
Futebol
Iordanov aborda futuro de monstro do Sporting: "É uma máquina e há clubes que podem pagar cláusula"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jonathan Wilson escreveu, no jornal inglês ‘The Guardian’, um artigo onde analisa a possível troca de Rúben Amorim entre Alvalade e o Manchester United. O jornalista começa por destacar que o treinador português já foi ligado ao Manchester City, e também já tinha sido apontado ao Liverpool, antes de surgir o Manchester United. Fez, depois, a comparação com Cristiano Ronaldo: “Quando Ronaldo voltou em 2021, a sua carreira estava em queda (...) Amorim, por contraste, está em ascensão”.
Deixou, depois, algumas dúvidas em relação à mudança para o treinador que acabou com uma seca de campeonatos nacionais que durou 19 anos: “O idealismo saiu de moda entre os treinadores modernos, e há um claro pragmatismo em Amorim. Pode defender com um bloco mais baixo, mas a sua preferência é a pressão agressiva. Isto levanta questões sobre o que vai fazer no United. O Ten Hag chegou, também, com a reputação de pressionar alto”, mas, como sabemos agora, a história não acabou bem para o neerlandês.
Seguiram-se algumas considerações táticas, nomeadamente acerca da adaptação do modelo de jogo de Amorim, com o ‘seu’ 3-4-3, aos jogadores que terá disponíveis caso se mude para Manchester. Jonathan Wilson afirma que o português poderá até ter de repensar o seu modelo: “se Amorim ficasse com o trabalho, poderia ser forçado, no curto-termo, a procurar alternativas, como um 3-4-3 com um losango no meio campo”.
No entanto, segundo o jornal inglês, as maiores dificuldades passam por mudar a cultura num dos maiores clubes do mundo: “não é só o plantel incoerente, mas também um plantel que está habituado a trocar de treinadores, e que é resistente à imposição de autoridade. Há uma cultura que precisa de ser alterada”.
O artigo termina com aviso sério a Rúben Amorim: “Mudar o Manchester United é um trabalho gigantesco, e um que tem uma tendência de destruir treinadores. O United continua a ser o United, e há uma certa aura em talvez ser o homem que consegue que tudo funcione outra vez – mas para um treinador em ascensão é um risco enorme. Se Rúben Amorim tem outras opções, devia considerá-las muito seriamente”.
Futebolista que está na mira do Clube de Alvalade fez dois golos ao Nacional, na Madeira, no encontro da jornada 30.ª do Campeonato Nacional
|
O Gil Vicente, de César Peixoto, regressou aos triunfos na Liga Portugal Betclic, ao vencer em casa do Nacional, por 3-0, em jogo da 30.ª jornada da competição. Félix Correia - futebolista que está na lista de possíveis reforços do Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo - fez um bis no encontro.
Após duas derrotas em casa, os gilistas retomaram o caminho das vitórias na Madeira. Aos 16 e 82 minutos, o segundo de grande penalidade, o jogador na mira do Clube de Alvalade marcou, além de Pablo, aos 62, também ter feito o gosto ao pé, igualando o triunfo mais dilatado no campeonato, alcançado à oitava ronda, diante do Estrela da Amadora.
Com quatro partidas para o final da competição, os minhotos estão na 14.ª posição, com 29 pontos, oito acima da zona de despromoção, enquanto o Nacional, que terminou o encontro reduzido a 10 jogadores, por expulsão de Rui Encarnação, aos 45+2 minutos, é 12.º, com 32.
O interesse do Sporting em Félix Correia surge dado o 'falhanço' na contratação de Biel, o que se reflete nos poucos minutos de jogo que tem tido. A adaptação ao exigente futebol europeu poderá demorar mais do que o desejado e, desta forma, os leões procuram por uma alternativa ao futebolista que dê mais garantias no imediato.
Esta temporada, ao serviço do Gil Vicente, Félix Correia – avaliado em 4 milhões de euros – leva 33 encontros realizados: 29 na Liga Portugal Betclic e quatro na Taça de Portugal. Nos 2.829 minutos que disputou, o extremo marcou nove golos e fez quatro assistências, estando a realizar a melhor época da carreira.
Futebolista foi cedido pelo Clube de Alvalade aos ingleses do Burnley e está a um passo de deixar de pertencer aos quadros do emblema leonino
|
Marcus Edwards está a um passo de deixar de ser jogador do Sporting em definitivo. Na próxima segunda-feira, dia 21 de abril, o Burnley vai receber em casa o Sheffield United (17h30) e, em caso de vitória, confirma a subida direta à Premier League, o que obrigará os 'clarets' a acionar a cláusula de compra de cerca de 11 milhões de euros.
O Burnley está atualmente no segundo lugar do Championship - depois da vitória frente ao Watford - em igualdade pontual com o Leeds. Se triunfar diante do Sheffield, terceiro classificado, aumentando assim a vantagem para oito pontos a duas jornadas do final da segunda divisão do futebol inglês.
Em caso de empate, serão cinco os pontos que separam a turma orientada por Scott Parker e o Sheffield, mas bastará aos 'clarets' conquistar mais um ponto, em seis possíveis, para garantir a subida direta ao máximo escalão, fugindo ao eventual playoff de subida.
Depois desse encontro, o Burnley ainda vai medir forças com o Queens Park Rangers (14.º) e o Millwall (9.º). A equipa de Marcus Edwards não perde para o campeonato há 30 jornadas, desde a visita ao Millwall e tem praticamente assegurada a promoção à Premier League.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Marcus Edwards – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador somou, no total, apenas 346 minutos disputados com a Listada verde e branca, tendo marcado três golos. Pelo Burnley, o atleta marcou presença em 14 embates, somando dois tiros certeiros e uma assistência.
Atacante do Clube de Alvalade abandonou plantel para ganhar experiência e tem feito uma temporada acima das expetativas em 2025
|
A equipa de futebol feminino do Benfica empatou com o Valadares Gaia (2-2), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal feminina em futebol, no Seixal, resultado que deixa tudo em aberto para a segunda mão. Carolina Santiago, jogadora emprestada pelo Sporting, fez um dos golos do encontro.
As visitantes chegaram ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo precisamente da futebolista cedida pelo Clube de Alvalade aos 22 minutos. Logo a abrir a segunda parte, na sequência de um canto, Erica Meg (47') não desperdiçou uma bola que pingou para o coração da área e fez o 2-0 para a turma nortenha.
No entanto, a equipa orientada por Filipa Patão viria a chegar à igualdade e acabou por reduzir num lance semelhante: Marit Lund bateu um canto diretamente à trave e a bola sobrou para os pés de Chisty Ucheibe (57'), que só teve de empurrar para as redes.
O ataque à baliza do Valadares Gaia intensificou-se, mas as visitantes defendiam-se com uma linha de seis defesas e, por isso, Andreia Norton (67') resolveu à bomba as dificuldades em chegar à baliza, com um disparo de fora da área, em zona frontal, que Erin Seppi não conseguiu deter.
Carolina Santiago está há cinco anos ligada ao emblema de Alvalade - que foi eliminado da prova pelo Benfica - tendo chegado a estrear-se na equipa principal em 2023/24, depois de evoluir nas sub-19 e equipa B. A atleta de 18 anos tem um vínculo válido até 2027 com o emblema verde e branco e já leva 11 golos e três assistências pelo Valadares Gaia em 2024/25.
Iordanov aborda futuro de monstro do Sporting: "É uma máquina e há clubes que podem pagar cláusula"
Artur Fernandes diz que Real Madrid tem dinheiro suficiente para comprar craque do Sporting
Raphinha parte a loiça toda e salva Barcelona; Ex Sporting deixa Flick a respirar de alívio