
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jeremiah St. Juste está novamente parado por lesão. Depois do último treino do Sporting, esta quinta-feira, 1 de dezembro, os verdes e brancos anunciaram qual o motivo de paragem do central neerlandês desta vez (Saiba mais AQUI).
Entretanto, quem ganha espaço com mais uma ausência do defesa leonino é José Marsà. Depois de já ter sido aposta por seis jogos esta temporada - fazendo o seu quarto a titular na vitória frente ao Farense -, o espanhol irá certamente ganhar minutos.
Sem Sebastián Coates - que se encontra no Mundial do Qatar - e, ainda, sem Luís Neto, que foi operado a um pneumotórax espontâneo, Rúben Amorim só tem Gonçalo Inácio e Marsà como centrais de raiz. Apesar de ainda lhe 'sobrar' Chico Lamba, que foi utilizado uma vez pelo técnico leonino.
Marsà chegou ao Sporting, proveniente do Barcelona e disputou, até ao momento, sete jogos pela equipa principal (397 minutos) e 24 jogos pelos ‘B’, onde é capitão e fez uma assistência.
Antigo jogador do Clube de Alvalade é conhecido por ter sangue quente e voltou a fazer das suas em jogo do Mundial de Clubes
|
Marcus Acuña foi protagonista de um momento insólito na madrugada do dia 26 de junho. O antigo jogador do Sporting perseguiu Denzel Dumfries para fora do relvado, durante a partida entre Inter de Milão e River Plate, a contar para a última jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes, que terá jogos decisivos no dia de hoje.
Já com o encontro perto de terminar, o antigo lateral leonino, que se encontra a representar a formação de Buenos Aires travou uma discussão acesa com o neerlandês, que terminou com o atleta da equipa transalpina a abandonar os relvados e fugir para os balneários mas, a escaramuça não ficou por aí.
Enquanto tentava deixar o terreno de jogo, Dumfries foi perseguido por Acuña, que só foi parado depois de se reunir uma multidão de pessoas em torno do argentino, de forma a travar as suas intenções, sendo precisos cerca de 25 a 30 homens para mandar, e manter, o ex-Sporting no chão.
No que conta da partida, o Inter de Milão acabou por vencer o River Plate por 2-0, com golos de Pio Esposito (72’) e Alessandro Bastoni (90’). O encontro já estava a ser marcado por um nível de agressividade elevado que apenas aumentou quando Martinez Quarta foi expulso, deixando a equipa do Rio da Prata jogando com menos um homem (65’).
Vale a pena recordar que Marcus Acuña representou o Sporting de 2017 a 2020. Neste período fez 135 jogos, marcou nove golos e assistiu por 25 vezes. De leão ao peito conquistou três títulos: uma Taça de Portugal (2018/19) e duas Taças da Liga (2017/18 e 2018/19).
Jogador que conta com passagem pelo Clube de Alvalade, e que se sagrou campeão da Europa pela Seleção Nacional, está a ponderar terminar a carreira
|
José Fonte está a ponderar terminar a carreira este verão. O defesa central português, que conta com passagem pelo Sporting, alinhou na Liga Portugal Betclic nas últimas duas temporadas: jogou no Braga em 2023/24, e ao serviço do Casa Pia em 2024/25. Ainda não tem o futuro definido.
A confissão de José Fonte aconteceu no programa 'Capitães'. No primeiro episódio do novo conteúdo da Liga TV, José Fonte, defesa central português, reconheceu que a carreira pode estar perto de chegar ao fim, uma vez que, aos 41 anos, sabe já não lhe restar muito dentro de campo.
"Tenho perdido algumas noites a pensar se chegou o momento de pendurar as botas", admitiu José Fonte, capitão do Casa Pia. O defesa central realizou, durante a temporada 2024/25, um total de 26 jogos ao serviço dos gansos, equipa que terminou a Liga Portugal Betclic na nona posição, e que chegou aos oitavos de final da Taça de Portugal.
Relembrar que José Fonte tem estatuto de histórico do futebol português. O defesa central fez a dupla no eixo defensivo da Seleção Nacional durante o Europeu 2016, com Pepe. A equipa das quinas viria a conquistar esse Campeonato da Europa, com vitória sobre a França na final, e o experiente capitão do Casa Pia foi uma das figuras de destaque dessa conquista.
Destacar, ainda, a passagem de José Fonte pelo Sporting, em duas ocasiões. No início da carreira, ainda bem cedo nos escalões de formação, o central esteve em Alvalade entre 1993 e 1997, saindo para o Sacavenense. Voltou aos leões em 2000, onde se juntou aos sub-19 verdes e brancos, e esteve no Clube até 2004, depois de duas épocas a alinhar pela equipa B.
Encontro entre os conjuntos da África do Sul e do Brasil marcou o término da competição para um elemento com passagem pelo Clube de Alvalade
|
Miguel Cardoso foi eliminado do Mundial de Clubes depois do empate a zero no Sundowns - Fluminense. O treinador português, que chegou a ser técnico adjunto no Sporting, viu a sua formação, que alinha no campeonato sul africano, terminar a participação no terceiro lugar no F, e falhar o acesso aos oitavos de final da prova. Relembrar uma grande surpresa que já aconteceu nos Estados Unidos.
O Sundowns precisava de um conjunto de resultados para ultrapassar a fase de grupos, mas, acima de tudo, precisava de vencer o seu jogo contra o Fluminense. A equipa do ex Sporting Miguel Cardoso entrou melhor, com mais posse e mais remates, mas não conseguiu marcar na primeira parte do encontro.
A segunda parte viu mais do mesmo. A equipa da África do Sul tentou de tudo para derrotar o Fluminense, conjunto brasileiro do Rio de Janeiro, mas viu as suas tentativas serem frustradas, e o conjunto da América do Sul conseguir o empate, que servia na perfeição para o apuramento para a fase seguinte.
A jogar com o resultado do Sundowns - Fluminense estava o Borussia - Ulsan Hyundai. No outro jogo do grupo F, alemães e nipónicos também lutavam para conquistar o melhor lugar possível no grupo F. Na primeira parte, o Dortmund adiantou-se, por Svensson. O golo solitário foi suficiente para ganhar a partida para a equipa europeia.
Estes dois resultados da última jornada do grupo F viram Borussia Dortmund assegurar o primeiro lugar, com sete pontos em três partidas disputadas. Atrás, ficou o Fluminense, com cinco pontos, no último lugar de acesso aos oitavos finais. Em terceiro, o Sundowns de Miguel Cardoso, seguido do Ulsan Hyundai, equipas que ficam pelo caminho após a parte inicial da competição.