Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Mateo Tanlongo tem uma dívida de 1 milhão de euros para com o Racing Santader. A situação nasceu em agosto de 2023, quando o Sporting quis emprestar o médio. Os espanhóis chegaram a acordo com as duas partes e, à última da hora, o argentino escolheu rumar ao Copenhaga.
Manolo Higuera, presidente do clube e advogado de profissão, garantiu que Tanlongo quebrou unilateralmente o acordo e, apresentando provas em tribunal de que o acordo estava selado. O jogador gravou, inclusive, um vídeo para ser apresentado e ficou hospedado na cidade.
Segundo avança o jornal Record, o futebolista e os seus representantes colocaram o caso no Supremo Tribunal. "A defesa do médio-defensivo entende ter argumentos com base na jurisprudência, nomeadamente um outro caso com contornos semelhantes em que foi dada razão a um jogador", garante o diário despotivo.
Em 2023/24, entre Copenhaga e Rio Ave, Mateo Tanlongo – avaliado em 1,8 milhões de euros – alinhou em 13 jogos, depois de, na época transata, ter realizado 14 partidas pela equipa principal do Sporting. Na segunda metade de 2023/24, o médio fez 12 encontros pelo emblema de Vila do Conde, nos quais disputou apenas 662 minutos.
De recordar ainda que o atleta chegou ao Sporting no mercado de inverno de 2023, vindo da Argentina com rótulo de médio muito promissor e envolvido numa grande polémica, uma vez que forçou saída do Rosario Central para Alvalade.
Assista aqui aos melhores momentos de Mateo Tanlongo no Sporting:
Tubarões europeus vêm acompanhando de perto as exibições do futebolista verde e branco, mas SAD não aceita negociar passe do jogador
|
0Geovany Quenda é um dos maiores diamantes da formação do Sporting. A brilhar na equipa principal dos leões, o ala verde e branco tem sido muito cobiçado por gigantes europeus. De momento, Real Madrid, PSG e Bayern Munique disputam o ala verde e branco.
A informação foi avançada pelo portal CaughtOffside, mencionando o interesse dos clubes mencionados acima. Na Premier League, o 'camisola 57' de Rúben Amorim também vem gerando interessados, sendo que Arsenal e Chelsea estarão na pole position.
Manchester City e Leipzig foram os primeiros a seguir os passos do talentoso jovem de 17 anos, que, com as constantes exibições a grande nível, já gerou cobiça de vários tubarões. No entanto, a SAD leonina não vende o jogador por menos do que os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 13 partidas na presente temporada, nas quais disputou 860 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pelos verdes e brancos.
Antigo técnico das camadas jovens dos verdes e brancos mostrou-se bastante agradado com a ascensão de uma das pérolas de Alvalade
|
0Filipe Çelikkaya, técnico que esteve por quatro anos a orientar as camadas jovens do Sporting, deu uma entrevista ao jornal A Bola em que abordou vários temas sobre a vida do Sporting, com destaque para alguns jogadores com que se cruzou na formação leonina, nomeadamente Geovany Quenda.
“Surpreendeu, até porque nós tínhamos muito bem definido aquilo que queríamos para cada um dos jogadores e o Quenda sempre foi um jogador em que nós tivemos muita cautela na sua exposição. Inicialmente, passa de sub-17 para sub-23, no qual já apresentava rendimento para ser utilizado na equipa B, mas nós não arriscámos demasiado cedo para não existir esta subida e descida de escalão do jogador; para termos cuidado com a sua parte emocional”, explicou o técnico.
Adicionou, ainda sobre Quenda que “trabalho sobre talento vai dar bom resultado. E ele tinha apresentado, ao longo do tempo, muitas características que nos poderiam descansar sobre o seu futuro. Gostava de aprender, de ouvir, tinha um grande desejo de vitória, sentido coletivo e desenvolvia rendimento, porque falamos muitas vezes do potencial desses mesmos jovens jogadores, mas se não apresentarem rendimento não podem ter espaço numa equipa B, ou mesmo numa equipa A”.
O processo passava depois para as mãos do técnico: “Depois, naturalmente, o Rúben Amorim, dentro daquilo que é o seu contexto, que é um contexto de rendimento de alto nível, com a sua chamada, ao longo do tempo conseguia avaliar muito bem aquilo que ele valia: se estava abaixo da média dessa mesma equipa, se estava dentro, se estava acima da média. Portanto, fico muito satisfeito por isso. Não só por ele, mas também pela família dele e também pelo cuidado que nós tivemos no seu crescimento dentro do Clube".
Filipe Çelikkaya falou ainda sobre outro jogador a quem augura “um futuro muito risonho”, mas que ainda não explodiu: “O Afonso Moreira tem muita qualidade. Identificámo-lo nos juvenis e ele salta dos juvenis diretamente para a equipa B e joga a equipa B como júnior do primeiro ano. Também foi uma grande decisão que tivemos. Mas que neste momento tem jogadores também naquela posição na equipa A que não lhe permite ascender com maior facilidade”.
Técnico que esteve quatro anos nos leões considera que peça-chave da equipa de Alvalade tem todas as condições para alcançar os maiores patamares
|
0Filipe Çelikkaya, técnico que esteve nos comandos do Sporting B durante quatro anos, e deixou a equipa no verão de 2024, concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, em que abordou alguns temas sobre o momento do Clube de Alvalade. Um dos temas mais comentados foi Rúben Amorim – as qualidades e o futuro do treinador estiveram em voga.
Quando questionado sobre se Amorim poderá chegar ao patamar que recentemente atingiu Hugo Viana – que se vai mudar para o Manchester City no final da época - Çelikkaya foi claro: “Sim, sim, sim. Mais tarde ou mais cedo vai chegar. Não quer dizer se é para o ano se é daqui a dois anos, daqui a três, mas tem todas as condições para chegar ao topo do futebol mundial”.
O antigo treinador das camadas jovens dos leões abordou mesmo uma possível movimentação para o City, sem dúvidas de que Rúben Amorim não teria dificuldades em seguir as pisadas de Pep Guardiola: “Não acredito (que o legado de Guardiola pudesse pesar) porque quando chegamos a um patamar em que a nossa abstração é tal que tudo o que possa vir não nos influência e ele vai estar nesse patamar.”
Filipe Çelikkaya abordou ainda a qualidade de Amorim e possíveis desafios que pode sentir no futuro: “Ele tem muita qualidade naquilo que faz. Vai ter que subir patamares como se calhar eu estou a subir, como outros treinadores estão a subir, porque este é um patamar intermédio para chegar a um patamar mais alto. E no patamar mais alto vai ter outro tipo de desafios aos quais vai ter que responder positivamente para a sua carreira continuar a evoluir".
O antigo dirigente rematou o tema Amorim, fazendo uma ressalva - também será preciso um pouco de sorte: “Isso aplica-se também a mim, nessa mesma subida de patamar - é exatamente igual - e cada um no seu espaço, como é óbvio, mas eu penso que ele tem todas as condições, mas também é preciso ter alguma sorte na forma como a bola entra dentro da baliza.”