Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting CP volta este domingo (2 de fevereiro) ao Minho para defrontar o SC Braga, pelas 17h30. Em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga NOS, os leões querem vingar a eliminação nas meias-finais da Taça da Liga diante dos arsenalistas.
Em declarações ao Leonino, Acácio Santos, treinador de futebol, considera que, naturalmente, uma das maiores curiosidades para o jogo frente ao SC Braga é perceber como vai reagir a equipa à saída de Bruno Fernandes: “Os Sportinguistas que não tenham ilusões. Quando sai um jogador, as coisas nunca ficam iguais e, no caso do Bruno Fernandes, o Sporting CP não vai arranjar um jogador à sua altura. Sei que o Silas já andava a preparar a possível saída do Bruno há algum tempo”.
Sobre possíveis alterações táticas no conjunto verde e branco, Acácio Santos considera que “o Sporting CP vai alterar um pouco a sua forma de jogar (…) o Vietto vai assumir um maior protagonismo no corredor central, sempre com liberdade para descair para os corredores laterais”. Para o comentador do Canal 11, a chegada de Šporar irá fazer com que o Sporting CP perca um pouco de bola e ganhe maior “protagonismo nos momentos de transição (contra-ataque e transição rápida). O Šporar procura bem a profundidade no espaço entre os centrais e os laterais”.
Questionado sobre se Francisco Geraldes poderá ser uma opção válida para Silas, Acácio Santos considera que o médio leonino “é realmente uma opção interessante até pelas dinâmicas que pode trazer, nomeadamente partindo da esquerda para dentro. Só este movimento vai libertar uma série de jogadores, como o Acuña e o Vietto, por exemplo. Olhando apenas para o aspeto técnico tático, é um reforço importante para a equipa do Sporting CP”.
PROCURA-SE LIDERANÇA
A liderança de Bruno Fernandes ia mais além do que apenas a braçadeira que envergava e, nesse sentido, Acácio Santos defende que outros jogadores terão de ocupar esse espaço: “vamos ver quem irá ocupar o vazio de liderança deixado pelo Bruno. Há uma necessidade de alguém aparecer. Estou com alguma curiosidade para perceber quem é que poderá colmatar esta questão (…) os dois centrais (Coates e Mathieu) terão de assumir essa responsabilidade. Veremos se o Acuña também terá uma postura diferente, apesar de por vezes ser instável emocionalmente. Em zonas mais adiantas, não consigo ver alguém que assuma essa liderança. Este é, claramente, o ponto mais difícil de substituir com a saída do Bruno”.
BRAGA PRESSIONA ALTO E EM BLOCO
Relativamente às dificuldades que o SC Braga pode colocar à turma de Alvalade, o também comentador do Canal 11 defende que a capacidade de pressão do conjunto de Rúben Amorim é a grande arma dos bracarenses: “a equipa do SC Braga consegue pressionar muito alto e com as linhas muito próximas, o que dificulta a saída de bola das equipas adversárias. Este vai ser um dos pontos mais difíceis para o Sporting CP gerir”. A reação à perca da bola é outro dos pontos fortes dos arsenalistas: “O SC Braga tem três centrais fortes, que fazem bem a cobertura aos laterais, e também uma boa reação à perda da bola. Pode ser difícil para o Sporting sair em transição”.
Questionado sobre qual a melhor forma de o Sporting CP contrariar este aspeto, Acácio Santos afirma que “a partir do momento em que consegue ir para o meio campo do SC Braga, que é uma zona em que o Braga se sente menos confortável, o Sporting CP tem de conseguir instalar-se e obrigar essa linha de cinco a recuar”.
Os leões estão atualmente no terceiro lugar da Liga NOS, com 32 pontos, enquanto que os arsenalistas ocupam a quinta posição, com 30 pontos. A bola começa a rolar no Estádio Municipal de Braga pelas 17h30 e o jogo terá transmissão na Sport TV.
Avançado, que está sem clube, recorda convivência com pupilo de João Pereira e lembra que jogador "não impressionou ninguém" nos primeiros meses
|
0Maxime Biamou partilhou o balneário com Viktor Gyokeres em Inglaterra nos ingleses do Coventry. Em entrevista ao jornal L'Équipe, o avançado, que está sem clube, confessou que o goleador do Sporting não foi capaz de impressionar ninguém nos primeiros tempos em Inglaterra e que está surpreendido com o crescimento do jogador.
"Nos primeiros seis meses, não impressionou ninguém. Não havia nada de especial nele. Mesmo que estivesse com fome e criasse oportunidades, elas simplesmente não entravam. Antes de ele se destacar no verão seguinte, nunca pensei vê-lo chegar a este nível. É a maior melhoria que já vi na minha vida", apontou.
Chegado em janeiro de 2021 aos Sky Blue, Gyokeres marcou apenas três golos nos primeiros seis meses em terras de Sua Majestade. Seguiram-se 18 na temporada seguinte e 22 golos em 2022/23, números que chamaram a atenção do emblema verde e branco.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 25 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.090 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez cinco assistências.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 75 partidas, 70 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Esquerdino que já foi apontado ao emblema verde e branco brilhou no último jogo na Liga Portugal Betclic e ouve elogios de ex-colega
|
0João Nunes partilhou o balneário com Leonardo Lelo ao longo de duas temporadas pelo Casa Pia. O atual central dos húngaros do Újpest e fez questão de deixar uma mensagem ao jogador que já foi apontado ao Sporting e diz que o mesmo tem capacidade para "jogar num grande".
"Quando cheguei ao Casa Pia e conheci o Leonardo Lelo, vi um jogador com qualidade, mas acima de tudo com muita vontade de trabalhar e melhorar. Ainda não tinha experiência de 1.ª Liga, mas era percetível que ia ter sucesso", começou por dizer ao jornal Record.
"Quem conhece o Lelo sabe que é uma pessoa tranquila, que não fala muito, mas que acaba por ser um exemplo pela maneira como trabalha e procura sempre melhorar. Com o passar do tempo e com o acumular de experiência, começou a ser mais comunicativo e foi sendo cada vez mais importante para a equipa e para o clube".
"Não me surpreende que seja um dos capitães de equipa. Tem feito uma boa época e, na minha opinião, é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da equipa até agora. Envolve-se muito bem no ataque, tanto com movimentos interiores, como pelo corredor".
"Defensivamente, teve uma grande evolução. Poderá ser uma perda significativa para o Casa Pia. Merecia uma oportunidade num dos grandes de Portugal. Não acontecendo, gostava de o ver em Espanha ou num projeto europeu no estrangeiro", concluiu João Nunes.
Jogadores participaram numa ação de responsabilidade social, junto de famílias que acolhem crianças em situação de risco
|
0Conrad Harder e João Simões aproveitaram o dia de folga concedido por João Pereira para fazerem uma visita especial a jovens adeptos dos leões e não só. A dupla marcou presença esta sexta-feira, dia 20 de dezembro, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, numa ação de solidariedade em colaboração com a Fundação Sporting, fazendo o dia de várias crianças em situação de risco.
"É uma época especial do ano e foi bom estar aqui. É bom dar e receber este amor, mostrar-lhes que há muitas coisas boas na vida e que todos podemos ser felizes. No Sporting somos uma grande família e é bom partilhar este amor com todos", começou por destacar o avançado dinamarquês, em declarações aos meios de comunicação do emblema verde e branco.
Parabenizando igualmente a iniciativa, Simões garantiu que "esta altura do ano é de estar com os familiares e amigos. Foi muito bom. É de realçar o papel delas porque ajudam as crianças que precisam a crescerem como pessoas e a terem as mesmas oportunidades que as outras têm".
Em representação da Fundação Sporting, Inês Seco, coordenadora-executiva da organização, relembrou o mote dos leões para esta altura do ano: "Família só há duas!". "Viemos aqui, como vamos todos os meses a algum lado, mas claro que o Natal é sempre uma altura especial. Temos sempre muitos pedidos e desta vez escolhemos a SCML, nossa parceira de longa data, tendo em conta os 'motes' deste ano e o facto de podermos estar com famílias de acolhimento. Trazer aqui este calor e tanta esperança nesta altura do Natal foi bom para todos", rematou.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.