
Futebol
Novidades sobre multa aplicada ao Sporting! Palavras de Carlos Xavier sobre Taremi em questão
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gonçalo Inácio, apesar de pouco utilizado pelo selecionador nacional Roberto Martinez, continua a sua ascensão meteórica no futebol mundial. Ainda antes do início de junho, com o Euro 2024 por começar, o valor de mercado do central leonino era de 40 milhões de euros no Transfermarkt, tendo disparado para 45 milhões no espaço de um mês. Esta valorização reflete não só o talento e percurso do jogador, mas também o crescente interesse dos clubes de topo mundial para contarem com os seus préstimos.
Colossos como Liverpool e Manchester United têm Inácio debaixo de olho há meses. O clube que nunca deixa os seus jogadores caminharem sozinhos vê no defesa leonino a opção ideal para adicionar qualidade e juventude à sua linha defensiva. Enquanto isso, os red devils, depois de uma época muito aquém do pretendido e que os deixou, inclusive, fora da Champions, querem renovar o setor defensivo, que lhes trouxe particulares problemas nessa caminhada.
Também o Newcastle United se tem movimentado nos bastidores para reforçar a sua equipa, sobretudo pelas muitas lesões que registaram no setor defensivo e pelas possibilidades táticas que Inácio dá tanto numa defesa a quatro como a cinco. Os Magpies poderão fazer uma proposta concreta pelo jogador nos próximos tempos.
Canhoto, veloz e goleador
Inácio é um central canhoto, uma característica rara e muito valorizada. Com excelente capacidade de saída de bola, velocidade e forte no jogo aéreo, que lhe vale muitos golos marcados e… muitos evitados. Além do mais, tem uma notável experiência acumulada aos 22 anos. Campeão duas vezes pelo Sporting e internacional A fecham o seu passaporte curricular.
A valorização de Inácio também beneficia de outro fator, cada vez mais evidente: enquanto no rival da segunda circular saem ‘flops’ – Renato Sanches, João Félix, Gonçalo Guedes, para já não falar nos inesquecíveis Nélson Oliveira e Ivan Cavaleiro –, em Alcochete crescem verdadeiros leões. Inácio é da mesma cepa de Nuno Mendes, Palhinha, Nani, Ronaldo, Figo ou Futre. É a capacidade do Sporting em gerar e desenvolver talentos que é um selo de garantia para os maiores clubes europeus.
O Sporting é a verdadeira fábrica de talentos nacional. Inácio é só mais um exemplo de como a academia leonina continua a produzir jogadores de classe mundial. A sua evolução e potencial transferência prometem um encaixe financeiro significativo para o clube.
A escassa utilização do defesa por parte de Roberto Martinez, que prefere opções mais veteranas como Pepe ou mais impreparadas como António Silva, não tem impedido a sua valorização. Em jogos cruciais, como o recente confronto contra a Eslovénia, Inácio foi relegado ao banco, enquanto Pepe, apesar de erros críticos e do desgaste acumulado, continuou a somar minutos. Espera-se que contra a França, o selecionador repita a dose.
Craque do plantel tem sido apontado a uma mudança, mas diz que quer continuar em Alvalade e adeptos já pensam na possível renovação
|
O Sporting tem tentado, nos últimos meses, renovar contrato com Matheus Reis, mas não conseguiu chegar a acordo com o jogador e os seus responsáveis, pelo que a saída no verão é bastante provável. No entanto, após cumprir 200 jogos com a Listada verde e branca, o defesa admitiu querer continuar em Alvalade.
"É uma marca muito importante. Lembro-me, como se fosse ontem, da minha apresentação e chegada aqui. Não imaginava que chegaria a esta marca em tão pouco tempo. É uma média de 50 jogos por temporada, então são muitos jogos e emoções. Muitas batalhas e títulos, mas há um sentimento de dever cumprido", disse, à Sporting TV.
"Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Matheus garantiu que "cada jogo é único" e sente um "friozinho na barriga" o que "aumenta a pressão". "Sinto-me muito feliz. Tento passar para os mais jovens a grandeza do Clube", admitiu, tentando explicar como "viver o dia a dia, o trabalho, saber entrar para vencer em todos os jogos. Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Com contrato até 2026 e a saída a ser muito falada, o 'camisola 2' foi perentório e deu esperança aos adeptos: "Quero deixar uma marca de trabalho, dedicação, de nunca desistir. Mas isto é apenas o começo, tenho fome de mais e quero conquistar cada vez mais. Vamos continuar a construir a nossa história".
"O Sporting respeita as famílias"
"O Sporting é a extensão da nossa família. Em casa tudo é verde. Somos muito felizes aqui e esperamos ficar aqui por muito tempo. Todos que chegam aqui dizem que aqui é diferente. O Sporting respeita as famílias, faz sempre coisas a pensar nas famílias, une-as e pensa nos filhos. Isso leva a esta união que toda a gente vê. É muito mais do que isso. A nossa união é diária, as famílias reúnem-se sempre e isso repercute-se dentro de campo. Mostra toda a nossa força", terminou
'Camisola 42' falou com companheiros de equipa na Academia Cristiano Ronaldo, numa altura em que campeonato está prestes a terminar
|
Morten Hjulmand deu um aperto aos companheiros. O capitão do Sporting aproveitou o facto de estar ausente da última jornada da Liga, por acumulação de amarelos, e pediu ao plantel verde e branco para acreditar até ao fim e lutar para vencer o campeonato.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Hjulmand pediu "foco e responsabilidade", tendo um papel crucial mesmo sem entrar em campo, uma vez que fará todas as rotinas habituais, à exceção daquelas que são comuns em dia de jogo no Estádio José Alvalade.
Hjulmand treina com a equipa e fará estágio, mas está impedido de entrar no balneário, pelo que Gonçalo Inácio, dono da braçadeira no próximo encontro, terá a pressão de ser capitão de equipa num jogo decisivo, 'carregando' as palavras do dinamarquês e o grito de guerra do balneário, revela o diário desportivo.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 46 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.767 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª jornada e última jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa -, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade.
Presidente verde e branco apresentou proposta ao goleador sueco, que terá rejeitado e explicado os motivos que o levaram a tomar tal decisão
|
Viktor Gyokeres não quis renovar com o Sporting, apesar de existir uma proposta de Frederico Varandas. O avançado entendeu ser hora de deixar Alvalade e o Presidente leonino, bem como restante estrutura verde e branca, entenderam a decisão do jogador.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, a SAD apresentou ao sueco uma revisão contatual com o Sporting, prevendo um aumento salarial para 1,5 milhões de euros líquidos por ano, mas o 'camisola 9' terá negado a abordagem e explicado os motivos.
Viktor Gyokeres pediu a Frederico Varandas para facilitar uma possível saída, caso os gigantes europeus mostrassem interesse, em detrimento de melhorar as condições contratuais, podendo rumar a um clube das principais ligas por menos do que 100 milhões de euros.
O Arsenal lidera, de momento, a corrida pelo avançado, que, com o acordo de cavalheiros alcançado junto de Frederico Varandas, abdicou de um aumento salarial substancial esta temporada para poder mudar-se para um dos campeonatos mais competitivos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.