Futebol
Antigo companheiro confessa sobre Gyokeres no Sporting: “Seria muito difícil acreditar...”
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0No dia 5 de dezembro de 2020, o Sporting CP empatou a dois golos em Famalicão, existindo várias críticas à arbitragem de Luís Godinho. Recorde-se que o árbitro alentejano esteve envolvido nos únicos desaires desta época leonina – FC Porto (2-2) e FC Famalicão (2-2) -, sendo também o primeiro árbitro a expulsar Rúben Amorim em toda a sua carreira (LER AQUI). Frederico Varandas disse, após o empate dos leões em Famalicão, que o golo de Coates no último minuto “jamais seria anulado aos nossos rivais” (LER AQUI). Tendo em conta estas declarações, o Leonino decidiu observar as arbitragens de Luís Godinho em jogos do Sporting CP, SL Benfica e FC Porto. Observando toda a história dos leões, o árbitro de Évora apitou os homens de verde e branco um total de 16 vezes. De todos esses encontros, a turma leonina apenas triunfou por seis vezes, tendo registado cinco derrotas, e cinco empates. Dessas cinco igualdades, duas registaram-se esta época, sendo os únicos pontos perdidos pelos leões. O historial arbitral de Luís Godinho em partidas do FC Porto é algo diferente do dos leões. Num total de 14 partidas disputadas sob a arbitragem do alentejano, os dragões apenas perderam duas vezes, empatando uma partida, saindo vencedor dos restantes 11 encontros. Relativamente à história que tem com o SL Benfica, a mesma é bastante positiva para os encarnados. Nas 13 partidas apitadas por Luís Godinho, as águias somam apenas um empate, justamente contra o Sporting CP. Os restantes 12 encontros da turma encarnada foram vitórias.
'Camisola 3' da equipa principal dos leões tem agora momentos decisivos sob o comando do novo treinador, João Pereira
|
0Regressado de lesão e a passar um período de maior estabilidade ao serviço do Sporting, Jeremiah St. Juste tem agora a última hipótese de dar garantias a João Pereira, uma vez que continua em cima da mesa a sua eventual saída do Clube de Alvalade caso não se mostre como uma opção válida.
Por esta altura, o neerlandês até vem a demonstrar maior regularidade e não tem apresentado problemas físicos, no entanto, com o 'camisola 3' dos leões, tal é sempre uma incógnita. Na verdade, desde que chegou a Alvalade, St. Juste nunca disputou tantos jogos de forma consecutiva num espaço de tempo tão curto: seis encontros em 15 dias.
Ainda assim, a verdade é que o defesa ainda não foi lançado a titular nesta temporada, no entanto, pode estar a espreitar essa oportunidade no Sporting - Amarante, válido para a Taça de Portugal, a 22 de novembro. Uma vez que João Pereira está a treinar sem parte da equipa - fruto de compromissos internacionais -, St. Juste pode ter aqui novidades.
Na temporada passada, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – fez 20 encontros: 11 no Campeonato Nacional, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.026 minutos que disputou, o jogador de 27 anos marcou um golo e fez uma assistência. Este ano, apenas somou seis encontros (162 minutos).
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o defesa-central neerlandês realizou 58 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Jogador do Trabzonspor é o novo nome a ser avançado como possibilidade para integrar a equipa do Clube de Alvalade no futuro
|
0Há um novo nome no radar do Sporting: Ugurcan Çakir, do Trabzonspor, pode ser um dos pedidos de João Pereira à estrutura verde e branca no mercado de transferências, uma vez que não está seguro em relação às opções que tem para a baliza leonina.
Segundo avança o portal ‘61saat’, o guardião de 28 anos – que até chegou a estar apontado ao Benfica – é uma das opções consideradas viáveis pelo técnico leonino, que não vê estabilidade nas primeiras impressões que Vladan Kovacevic demonstrou ao serviço dos leões neste arranque de temporada e quer colocar um ponto final nesta debilidade do plantel.
A verdade é que Çakir partilhou balneário com João Pereira no Trabzonspor – onde ainda se mantém -, antes deste voltar ao Clube de Alvalade para terminar a carreira e ser campeão nacional. Uma vez que conhece pessoalmente as mais-valias do guarda-redes, tal acaba por dar maior eco a este rumor.
Na presente temporada, ao serviço do Trabzonspor, Ugurcan Çakir – avaliado em 8,5 milhões de euros -, já disputou 17 partidas, assumindo-se como titular do emblema turco, com o total de 1.530 minutos dentro das quatro linhas. Para já, importa ressalvar que o jogador tem contrato até junho de 2027 com o clube tem cumprido toda a sua carreira.
Vale lembrar que, segundo informações apuradas pelo Leonino, a estrutura dos leões está arrependida pela contratação de Kovacevic, uma vez que o guarda-redes não está a render o esperado e, aliás, acabou mesmo por perder a titularidade para Franco Israel.
Não perca os melhores momentos de Ugurcan Çakir:
Jogador cedido pelos verdes e brancos ao Las Palmas tem estado em destaque na La Liga e tem algumas possibilidades em cima da mesa
|
0O Sporting ainda pode vir a render alguns milhões com Dário Essugo, uma vez que o jogador cedido pelos leões ao Las Palmas tem vindo a ser sondado e existe a possibilidade de ser vendido antes mesmo do final do seu empréstimo em Espanha. A outra hipótese é ser integrado no plantel principal.
Tal dúvida coloca-se, sobretudo, porque o médio português acabou por ser cedido sem opção de compra e, por isso, voltará sempre aos verdes e brancos, uma vez que a estrutura leonina - e o próprio Ruben Amorim na altura - acreditavam no seu potencial.
Ainda que esta tenha sido uma tentativa de 'obrigar' o jogador a regressar ao Sporting, a verdade é que os leões já têm recebido sondagens por Essugo. Além das notícias sobre o interesse do Real Madrid, o jornal Record escreve que o jogador tem sido seguido em França e Inglaterra, com os clubes a perguntarem pelo seu nome diretamente aos leões. Para já, o médio tem contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
A cedência de Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. No clube das Canárias, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa e, apesar de ainda não ter marcado golos ou realizado assistências, o jogador participou já em oito encontros na La Liga, somando 673 minutos.
Dário Essugo estreou-se pela equipa principal do Sporting a 20 de março de 2021, numa vitória frente ao Vitória de Guimarães. Na altura, com apenas 16 anos, entrou aos 84 minutos para substituir João Mário, num jogo que marcou o início da sua carreira como profissional. Desde essa data, o jovem médio somou 25 jogos pela equipa principal do Sporting, tendo conquistado dois Campeonatos Nacionais, em 2020/21 e 2023/24.