MBAPPÉ? GYOKERES RIU-SE! AVANÇADO DO SPORTING COM REGISTO DO OUTRO MUNDO E RIVAIS NEM VÊ-LOS
Ponta de lança dos leões está taco a taco com francês do PSG: números falam por si
Redação Leonino
Texto
9 de Fevereiro 2024, 11:01
Viktor Gyokeres, Sporting, Mbappe, PSG

Viktor Gyökeres deixou Leiria com dois golos e rapidamente se juntou a Kylian Mbappé no topo do futebol mundial. Os números do goleador leonino são impressionantes e só tendem a melhorar: 26 golos e 11 assistências, num total de 37 contribuições para golo em 28 encontros com a camisola do Sporting.

Atualmente, apenas Kylian Mbappé, jogador francês do PSG, apresenta um desempenho comparável a Viktor Gyokeres. O avançado contabiliza 30 golos e 7 assistências, em mais um jogo e 231 minutos do que o jogador sueco do Sporting. A análise, realizada pelo jornal ‘Record’, abrange as 15 principais ligas do futebol mundial, mas Gyökeres e Mbappé continuariam a ser os melhores mesmo se a lista incluísse todos os campeonatos, bem como as respetivas taças nacionais e internacionais.

A maioria dos golos de Viktor Gyökeres são marcados com o seu pé dominante, o direito, tendo marcado 17 dos seus 26 tentos precisamente com essa ‘arma’. Logo depois, vem o pé esquerdo, que contribuiu com cinco golos.

Por outro lado, se olharmos para o local onde do terreno onde Gyokeres maias marca, só há uma conclusão: o avançado do Sporting é verdadeiramente um especialista de área, apesar de muitas vezes ser lançado em profundidade. De facto, todos os seus 26 golos foram marcados dentro da grande área (incluindo 5 de penálti).

Viktor Gyökeres, recorde-se, chegou ao Sporting no início da presente temporada, oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos, sendo que os ingleses ficaram, ainda, com 15% de uma futura mais-valia (os leões podem reduzir esta percentagem para 10%).

Até ao momento, Viktor Gyökeres – avaliado em 45 milhões – leva 28 encontros realizados (2.270 minutos): 18 na Liga Portugal Betclic (1.616), cinco na Liga Europa (323), três na Taça de Portugal (177) e dois na Taça da Liga (154). Ao todo, o sueco marcou 25 golos e fez 10 assistências, sendo a grande figura da temporada até ao momento. O avançado tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

  Comentários