Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Out 2024 | 12:42 |
Jonathan Wilson escreveu, no jornal inglês ‘The Guardian’, um artigo onde analisa a possível troca de Rúben Amorim entre Alvalade e o Manchester United. O jornalista começa por destacar que o treinador português já foi ligado ao Manchester City, e também já tinha sido apontado ao Liverpool, antes de surgir o Manchester United. Fez, depois, a comparação com Cristiano Ronaldo: “Quando Ronaldo voltou em 2021, a sua carreira estava em queda (...) Amorim, por contraste, está em ascensão”.
Deixou, depois, algumas dúvidas em relação à mudança para o treinador que acabou com uma seca de campeonatos nacionais que durou 19 anos: “O idealismo saiu de moda entre os treinadores modernos, e há um claro pragmatismo em Amorim. Pode defender com um bloco mais baixo, mas a sua preferência é a pressão agressiva. Isto levanta questões sobre o que vai fazer no United. O Ten Hag chegou, também, com a reputação de pressionar alto”, mas, como sabemos agora, a história não acabou bem para o neerlandês.
Seguiram-se algumas considerações táticas, nomeadamente acerca da adaptação do modelo de jogo de Amorim, com o ‘seu’ 3-4-3, aos jogadores que terá disponíveis caso se mude para Manchester. Jonathan Wilson afirma que o português poderá até ter de repensar o seu modelo: “se Amorim ficasse com o trabalho, poderia ser forçado, no curto-termo, a procurar alternativas, como um 3-4-3 com um losango no meio campo”.
No entanto, segundo o jornal inglês, as maiores dificuldades passam por mudar a cultura num dos maiores clubes do mundo: “não é só o plantel incoerente, mas também um plantel que está habituado a trocar de treinadores, e que é resistente à imposição de autoridade. Há uma cultura que precisa de ser alterada”.
O artigo termina com aviso sério a Rúben Amorim: “Mudar o Manchester United é um trabalho gigantesco, e um que tem uma tendência de destruir treinadores. O United continua a ser o United, e há uma certa aura em talvez ser o homem que consegue que tudo funcione outra vez – mas para um treinador em ascensão é um risco enorme. Se Rúben Amorim tem outras opções, devia considerá-las muito seriamente”.
Guarda-redes titular dos verdes e brancos tem sido o protagonistas de alguns recentes rumores da presente janela do mercado de transferências
06 Jan 2026 | 15:17 |
O Besiktas está a ponderar fazer uma proposta de empréstimo por Rui Silva. Depois dos rumores do interesse do emblema turco na contratação do guarda-redes do Sporting, há novidades sobre as intenções para este mercado de transferências.
De acordo com as informações avançadas por Ekrem Konur - jornalista turco especialista em notícias relacionados com o defeso -, afirma que o Besiktas pretende que esta cedência tenha uma cláusula de opção de compra de 7 milhões de euros.
Vale lembrar que a equipa orientada por Sergen Yalçin apenas equaciona o nome do guardião predileto de Rui Borges caso falhe a contratação de Filip Jörgensen, jogador do Chelsea. No entanto, são cada vez mais as informações relacionadas com o campeão nacional dos leões.
No que ao Sporting diz respeito, a estrutura leonina e o comando técnico não pretendem permitir, de todo, a saída de Rui Silva. A chegada do guardião português à turma verde e branca, no último mercado de inverno, foi vista como fulcral para a conquista do bicampeonato e da dobradinha na época passada, tornando-se um dos pesos pesados dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 21 partidas e é um titular indiscutível para Rui Borges. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 1.890 minutos, nos quais encaixou 16 golos.
Verdes e brancos ainda mantêm esperança de garantir a contratação do extremo senegalês neste mercado de transferências e têm novidades
06 Jan 2026 | 14:43 |
As negociações do Sporting por Souleymane Faye registaram desenvolvimentos significativos nas últimas horas. Depois de o Record ter avançado que a SAD do Sporting subiu a oferta inicial pelo extremo — capaz também de atuar como segundo avançado —, passando dos 5,5 milhões de euros, é agora possível adiantar que o Granada tentou, já ontem, introduzir uma nova variável no processo.
O emblema andaluz, ao qual o jogador de 22 anos está contratualmente ligado até 2029, acenou com a possibilidade de baixar ligeiramente o valor exigido, desde que Faye permanecesse no clube até ao final da presente temporada. Uma solução que foi prontamente rejeitada pelos leões, determinados em garantir um reforço imediato e não apenas uma aposta a médio prazo.
Apesar desse impasse pontual, as conversações prosseguiram e há sinais claros de aproximação entre as partes. O Granada mantém como referência os 10 milhões de euros fixos para libertar o internacional senegalês, um montante que o Sporting não pretende alcançar de forma direta, mas que poderá ser atingido através da inclusão de objetivos no acordo.
Entusiasmado com a possibilidade de vestir a camisola do bicampeão nacional português, o antigo jogador do Betis acredita num desfecho positivo, sentimento partilhado por ambos os clubes, que veem o entendimento cada vez mais próximo.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
Jogador do Famalicão foi colocado na rota dos verdes e brancos nos últimos meses e sabe-se, agora, qual o valor necessário para adquirir o avançado
06 Jan 2026 | 14:10 |
O Famalicão fixou em 15 milhões de euros o preço para libertar Yassir Zabiri. A informação é avançada pelo jornal A Bola, revelando as exigências financeiras dos minhotos. O Sporting já conhece os valores necessários caso pretenda tentar garantir a contratação do jogador, que foi colocado no radar dos leões.
Apesar do interesse do emblema orientado por Rui Borges, a corrida promete ser feroz neste mercado. O líder do Sporting sabe que Benfica e Porto também seguem o jogador, assim como diversos emblemas internacionais, com o Wolfsburgo em destaque. A disputa pelo avançado agita o mercado, obrigando os verdes e brancos a agirem rapidamente.
Frederico Varandas tem, assim, uma missão extremamente difícil pela frente nas negociações. Embora o valor de mercado esteja fixado nos 4 milhões de euros, os responsáveis famalicenses exigem uma quantia bem superior para libertar a sua joia. O Sporting terá obrigatoriamente de abrir os cordões à bolsa se quiser superar a concorrência.
A cotação do futebolista disparou após uma prestação de luxo no recente Mundial Sub-20. O jovem ajudou a seleção de Marrocos a conquistar o ambicionado troféu, sendo eleito melhor elemento da prova. Com cinco remates certeiros durante o torneio, demonstrou um instinto matador que convenceu observadores de todo o globo.
Esta temporada, com a camisola do Famalicão, Yassir Zabiri – avaliado em 4 milhões de euros – realizou treze jogos: 11 na Liga Portugal Betclic e dois na Taça de Portugal. Nos 732 minutos em que esteve em campo, o atacante, que tem contrato com os minhotos até junho de 2028, marcou quatro golos.