Futebol
Hipóteses do Sporting na Champions League: resultado em Turim tornou-se positivo
05 Nov 2025 | 08:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Nov 2024 | 17:44 |
Luís Miguel Henrique, advogado do antigo treinador do Sporting, Jorge Jesus, escreveu mais um artigo de opinião para o jornal desportivo “Record”. Desta vez, o também comentador abordou as decisões tomadas por Frederico Varandas, na escolha de João Pereira para assumir o comando técnico dos leões.
"Percebo claramente o raciocínio e aposta de Frederico Varandas na "antecipação de etapa" na promoção de João Pereira a treinador principal da equipa A", começou por referir. "Contudo, sem o devido enquadramento e gestão de expectativas adequados, podemos estar a matar à nascença um potencial excelente treinador".
"Ainda que especulativo, para termos uma noção do real valor do treinador Ruben Amorim em novembro de 2024, há um exercício teórico que desafio o leitor a fazer e que será o seguinte" e questionou: "Se em janeiro 2019, o atual treinador do Manchester United tivesse passado diretamente do comando do Casa Pia e da quarta divisão do futebol português para a liderança da equipa principal de futebol do SCP, teria conquistado o mesmo sucesso e trilhado o mesmo caminho?"
Assim sendo, compara, "Passar João Pereira do comando do SCP "B" e da Liga 3 para a equipa "A" do Clube de Alvalade, da liderança da Liga e da gestão dos lugares cimeiros na Champions League, é como se Ruben se tivesse teletransportado de finais de 2018 para 2024, sem nunca ter vivido particularmente os anos de 2019/20/21/22/23 e conseguisse ser hoje a mesma pessoa, o mesmo treinador de futebol. Impossível, direi eu".
"Com isto, não pretendo afirmar que o João não merece a oportunidade que a súbita partida de Ruben escancarou e que Frederico lhe proporcionou. Pelo contrário, muito provavelmente o seu talento , mais tarde ou mais cedo, provará merecer, mas para isso caberá ao universo sportinguista proporcionar o clima de confiança e o tempo necessário para que o potencial que a cúpula da SAD verde e branca identificou em João Pereira não seja queimado antes de tempo".
Gyokeres pede penálti e leva amarelo:
Treinador da equipa italiana abordou a partida, na qual acabou por dividir pontos com os leões, deixando algumas palavras ao técnico dos verdes e brancos
05 Nov 2025 | 10:39 |
Pouco depois do empate (1-1) entre Juventus e Sporting, na última terça-feira, para a Liga dos Campeões, Luciano Spalletti destacou o espírito coletivo da sua equipa na forma como reagiu à desvantagem diante dos leões. De resto, o técnico ainda enalteceu Rui Borges.
"Se olharmos para as equipas que já enfrentaram o Sporting, eles tiveram muito mais remates à baliza. Trata-se de um adversário complexo para jogar porque têm muitos jogadores internacionais, que sabem jogar bem futebol. Têm uma mentalidade ofensiva e nota-se que vêm para atacar", começou por dizer, em declarações citadas pelo Tuttosport.
"Rui Borges é um treinador jovem, mas revelou ser muito competente pela forma como colocou a sua equipa a jogar. É difícil tirar-lhes o controlo de jogo. É certo que tivemos um arranque difícil na partida, mas reagimos e merecemos o empate. Ainda assim, perdemos a bola muitas vezes e, quando a recuperávamos, éramos um pouco displicentes, por vezes", atirou ainda.
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Internacional brasileiro não deixou passar em branco o facto de não constar na lista, relembrando todos os seus feitos na temporada 2024/25
05 Nov 2025 | 10:04 |
Raphinha, antigo jogador do Sporting, reagiu, na última terça-feira, dia 4 de novembro, à ausência do seu nome no onze do ano da FIFPRO - onde está incluído Nuno Mendes -, destacando os feitos alcançados na última temporada através de uma série de publicações nas suas redes sociais.
O extremo do Barcelona terminou a temporada transacta com 34 golos e 22 assistências em 57 jogos, ajudando o clube a conquistar todos os títulos nacionais em Espanha e a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões. Apesar das exibições de destaque, o brasileiro de 28 anos, que ficou em quinto lugar na Bola de Ouro em setembro, acabou por não ser incluído na equipa ideal votada por mais de 20 mil jogadores profissionais.
No Instagram, Raphinha partilhou mais de 15 publicações a relembrar os seus feitos, sublinhando conquistas individuais como o prémio de melhor marcador da Liga dos Campeões e melhor jogador da La Liga, de forma a mostrar o seu descontentamento e surpresa com as escolhas.
Vale lembrar que, por esta altura, o avançado que passou pelo Sporting se encontra lesionado e falhou os últimos sete jogos do Barcelona devido a um problema muscular na coxa. Hansi Flick, treinador dos culés, mostrou recentemente que sente a falta do brasileiro.
"Sinto a falta do Raphinha porque ele foi muito importante na época passada. Quando ele joga a este nível, é fantástico para nós. Por isso, claro que sinto a falta dele", afirmou recentemente o treinador, aos meios de comunicação espanhóis.
Confira:
Esforços do jogador formado no Clube de Alvalade e restante equipa não foram suficientes para inverter o resultado, mesmo frente a apenas 10 unidades
05 Nov 2025 | 09:38 |
O Bayern Munique, adversário do Sporting na Liga dos Campeões, impôs-se com autoridade ao PSG, e acabou por vencer, por 2-1, em Paris, na última terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da prova milionária.
Os campeões europeus chegaram ao intervalo a vencer por dois golos, ambos marcados por Luis Díaz, que, ainda assim, acabou expulso ainda antes do descanso, após uma falta dura sobre Hakimi - que acabou mesmo por deixar o relvado em lágrimas.
Na segunda parte, o PSG - com Nuno Mendes, jogador formado em Alvalade, no onze inicial - tentou reagir e João Neves reduziu para 2-1 aos 74 minutos, ao concluir uma boa jogada individual dentro da área bávara, mas o esforço dos parisienses revelou-se insuficiente para evitar a derrota.
O Sporting também vai defrontar o Bayern Munique, mas apenas à passagem pela sexta jornada da Liga dos Campeões. A visita dos leões à Alemanha está marcada para dia 9 de dezembro, com o apito inicial a dar-se pelas 17h45.
Por esta altura, o emblema bávaro lidera a classificação da prova milionária, com 12 pontos, somando apenas vitórias nas quatro partidas disputadas. Os leões, por seu turno, ocupam - à condição -, a décima posição, com o total de sete pontos amealhados.