MEMÓRIA LEONINA: O PRIMEIRO TETRA DA HISTÓRIA
No dia 16 de maio de 1954, o Sporting CP bateu o SL Benfica, por 3-2, e conquistou o quarto título consecutivo
Redação Leonino
Texto
16 de Maio 2020, 16:12

Foi há precisamente 66 anos que o Sporting CP conquistou o primeiro tetracampeonato da história do futebol português. Um feito inédito e que só viria a ser igualado pelo FC Porto, em 1997/1998.

No dia 16 de maio de 1954, os leões receberam o eterno rival, no Estádio Nacional, e, apesar de matematicamente o título ter ficado garantido na 23.ª jornada, os rapazes de verde e branco fecharam com chave de ouro o percurso na prova. A partida até nem começou da melhor maneira e, aos 7 minutos, José Águas colocou os encarnados na frente. Na resposta, János Hrötkö voltou a igualar o marcador. Ainda antes do intervalo, Salvador Martins fez o 2-1 e os leões foram mesmo para o intervalo em desvantagem.

No entanto, no segundo tempo, o conjunto de Joseph Szabo haveria mesmo de conseguir levar de vencida o eterno rival. Aos 52 e 66 minutos, João Martins, que nessa temporada foi o melhor marcador do campeonato, fez o gosto ao pé e ditou o resultado final de 3-2.

O Sporting CP sagrou-se, assim, tetracampeão, ou seja, conquistou quatro título consecutivos. No segundo lugar, acabou por ficar o FC Porto, com 36 pontos, e o SL Benfica, com 32, terminou no lugar mais baixo do pódio.

Nessa mesma temporada, a turma de Alvalade conquistou também a quinta Taça de Portugal da sua história. Após ter deixado pelo caminho o eterno rival e também o FC Porto, o Sporting CP bateu o Vitória de Setúbal, por 3-2, na grande final. Fernando Mendonça, por duas vezes, e João Martins foram os autores dos golos leoninos.

Numa época em que o domínio verde e branca era absoluto, o Sporting CP garantiu assim a dobradinha. Nota para o facto de os leões terem conquistado sete dos últimos oito campeonatos.

Fotografia de Wiki Sporting

  Comentários