continua a ser alvo de críticas.
O próximo jogo do Manchester United de Ruben Amorim será contra o Liverpool. O clássico do futebol inglês está marcado para o próximo domingo, dia 19 de outubro, às 16h30. O encontro será disputado em Old Trafford e terá em vista a oitava jornada da Premier League.
Jogador da formação do Clube de Alvalade encontra-se ao serviço da Seleção Nacional, mas não esquece o seu emblema na Premier League
09 Out 2025 | 08:02 |
O Tottenham está bastante satisfeito com as exibições de João Palhinha e vai contratar o médio em definitivo. O jogador da formação do Sporting reforçou o plantel de Thomas Frank por empréstimo, válido até ao final da temporada.
Segundo informação avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - os spurs já terão decidido acionar a opção de compra acordada com o Bayern Munique, no final da temporada.
A mesma fonte revela que o emblema de Londres tem possibilidade de assinar com o internacional português por uma quantia de 26 milhões de libras, aproximadamente 30 milhões de euros, avançando em definitivo no fim da época desportiva.
Por esta altura, o médio encontra-se concentrado ao serviço da Seleção Nacional, onde também se mostrou satisfeito por ter regressado à Premier League: "Sinto confiança total das pessoas que me quiseram levar para o Tottenham, neste caso o treinador. Quando sentimos essa confiança, de sermos desejados num sítio, acho que é onde devemos estar. Tomei esta decisão muito facilmente, não só por ser a Premier League, mas também por sentir a vontade do outro lado em trabalhar comigo. Foram essas oportunidades que me levaram a demonstrar aquilo que sou capaz de atingir. Portanto, estou muito feliz, muito contente com este novo desafio na minha vida. Só quero desfrutar ao máximo a Premier League e neste espaço da seleção, aproveitar todos os minutos que aqui tiver".
João Palhinha chegou ao Bayern no verão de 2024, proveniente do Fulham, onde esteve duas épocas após sair do Sporting em 2022. Os bávaros pagaram perto de 50 milhões de euros aos londrinos mas, apesar do elevado investimento, o médio cumpriu apenas dez jogos (de um total de 25) como titular, sendo emprestado ao Tottenham neste verão. Em 2025/26, soma três golos em nove encontros.
Confira a publicação: