![Sporting pode despachar Esgaio para a 10.ª melhor liga do Mundo](/storage/media-items/images/2024/11/ricardo-esgaio-sporting_20241122094348.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Manuel Ugarte marcou a grande penalidade decisiva que eliminou o Brasil nos quartos-de-final da Copa América. A decisão, contudo, poderia ter sido resolvida mais cedo se José Giménez tivesse conseguido converter com sucesso o seu penálti, algo que não aconteceu, atirando assim a responsabilidade para o antigo médio do Sporting, que admite que "não sabia o que fazer", assim que bateu Alisson.
"Primeiro eu disse que queria chutar, mas depois dei por mim a dizer 'Que o José [Giménez] faça e acabe já...' Giménez acabou por falhar, mas Ugarte admitiu que não sentiu a pressão por ter ficado com o último penálti: "Nunca duvidei, tinha claro onde chutaria. Mas, por sorte, senti-me bastante tranquilo", confessou.
"Não sabia como festejar. Ainda pensei que teria de ir comemorar com o Sergio Rochet [guarda-redes do Uruguai], mas no momento nem me dei conta. Não sabia o que fazer". O Uruguai vai assim marcar encontro diante da Colômbia para decidir um lugar na grande final da prova.
Manuel Ugarte - avaliado em 45 milhões de euros - levou, na última época desportiva, com a camisola do PSG, 37 jogos disputados. Ao longo dos 2.451 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o médio uruguaio contabilizou apenas duas assistências e não marcou qualquer golo ao serviço dos parisienses.
A partida do antigo 'camisola 15' dos leões, deixou muitas saudades à comunidade leonina, uma vez que era um dos jogadores mais acarinhados pelo público. No total, com a Listada verde e branca, fez 85 partidas, com apenas um golo e duas assistências. É ainda importante destacar que venceu uma Taça da Liga ao serviço do Sporting.
Jogador dos Red Devils, que passou pelos verdes e brancos, demonstrou-se muito frustrado no fim da partida a contar para a Premier League
|
O Manchester United, comandado pelo português Ruben Amorim e capitaneado por Bruno Fernandes, ambos antigos elementos do Sporting, voltou a ser derrotado para a Premier League, na deslocação ao terreno do Brighton, numa partida que terminou com derrota dos Red Devils por 3-1. No final do jogo, o internacional português e antigo médio dos leões mostrou-se muito desagradado com a situação do clube.
Questionado sobre se este é o novo padrão no clube inglês, respondeu: "Não pode ser! Entendo a perspetiva de quem está de fora, mas não podemos estar confortáveis e achar que isto está bem. Porque não está", disse, em declarações à Sky Sport.
Relembre-se que o Manchester United passa por um momento muito delicado, com apenas uma vitória alcançada nos últimos seis jogos da Liga Inglesa, contando com mais um empate e quatro derrotas. O internacional português falou da sua frustração, e da situação no seio da equipa:
"Não estou aqui para perder jogos nem para estar na posição em que nos encontramos neste momento. Mas também sei que ninguém naquele balneário está. E se alguém estiver, então não pode continuar cá", explicou o português.
Bruno Fernandes terminou a sua análise da seguinte maneira: "Não me interessa. É outra derrota para nós. Não é importante saber quantas vezes eles nos ganharam. Lembro-me dos tempos em que eles não ganhavam um jogo que fosse aqui. Isso não muda nada. O que tem de mudar é que não somámos três pontos hoje [no domingo, dia 19 de janeiro]. Parabéns ao Brighton, fizeram um bom jogo e mereceram a vitória", explicou o capitão dos Red Devils, numa altura em que o Manchester United ocupa a 13ª. posição da tabela do campeonato inglês.
Técnico do próximo adversário dos leões não foi brando na sua análise ao desempenho no último desafio. Foi crítico dos jogadores depois do jogo
|
O Sporting defronta, na próxima quarta feira, dia 22 de janeiro, os alemães do Red Bull Leipzig, em jogo a contar para a sétima jornada da fase Liga da Liga dos Campeões - uma partida em que não pode contar com Rui Silva. A equipa germânica parece ter, no entanto, alguns problemas, que levaram o treinador a ser bastante crítico dos jogadores no fim da última partida.
Aconteceu no último sábado, dia 18 de janeiro. O Leipzig deslocou-se ao terreno do Bochum para disputar a partida referente à 18ª. jornada da Bundesliga. O jogo começou melhor para os próximos adversários do Sporting, que aos 21 minutos já venciam por 3-0, uma vantagem confortável que iriam manter até ao intervalo.
Mas a segunda parte foi um balde de água gelada para os comandados de Marco Rose. Sofreram aos 48', 57' e 61' minutos - hat trick de Boadu, do Bochum - deixando escapar uma vantagem de três golos em menos de 20 minutos disputados. O marcador não voltou a mexer até ao fim do jogo e as duas equipas acabaram por dividir os pontos num jogo que pareceu resolvido desde cedo para o lado do Leipzig.
Este acontecimento terá deixado o treinador dos alemães bastante desagradado com a exibição dos seus pupilos. No final da partida, nas habituais declarações dos técnicos, Marco Rose deixou um aviso a todos os jogadores: "Descuidadamente, colocámos em causa os nossos objetivos. Para mim, é uma questão de atitude e profissionalismo", atirou.
Relembrar que os alemães têm tido uma temporada bastante inconstante. São quintos no campeonato alemão, com 31 pontos em 18 jogos, já a 14 do primeiro classificado. Estão nos quartos de final da Taça da Alemanha, mas na Liga dos Campeões estão em 34º. lugar em 36 equipas, sem qualquer ponto somado ao fim de seis partidas.
Jogador dos leões tem-se assumido como um dos pilares da equipa, e depois de período complicado, deu novidades positivas aos adeptos Sportinguistas
|
A equipa do Sporting tem sido fustigada por lesões recentemente, com o novo treinador dos leões, Rui Borges, a ver a sua entrada no Clube condicionada pelos jogadores que estão de fora. No entanto, aos poucos, surgem as boas notícias para os adeptos Sportinguistas. Hidemasa Morita e Daniel Bragança voltaram à equipa no último jogo dos verdes e brancos, mas não foram os únicos: Gonçalo Inácio, defesa central, também voltou aos relvados.
O jovem leão assinalou o regresso às competições com uma partilha feita através da sua conta pessoal da rede social Instagram, onde deixou uma mensagem para os adeptos leoninos acerca da titularidade que voltou a assumir na partida contra o Rio Ave, que terminou com vitória por 3-0 para o Sporting.
"Muito feliz por estar de volta e pela grande exibição da equipa. Obrigado a todos os adeptos que se deslocaram a Vila do Conde! Lado a lado", escreveu, então, o internacional português na partilha que fez com os seus seguidores.
Relembrar que Gonçalo Inácio estava afastado dos relvados desde dia 5 de novembro, quando alinhou os 90 minutos da partida frente ao Moreirense. Esteve depois fora da equipa durante seis jogos - quatro para o campeonato, um para a Taça de Portugal e outro para a Liga dos Campeões. Voltou ao banco de suplentes, de onde não saiu, nos dois desafios da final four da Taça da Liga, e voltou agora ao onze inicial, no encontro em Vila do Conde.
O regresso de Gonçalo Inácio coincidiu com uma vitória por 3-0 do Sporting frente ao Rio Ave. Com esse triunfo, os leões mantiveram-se no primeiro lugar isolado da Liga Portugal Betclic, em virtude dos 44 pontos somados em 18 jogos realizados. O segundo classificado, Benfica, soma 41 pontos, e o Porto segue depois, com 40 pontos conquistados.