Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Ousmane Diomande não venceu o prémio de melhor defesa do campeonato durante os meses de setembro e outubro. A Liga Portugal revelou, esta segunda-feira, dia 4 de novembro, o top-3, com o central do Sporting a ocupar a segunda posição da tabela.
Francisco Moura, lateral-esquerdo do Porto, arrecadou o prémio, amealhando 24,6% dos votos, feitos pelos treinadores da competição. O costa-marfinense foi escolhido por 21,43% dos eleitores e Ricardo Mangas, que trocou o Vitória de Guimarães pelo Spartak de Moscovo, fechou as contas com 20,63%.
Vale recordar que, nos meses em questão, o Sporting não sofreu qualquer golo, com os dragões a encaixarem dois tentos. A escolha de melhor guarda-redes também não ficou com Franco Israel, apesar de ser o único guardião que deixou a baliza a zeros.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 12 partidas: nove na Liga Portugal Betclic, duas na Liga dos Campeões e uma na Supertaça. O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 859 minutos disputados.
O central costa-marfinense chegou ao Clube em 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.
Emblema verde e branco publicou um pequeno trecho do treino desta manhã, e deu para ver a boa disposição do plantel leonino
|
0O Sporting recebe na terça-feira, dia 5 de novembro, o Manchester City, em partida válida pela quarta jornada da Liga dos Campeões. Apesar de o confronto com a equipa de Pep Guardiola, uma das mais fortes da Europa, se antever complicado, os jogadores orientados por Rúben Amorim aparentam estar tranquilos.
Nas redes sociais, o Clube partilhou um momento do treino realizado esta manhã, o último antes do desafio contra os ingleses. No vídeo, nota-se a leveza do ambiente entre os atletas de Rúben Amorim, que praticam o famoso 'meiinho'.
Durante a atividade, Viktor Gyokeres teve de ir ao meio e Pedro Gonçalves aproveita para lhe fazer uma 'cueca'. O ponta de lança sueco ainda tenta reagir, acreditando ter interrompido a jogada, mas os colegas percebem a situação e todos se divertem, num momento de descontração que evidencia o bom espírito da equipa.
A equipa treinada por Rúben Amorim tem sido uma das boas surpresas desta edição da Liga dos Campeões, estando atualmente em oitavo lugar na tabela. O Sporting tem sete pontos, resultado de duas vitórias frente ao Lille (2-0) e ao Sturm Graz (2-0) e um empate frente ao PSV (1-1).
Viktor Gyokeres chegou ao Sporting no verão de 2023 e, desde então, tem sido um dos craques da equipa, que conquistou o campeonato no ano passado. O sueco realizou 66 jogos, apontou 63 golos e fez 18 assistências. Já Pote, chegou a Alvalade em 2020, vindo do Famalicão. Desde então, foram 188 jogos, 81 golos e 56 assistências.
Veja o vídeo:
Técnico português deixa Clube Alvalade no próximo dia 10 de novembro, para se juntar ao Manchester United na sua primeira aventura no estrangeiro
|
0Gary Neville, antigo lateral direito do Manchester United, e figura que continua bastante presente na vida do clube – destacando-se também como comentador - utilizou o seu espaço de opinião na Sky Sports para analisar os desafios que Rúben Amorim tem pela frente quando sair do Sporting rumo a Inglaterra.
Para Gary Neville, o treinador português está prestes a pegar numa equipa que está a fazer “o pior arranque de sempre do Manchester United numa temporada da Premier League”. Sem rodeios, atirou que o título da Liga Inglesa “está a milhas de distância”. Ainda assim, o antigo jogador apontou três pontos importantes em que Amorim deve trabalhar.
O primeiro prende-se com a defesa do Manchester United: “Se Amorim quer a defesa subida, que penso que é o que penso que todas as equipas querem, hoje em dia, tem de começar por aí, porque o Manchester United tem, bastantes vezes, de correr 70 ou 80 metros para marcar um golo, por estar tão recuado e jogar como equipa pequena”, começou por afirmar.
“A outra métrica é a posse de bola no último terço, isto é, posse ganha em posições adiantadas do terreno. O primeiro é o Manchester City, o segundo é o Tottenham, o terceiro é o Arsenal e o quarto é o Liverpool. O Manchester United é nono”, prosseguiu.
“A última questão é a de erros forçados. Manchester City, Tottenham, Liverpool e Arsenal estão no top4, ao passo que o Manchester United é nono. Estes três pontos são críticos para os níveis exibicionais. O Manchester United joga como uma equipa que fica instalada atrás da bola, a pensar 'Vamos tentar apanhá-los no contra-ataque ou marcar numa bola parada”, terminou.
Equipa leonina tem a oportunidade de alcançar feito notável, apenas conseguido pelo treinador português e pelo técnico alemão, ainda em 2018
|
0Rúben Amorim tem a chance de alcançar um feito incomum no futebol europeu, que é aplicar a terceira derrota consecutiva ao Manchester City de Pep Guardiola. No passado, apenas o Liverpool de Klopp e o Manchester United de Mourinho impuseram ao técnico espanhol uma sequência de três desaires seguidaos. Agora, o Sporting tem a oportunidade de repetir este marco, caso vença os ingleses na quarta jornada da Liga dos Campeões.
Desde que chegou ao Manchester City, no início da temporada 2016/2017, Guardiola transformou a equipa num dos gigantes do futebol europeu. Em 488 jogos à frente do clube, sofreu apenas 65 derrotas, o que representa cerca de 13% do total de partidas disputadas. No entanto, o tetracampeão inglês já leva duas derrotas seguidas esta temporada: 2-1 contra o Tottenham e 2-1 frente ao Bournemouth.
Estas duas derrotas recentes são as únicas do Manchester City esta temporada, mas abrem uma oportunidade para o Sporting de Amorim. Se os leões conseguirem vencer esta terça-feira, marcarão história ao infligir ao clube inglês de Guardiola uma sequência negativa que apenas Klopp e Mourinho conseguiram no passado
A única vez que Guardiola sofreu três derrotas consecutivas foi em 2018. Os citizens perderam 3-0 em Anfield, na primeira-mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, saindo, imediatamente a seguir, derrotados frente ao United, por 3-2, na Premier League. Na prova milionária, os reds voltaram a vencer, desta feita no Etihad, por 2-1.
Porém, Guardiola já teve uma fase ainda pior, quando treinava o Bayern de Munique. Em maio de 2015, a equipa alemã sofreu quatro derrotas consecutivas, incluindo três na Bundesliga e uma pesada derrota por 3-0 frente ao Barcelona, na Champions League