
Futebol
Ex Sporting salva Amorim aos 90+7'; Man United ganha ao Burnley com muito sofrimento
30 Ago 2025 | 17:11
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jul 2024 | 13:39 |
Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting, faleceu, no passado dia 27 de junho, aos 73 anos, vítima de doença prolongada. Com o passar dos dias foram surgindo cada vez mais homenagens e tributos ao atleta que tanto deu ao Clube de Alvalade e ao futebol português. O Presidente Frederico Varandas, teve um papel crucial no sucesso destes gestos de carinho e saudade. Nuno Raposo, jornalista e conhecido adepto do Sporting, admite que “não se lembra de o Sporting ter honrado de forma tão justa, emotiva e digna um dos seus”.
“Frederico Varandas nasceu a 19 de setembro de 1979. Foi então na década de 80 que viveu a infância (...) Por essa altura terá vestido alguma daquelas camisolas do Sporting sem marca patrocinadora (...) Provavelmente nessa camisola teria pedido que lhe cosessem um número 9, aquele que via Manuel Fernandes usar em Alvalade, no velhinho Alvalade, o sítio onde terá assistido ao vivo aos primeiros jogos de futebol”, começou por escrever Nuno no diário desportivo A Bola.
“Como para a maior parte dos miúdos daquela geração, para os do Sporting, Manuel Fernandes era o Gyokeres dos miúdos de agora. Mas um Gyokeres que era verdadeiramente sportinguista, que sofria pelo seu Sporting como os miúdos sofriam, que festejou os seus quatro golos dos 7-1 (e todos os 265) (...) Provavelmente, Manuel Fernandes era o ídolo do pequeno Frederico”, continuou.
“Mais tarde, o já doutor Frederico Varandas trabalhou com Manuel Fernandes no Vitória de Setúbal. Terá aí iniciado uma amizade para a vida, que perdurou no Sporting, como médico e depois Presidente. Como médico, viu um líder leonino desrespeitar o antigo avançado e com isso desrespeitar todo os sportinguistas que um dia admiraram o eterno capitão — e terão sido todos aqueles o tiveram como ídolo”, acrescentou ainda.
“Agora, antes do adeus, o Presidente do Sporting honrou o cargo com as homenagens que promoveu a Manuel Fernandes ainda em vida e na hora do adeus nunca, nem por um minuto, deixou Tiago Fernandes sozinho. Junto à urna, com a Porta 10 A como pano de fundo, Varandas esteve o dia inteiro de pé ao lado do filho do capitão. Manuel Fernandes mereceu todas as homenagens feitas”, concluiu Nuno Raposo.
Clube de Alvalade saiu derrotado do Clássico da quarta jornada do Campeonato Nacional e vê rival azul e branco levar três pontos do seu reduto
30 Ago 2025 | 22:34 |
O Sporting perdeu frente ao Porto por 2-1, este sábado, dia 30 de agosto, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic. O Clube de Alvalade chegou a ter dois golos de desvantagem e carregou em busca da igualdade nos instantes finais, mas não conseguiu chegar ao empate. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Estádio José Alvalade, ambas as equipas procuraram constantemente atacar e chegar ao golo. Apesar de um ligeiro ascendente da equipa de Francesco Farioli, os leões tiveram também tiveram chances para marcar. Ainda assim, a oportunidade mais flagrante surgiu logo aos 15 segundos, quando Borja Sainz atirou ao poste da baliza de Rui Silva.
Na segunda parte, o Clube de Alvalade entrou por cima, mas contra a corrente do jogo, foi a equipa azul e branca a marcar. Aos 61 minutos, Alberto Costa cruzou na direita e Luuk de Jong apareceu solto ao segundo poste a encostar. O 2-0 surgiu aos 64' minutos. William Gomes puxou para o meio e rematou de meia distância, em arco, sem hipóteses de defesa para Rui Silva. O Sporting reduziu aos 74' com um auto-golo de Nehuén Pérez. Jan Bednarek tenta cortar a bola, mas o esférico embate no colega de equipa.
Com esta derrota – a segunda em cinco encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges mantêm os nove pontos e perdem a primeira posição da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro com 12. Já o Famalicão é segundo com 10 pontos somados.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no próximo fim de semana de 13/14 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho ainda com data e horário por definir.
Golo de Luuk de Jong (1-0):
Golo de William Gomes (2-0):
Golo de Nehuén Pérez (2-1 a.g.):
Ala moçambicano foi derrubado por Francisco Moura, mas o árbitro João Gonçalves não assinalou qualquer infração e mandou jogar
30 Ago 2025 | 21:48 |
O encontro entre Sporting e Porto, da quarta jornada da Liga Portugal Betclic, fica marcado por um lance muito polémico de arbitragem. Em cima do intervalo, Geny Catamo foi derrubado na grande área por Francisco Moura, mas o árbitro João Gonçalves não assinalou qualquer infração.
O juiz da Associação de Futebol do Porto, eleito árbitro principal do duelo, conta com Ângelo Carneiro e Pedro Ribeiro como assistentes. Já o quatro juiz é José Bessa, enquanto que o VAR conta com o contributo de Rui Costa. Paulo Brás é o AVAR. João Gonçalves nem sequer consultou as imagens do vídeo-árbitro.
O árbitro em causa já tem histórico que em nada beneficia os leões. De recordar que, na época passada, o Benfica, que estava na luta pelo título com o Sporting, venceu o Rio Ave, por 3-2, na 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os encarnados tiveram uma grande penalidade a favor, mas os especialistas foram unânimes. Mesmo com acesso às imagens do VAR, João Gonçalves decidiu inventar um penálti a favor dos encarnados.
"António Silva, com ambas as mãos, empurrou ostensivamente Clayton. Livre que devia ter sido sinalizado, até porque antecipou a jogada do golo", garantiu Jorge Coroado, ao jornal O Jogo. "No início da jogada, António Silva empurrou Clayton. O benfiquista até voltou para trás esperando que a falta fosse marcada. Livre direto por assinalar", garantiu José Leirós, com Fortunato Azevedo a partilhar a mesma opinião que os dois colegas: "António Silva, com os braços nas costas do adversário, empurra e impede Clayton de jogar a bola. Falta que ficou por assinalar" (Recorde AQUI o lance polémico).
Antes deste Clássico, Sporting e Porto estavam empatados no primeiro lugar do Campeonato Nacional, com nove pontos cada, tal como o Moreirense, que tinha mais um jogo realizado. Uma eventual vitória da turma de Rui Borges colocaria o emblema verde e branco na liderança isolada da prova.
Veja o lance:
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro do Campeonato Nacional que vai colocar frente a frente verdes e brancos e dragões
30 Ago 2025 | 18:30 |
FINAL DO JOGO: SPORTING 1-2 PORTO
90+6' - Deniz Gul (Porto) atira para as mãos de Rui Silva.
90' - Substituição no Sporting: Sai Pedro Gonçalves e entra Alisson.
86' - Diogo Costa (Porto) evita o 2-2 a Luis Suárez.
80' - Cartão amarelo para Georgios Vagiannidis.
74' - GOLO DO SPORTING!!! Jan Bednarek corta a bola contra Nehuén Pérez e central dos dragões faz autogolo: Sporting 1-2 Porto
73' - Leões tentam reduzir a desvantagem.
67' - Substituição no Sporting: Sai Giorgi Kochorashvili e entra Conrad Harder.
66' - Cartão amarelo para Gonçalo Inácio.
64' - Golo do Porto. William Gomes remata em arco sem hipóteses de defesa para Rui Silva: Sporting 0-2 Porto
63' - Substituições no Sporting; Saem Iván Fresneda e Geny Catamo; entram Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda.
61' - Golo do Porto. Luuk de Jong encosta à boca da baliza e faz o primeiro no Clássico: Sporting 0-1 Porto
56' - Francisco Trincão obriga Diogo Costa (Porto) a boa defesa.
48' - Remate perigoso de Giorgi Kochorashvili sai por cima.
46' - Arranca a segunda parte.
INTERVALO: SPORTING 0-0 PORTO
40' - Cartão amarelo para Zeno Debast.
35' - Lance perigosa na área leonina. Victor Froholdt atira às malhas laterais (Porto).
30' - Nova bola de William Gomes (Porto) para as mãos de Rui Silva.
22' - Pedro Gonçalves tinha tudo para marcar, mas perdeu timing de remate e permitiu a Alberto Costa (Porto) fazer um corte crucial.
21' - Morten Hjulmand interceta remate de Victor Froholdt (Porto) e evita males maiores.
20' - Luuk de Jong (Porto) remata para encaixe à figura de Rui Silva.
12' - Ricardo Mangas atira muito desenquadrado.
9' - Remate perigosíssimo de Luis Suárez a rasar a barra da baliza portista.
9' - Primeiros minutos de muita intensidade.
6' - William Gomes (Porto) remata à figura de Rui Silva.
1' - Borja Sainz (Porto) atira ao poste da baliza de Rui Silva.
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Leões em aquecimento.
0' - Suplentes: João Virgínia, Matheus Reis, Feovany Quenda, Conrad Harder, Georgios Vagiannidis, Alisson Santos, João Simões, Rayan Lucas e Eduardo Quaresma
0' - Onze do Sporting: Rui Silva; Iván Fresneda, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili, Geny Catamo, Pote e Francisco Trincão; Luis Suárez
0′ – Sporting e Porto já se defrontaram em 253 ocasiões: os leões venceram 86 partidas contra 93 do adversário. Registam-se ainda 74 empates.
0' - Os dragões vêm de uma vitória (4-0), em casa, frente ao Casa Pia.
0' - Na última partida, os comandados por Rui Borges derrotaram o Nacional por 4-1, na Madeira.
0' - A turma orientada por Francesco Farioli ocupa a segunda posição também com nove pontos.
0' - Neste momento, os leões estão no primeiro lugar do Campeonato Nacional com nove pontos.
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic 2025/26.
0’ – O Sporting recebe o Porto, este sábado, dia 30 de agosto, às 20h30, em Alvalade.
Ex Sporting salva Amorim aos 90+7'; Man United ganha ao Burnley com muito sofrimento
30 Ago 2025 | 17:11
Seba Coates deixa mensagem e pilar do Sporting responde: "Temos muitos"
30 Ago 2025 | 15:42
Após nega do Nottingham Forest, Sporting dá boas notícias a Jota Silva
30 Ago 2025 | 15:36