
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Carlos Lopes, lenda portuguesa e do Sporting que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal em 1984, foi homenageado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).
Agora com 75 anos, o 'Homem da Maratona', que venceu Maratona de Los Angeles, com a marca de 2,09,21h, arrecadando também um novo recorde olímpico, mostrou toda a sua humildade nesta homenagem, realizada em sua casa.
“Comecei do nada e acabei acima do imaginário de toda a gente”, começou por referir, numa altura em que o COP se encontra a celebrar as cinco medalhas de ouro da sua história, nas quais se inclui o antigo atleta leonino.
“Nunca fui resignado, porque quis sempre mais, melhor, nas minhas ações. Fiz coisas que poucos imaginavam ser possível. São momentos únicos, são momentos que hoje ainda muita gente agradece e isso fica sempre dentro do meu coração”, recordou, sem deixar de referir toda a gente que o ajudou no seu percurso.
“Não fui sozinho, tive muita gente e agradeço a todos os que me ajudaram a fazer aquilo que fiz, e a ser aquilo que sou”, concluiu o campeão olímpico.
Carlos Lopes foi 10 vezes Campeão Nacional de Corta-Mato, ajudou os leões a conquistarem sete Taças dos Campeões Europeus e ainda foi três vezes Campeão Mundial de Corta Mato e duas vezes vice-Campeão, entre outros tantos títulos.
Foi no ano de 1986 que acabou uma ligação de quase vinte anos com o Clube de Alvalade enquanto atleta, embora seja reconhecido como um dos grandes símbolos do emblema leonino. Carlos Lopes é uma das maiores figuras de sempre do atletismo mundial, do desporto português e do Sporting.
Jogador do emblema verde e branco esteve em grande num encontro em que equipa das quinas bateu turma africana por quatro tentos de diferença
|
A seleção nacional de sub-21 de andebol derrotou o Egito nesta quinta-feira, dia 26 de junho, por 30-26 e carimbou o passaporte para a próxima fase da competição. Rafael Vasconcelos, lateral do Sporting, apontou seis golos e, desta forma, os jovens lusos ainda não perderam qualquer jogo na competição. Filipe Monteiro, que vai reforçar o Sporting e esteve em destaque frente à Suécia, foi opção na partida.
A primeira parte foi bastante emotiva com constantes alterações no marcador. As duas equipas começaram com um ritmo bastante elevado, sendo que foram os portugueses a estar ligeiramente por cima. Diogo Rêma ajudou na baliza lusitana, enquanto o ataque dos comandados de Carlos Martingo funcionou com boa fluidez.
Os egípcios acabaram por subir de rendimento e rubricaram minutos de qualidade no final da primeira parte, algo que causou dificuldades a Portugal, que não conseguiu converter com sucesso as últimas posses de bola a que teve direito. 13-13 era o resultado ao intervalo.
Na segunda metade, a armada lusa mostrou muita eficácia na hora de visar a baliza. Como tal, o resultado tornou-se mais abonatório com o decorrer dos minutos e o triunfo foi assegurado. Em termos individuais, além de Rafael Vasconcelos, também Tomás Teixeira (Póvoa) esteve em destaque com sete golos.
A equipa das quinas vai assim disputar pela terceira vez as meias-finais de um Campeonato do Mundo do escalão, depois do terceiro lugar, em 1995, na Argentina, e do quarto posto, em 2019, em Espanha, onde perdeu diante dos egípcios na disputa pelo bronze.
Clube de Alvalade vai ficar a conhecer os adversários para a edição 2025/2026 da prova internacional, dia 27 de junho, a partir das 14h00
|
A equipa de andebol do Sporting vai ficar a conhecer os adversários para a edição 2025/2026 da Liga dos Campeões, já esta sexta-feira, dia 27 de junho, a partir das 14h00. A formação de Ricardo Costa sabe que vai ficar no pote 3 da competição internacional.
Serão 16 equipas na prova mais importante do Velho Continente. Além dos leões - que marcaram o melhor golo na época passada - estão mais quatro emblemas no mesmo pote, entre as quais o Dinamo Bucuresti (Roménia), Zagreb (Croácia), Kolstad Håndball (Noruega) e Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte)
O pote 1 será composto por Füchse Berlin (Alemanha), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Aalborg Håndbold (Dinamarca), Orlen Wisla Plock (Polónia) e Veszprém (Hungria). O segundo pote terá o Magdeburg (Alemanha), Nantes (França), GOG (Dinamarca), Industria Kielce (Polónia) e PICK Szeged (Hungria).
Depois de uma campanha histórica na temporada passada, os leões preparam-se para voltar à carga e novamente como representantes únicos do andebol português, uma vez que a instituição máxima que regula a modalidade a nível europeu não ter atribuído um dos wild cards ao Porto.
A primeira jornada está marcada para 10/11 de setembro de 2025 e a fase de grupos vai estender-se até 11/12 de março de 2026, datas para as quais estão agendados os jogos da última ronda. O formato mantém-se com um total de 14 jornadas. As duas equipas melhor classificadas de cada grupo se qualificarão diretamente para os quartos de final. As equipas que terminarem nos terceiro, quarto, quinto e sexto lugares disputarão os play-offs.
Antigo atleta do emblema verde e branco encerrou um capítulo de sete temporadas no clube agora liderado por André Villas Boas
|
É oficial. Fábio Magalhães, antigo lateral esquerdo da equipa de andebol do Sporting, encerrou um capítulo de sete temporadas no Porto, onde esteve entre 2018 e 2025. Agora, ao que tudo indica, segue-se um regresso ao ABC, emblema onde começou a carreira antes de ingressar nos leões.
"Vestido de azul e branco desde 2018, o internacional português arrecadou quatro títulos nacionais consecutivos, aos quais somou ainda Taças de Portugal e Supertaças", escreveram os dragões - que não vão à Liga dos Campeões - no final desta manhã de quarta-feira, agradecendo todo o contributo do atleta.
Aos 37 anos, o jogador despediu-se dos adeptos portistas: "Quero deixar aqui uma mensagem para vocês. Agradecer todo o apoio que nos deram e que me deram pessoalmente ao longo dos últimos sete anos. O meu ciclo chega ao fim, mas vou muito feliz por tudo o que vivi. Foi extraordinário e não poderia ter pedido melhor", referiu o lateral.
Fábio Magalhães representou também o Sporting durante sete temporadas - entre 2009 e 2016 -, saindo do Clube no tempo de Bruno de Carvalho. No total, o jogador participou em 300 jogos e marcou 1.046 golos, conquistando uma Taça Challenge (2009/10), uma Supertaça, e três Taças de Portugal (2011/12, 2012/13 e 2013/14), antes de rumar ao Madeira SAD (2016/17), seguido dos franceses do Chartres (2017/18).
O atleta foi contratado pelos dragões em 2018/19, após uma época na liga gaulesa e, além dos quatro títulos de campeão, em 2018/19, 2020/21, 2021/22 e 2022/23, também conquistou duas vezes a Taça de Portugal e a Supertaça portuguesa da modalidade pelo Porto.