
Futebol
Artur Fernandes nomeia figura fulcral no Sporting: "Foi o responsável para estabilizar balneário"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting conquistou este fim de semana o bicampeonato nacional. A vitória por 2-0 frente ao Vitória de Guimarães, com golos de Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres, selou uma temporada cheia de altos e baixos. Manuel Moura dos Santos escreveu que este título é mais do que merecido e representa o fim de um longo ciclo de sofrimento e lembra o cartão vermelho que ficou por mostrar a Nicolás Otamendi no dérbi.
"O Benfica não foi capaz de ganhar o jogo, entregando numa bandeja o título ao Sporting"
“Sabe muito bem sermos bicampeões depois dos anos tão difíceis que antecederam Varandas”, começa por afirmar, num artigo de opinião que mistura análise, emoção e críticas incisivas. A jornada anterior, frente ao Benfica, continua a dar que falar, e Manuel não tem dúvidas sobre o momento-chave desse jogo: “Há um primeiro momento que é indesmentível: a não expulsão de Otamendi ao minuto 17.” Para o Sportinguista, o lance definiu tudo. “O Benfica não foi capaz de ganhar o jogo, entregando numa bandeja o título ao Sporting”, pode ler-se no jornal O Jogo.
O comentador não esconde o desgaste das discussões que dominaram a semana anterior à última jornada. “A semana que antecedeu a última jornada foi vista, revista e comentada até à exaustão. Desde os comentários mais sensatos, aos mais idiotas, houve de tudo.” Mas os factos, diz ele, são simples: “Factualmente o Sporting sagra-se campeão porque fez aquilo que era essencial para ser campeão: ganhar o seu jogo.”
Sobre a partida frente ao Guimarães, Manuel Moura dos Santos admite que não foi uma exibição de encher o olho. “Notou-se uma ansiedade enorme no jogo do Sporting. Muitos passes errados, fruto de muita precipitação.” Ainda assim, os momentos de inspiração resolveram. “Foi uma primeira parte mal jogada, que deixou nos sportinguistas ainda mais ansiedade para a segunda parte. Felizmente na segunda parte o Sporting conseguiu desenvolver jogadas de bom recorte técnico que culminaram com dois magníficos golos. Fiquei com a sensação que o Guimarães não foi a Alvalade para ganhar o jogo, mas sim para impedir que o Sporting ganhasse. Estranho não é?”
No rescaldo do título, há palavras para todos os protagonistas. O primeiro é dirigido ao presidente do Sporting que desde que assumiu a direção, tem realizado sonhos do universo leonino. “Não posso deixar de mencionar a excelente atitude de Frederico Varandas que nunca deixou de acreditar neste título, passando constantemente uma mensagem de optimismo e esperança para dentro e fora dos clube.” Também o treinador merece destaque: “Rui Borges merece uma menção pela serenidade da mensagem, mesmo nos momentos mais difíceis em que chegamos a ter 10 jogadores lesionados. Os adeptos deste clube merecem tudo porque são extraordinários. A forma como apoiam o clube, seja no futebol, seja noutras modalidades é simplesmente maravilhosa. Três títulos de campeão em cinco anos é obra!!! Viva o Sporting!”, terminou.
Jogador importante da equipa verde e branca assinalou êxito no campeonato e destacou a temporada que os leões estão a realizar
|
Hidemasa Morita é um jogador feliz pela conquista do bicampeonato, carimbada este fim de semana. O médio japonês do Sporting recorreu às redes sociais para assinalar a conquista do título de campeão nacional, mas também para centrar atenções na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, no próximo domingo.
Numa publicação no Instagram, Morita escreveu: “Época incrível para todos nós, com tanto ainda por dizer, mas agora temos mais um importante troféu para conquistar. Somos da raça que nunca se vergará!”. O “camisola 5” partilhou ainda diversas fotografias dos festejos da conquista do título, em Alvalade e no Marquês de Pombal.
Morita relembra, assim, a importância da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, marcada para as 17h15 do próximo domingo, no Jamor. Em caso de vitória, os verdes e brancos conquistam a 18ª prova rainha do seu palmarés e carimbam a conquista da dobradinha, que escapa ao Clube de Alvalade desde a temporada 2001/02.
Morita está em dúvida para o dérbi. O médio internacional japonês terminou o encontro frente ao Vitória de Guimarães, no passado sábado, com queixas e a sua condição física será reavaliada nos próximos dias. Vale sublinhar que, ao longo da época, o jogador de 30 anos sofreu vários problemas físicos, que o afastaram das opções em diversas partidas. O caso mais recente aconteceu no final do mês de março, quando Morita sofreu uma lesão no pé esquerdo, ao serviço da seleção do Japão, e ficou de fora até final de abril.
Em 2024/25, o internacional nipónico participou num total de 34 jogos, ao serviço do Sporting, tendo assinado dois golos e três assistências. Contratado ao Santa Clara, em 2022, a troco de 3.45 milhões de euros, Morita vai entrar na última época de contrato com o Clube de Alvalade – o vínculo termina em junho de 2026. A saída no próximo mercado de verão é uma hipótese em cima da mesa.
Capitão dos encarnados deixou uma mensagem antes do jogo decisivo da prova rainha do futebol português e não esqueceu rivalidade com Clube de Alvalade
|
Sporting e Benfica preparam-se para disputar a final da Taça de Portugal, marcada para as 17h15 do próximo domingo no Jamor. Nicolás Otamendi, central e capitão dos encarnados, recorreu às redes sociais para deixar uma ‘bicada’ ao Clube de Alvalade, antes do jogo decisivo da prova rainha do futebol português.
"Que a raiva e a tristeza se transformem em alegria"
“No domingo temos mais uma oportunidade de conquistar mais um título para o clube e para vocês, benfiquistas. Ser consciente da camisola que vestimos e do que ela representa. Que a raiva e a tristeza se transformem em alegria, empenho e ambição”, escreveu Otamendi, numa publicação no Instagram.
Vale lembrar que para o jogo frente ao Benfica, Rui Borges, treinador do Sporting, tem dois jogadores em dúvida. Um deles é Ousmane Diomande, que sofreu uma lesão num joelho e foi mesmo substituído, aos 25 minutos, por Rui Borges, no encontro frente ao Vitória de Guimarães. Já Hidemasa Morita terminou o encontro frente aos vimaranenses com queixas e a sua condição física será reavaliada, nos próximos dias.
O dérbi deve ainda marcar a despedida de Viktor Gyokeres do Sporting, uma vez que o goleador internacional sueco deverá rumar a um tubarão europeu, no próximo mercado de verão. De resto, a Federação Portuguesa de Futebol já anunciou que a partida entre leões e encarnados contará com a tecnologia da linha de golo, recurso que vai estar à disposição da equipa de arbitragem.
No próximo domingo, o Sporting vai ter a oportunidade de lutar pela sétima dobradinha da sua história. A última vez que a equipa verde e branca conquistou Campeonato e Taça de Portugal foi na temporada de 2001/02, quando Lazlo Bölöni conduziu a formação leonina, já com o título de campeão garantido, à vitória no Jamor, frente ao Leixões (1-0), com um golo solitário de Mário Jardel.
Médio leonino pode estar a caminho da Premier League, com os red devils interessados em juntar o jogador ao treinador português já este verão
|
O Manchester United está interessado em contratar Pedro Gonçalves no próximo mercado de transferências de verão, segundo avançou o portal britânico Team Talk. O médio ofensivo português, atualmente ao serviço do Sporting, poderá reencontrar Ruben Amorim, treinador com quem viveu algumas das melhores épocas da carreira.
Os red devils pretendem reforçar o plantel para atacar os primeiros lugares da Premier League 2025/26 e veem no internacional português uma opção válida para aumentar a criatividade do meio-campo. Apesar de ter passado grande parte da época lesionado, Pote ainda conseguiu realizar 19 jogos, marcando seis golos e somando seis assistências.
Ruben Amorim conhece bem Pedro Gonçalves, tendo sido o treinador responsável por explorar todo o seu potencial em Alvalade. A possível contratação poderá significar uma aposta num jogador de confiança e já adaptado às ideias do técnico português, que está prestes a disputar a final da Liga Europa ao serviço do United.
Pedro Gonçalves tem contrato com os leões até 2027 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, o que representa um desafio para qualquer clube interessado nos seus serviços. Ainda assim, o Manchester United poderá tentar negociar o passe do jogador por um valor inferior, aproveitando o histórico recente de lesões.
Caso se concretize a transferência, será mais um nome da era Amorim a sair de Alvalade rumo ao futebol inglês. Para já, não há proposta oficial, mas a ligação entre treinador e jogador poderá pesar na decisão final do médio ofensivo. Recorde aqui, a mensagem que Pedro Gonçalves deixou nos festejos do bicampeonato no Marquês de Pombal.