Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Líder do Grupo Stromp atira-se ao Benfica: "Tem a equipa mais cara de sempre"

Carlos Barbosa da Cruz escreveu um texto de opinião no jornal Record sobre a comercialização centralizada dos direitos de transmissão televisiva

Carlos Barbosa da Cruz comentou a comercialização centralizada dos direitos de transmissão televisiva dos jogos das Primeira e Segunda Ligas
Carlos Barbosa da Cruz comentou a comercialização centralizada dos direitos de transmissão televisiva dos jogos das Primeira e Segunda Ligas

  |

Icon Comentário0

A comercialização centralizada dos direitos de transmissão televisiva dos jogos das Primeira e Segunda Ligas, cuja proposta deve ser apresentada à Autoridade da Concorrência até 30 de junho de 2026 pela Liga e pela Federação Portuguesa de Futebol, foi o tema escolhido por Carlos Barbosa da Cruz na mais recente edição do texto de opinião que o mesmo assina semanalmente no jornal Record.


O Presidente do Grupo Stromp começa por destacar que "a primeira e elementar constatação é que seria mais do que conveniente que os clubes se conseguissem entender". "Mesmo, na prática, valendo pouco as cominações legislativas, era no mínimo temerário deixar ao Secretário de Estado do Desporto a decisão final", acrescentou


Barbosa da Cruz escreveu, também, que, no seu entender, "a negociação separada, no mercado português" não é "violadora da livre concorrência", mas acrescenta: "Instalou-se a convicção – talvez porque é o que se faz lá fora – de que só a comercialização centralizada consegue uma repartição equitativa das receitas e melhora a competitividade interna".


"Os clubes têm de ser pragmáticos e gerir as ofertas que aparecerem, no otimista pressuposto de que alguém se vai chegar à frente e que, com toda a probabilidade, os três grandes vão encaixar menos do que recebem com os atuais contratos. Tendo em conta o peso dos votos na Liga, não vejo que o modelo da comercialização centralizada possa ser revertido, porque os clubes mais pequenos acham que podem ser beneficiados", completou o líder do Grupo Stromp.

Por fim, Carlos Barbosa da Cruz sublinhou que "o Benfica tem a equipa mais cara de sempre do futebol português e não se vislumbra como a poderá sustentar com o panorama recessivo que se avizinha", terminando com a seguinte observação: "A época do volfrâmio do futebol português vai acabar; resta apertar o cinto e esperar que os talentos da formação continuem a fluir, porque dinheiro para comprar craques caros não parece que seja opção".



Futebol

Francisco Trincão reage após alcançar marca pelo Sporting: "Não esperava que..."

Extremo dos leões chegou aos 150 jogos com a Listada verde e branca diante do Boavista, num jogo para o campeonato que terminou em goleada

Francisco Trincão chegou aos 150 jogos com a Listada verde e branca diante do Boavista, num jogo para o campeonato que terminou em goleada
Francisco Trincão chegou aos 150 jogos com a Listada verde e branca diante do Boavista, num jogo para o campeonato que terminou em goleada

  |

Icon Comentário0

A marca dos 150 jogos com a camisola do Sporting chegou mais depressa do que Francisco Trincão esperava. Foi isso mesmo que o próprio revelou numa entrevista concedida à Sporting TV, divulgada na última quarta-feira, 30 de abril, e com base no feito conquistado no último domingo, diante do Boavista.


"Muito orgulho, muita correria e muita coisa, mas, acima de tudo, muito orgulho. Tinha este objetivo, mas não esperava que fosse tão rápido. Foi mais rápido do que eu esperava, mas é bom sinal porque é sinal de que jogo um grande número de jogos e isso deixa-me feliz", fez notar o internacional português que participou no triunfo por 5-0 sobre os axadrezados.


"Foi num jogo cheio de Sportinguistas e com uma boa vitória, a maior de sempre no Estádio do Bessa. Não marquei, mas assisti, que é algo de que gosto muito também e, por isso, no geral foi bastante bom", acrescentou o atleta que, de seguida, comentou o facto de esta ser a época mais produtiva da sua carreira até ao momento, com oito golos e 14 assistências no campeonato.


"Tem sido assim porque tenho grandes jogadores ao meu lado. Seja o Viktor, o Conrad [Harder]... todos ajudam. Isso valoriza-me, mas é graças à equipa também. Às vezes também é uma questão de sorte, mas a sorte também dá muito trabalho”, afirmou com um sorriso, deixando claro que a consistência não surge por acaso: "É preciso descansar, comer bem, fazer muito ginásio e conhecer o meu corpo. Aos 25 anos isto já é mais fácil porque já sei como me preparar".

A cumprir a terceira temporada no Sporting, Trincão – avaliado em 30 milhões de euros - tem sido uma peça fundamental na equipa leonina. Em 2024/25, o internacional português soma nove remates certeiros em 49 jogos com a Listada verde e branca. É, ainda, o 'rei' das assistências de todo o campeonato, com 14 passes para golo, em 31 jornadas.



Futebol

Jardel enche titular do Sporting de elogios: "Já era para estar no Real Madrid ou Barcelona"

Antigo avançado do Clube de Alvalade deu uma entrevista e comentou, até, a possibilidade dos leões chegarem ao título de campeões nacionais

Mário Jardel, antigo avançado do Sporting, fala sobre Viktor Gyokeres e diz: "Já era para estar no Real Madrid ou Barcelona"
Mário Jardel, antigo avançado do Sporting, fala sobre Viktor Gyokeres e diz: "Já era para estar no Real Madrid ou Barcelona"

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres não para de somar elogios e os mais recentes foram feitos por Mário Jardel, um dos melhores marcadores da história do futebol europeu. A partir de Fortaleza, no Brasil, o antigo avançado de Porto e Sporting acompanha atentamente o desempenho do internacional sueco e não hesita em traçar paralelismos com os seus tempos dourados.


"Está com uma média muito boa, uma média à Mário Jardel", fez notar o ex-internacional brasileiro, numa entrevista concedida ao jornal Record, referindo-se aos impressionantes 38 golos em 31 jogos de Gyökeres esta temporada, no campeonato. Para Jardel, que venceu a Bota de Ouro  em duas ocasiões (1998/99, com o Porto, e 2001/02, com o Sporting), os números falam por si.


"Tem tudo para ser o artilheiro da Europa", garantiu o ex-jogador, embora reconheça que Mohamed Salah possa beneficiar do coeficiente da Premier League no cálculo do troféu. Ainda assim, para Super Mário, tudo é possível quando se existe "superação".


Jardel, nesta mesma conversa, deixou ainda claro que gostaria de ter jogado ao lado de Gyokeres. "Tem força, tem técnica e, simultaneamente, sabe fazer golos", acrescentou, antes de prosseguir: "Ele vai passar os 45 golos no campeonato. Só não acontecerá se tiver algum azar e se lesionar".

O 'homem da máscara', no entanto, tem cada vez mais clubes interessados na sua contratação, algo que, para Jardel, até é surpreendente que ainda não se tenha verificado: "Não sei como o Sporting está a conseguir manter este jogador. Já era para estar num Real Madrid ou num Barcelona. Não fica atrás de qualquer outro avançado do mundo, é titular em qualquer seleção do mundo. É jogador para estar num Real Madrid, num Barcelona, num Milan ou num Bayern Munique".



Futebol

Rui Borges toma decisão surpreendente sobre Hjulmand antes do Benfica - Sporting

Treinador dos verdes e brancos precisou de escolher entre arriscar na utilização do médio ou evitar que este fique castigado para o dérbi

Morten Hjulmand deverá ser utilizado pelo Sporting diante do Gil Vicente, apesar do risco que corre de poder ser castigado para o dérbi com o Benfica
Morten Hjulmand deverá ser utilizado pelo Sporting diante do Gil Vicente, apesar do risco que corre de poder ser castigado para o dérbi com o Benfica

  |

Icon Comentário0

Num momento decisivo da época, Rui Borges decidiu não facilitar. Morten Hjulmand será utilizado pelo Sporting frente ao Gil Vicente, no próximo domingo, em Alvalade, apesar de estar perto de atingir o limite de cartões amarelos e de poder, por isso, ter um jogo de castigo. A ideia de poupá-lo para o dérbi com o Benfica, agendado para dia 10 de maio, foi ponderada, mas descartada. O treinador leonino está focado no presente e, por isso mesmo, não há margem para deslizes.


De acordo com o jornal A Bola, embora o jogo na Luz seja visto como a grande final da temporada, Rui Borges considera que tudo começa - ou pode terminar - frente ao Gil Vicente. Um triunfo nesse jogo garante ao Sporting a possibilidade de defrontar o Benfica com uma vantagem estratégica: a de poder jogar para dois resultados (empate ou vitória) e, ainda assim, manter o topo da tabela.


Com esse cenário em mente, Hjulmand será utilizado de início. A decisão, de acordo com a fonte em causa, envolveu uma conversa com o próprio jogador que, além de ser capitão, é uma das vozes mais influentes no balneário. O médio dinamarquês está ciente do risco que carrega.


A ajudar a este decisão está, também, o facto da condição física de Hidemasa Morita ainda estar longe do ideal. O internacional japonês regressou recentemente de lesão e, embora tenha já voltado aos relvados frente ao Boavista, está a ser reintegrado com cautela. Tal como Pedro Gonçalves, será gerido com restrição de minutos.

Neste contexto, a utilização do dinamarquês passa de uma escolha a uma necessidade. Rui Borges admite eventualmente retirá-lo durante a partida, mas apenas se o resultado o permitir. Caso o Sporting consiga uma vantagem confortável, Hjulmand poderá ser poupado para os desafios seguintes. Até lá, será pilar na estrutura do meio-campo. Deverá, tal como tem acontecido nos últimos jogos, fazer dupla no meio-campo com Zeno Debast.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Desiludido, mas motivado. João Muniz decidido em convencer Rui Borges no Sporting
Futebol

Desiludido, mas motivado. João Muniz decidido em convencer Rui Borges no Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Marta Soares e os árbitros dos jogos do Sporting: "Deviam dedicar-se à pesca"
Futebol

Exclusivo Leonino - Marta Soares e os árbitros dos jogos do Sporting: "Deviam dedicar-se à pesca"

 

Icon Comentário0
Futebolista do Sporting foi suspenso por um jogo, mas Varandas recorre para o TAD
Futebol

Futebolista do Sporting foi suspenso por um jogo, mas Varandas recorre para o TAD

 

Icon Comentário0