
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sofia Oliveira arrasou o discurso de Frederico Varandas após a vitória do Sporting frente ao Rio Ave, por 2-1, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O presidente leonino enalteceu as dificuldades da temporada, nomeadamente as muitas lesões sofridas, mas a comentadora da CNN atirou-se às palavras do dirigente.
"Frederico Varandas enumerou uma série de jogos que o Sporting só teve um médio disponível e outros em que não teve nenhum médio disponível… o Sporting em todos esses jogos, salvo a exceção contra o Benfica, tinha um onze muito superior ao do adversário, muito superior", afirmou. A comentadora reconheceu a união do grupo, mas sublinhou que isso não é suficiente para justificar a ideia de “milagre”.
“Independentemente de eu achar que a equipa se uniu, é um grupo bastante unido, e que isso foi importante para superar várias adversidades ao longo da temporada… o Sporting continuou a ter um onze muito superior ao do adversário”, acrescentou. Sofia criticou ainda o tom emocional usado pelo dirigente: “Frederico Varandas veio aqui falar, como se o Sporting tivesse passado as passas do Algarve como se costuma dizer. Claro que foi uma época difícil nesse sentido, mas aquilo que o Sporting fez está muito longe de ser um milagre.”
A comentadora concluiu, então, com alguma ironia: “Nós estamos a falar de uma equipa, que segundo o seu treinador, tem o melhor ponta de lança da Europa, depois tem Debast, que pode vir a ser um dos melhores médios… significa que Debast como defesa-central é melhor do que muitos médios das equipas da Liga Portuguesa… Depois tens Quenda, depois tens um avançado para substituir Gyokeres. Há equipas da Liga Portuguesa que não têm este orçamento para o plantel todo. Depois tens Trincão, Hjulmand, Diomande. Este discurso de Frederico Varandas é completamente desnecessário".
Numa altura decisiva do campeonato português, Frederico Varandas decidiu discursar aos adeptos para relembrar as adversidades pelas quais o Sporting passou no decorrer de toda a temporada, pedindo união à massa adepta Sportinguista até ao fim. O Clube de Alvalade enfrenta, no próximo domingo, um jogo importante com o Boavista, que luta para não descer de divisão. A 31.ª jornada da Liga Portugal será no Estádio do Bessa, às 20h30. Reveja, aqui, as palavras de Frederico Varandas no apelo à união dos adeptos.
Fecho do fosso, novo relvado e um elevador panorâmico fazem parte da lista de promessas apresentadas pelo Presidente dos leões
|
O Sporting anunciou, na manhã desta quinta-feira, dia 24 de abril, através do site oficial, que está prestes a dar início à transformação já previamente prometida no Estádio José Alvalade, um projeto que pretende "preparar já a próxima época". Os primeiros trabalhos, de acordo com a comunicação em causa, arrancam ainda neste mês de abril.
"Informamos todos os Sócios e Adeptos que, dada a complexidade do projeto e os estreitos timings de execução do mesmo, dentro de dias o Sporting dará início às obras de preparação", pode ler-se na nota que, de seguida, descreve o que irá ser feito.
No que diz respeito ao relvado, o Clube garante que serão feitos "trabalhos preparatórios para o desnivelamento do relvado atual, com o objetivo de ter o novo relvado pronto para o arranque dos jogos oficiais da época 2025/2026". De seguida, voltou a falar-se do "fecho do fosso", bem como da "criação das novas filas de bancada", remodelações que serão feitas de forma "faseada" e com "conclusão prevista na época 2025/2026".
O Sporting deu, ainda, conta da criação do 'Lion's Corner' e explica que o "canto da bancada Poente-Sul dará lugar a um espaço-lounge, com uma experiência inédita em Portugal", bem como do 'Deluxe Emerald Lounge', com o restaurante do piso 2 Poente a ser "transformado num espaço exclusivo, pensado para dias de jogo, que alia uma oferta gastronómica de excelência a um ambiente sofisticado e reservado". O 'novo' Estádio José Alvalade terá também, de acordo com esta previsão, um "novo elevador panorâmico na Praça Centenário".
Por fim, o Sporting pediu "a compreensão de todos os Sócios e Adeptos pelos constrangimentos irão ocorrer a partir de abril em determinadas zonas do Estádio" e disponibilizou o planeamento detalhado das obras, que poderá conferir aqui.
Atleta fundamental na equipa verde e branca tem estado em grande destaque e almeja conquistar um importante galardão europeu
|
Viktor Gyokeres continua a atravessar um grande momento de forma. O goleador do Sporting soma 34 golos na Liga Portugal Betclic – 12 dos quais nas últimas oito jornadas – e é mesmo o melhor marcador dos campeonatos europeus. Desta forma, renasce a esperança de o camisola 9 vencer a edição desta temporada da Bota de Ouro.
Nesta altura, Gyokeres surge no segundo lugar do ranking, apenas atrás de Mohamed Salah. O internacional sueco tem até mais sete golos marcados do que o atacante egipcio do Liverpool – que leva 27 remates certeiros na Premier League. No entanto, o avançado leonino é prejudicado pela fórmula de cálculo que dá origem à classificação do galardão. Recorde-se que os golos marcados na Premier League, bem como nos restantes ‘big-5’, são multiplicados por dois, enquanto que, nos restantes campeonatos, o valor desce para 1,5. Assim, Salah lidera a classificação, com 54 pontos. Gyokeres surge logo atrás, com 51.
Refira-se que o atacante do Liverpool está a atravessar um período menos produtivo no que que diz respeito aos golos. O internacional egípcio já não marca ao serviço dos ‘reds’ desde o dia 8 de março, quando bisou numa vitória caseira frente ao Southampton (3-1). Desde então, apenas assinou um remate certeiro, mas com a camisola da sua seleção: marcou na vitória frente à Etiópia, por 2-0, num jogo de qualificação para o Mundial 2026 realizado no dia 21 do mês passado.
Outra boa notícia para Gyokeres é a de que o terceiro classificado, Robert Lewandowski, está lesionado e vai falhar os próximos jogos do Barcelona. O atacante polaco soma 50 pontos no ranking da Bota de Ouro, graças aos 25 golos que já marcou na La Liga. A fechar o top-5 estão o inglês Harry Kan, com 24 golos na Bundesliga, ao serviço do Bayern Munique, que se traduzem em 48 pontos, e Mateo Retegui, internacional italiano da Atalanta que soma 46 pontos, fruto de 23 golos apontados na Série A.
Viktor Gyokeres - que foi muito elogiado pelo ex-internacional brasileiro Júlio Baptista - vai tentar repetir o feito alcançado por dois históricos do Sporting. Em 1973/74, Hector Yazalde foi o vencedor, numa época em que faturou por 46 ocasiões no campeonato português - um recorde nacional. Já em 2001/02, foi a vez de Mário Jardel conquistar a Bota de Ouro, graças aos 42 tentos que apontou. O antigo atleta brasileiro foi o último jogador fora dos ‘big-5’ a vencer o galardão.
Há muito para ver esta quinta-feira, com destaque para o campeonato espanhol, para a prova rainha italiana e, ainda, para o troféu da América do Sul
|
A La Liga tem agendado, para o final da tarde, um encontro entre o Osasuna e o Sevilla, sendo que, em paralelo, o Girona visita o Leganés. Mais tarde, o Atlético de Madrid defronta o Rayo Vallecano, enquanto que o Real Betis, clube que cedeu Rui Silva ao Sporting em janeiro, enfrenta o Valladolid.
Na Bélgica, destaque para o embate da Jupiler Pro League entre o Club Brugge e o Union St. Gilloise, e em Itália, a Taça traz o confronto entre o Bologna e o Empoli. Nos Países Baixos, o PSV, vice-líder do campeonato, visita o FC Twente.
A noite prolonga-se com foco na América do Sul, onde a emoção das competições continentais entra em cena. Na Taça Libertadores, o Palmeiras desloca-se à altitude de La Paz para enfrentar o Bolívar e, em simultâneo, na Taça Sul-Americana, o Corinthians recebe o Racing.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta quinta-feira:
• Osasuna - Sevilla: 18:00, La Liga, DAZN 1;
• Leganés - Girona: 18:00, La Liga, DAZN 2;
• Club Brugge - Union St. Gilloise: 19:30, Jupiler Pro League, DAZN 4;
• Bologna - Empoli: 20:00, Taça de Itália, SportTV 1;
• FC Twente - PSV: 20:00, Eredivisie, SportTV 2;
• Atlético de Madrid - Rayo Vallecano: 20:30, La Liga, DAZN 1;
• Real Betis - Valladolid: 20:30, La Liga, DAZN 2;
• Bolívar - Palmeiras: 23:00, Libertadores, SportTV 1;
• Corinthians - Racing: 23:00, Taça Sul-Americana, SportTV 2;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.