Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
29 Nov 2021 | 15:56 |
A natação do Sporting esteve, no passado fim-de-semana, em grande no Campeonato Nacional de juniores e seniores de piscina curta. Os leões foram o emblema mais medalhado da competição, com 45 medalhas (19 de ouro, 12 de prata e 14 de bronze).
Nos seniores, os verdes e brancos conquistaram 25 medalhas: 12 de ouro, oito de prata e cinco de bronze). Em juniores, foram 20 medalhas: sete de ouro, quatro de prata e nove de bronze).
Confira todas as medalhas do Sporting:
o Masc., 200m Livres Juniores - Bernardo Almeida (1:49.88)
o Masc., 400m Livres Juniores – Bernardo Almeida (3:55.70
o Masc., 800m Livres Juniores - Bernardo Almeida (8:22.04)
o Masc., 50m Costas Seniores - Alexis Santos (24.02)
o Masc., 200m Costas Seniores - Francisco Santos (2:01.12)
o Masc., 50m Bruços Seniores – Alexis Santos (27.38)
o Masc., 100m Bruços Seniores - Francisco Quintas (59.90)
o Masc., 200m Bruços Seniores - Francisco Quintas (2:09.80)
o Masc., 4 x 200m Livres Seniores (7:17.45)
o Masc., 4 x 200m Livres Juniores (7:43.37)
o Masc., 4 x 50m Estilos Seniores (1:38.14 – Recorde Nacional)
o Masc., 4 x 100m Estilos Seniores (3:33.86 – Recorde Nacional)
o Femin., 100m Bruços Juniores – Margarida Nunes (1:11.99)
o Femin., 200m Bruços Juniores - Margarida Nunes (2:37.90)
o Femin., 200m Estilos Juniores - Erica Reis (2:23.21)
o Femin., 4 x 50m Livres Seniores (1:47.64)
o Femin., 4 x 200m Livres Seniores (8:18.55)
o 30. Femin., 4 x 50m Estilos Seniores (1:56.64)
o Femin., 4 x 100m Estilos Seniores (4:14.53)
o Masc., 100m Livres Seniores - Alexis Santos (49.44)
o Masc., 1500m Livres Seniores - Diogo Cardoso (15:10.89)
o Masc., 50m Costas Seniores - Francisco Santos (24.67)
o Masc., 100m Estilos Seniores – Alexis Santos (53.52)
o Masc., 4 x 50m Livres Seniores (1:31.35)
o Masc., 4 x 100m Livres Seniores (3:16.81)
o Masc., 4 x 100m Livres Juniores (3:32.43)
o Masc., 4 x 100m Estilos Juniores (3:55.10)
o Femin., 200m Costas Seniores - Rita Frischknecht (2:13.83)
o Femin., 400m Estilos Juniores - Erica Reis (5:05.15)
o Femin., 4 x 100m Livres Seniores (3:52.64)
o Femin., 4 x 100m Livres Juniores (4:00.28)
o Masc., 50m Livres Juniores - Bernardo Almeida (23.74)
o Masc., 100m Costas Seniores – Francisco Santos (53.28)
o Masc., 50m Bruços Seniores - Francisco Quintas (27.91)
o Masc., 4 x 50m Estilos Juniores (1:47.26)
o Femin., 200m Livres Seniores – Rita Frischknecht (2:01.57)
o Femin., 1500m Livres Seniores - Mariana Mendes (16:53.76)
o Femin., 200m Costas Juniores - Erica Reis (2:20.23)
o Femin., 50m Bruços Juniores – Margarida Nunes (33.98)
o Femin., 200m Mariposa Seniores - Maria Moura (2:14.61)
o Femin., 100m Estilos Juniores - Leonor Catalão (1:06.34)
o Femin., 200m Estilos Juniores - Leonor Catalão (2:25.14)
o Femin., 4 x 200m Livres Juniores (8:45.31)
o Femin., 4 x 50m Estilos Juniores (2:00.42)
o Femin., 4 x 100m Estilos Juniores (4:24.79)
Apesar das críticas, Bernardo Topa garante que continuará a apoiar leões e deixou um apelo à Direção liderada por Frederico Varandas
30 Jul 2026 | 12:51 |
Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, voltou a pronunciar-se publicamente sobre o caso e deixou críticas à forma como o Clube lidou com a situação, considerando que o apoio prometido pelos responsáveis leoninos acabou por não se concretizar.
Numa mensagem publicada nas redes sociais, recordou o momento em que foi atingido e revelou que a situação teve um forte impacto na sua vida pessoal e profissional. O adepto afirmou que, naquela noite, saiu de casa apenas para festejar a conquista do Sporting, mas acabou por ficar marcado por um episódio traumático, após ter sido atingido por um disparo da Polícia de Intervenção.
O Sportinguista lembrou ainda que recebeu a visita de Frederico Varandas e do diretor de comunicação Gonçalo Vilela Santos no hospital, onde terá sido transmitida a ideia de que o Clube iria acompanhar o processo. Contudo, mais de um ano depois, Bernardo Topa afirma sentir que esse apoio não passou de ações pontuais, como a oferta de artigos da loja oficial e um convite para a tribuna, considerando que ficou aquém do que esperava.
"Não tive qualquer tipo de apoio ou acompanhamento da situação que acreditei ter", escreveu o adepto, que garante ter suportado sozinho várias despesas relacionadas com consultas, cirurgias, reconstrução estética e próteses. Bernardo Topa diz sentir-se "esquecido" pelo Clube e defende que todos os sócios devem ser tratados da mesma forma, independentemente da sua posição ou visibilidade.
Apesar das críticas, o adepto garante que continuará a apoiar o Sporting e deixou um apelo à direção liderada por Frederico Varandas para que situações semelhantes sejam acompanhadas de outra forma no futuro. O processo relacionado com o incidente, segundo o próprio, continua em fase de inquérito.
Veja a publicação:
Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, fez um balanço da reunião e destacou o envolvimento dos Sócios
26 Jul 2026 | 10:25 |
A Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados. No final da sessão, Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, fez um balanço da reunião e destacou o envolvimento dos Sócios.
"Foi um dia de Sporting cheio de participação e de espírito Leonino que culminou, já fora da AG, com a vitória do Sporting no seu jogo de apresentação. Além de a AG ter enchido de orgulho os Sócios, que assim participaram na vida do Clube, tivemos também a coincidência de termos alcançado a vitória no Troféu Cinco Violinos".
Ao todo, participaram na votação 2.408 sócios, correspondentes a 14.208 votos, sendo que o orçamento de rendimentos, gastos e investimentos para o exercício de 2026/27 foi aprovado com 2.118 votos a favor, 265 contra e 25 votos brancos ou nulos.
As contas consolidadas relativas ao exercício económico de 2024/25 também receberam luz verde, ao recolherem 2.219 votos favoráveis, 157 contra e 32 votos brancos ou nulos. Na mesma sessão, os sócios aprovaram ainda a aquisição do espaço correspondente ao Holmes Place Alvalade, no Estádio José Alvalade, por 8,7 milhões de euros, com 2.270 votos a favor, 125 contra e 13 votos brancos ou nulos.
O quarto e último ponto da ordem de trabalhos incidiu sobre a criação de uma nova categoria de sócio, definindo os respetivos direitos e deveres. A proposta foi aprovada com 1.591 votos favoráveis, 778 contra e 39 votos brancos ou nulos, encerrando uma AG em que todas as medidas apresentadas obtiveram aprovação.
Pedro Almeida Cabral considerou que a votação demonstra a confiança dos associados na atual liderança do Clube: "Não nos compete a nós fazer ponderações políticas sobre o estado do Clube e sobre o grau de adesão dos Sócios às propostas. Ainda assim, posso dizer que me parece evidente que estes resultados demonstram uma confiança acentuada no mandato desta Direção. Demonstra que o Clube está unido", afirmou. Antes da reunião magna, Frederico Varandas falou do mercado.
Depois de longas negociações e vários avanços e recuos, leões estão prestes a oficializar uma decisão que promete marcar arranque da nova época
25 Jul 2026 | 15:17 |
O Sporting está prestes a oficializar uma das decisões mais aguardadas pelos adeptos nos últimos anos. Após um longo processo de negociações, marcado por avanços, recuos e várias reuniões entre a Direção liderada por Frederico Varandas e os representantes dos Grupos Organizados de Adeptos, os leões vão voltar a contar com um protocolo conjunto com as quatro claques do Clube.
O entendimento permitirá o regresso da histórica Curva Sul ao Estádio José Alvalade, uma mudança muito desejada por muitos sportinguistas. O acordo deverá ser anunciado antes do jogo de apresentação frente ao Mónaco e prevê a assinatura de um protocolo com Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting, algo inédito desde a chegada da atual Direção.
Além do regresso da Curva Sul, o Sporting será também o primeiro clube em Portugal a implementar o modelo de safe standing no estádio. Em condições normais, as claques ficarão concentradas entre os setores A12 e A16, embora o Directivo Ultras XXI opte por manter uma parte dos seus elementos na Superior Norte.
O novo protocolo surge quase sete anos depois da rutura entre a Direção e as claques, ocorrida em 2019, na sequência dos acontecimentos que se seguiram ao caso de Alcochete e aos protestos dirigidos a Frederico Varandas. Desde então, a relação entre ambas as partes atravessou momentos de grande tensão, com manifestações, comunicados e várias tentativas falhadas de entendimento.
Nos últimos meses, porém, o diálogo intensificou-se e permitiu desbloquear vários dos principais pontos de discórdia, incluindo a situação das conhecidas "casinhas" das claques. Com o acordo praticamente fechado, o Sporting acredita que abre uma nova fase na relação com os adeptos organizados, reforçando o ambiente em Alvalade para a temporada 2026/27.
Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto
17 Jul 2026 | 16:52