‘NEGÓCIO’ RAFAEL LEÃO? SPORTING RECEBEU DO LILLE, MAS MILAN TAMBÉM SE CHEGOU À FRENTE
Clube francês pagou aos verdes e brancos uma verba muito perto dos 20 milhões, mas emblema italiano também esteve ‘na jogada’
Redação Leonino
Texto
7 de Fevereiro 2024, 07:18
Rafael Leão, Milan, Sporting

O Milan foi parte importante no processo em que o Lille acabou por pagar 20 milhões de euros ao Sporting no caso Rafael Leão. Segundo avança o jornal ‘Record’, o internacional português só renovou com o emblema italiano caso os rossoneri ajudassem o clube francês no pagamento aos verdes e brancos.

“Apesar de terem sido isentados pelos tribunais de responsabilidades no pagamento ao Sporting, os rossoneri financiaram a verba que o Lille transferiu para Alvalade, como confirmado no relatório e contas de 2022/23 dos italianos. Esta foi a condição para a renovação com o jogador de 24 anos, agora vinculado até 2028 e com uma cláusula de rescisão de 150 milhões. Por sua vez, em troca, o Lille abdicou do direito a receber mais-valias de uma futura transferência do avançado”, escreve o diário desportivo.

Importa recordar que, até ao momento, o Sporting teve duas decisões favoráveis. Em 2020, o TAD condenou Rafael Leão a pagar 16,5 milhões ao Clube de Alvalade. Posteriormente, em 2023, a FIFA coadjuvou a decisão do TAD e considerou o Lille culpado no processo. Neste sentido, em junho, o clube francês, de livre iniciativa, pagou ao Sporting uma verba a rondar os 20 milhões, relativo aos 16,5 milhões mais juros. Apesar disso, os verdes e brancos continuam a exigir os 45 milhões de euros fruto da rescisão de Rafael Leão.

Esta temporada, Rafael Leãoavaliado em 90 milhões de euros – conta com 27 encontros (2.049 minutos), nos quais apontou seis golos e fez seis assistências. Todavia, o antigo jogador do Sporting tem sido alvo de críticas por parte de algumas figuras icónicas do Milan.

Ao serviço do Clube de Alvalade, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito o gosto ao pé.

  Comentários