
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting, faleceu, no passado dia 27 de junho, aos 73 anos, vítima de doença prolongada. Com o passar dos dias foram surgindo cada vez mais homenagens e tributos ao atleta que tanto deu ao Clube de Alvalade e ao futebol português. O Presidente Frederico Varandas, teve um papel crucial no sucesso destes gestos de carinho e saudade. Nuno Raposo, jornalista e conhecido adepto do Sporting, admite que “não se lembra de o Sporting ter honrado de forma tão justa, emotiva e digna um dos seus”.
“Frederico Varandas nasceu a 19 de setembro de 1979. Foi então na década de 80 que viveu a infância (...) Por essa altura terá vestido alguma daquelas camisolas do Sporting sem marca patrocinadora (...) Provavelmente nessa camisola teria pedido que lhe cosessem um número 9, aquele que via Manuel Fernandes usar em Alvalade, no velhinho Alvalade, o sítio onde terá assistido ao vivo aos primeiros jogos de futebol”, começou por escrever Nuno no diário desportivo A Bola.
“Como para a maior parte dos miúdos daquela geração, para os do Sporting, Manuel Fernandes era o Gyokeres dos miúdos de agora. Mas um Gyokeres que era verdadeiramente sportinguista, que sofria pelo seu Sporting como os miúdos sofriam, que festejou os seus quatro golos dos 7-1 (e todos os 265) (...) Provavelmente, Manuel Fernandes era o ídolo do pequeno Frederico”, continuou.
“Mais tarde, o já doutor Frederico Varandas trabalhou com Manuel Fernandes no Vitória de Setúbal. Terá aí iniciado uma amizade para a vida, que perdurou no Sporting, como médico e depois Presidente. Como médico, viu um líder leonino desrespeitar o antigo avançado e com isso desrespeitar todo os sportinguistas que um dia admiraram o eterno capitão — e terão sido todos aqueles o tiveram como ídolo”, acrescentou ainda.
“Agora, antes do adeus, o Presidente do Sporting honrou o cargo com as homenagens que promoveu a Manuel Fernandes ainda em vida e na hora do adeus nunca, nem por um minuto, deixou Tiago Fernandes sozinho. Junto à urna, com a Porta 10 A como pano de fundo, Varandas esteve o dia inteiro de pé ao lado do filho do capitão. Manuel Fernandes mereceu todas as homenagens feitas”, concluiu Nuno Raposo.
Equipa verde e branca já treinou no relvado do Jamor e técnico leonino falou com todos os jogadores do plantel antes da grande final da Taça de Portugal
|
Depois da conquista do bicampeonato, a equipa do Sporting está focada no triunfo na final da Taça de Portugal. Os festejos do título foram vividos com muita emoção pela equipa leonina, mas Rui Borges exige foco total no dérbi frente ao Benfica, no qual o Clube de Alvalade quer carimbar a conquista da dobradinha.
A formação verde e branca realizou, esta quarta-feira, no Jamor, mais um treino de preparação para o jogo decisivo da prova rainha e a mensagem de Rui Borges para os jogadores foi muito clara: ambição e seriedade a 100%. O objetivo é alcançar um feito que escapa ao Sporting desde 2001/02, numa temporada na qual os leões já conseguiram conquistar o bicampeonato que ‘fugia’ há 71 anos.
De resto, a equipa leonina quererá ‘vingar’ os desaires sofridos nas duas últimas finais que disputou. Na temporada passada, o Sporting foi derrotado pelo Porto (2-1, após prolongamento), no encontro decisivo da Taça de Portugal e, já em 2024/25, perdeu a final da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades, frente ao Benfica – próximo adversário dos verdes e brancos.
No que diz respeito às opções para o dérbi, Rui Borges tem dúvidas relativamente a duas posições do onze leonino. No eixo defensivo, Ousmane Diomande está a contas com uma lesão no joelho esquerdo, sofrida no jogo frente ao Vitória de Guimarães, e falhou mesmo o treino realizado esta quarta-feira, no Jamor. Confirmando-se a baixa do central internacional costa-marfinense, o treinador dos verdes e brancos deverá lançar Jeremiah St. Juste no onze.
Já no meio campo, é esperado o regresso de Morten Hjulmand às escolhas iniciais de Rui Borges. O internacional dinamarquês cumpriu castigo, no encontro frente ao Vitória de Guimarães, e deverá reassumir o lugar no setor intermédio da equipa do Sporting. O ‘sacrificado’ poderá ser Hidemasa Morita, tendo em conta que o médio tem sofrido dores musculares nos últimos tempos e a sua condição física ainda não está a 100%.
Há novas informações sobre o jogo decisivo da prova rainha, destinadas aos adeptos do Clube de Alvalade que se vão deslocar ao Jamor
|
Sporting e Benfica vão disputar a final da Taça de Portugal, a partir das 17h15 do próximo domingo, no Jamor. Nos últimos dias, as autoridades divulgaram um conjunto de informações e alertas importantes, que os adeptos do Clube de Alvalade que planeiam deslocar-se ao Estádio Nacional devem ter em conta.
Desde logo, ao contrário do que se verificou em anos anteriores, a Polícia de Segurança Pública proíbe a realização dos tradicionais acampamentos na mata do Jamor, na véspera do jogo. O acesso à zona apenas será permitido a partir das 06h00 de domingo, sendo esperados os habituais piqueniques e atividades em família, nas horas que antecedem o dérbi.
No que diz respeito ao acesso ao Estádio do Jamor, as autoridades esclarecem que os adeptos do Sporting devem concentrar-se no lado sul, chegando através da CREL, utilizando o Parque 1. As portas do recinto vão abrir às 14h15 e é recomendada a chegada com a maior antecedência possível, uma vez que vão ser realizadas revistas minuciosas a todos os espectadores.
Nas imediações do Estádio do Jamor, serão instaladas casas de banho portáteis, zonas de restauração e cacifos destinados à guarda de objetos que não possam entrar no recinto. Vale ainda sublinhar que a CP reforçará a oferta de comboios na Linha de Cascais, atendendo à esperada afluência de adeptos que se deslocarão de transportes públicos.
De resto, as autoridades deixam também um aviso relativamente ao calor que se prevê para domingo, sendo esperada uma temperatura máxima de 26 graus. Neste sentido, e tendo em conta a forte exposição solar a que os adeptos vão estar sujeitos nas bancadas do Jamor, é recomendada a utilização de protetor solar e chapéu, bem como o consumo abundante de água.
Titular de Rui Borges nem sempre teve vida facilitada em Alvalade, mas não esconde enorme desejo de singrar com a Listada verde e branca
|
Eduardo Quaresma esteve presente no programa As Três da Manhã, da Rádio Renascença, e revelou alguns dos melhores momentos da temporada. Não esquecendo o golo ao Gil Vicente, o 'camisola 72' do Sporting recorda o "medo" que tinha de não regressar dos sucessivos empréstimos em épocas anteriores.
"(Bom momento do Clube) Vejo com alguma naturalidade, o Sporting não ganhou 19 anos, mas nos últimos cinco anos tornámos o Sporting numa cultura ganhadora, estou muito feliz. Só sei ser campeão no Sporting. Ainda não perdi um campeonato que disputei pelo Sporting", atirou.
Questionado sobre os empréstimos a Tondela e Hoffenheim - com a aventura na Alemanha a não correr da melhor forma - Quaresma não escondeu que sentiu alguma ansiedade: "Bué, tinha muito medo de não conseguir afirmar-me no Clube do meu coração, queria ser peça importante no campeonato. Houve clique no jogo com o Porto e aí já fiquei bastante realizado, este ano foi a consagração".
"(Gil Vicente) Podia ser golo do campeonato - recorde AQUI - e eu durante uma semana fui ao meu Instagram ver o vídeo e arrepio-me de cada vez que vejo. Tínhamos tido dois cantos e a bola tinha caído ali e eu não estava perto. E disse, quando acontecer outra vez, vou estar mais perto e chutar. O Trincão disse-me ‘Mano, quando atrais positividade, as coisas acontecem'", disse.
O central foi um dos jogadores mais animados nos festejos do bicampeonato e revelou que "não dá para explicar por palavras" a sensação. "Foi o caminho todo a cantar, olhamos para trás e são milhares de pessoas atrás do autocarro, duas horas a andar, sempre a dar", admitiu.
Ainda com 23 anos e uma longa carreira pela frente, Eduardo Quaresma viu-se confrontado com o que o futuro poderá reservar. Num ambiente descontraído, o defesa do Sporting revelou uma paixão 'secreta': "Depois do futebol venho para a rádio, adoro isto".