Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

MIGUEL BRAGA DESMENTE ALIANÇA COM SL BENFICA

Na Sporting TV, responsável de comunicação do Sporting CP voltou a defender que os áudios do VAR sejam públicos. Formação e o ´caso´ de Nelson Évora foram outros dos temas em análise

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Nov 2020 | 11:50 |

Icon Comentário0

Miguel Braga voltou, esta segunda-feira, 2 de novembro, a afirmar que não existe qualquer aliança entre o Sporting CP e o SL Benfica. No programa ´Raio-X´, da Sporting TV, o responsável de comunicação do Clube leonino voltou a defender que os áudios do VAR sejam públicos, falou sobre a formação verde e branca e ainda sobre o ´caso´ Nelson Évora.


Aliança com SL Benfica



  • Vou tentar dizer isto da forma mais clara possível. Não existe, não existiu e não vai existir uma aliança entre o Sporting CP e o SL Benfica. Além do mais, no passado, as alianças que o Sporting CP alegadamente terá feito serviram dois clubes: FC Porto e SL Benfica. Não serviram, com certeza, os interesses do Sporting CP.
  • Isso é uma cartilha que gosta de passar umas certas mensagens e uma certa narrativa, que, na minha opinião, não serve os interesses do Sporting CP.

  • O Sporting CP tem os seus valores e deles não vai abdicar. Se prestarmos alguma atenção ao que foi dito pelo Presidente do Sporting CP, Frederico Varandas tem dado vários exemplos de que não existe nenhuma aliança.

VAR:

  • As pessoas, regra geral, convivem mal com os erros dos árbitros. Temos de perceber que errar humano. O que temos vindo a chamar a atenção são para certas decisões do VAR que são de difícil compreensão para os adeptos do futebol.
  • O Sporting CP começou a liderar a luta para que os áudios do VAR sejam públicos. Ajudar-nos-ia a compreender certas decisões e até daria à arbitragem outro tipo de argumentos para explicar as suas próprias decisões.
  • Em pleno século XXI, numa altura em que a sociedade aposta na transparência, não percebo porque é que o futebol não segue o exemplo de outras modalidades.

Dualidade de critérios:

  • Tendo em conta o comportamento da equipa, parece-me claramente exagerado que o Sporting CP seja a equipa mais penalizada do campeonato. Não será, com certeza, por um ou outro amarelo neste último jogo, mas sim pelos primeiros jogos em que existiu uma dualidade de critérios evidente.
  • Há outro dado curioso, que é o número de faltas que cada equipa faz e a média para cartão. Na semana passada, o Sporting CP via um cartão a cada quatro faltas.
  • Parece-me manifestamente disparatada essa diferença entre os clubes (FC Porto e SL Benfica).

Pólo EUL e Academia Sporting CP:

  • O Pólo EUL é o berçário do Sporting CP. Há 11 anos que o Sporting CP não investia na requalificação do Pólo EUL. É visível a diferença e só prova que a aposta do Conselho Diretivo e da SAD passa por dar as condições ideais para que estes jogadores cheguem à equipa principal.
  • É do Pólo EUL que saem jogadores como o Nuno Mendes, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Tiago Tomás ou Joelson Fernandes. É extraordinário ver jogadores que, com 18 anos, têm dez anos de Sporting CP. Isto só é possível graças a esta trilogia: Pólo EUL, Academia e, depois, equipa profissional.
  • Ver jogadores que completam este percurso tem de ser o objetivo do Sporting CP para que consigamos ser um Clube sustentável e de aposta na qualidade nacional. Acho que é este o caminho.
  • Tem sido um trabalho continuo de aposta na Academia. Os Sócios e adeptos não têm oportunidade de ver esse trabalho. Para os futuros Ronaldos, estarem a ter uma reunião num local onde está a chover não é muito motivador.

Homicídio Marco Ficini

  • A violência no desporto devia ser olhada pelas autoridades com outro tipo de atenção.
  • O facto positivo é que houve uma condenação, o que, pelo menos, dá uma sensação de justiça.
  • Faz-me muita confusão que um homicídio dê quatro anos de cadeia. Parece-me excessivamente pouco e, comparativamente com outros casos, é de difícil compreensão.

Nelson Évora

  • O Nelson Évora é um grande homem e um grande atleta, mas temos de perceber que veio para o Sporting CP para um projeto olímpico e veio muito bem pago para o fazer. A pandemia transformou o projeto olímpico de quatro anos em cinco. O Sporting CP tentou explicar isso mesmo ao Nelson Évora, mas não foi possível chegar a acordo. Foi uma relação de quatro anos que chegou agora ao fim. Boa sorte para o Nelson Évora.


Clube

Confirmado! Varandas vai ter um adversário nas eleições à Presidência do Sporting

Empresário assumiu que irá avançar, optando por adiar explicações mais detalhadas sobre os motivos que sustentam essa escolha

Bruno Sá, dono do restaurante Cantinho do Sá, vai apresentar-se como candidato à Presidência do Sporting; Varandas com concorrência
Bruno Sá, dono do restaurante Cantinho do Sá, vai apresentar-se como candidato à Presidência do Sporting; Varandas com concorrência

04 Fev 2026 | 09:25 |

Icon Comentário0

Bruno Sá, proprietário do restaurante 'Cantinho do Sá', localizado nas proximidades do Estádio José Alvalade, vai apresentar-se como candidato à presidência do Sporting. Desta forma, Frederico Varandas não será assim o único candidato ao próximo ato eleitoral.


A hipótese de existir um opositor foi agora confirmada pelo próprio ao jornal 'A Bola'. O empresário assumiu que irá avançar, optando por adiar explicações mais detalhadas sobre os motivos que sustentam essa escolha e prepara-se para reunir as assinaturas necessárias à formalização da candidatura. 


A decisão surge após vários incentivos de figuras ligadas ao Clube que não se identificam com a liderança de Frederico Varandas. Apesar de estar consciente das dificuldades do desafio, o empresário pretende usar a campanha para trazer a debate temas relevantes para muitos adeptos.


Nos próximos dias deverão ficar mais claros os apoios reunidos, estando já praticamente definidas as listas para os diferentes órgãos sociais. O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro.

Até ao momento, o único candidato oficialmente conhecido é Frederico Varandas, que se prepara para se recandidatar a um terceiro mandato. O dirigente, de 46 anos, lidera o Clube de Alvalade desde setembro de 2018, sendo o 43.º Presidente na história dos leões.



Clube

Lista de Varandas apresenta novo nome para Presidente da MAG do Sporting

Atual dirigente máximo anunciou que vai recandidatar-se nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição para os órgãos sociais

Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG do Sporting
Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG do Sporting

31 Jan 2026 | 10:17 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição da sua lista para os órgãos sociais do Clube. A maior novidade prende-se com a Mesa da Assembleia Geral.


Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG. A mudança representa uma das poucas alterações, já que a restante estrutura para o Conselho Diretivo deverá manter-se bastante semelhante à atual.


O advogado e atual 'vice' da MAG quem encabeçará a proposta a sufrágio: presente no referido órgão social desde 2018, onde tinha as funções de secretário, um dos sócios fundadores da 'ec legal' (em 2021) acumula mais de 20 anos de experiência no seu ramo.


Concentra a sua atividade em processos de contencioso civil e comercial, mas também em arbitragens. Foi consultor no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, gestor de projetos SIMPLEX na Secretaria de Estado da Justiça e consultor na Presidência do Conselho de Ministros.

O prazo para a entrega oficial das listas encerra no próximo dia 12 de fevereiro, pelo que ainda podem surgir pequenos ajustes de última hora, mas, até ao momento, esta é a alteração mais significativa conhecida na equipa de Frederico Varandas rumo ao ato eleitoral.



Clube

Parlamento aprova por unanimidade voto de pesar pela morte de figura histórica do Sporting

José Pedro Aguiar-Branco lembrou ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola de Portugal e do Clube de Alvalade

 Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede, ex atleta do Sporting
Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede, ex atleta do Sporting

30 Jan 2026 | 17:25 |

Icon Comentário0

A Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede. O mesmo apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, lembrando o ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola portuguesa e do Sporting.


“Figura incontornável do atletismo nacional, Mamede foi ídolo de gerações e símbolo de esforço, dedicação, devoção e glória. Ao serviço do seu Clube, conquistou inúmeros títulos nacionais e europeus, contribuindo decisivamente para o prestígio do desporto português. Por esta razão, foi agraciado, em 1989, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito”, lembra o parlamento.


Aguiar-Branco recordou a figura histórica dos leões como especialista em provas de fundo, pela participação em três edições dos Jogos Olímpicos, pela medalha de bronze no campeonato do mundo de corta-mato e destaca o recorde mundial de 10 mil metros conseguido em 1984 no ‘meeting’ de Estocolmo.


“Manteve esta marca durante cinco anos, tendo-se consagrado como o último fundista europeu a deter o recorde mundial desta distância”, frisa a nota, prestando “tributo ao seu excecional percurso” e endereçando condolências à família, amigos, ao Sporting e à Federação Portuguesa de Atletismo.


Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de Fernando Mamede, afirmando sentir-se um privilegiado por ter privado com uma das maiores figuras do atletismo nacional (Saiba mais AQUI).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas fala de Mamede e faz ligação curiosa com jogo do Sporting: "Coincidência? Não creio"
Clube

Varandas fala de Mamede e faz ligação curiosa com jogo do Sporting: "Coincidência? Não creio"

30 Jan 2026 | 11:38

Icon Comentário0
Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa
Clube

Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa

28 Jan 2026 | 17:52

Icon Comentário0
Presidente da República recorda Fernando Mamede: "Figura incontornável do atletismo"
Clube

Presidente da República recorda Fernando Mamede: "Figura incontornável do atletismo"

28 Jan 2026 | 12:28

Icon Comentário0