
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gonçalo Inácio, apesar de pouco utilizado pelo selecionador nacional Roberto Martinez, continua a sua ascensão meteórica no futebol mundial. Ainda antes do início de junho, com o Euro 2024 por começar, o valor de mercado do central leonino era de 40 milhões de euros no Transfermarkt, tendo disparado para 45 milhões no espaço de um mês. Esta valorização reflete não só o talento e percurso do jogador, mas também o crescente interesse dos clubes de topo mundial para contarem com os seus préstimos.
Colossos como Liverpool e Manchester United têm Inácio debaixo de olho há meses. O clube que nunca deixa os seus jogadores caminharem sozinhos vê no defesa leonino a opção ideal para adicionar qualidade e juventude à sua linha defensiva. Enquanto isso, os red devils, depois de uma época muito aquém do pretendido e que os deixou, inclusive, fora da Champions, querem renovar o setor defensivo, que lhes trouxe particulares problemas nessa caminhada.
Também o Newcastle United se tem movimentado nos bastidores para reforçar a sua equipa, sobretudo pelas muitas lesões que registaram no setor defensivo e pelas possibilidades táticas que Inácio dá tanto numa defesa a quatro como a cinco. Os Magpies poderão fazer uma proposta concreta pelo jogador nos próximos tempos.
Canhoto, veloz e goleador
Inácio é um central canhoto, uma característica rara e muito valorizada. Com excelente capacidade de saída de bola, velocidade e forte no jogo aéreo, que lhe vale muitos golos marcados e… muitos evitados. Além do mais, tem uma notável experiência acumulada aos 22 anos. Campeão duas vezes pelo Sporting e internacional A fecham o seu passaporte curricular.
A valorização de Inácio também beneficia de outro fator, cada vez mais evidente: enquanto no rival da segunda circular saem ‘flops’ – Renato Sanches, João Félix, Gonçalo Guedes, para já não falar nos inesquecíveis Nélson Oliveira e Ivan Cavaleiro –, em Alcochete crescem verdadeiros leões. Inácio é da mesma cepa de Nuno Mendes, Palhinha, Nani, Ronaldo, Figo ou Futre. É a capacidade do Sporting em gerar e desenvolver talentos que é um selo de garantia para os maiores clubes europeus.
O Sporting é a verdadeira fábrica de talentos nacional. Inácio é só mais um exemplo de como a academia leonina continua a produzir jogadores de classe mundial. A sua evolução e potencial transferência prometem um encaixe financeiro significativo para o clube.
A escassa utilização do defesa por parte de Roberto Martinez, que prefere opções mais veteranas como Pepe ou mais impreparadas como António Silva, não tem impedido a sua valorização. Em jogos cruciais, como o recente confronto contra a Eslovénia, Inácio foi relegado ao banco, enquanto Pepe, apesar de erros críticos e do desgaste acumulado, continuou a somar minutos. Espera-se que contra a França, o selecionador repita a dose.
Verdes e brancos recebem equipa minhota no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis - que não vai renovar com os leões; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa será novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio pela direita, com Ousmane Diomande ao centro e Matheus Reis pela esquerda, rendendo o castigado Gonçalo Inácio.
No miolo, Morten Hjulmand faz dupla com Zeno Debast, apesar de Hidemasa Morita estar recuperado de lesão. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda ocupa o lugar de Maxi Araújo, juntando-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.
O Sporting volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. Benfica (56 e menos um jogo) e Porto (50), fecham as contas do pódio. O Braga tem 50 pontos e ocupa o quarto posto da tabela classificativa.
Leões enfrentam turma comandada por Hugo Oliveira no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. O Benfica é segundo (56 e menos um jogo), seguido do Porto (50). O Braga tem 50 pontos e ocupa a quarta posição da tabela classificativa.
Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa deverá ser novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio na direita, Diomande ao centro e Matheus Reis como central pela esquerda.
No miolo, Morten Hjulmand fará dupla com Zeno Debast. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda - que está de saída do Sporting para rumar ao Chelsea - junta-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.
Informações: Sábado – 15 de março – 20h30 – Estádio José Alvalade (SportTV 1)
Quem está fora: Jeremiah St. Juste, João Simões, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesões); Gonçalo Inácio (suspenso)
Dúvidas: Alexandre Brito
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Miguel Nogueira; Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires; 4.º árbitro: Marcos Brazão; VAR: Luís Ferreira; AVAR: Nuno Manso.
Médio que se encontra emprestado aos espanhóis do Las Palmas prepara-se para abandonar leões em definitivo para rumar ao emblema inglês
|
Dário Essugo está de saída do Sporting e vai reforçar o Chelsea entre 22 e 25 milhões de euros. Depois do negócio com Geovany Quenda (51 milhões), os leões estão perto de fazer novo encaixe por outro jogador da formação que deverá rumar ao emblema inglês.
Segundo informação avançada pela CNN Portugal, esta sexta-feira, dia 14 de março, o negócio é praticamente fechado, sendo que as últimas arestas do acordo serão limadas nas próximas semanas originando assim dois negócios que irão encher os cofres de Alvalade em mais de 70 milhões.
Além do mais, o atleta que se encontra emprestado ao Las Palmas até ao final da época, gerou também a cobiça de clubes como Bayer Leverkusen (Alemanha), West Ham (Inglaterra) e Real Sociedad (Espanha) que avançou mesmo com uma oferta de 18 milhões de euros, proposta que foi rejeitada pela Direção liderada por Frederico Varandas.
No caso de Geovany Quenda, o extremo de 17 anos vai chegar a Londres apenas na temporada desportiva de 2026/2027. Já Dário Essugo, atleta de 20 anos, deverá rumar a Stamford Bridge já em 2025/26 e ambos preparam-se para abandonar leões em definitivo.
A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 17 encontros na La Liga, somando 1.342 minutos e um golo marcado.