
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No seu mais recente artigo de opinião no jornal do Clube de Alvalade, Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, recordou o eterno capitão do Sporting – Manuel Fernandes – que faleceu, a passada quinta-feira, aos 73 anos, vítima de doença prolongada. A lenda dos verdes e brancos tem sido alvo de inúmeros tributos e homenagens de adeptos, membros e ex-membros dos leões ao longo dos últimos dias.
“O nosso Grande Manuel Fernandes partiu! Foi – apesar de esperada, pelas notícias da evolução do seu estado de saúde – uma tristíssima notícia que invadiu a família Sportinguista, na passada quinta-feira, e de um modo geral, Portugal de lés-a-lés e o Mundo do Futebol!”, começou por escrever Tito Arantes Fontes, no Jornal Sporting desta semana.
“Manuel Fernandes – é bom que se acentue – não morreu. E não morreu porque – com os seus 50 anos de Esforço, Dedicação e Devoção ao Sporting– ganhou a Glória! E com esta, qual “Deus”, entrou no Olimpo e ganhou a imortalidade, desde logo no coração e na memória de todos os que o conheceram e muito especialmente dos Sportinguistas. Recordar Manuel Fernandes é reviver 50 anos da vida do nosso amado Sporting. Talvez até mais, um pouco mais”, referiu o conhecido adepto dos leões.
“Manuel Fernandes chega quase discretamente a Alvalade (a exemplo do que às vezes sucede no Sporting, como também aconteceu, há menos anos, com Bruno Fernandes), sem grandes parangonas e “cantares de hosanas”… chega para uma missão verdadeiramente impossível, a de “substituir o insubstituível”… o mítico Yazalde! O astro dos astros!”, recordou o antigo responsável do Grupo Stromp.
“Que bom ter visto os nossos rivais representados ao mais alto nível nas cerimónias fúnebres no Estádio José Alvalade. André Villas-Boas e Rui Costa estiveram à altura do momento e do nosso imorredoiro Manuel Fernandes! Honraram o Sporting e honraram o Manuel Fernandes! E honraram as suas instituições, respetivamente, Benfica e Porto! Foi bonito e assim deverá ser!”, salientou ainda Tito Arantes Fontes.
Capitão dos minhotos está no último ano de contrato e pode sair no final da temporada a custo zero, pelo que transferência é desejada no D. Afonso Henriques
|
O Sporting não fez qualquer proposta ao Vitória de Guimarães para contratar Tiago Silva. Apesar de informações recentes apontarem o capitão dos minhotos a Alvalade, os verdes e brancos não fazem contas com o médio para a temporada 2025/26.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, embora Tiago Silva tenha sido colocado na rota dos leões, a Direção do Sporting não tem o jogador de 32 anos na lista de possíveis reforços para Rui Borges, pese embora a admiração do técnico pelo futebolista.
Tiago Silva terá mais um ano de contrato com o emblema da cidade berço, pelo que poderá sair no final da temporada a custo zero, tal como chegou a Guimarães, na temporada 2021/22, proveniente do Olympiacos, após uma temporada na Grécia.
Desta forma, a direção vimaranense pretende negociar o passe de Tiago Silva neste mercado de verão, de forma a evitar que o capitão e um dos jogadores mais influentes deixe o D. Afonso Henriques sem qualquer compensação monetária. Para já, o Sporting está fora da equação.
Em 2024/25, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tiago Silva - avaliado em 3 milhões de euros - fez 46 dos 52 jogos oficiais da equipa. Durante os 3.613 minutos em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o médio marcou sete golos e assistiu os companheiros em oito ocasiões.
Leões terão proposto acordo chorudo à Juventus, mas novas informações colocam lateral português bem mais longe de Alvalade
|
O Sporting terá feito uma proposta de 13 milhões de euros, mais objetivos, para contratar Alberto Costa à Juventus. No entanto, Igor Tudor, treinador da vecchia signora, conta com o português e não quer negociar a saída do jogador para o Clube de Alvalade.
Segundo avança o jornal Record, a informação de que o Sporting ofereceu uma quantia milionária por Alberto Costa é falsa, uma vez que a Direção leonina foi informada das pretensões do técnico da Juventus em contar com o lateral na próxima temporada.
Assim, o diário desportivo garante que o Sporting tentou uma abordagem diferente junto dos bianconeri: a chegada de Alberto Costa ao plantel de Rui Borges por empréstimo, caso Igor Tudor acredite que o jogador poderá beneficiar de uma época mais regular.
O Sporting vai lutando contra o tempo, uma vez que pretende fechar um lateral-direito para Rui Borges antes da Supertaça com o Benfica, agendada para 31 de julho. Até lá, o técnico tem à sua disposição Iván Fresneda, Ricardo Esgaio e Diogo Travassos.
Em 2024/2025, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – disputou 14 jogos com a camisola da Juventus. Em 665 minutos somados com a camisola da vecchia signora, o médio ofereceu três assistências. O atleta de 21 anos rumou à Juventus em janeiro de 2025 e tem contrato válido até 2029.
Avançado internacional pela Colômbia quer rumar a Alvalade e está felicíssimo com a ideia, que poderá demorar a tornar-se realidade
|
Luis Suárez é o escolhido para render Viktor Gyokeres. O Sporting vai avançar pelo colombiano assim que oficializar negócio com os gunners e o jogador quer rumar a Alvalade. No entanto, os valores anteriormente mencionados não vão chegar para convencer o Almería.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, 20 milhões de euros fixos e mais 5M por objetivos são insuficientes para garantir a contratação de Luis Suárez, apesar das recentes declarações de João Gonçalves, diretor desportivo do emblema espanhol.
"Não temos na cabeça nenhum valor, mas vamos ouvir as ofertas e seremos justos, como sempre. Não estamos aqui para complicar a vida a ninguém", disse recentemente o dirigente, em declarações à TSF, admitindo ainda muita cobiça pelo jogador cafetero.
O diário desportivo não adianta quais os valores que serão agora necessários para convencer o Almería, mas certo é que Luis Suárez está convencido com a ideia de jogar no Sporting, podendo lutar por títulos e disputar a próxima edição da Liga dos Campeões.
Em 2024/25, com a camisola do Almería, na segunda divisão espanhola, Luis Suárez - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.828 minutos. No total, o internacional pela Colômbia marcou 31 golos e fez oito assistências.