
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting jogou o segundo encontro da sua pré-época esta sexta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, com vista na preparação da temporada que se aproxima. Com uma vitória magra de 1-0 frente ao Torreense, o que surpreendeu foi o onze inicial escolhido por Rui Borges, que continua a apostar num novo plano tático em comparação com o da época passada.
O treinador leonino continuou a testar, portanto, a sua formação de eleição, o 4x2x3x1, que contrasta o 3x4x3 utilizado na conquista do bicampeonato. Do novo esquema tático de Rui Borges destaca-se também a troca de posição de Pedro Gonçalves, que atuou a número 10 ao invés da sua habitual posição, que passa pelo lado esquerdo do ataque.
O onze inicial escalado foi, segundo avançado pelo jornal A Bola, o seguinte: Francisco Silva; Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Jeremiah St. Juste e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Biel; Lucas Anjos.
Destaca-se, além da nova função de Pedro Gonçalves, a titularidade de João Simões no meio-campo, após a sua ausência de cinco meses provocada por uma fratura do quinto metatarso do pé direito. O guarda-redes escolhido para preencher a baliza dos leões também surpreendeu, com o jovem Francisco Silva a assumir a titularidade. Já o ataque, desprovido de Viktor Gyokeres e Conrad Harder, contou com Lucas Anjos.
Este foi o primeiro de dois jogos realizados na Academia de Alcochete nesta sexta-feira, com o segundo a ser disputado frente ao Nacional. O Sporting vai deslocar-se, no próximo sábado, ao Algarve para o seu habitual estágio de pré-época e irá realizar jogos particulares frente ao Portimonense e ao Celtic, no dia 16, e ao Farense e o Sunderland, no dia 21.
Adeus do atleta ao Clube de Alvalade era uma decisão que havia sido ponderada no último mercado de verão, mas só agora foi solucionada
|
É oficial. João Assunção é reforço do Leixões. O antigo médio-defensivo de 21 anos que deixa assim o Sporting, equipa que representou nos escalões sub-23 e B e já se juntou ao plantel matosinhense orientado por João Nuno Fonseca, a trabalhar na pré-temporada.
"É um orgulho enorme assinar por um clube com tanta história como o Leixões. Tudo farei para retribuir a confiança que depositaram em mim", começou por realçar o luso-brasileiro, que é filho do antigo jogador Paulo Assunção e irmão de Gustavo Assunção.
O futebolista, que também passou pelos escalões de formação dos espanhóis do Atlético de Madrid prometeu "muito trabalho, dedicação e ambição" e diz que "este passo na carreira significa muito" e que vai agarrar o novo projeto "com muita garra, foco e determinação".
Tal como o nosso Jornal adiantou, o adeus do atleta ao Sporting era uma decisão que havia sido ponderada no último mercado de verão, mas só agora foi solucionada. O futebolista acabou por não atingir os patamares que muitos lhe reconheciam e disse adeus ao emblema verde e branco.
Em 2024/25, João Assunção fez 21 jogos pelos sub-23 do Sporting e um pela equipa B. No total, o centrocampista disputou 1.695 minutos. O jogador foi o atleta mais admoestado da equipa verde e branca, depois de ter visto 13 cartões amarelos ao longo da época.
Veja a publicação do Leixões:
Clube de Alvalade constituiu e registou uma nova empresa que tem como principal objetivo gerir e maximizar entretenimento no recinto e no Museu leonino
|
O Sporting criou, oficialmente, a Sporting Entertainment, nova empresa leonina que tem como principal intuito gerir o Estádio José Alvalade e o museu dos leões. A marca da nova sociedade anónima foi registada pela SAD Sporting e visa a gestão e exploração comercial do Estádio dos verdes e brancos e todas as instalações a si associadas.
A empresa, que foi fundada no dia 17 de junho, foi registada na passada quarta-feira, dia 9 de julho, tendo sido criada com um capital de 50 mil euros. A entidade apresenta ainda um montante de ativos avaliado em cerca de 146,97 milhões de euros.
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, bem como Francisco Salgado Zenha e André Bernardo, vice-presidentes do Clube de Alvalade, serão os administradores da Sporting Entertainment. Como já mencionado, a nova empresa ficará encarregue da administração, gestão, exploração e promoção comercial e económica do Estádio José Alvalade, das suas instalações e quaisquer outros espaços. Estão incluídas zonas comerciais, de lazer, áreas VIP, o Museu Sporting e ainda qualquer outro recinto utilizado pela sociedade.
Recorde-se que, ainda a 29 de junho passado, à margem da Assembleia Geral do clube de Alvalade, o projeto de cisão-fusão foi um tema abordado na reunião magna e, nessa ocasião, fonte oficial explicou que a "operação visa reforçar a área de negócio dedicada ao entretenimento, cujo investimento tem vindo a ser intensificado, como demonstram as recentes intervenções no Estádio José Alvalade".
Assim, o objetivo final será transformar o Estádio de Alvalade num local maioritariamente de entretenimento, como já havia sido expresso publicamente em setembro de 2024. A gestão segue o mote “Every day be better”, revelado por André Bernardo, seguindo assim a ideia de renovar e desenvolver o Estádio dos leões.
Negócio ficou fechado na ordem dos 13 milhões de euros fixos, ao que se juntam ainda mais dois milhões em variáveis pelo futebolista que foi apontado aos leões
|
O Porto está perto de oficializar Borja Sainz, extremo do Norwich, que vai chegar esta sexta-feira, dia 11 à cidade Invicta, num voo proveniente de Espanha. O jogador espanhol só amanhã, sábado, se deve juntar aos trabalhos da equipa, depois de fazer os exames médicos e assinar um contrato que deve ser de cinco épocas.
Os dragões vão fazer um investimento de 13 milhões de euros fixos, mais dois milhões em objetivos, e 20% em mais valias, podendo comprar 10% das mais valias por 1,5 milhões de euros, garantindo assim um reforço para a equipa agora orientada por Francesco Farioli.
A SAD azul e branca, liderada por André Villas-Boas, abriu os cordões à bolsa para fechar a contratação do extremo-esquerdo espanhol que, na última temporada, brilhou com a camisola do Norwich e que também foi apontado ao Sporting nesta janela de mercado.
Formado no Athletic Bilbao e no Alavés - clube onde se estreou enquanto sénior -, Borja Sainz passou, depois, por Saragoça e Giresunspor (Turquia), antes de, na época 2023/2024, rumar a Inglaterra para vestir a camisola do Norwich. Já em solo britânico, o atleta contabilizou, em duas temporadas, 82 jogos, 27 golos e seis assistências.
Por outro lado, Mathias Kvistgaarden, atacante que também esteve na lista do Sporting, foi contratado pelo Norwich ao Brondby. O avançado, que era um dos nomes que constava numa shortlist dos leões, vinha sendo observando há algum tempo. Os canaries adiantaram-se e seguraram o jogador até 2029.