Futebol
Tomás da Cunha avalia reforço do Sporting: "Nunca dará os argumentos de Morita...
24 Mai 2026 | 11:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Out 2024 | 15:15 |
O Southampton queria Mateus Fernandes desde a temporada passada. A revelação foi feita pelo antigo médio do Sporting, garantindo que não guarda qualquer mágoa por ter deixado Alvalade. A brilhar na Premier League, o antigo ex-jogador dos leões comentou a transferência.
"Em relação à proposta, foi algo um pouco rápido nas últimas semanas [do mercado de verão]. O Sporting e a estrutura têm de fazer decisões. Consegui enquanto produto da formação dar algum retorno ao Clube. E é um pouco também por isso que trabalhamos, dar alguma coisa ao Clube, não ser só eles a darem-nos", revelou, à DAZN.
"Estou a aproveitar muito aqui. Os treinos, os jogos, a atmosfera... Tudo o que envolve o futebol inglês estou a aproveitar ao máximo... o que mais me puxou para vir para cá foi foi o treinador, o projeto, tudo o que estava a minha volta. Senti que me queriam muito. A verdade é que já me queriam há algum tempo, desde o ano passado", admitiu.
Em 2023/24, ao serviço do Estoril, Mateus Fernandes - avaliado em 12 milhões de euros – somou 35 jogos. Ao longo dos 2.758 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 português fez um golo e três assistências. Pelo Sporting, o médio jogou ainda dois minutos numa vitória frente ao Casa Pia (2-1). Em 2024/25, realizou dois jogos pela equipa principal dos leões.
Nesta nova aventura com a camisola dos Southampton, Mateus Fernandes já disputou oito partidas. No total, o médio foi utilizado pelo técnico Russell Martin durante 483 minutos, nos quais marcou um golo e assistiu os companheiros em duas ocasiões.
Mateus Fernandes marca e assiste pelos sub-21 de Portugal:
Exibições do jogador despertaram interesse noutros mercados europeus, incluindo o Estugarda, mas foi a formação monegasca a ganhar corrida
24 Mai 2026 | 16:01 |
É negócio fechado. Flávio Nazinho está a caminho do Mónaco por um valor a rondar os 5 milhões de euros. O Sporting tem motivos para sorrir, já que manteve uma percentagem sobre uma futura mais-valia aquando da transferência do jogador para o Cercle Brugge.
Os leões vão encaixar cerca de 450 mil euros com a mudança do lateral de 22 anos para o futebol francês. Esse valor resulta dos 15% de mais-valia que o Clube de Alvalade salvaguardou no acordo celebrado com os belgas, emblema que recebeu o jogador após a saída de Alvalade.
Na altura da transferência para a Bélgica, Sporting e Cercle Brugge fecharam um negócio avaliado em 1 milhão de euros fixos, acrescido de outro milhão mediante objetivos. Agora, depois de uma temporada de crescimento, prepara-se para dar mais um passo importante na carreira.
O lateral realizou uma época bastante positiva, somando 32 jogos, três golos e oito assistências. As exibições do jogador despertaram interesse noutros mercados europeus, incluindo o Estugarda, mas foi a formação monegasca a ganhar a corrida.
Flávio Nazinho - que está avaliado em 5 milhões de euros - realizou apenas 11 jogos pela equipa A dos leões entre 2021 e 2023, sob comando de Ruben Amorim, mas valorizou-se significativamente no futebol belga, tornando-se uma das figuras da equipa de Bruges.
Desfecho do encontro poderá provocar alterações significativas no desenho das competições europeias da próxima temporada desportiva
24 Mai 2026 | 15:22 |
A final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Torreense não terá impacto apenas na atribuição do troféu no Jamor. O desfecho do encontro poderá provocar alterações significativas no desenho das competições europeias da próxima temporada, motivo pelo qual vários clubes portugueses estarão atentos ao que acontecer em Oeiras.
Nesse sentido, Benfica, Braga e Famalicão acabam por ter interesses alinhados com uma vitória leonina. Caso o Sporting conquiste a Taça de Portugal, os encarnados garantem entrada direta na Liga Europa, enquanto o Braga assegura presença na segunda pré-eliminatória da mesma competição. Já o Famalicão beneficiaria igualmente desse cenário, carimbando o acesso à segunda pré-eliminatória da Conference League.
O panorama altera-se completamente se for o Torreense a surpreender e levantar o troféu. Nesse caso, seria a formação da Segunda Liga a assegurar entrada direta na fase de liga da Liga Europa, empurrando o Benfica para a segunda pré-eliminatória da competição e relegando o Braga para a Conference League. O Famalicão, por sua vez, acabaria afastado das provas europeias da próxima época.
Além das contas nacionais, o Sporting estará também atento ao que acontecer em Inglaterra, devido às implicações no acesso à próxima edição da Liga dos Campeões. Os leões acompanham com especial interesse os jogos envolvendo Liverpool, Brentford, Aston Villa e Manchester City, numa combinação de resultados que poderá influenciar diretamente o futuro europeu da equipa de Rui Borges.
Para assegurar entrada direta na fase de liga da prova milionária, o Sporting necessita que não se verifique o cenário em que o Liverpool vence o Brentford e o Aston Villa perde diante do Manchester City. Caso essa conjugação aconteça, os verdes e brancos serão obrigados a disputar pré-eliminatórias de acesso à Champions
Futebolista do Clube de Alvalade partilhou uma mensagem emotiva, onde expressa carinho e a ligação forte que sempre manteve
24 Mai 2026 | 12:09 |
A família de Nuno Santos vive um momento de profunda tristeza após o falecimento da avó do jogador do Sporting, notícia que foi dada a conhecer pelo próprio através das redes sociais. O jogador partilhou uma mensagem emotiva, onde expressa o carinho e a ligação forte que sempre manteve com a figura familiar.
Nuno Santos: “Descanse em paz avó”
Na publicação, deixou palavras de despedida marcadas pela emoção: “Descanse em paz avó” e recordando o papel determinante que a avó teve na sua vida desde a infância. O jogador sublinhou ainda a gratidão pela educação e pelos valores que recebeu ao longo dos anos.
A mensagem prossegue num tom de reconhecimento e afeto, referindo que guardará “no coração todos os momentos que vivemos” e deixando claro o impacto profundo que a avó teve na sua formação pessoal. A publicação rapidamente gerou inúmeras reações de apoio e solidariedade por parte de adeptos e colegas de profissão.
O universo Sportinguista fez questão de manifestar a sua solidariedade, com mensagens como: "Os meus sentimentos a todos os familiares e amigos, que descanse em paz e muita força para o nosso Nuno neste momento difícil" ou "Nesta alturas as rivalidades não existem. Muita força, Nuno".
Também dentro dos relvados, a presente temporada tem sido particularmente complicada. O jogador iniciou a época lesionado devido a uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito, que o manteve afastado durante vários meses. O regresso só aconteceu em fevereiro de 2026, sendo que continua a lidar com problemas físicos.
Recorde o golo de Nuno Santos candidato ao Prémio Puskás:
Tomás da Cunha avalia reforço do Sporting: "Nunca dará os argumentos de Morita...
24 Mai 2026 | 11:45
Abel Ferreira goleia Leonardo Jardim no Flamengo - Palmeiras e arrasa críticos
24 Mai 2026 | 10:50
Onze provável Sporting - Torreense: Rui Borges faz uma mudança na Taça de Portugal
24 Mai 2026 | 10:57