Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Mapa de Castigos confirma tentativa de agressão a jogador do Sporting

Ocorrência deu-se já depois do apito final da partida dos leões nos Açores, frente ao Santa Clara, válida para a mais recente jornada da Liga

Mapa de Castigos do Conselho de Disciplina sobre o Santa Clara - Sporting já foi divulgado e confirma a tentativa de agressão de Henrique a Pedro Gonçalves
Mapa de Castigos do Conselho de Disciplina sobre o Santa Clara - Sporting já foi divulgado e confirma a tentativa de agressão de Henrique a Pedro Gonçalves

14 Nov 2025 | 06:35 |

Icon Comentário0

O Santa Clara - Sporting continua a dar que falar, agora devido ao Mapa de Castigos que foi divulgado, na última quinta-feira, 13 de novembro, pelo Conselho de Disciplina. O órgão acabou por confirmar a tentativa de agressão de Henrique a Pedro Gonçalves, já quando as equipas recolhiam aos balneários.


"No final do jogo, quando as equipas regressavam aos balneários, o jogador visitado n.º 94 - Henrique dirigiu- se ao jogador visitante n.º 8 Pedro Gonçalves, que estava na entrada do corredor de acesso ao balneário visitante e após uma troca de palavras impercetíveis tentou agredi-lo com um soco, sem o atingir", pode ler-se sobre a situação descrita pelo delegado da Liga, com Henrique a acabar punido com um jogo de castigo e uma multa de 306 euros.


No entanto, houve mais uma tentativa de agressão: Frederico Varandas foi atingido com uma garrafa e, devido a esse incidente, o Santa Clara acabou punido com uma multa de 1.224 euros por comportamento incorreto do público.


"Após o segundo golo do Sporting, aos 90+4 minutos, os adeptos visitados instalados na bancada central poente, setor 4, fora da ZCEAP, identificados com camisolas, cachecóis e cânticos alusivos ao clube, atiraram uma garrafa de plástico com água sem tampa, na direção do presidente do Sporting, Frederico Varandas, que se encontrava no camarote presidencial. A garrafa atingiu-o, molhando a roupa com a água", revela o Mapa de Castigos.

Em sentido contrário, Luís Neto também acabou por ser visado. O treinador adjunto de Rui Borges acabou por ser suspenso por 30 dias - além de uma multa de 604 euros -, por "lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa", tal como Rafael Andrade, team manager dos açorianos.


"Após o final do jogo, quando as equipas regressaram aos balneários, gerou-se uma altercação entre vários elementos das duas equipas, provocado pelo agente desportivo visitante, Luís Neto, que se dirigiu ao treinador visitado [Vasco Matos] de uma forma agressiva a gritar: ‘Não treinas mais ninguém, só treinas aqui, queres o quê car????? Foi resolvida a situação pelos elementos da segurança presentes sem se ter constatado insultos ou tentativas de agressões. Cerca de 10 minutos mais tarde, já dentro do acesso ao balneário visitante, o mesmo elemento gritou para os agentes desportivos visitados o seguinte: «Vocês vão lá, car????, ‘filhos da p????, ‘não tenho medo nenhum de vocês’", descreveu o delegado da Liga.


Futebol

Conhecido o castigo de Maxi Araújo após o Santa Clara - Sporting

Internacional uruguaio acabou por ser expulso já na fase final da partida nos Açores, que os leões acabaram por vencer nos descontos

Maxi Araújo acabou por ser castigado por apenas um jogo após a expulsão no Santa Clara - Sporting, da última jornada
Maxi Araújo acabou por ser castigado por apenas um jogo após a expulsão no Santa Clara - Sporting, da última jornada

14 Nov 2025 | 06:22 |

Icon Comentário0

Maxi Araújo ficou a saber, na última quinta-feira, dia 13 de novembro, que foi castigado por um jogo após a expulsão na fase final da partida entre Sporting e Santa Clara, nos Açores, que os leões acabaram por vencer por 2-1, após golo de Morten Hjulmand nos descontos.


No entanto, o internacional uruguaio acabou por não ser o único a sair punido desta partida, uma vez que o Mapa de Castigos divulgado pelo Conselho de Disciplina aborda uma 'onda' de castigos, fruto dos ânimos aquecidos pelo final emotivo do encontro.


O documento trazido a público ainda revela tentativas de agressões e maiores castigos também para outras figuras do Sporting - Luís Neto, da equipa técnica estará suspenso por um período de 30 dias -, mas os acontecimentos não ficaram por aqui.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma 13 partidas. Ao longo dos 964 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio marcou um golo e fez uma assistência.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Rui Sacramento, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.



Futebol

Há novidades sobre o recurso do Sporting após queixa do Porto

Verdes e brancos acabaram por ser notificados com o castigo de interdição parcial do Estádio José Alvalade, mas não se deixaram ficar

Recurso do Sporting após queixa do Porto já deu entrada no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), juntamente com um pedido de providência cautelar
Recurso do Sporting após queixa do Porto já deu entrada no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), juntamente com um pedido de providência cautelar

14 Nov 2025 | 06:08 |

Icon Comentário0

Soube-se, na última quinta-feira, dia 13 de novembro, que o recurso do Sporting ao castigo de interdição parcial do Estádio José Alvalade já deu entrada no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). O mesmo é acompanhado por um pedido de providência cautelar, visto como uma medida urgente para impedir a execução da pena até o processo ser julgado pelo tribunal.


Vale lembrar, no caso, que os verdes e brancos acabaram por ser castigados com o encerramento do sector A17 - topo norte - após queixa do Porto, devido a incidentes ocorridos no clássico entre as duas equipas, que se disputou a 30 de agosto.


O Sporting apenas foi notificado a decisão do Concelho de Disciplina a 30 de outubro e, ontem, completavam-se duas semanas. O próprio encerramento da bancada apenas poderia ser realizado 15 dias depois da notificação, ou seja, a partir de 13 de novembro - no caso, o próximo jogo dos leões está marcado para 22 de novembro, frente ao Marinhense, para a Taça de Portugal.


Esta participação dos dragões deveu-se ao arremesso de objetos para o relvado - como isqueiros - no momento que os jogadores do Porto festejavam os golos em Alvalade: “Em cúmulo material, condena-se a arguida na pena única de interdição temporária do setor A17, Bancada Norte, por um (1) jogo, acrescida da sanção de multa no valor de 150 (cento e cinquenta) UC, a que corresponde (…) o montante de € 15.300,00 (quinze mil e trezentos euros)”, decidiu o CD.

De resto, o órgão da FPF considerou provado o facto de “no decurso da segunda parte do jogo, por volta do minuto 61 do tempo regulamentar”, os adeptos do Sporting “situados na bancada norte setor A 17” terem arremessado “vários objetos, nomeadamente isqueiros na direção dos jogadores da FC Porto, SAD, que festejavam o primeiro golo da sua equipa".



Futebol

Exclusivo Leonino - Nuno Sousa acusa Frederico Varandas de "hipotecar futuro" do Sporting

Candidato à Presidência do Clube de Alvalade falou com o nosso Jornal, e comentou algumas das decisões recentes tomadas no emblema verde e branco

Exclusivo Leonino - Nuno Sousa, candidato à Presidência do Sporting, falou com o nosso Jornal para comentar decisões de Frederico Varandas
Exclusivo Leonino - Nuno Sousa, candidato à Presidência do Sporting, falou com o nosso Jornal para comentar decisões de Frederico Varandas

14 Nov 2025 | 05:55 |

Icon Comentário0

Nuno Sousa mostrou-se muito crítico do financiamento de 225 milhões de euros feito pelo Sporting. O candidato à Presidência do emblema verde e branco falou com o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, e acusou Frederico Varandas de "hipotecar o futuro" dos leões, em virtude dos "egos" que existem em Alvalade.


Nuno Sousa: "Estamos outra vez a hipotecar o futuro para sustentar ordenados principescos"


"Mais dívida a um prazo absurdo com perda de independência. Encapotadamente voltámos à era Roquette que quase destruiu o Clube associativo. Com isto volta-se a ouvir falar de reestruturações e criação de novas empresas, que levará à entrega progressiva do clube a investidores. Esta direção sempre apostou na alienação das receitas futuras e no enfraquecimento da força associativa. Estamos outra vez a hipotecar o futuro para sustentar ordenados principescos da “estrutura”, egos e a máquina de propaganda montada", começou por explicar Nuno Sousa, sobre esse financiamento de 225 milhões de euros, que, segundo fonte oficial, será utilizado nas obras no Estádio de Alvalade.


Nuno Sousa também comentou o ambiente que se vive no futebol português - tal como fez Carlos Xavier, recentemente -, com especial atenção às controvérsias com os árbitros: "Polémicas sobre arbitragem sempre houve e sempre vai haver, umas vezes serão uns outras vezes serão outros. Os que estão seriamente na discussão fazem propostas estruturantes, os que não estão falam de lances em concreto. O VAR foi e é uma medida estruturante que curiosamente desde a sua introdução nivelou o campo e já “ajudou” a sermos campeões. Quem fez força para que isso acontecesse? Bruno de Carvalho ex-presidente do Sporting. Nunca vi outros clubes interessados".

Nuno Sousa: "Frederico Varandas sempre pareceu dar-se melhor com pessoas de outros clubes do que com a massa adepta do Sporting"


"Se há quem domine a arbitragem então algo errado está. A minha proposta sempre foi a autonomização dos árbitros tal como acontece na Inglaterra. Alguém quer isso? Não me parece, pois todos querem ter o tal poder para “influenciar” nos bastidores", começou por dizer Nuno Sousa, questionado sobre qual deveria ser a posição do Sporting.

O candidato à Presidência do Sporting em 2022 acrescentou, ainda, o seguinte: "A resposta de Frederico Varandas a dizer que dominámos em número de campeonatos, parece-se tanto com as respostas que ouvi durante anos e décadas vindas dos rivais que diziam exatamente a mesma coisa, nomeadamente de Pinto da Costa que mostrava os trofeus internacionais para desmentir esse ascendente sobre a arbitragem nacional. Afinal, parece que Frederico Varandas tinha ali um modelo a seguir no tipo de resposta, o que revela a sua falta de coerência e em nada contribui para uma posição que se quer “de adulto na sala” por parte de quem lidera o Sporting".

Para terminar, Nuno Sousa comentou a reunião entre o Presidente dos leões e Rui Costa, homólogo do Benfica, na tomada de posse de Carlos Moedas, em Lisboa: "Frederico Varandas sempre pareceu dar-se melhor com pessoas de outros clubes do que com a massa adepta do Sporting, por isso não me surpreende".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting luta muito mas volta a cair na Liga dos Campeões
Futebol

Sporting luta muito mas volta a cair na Liga dos Campeões

13 Nov 2025 | 21:26

Icon Comentário0
FPF põe-se ao lado de Villas-Boas e arquiva queixa do Sporting
Futebol

FPF põe-se ao lado de Villas-Boas e arquiva queixa do Sporting

13 Nov 2025 | 20:52

Icon Comentário0
David Moreira deixou o Sporting, mas foi ignorado na Seleção
Futebol

David Moreira deixou o Sporting, mas foi ignorado na Seleção

13 Nov 2025 | 19:56

Icon Comentário0