
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Esta sexta-feira, o Sporting venceu o Torreense por 1-0, no segundo jogo de preparação desta pré-época. O único tento deste encontro foi apontado através de um auto-golo por parte de um dos jogadores da formação de Torres Vedras. O primeiro amigável foi contra a equipa B dos leões, numa vitória dos comandados de Rui Borges por 5-2.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o Clube de Alvalade bateu a equipa da Liga Portugal 2 pela margem mínima. Até ao momento, os 11 iniciais de ambas formações ainda não foram revelados. O plantel de Rui Borges terá ainda um segundo encontro esta tarde, frente ao Nacional.
Quem ainda não fez parte da equipa orientada por Rui Borges foram Geovany Quenda, Conrad Harder e Viktor Gyokeres. No caso do português e do dinamarquês, os dois atletas têm permissão para se apresentar mais tarde nos trabalhos do Sporting por via de terem participado no Campeonato da Europa sub-21, pelas suas respectivas seleções.
Já o caso do ponta-de-lança sueco é mais delicado. Apesar de ter ordem para se apresentar no dia 12 de julho, para ir com a comitiva Sportinguista para o estágio em Lagos, o nórdico de 27 anos está a forçar a sua saída para o Arsenal e é incerto que compareça nos trabalhos.
No próximo sábado, o Sporting irá deslocar-se ao Algarve para realizar o seu habitual estágio de pré-época no Cascade Wellness Resort, onde terá jogos particulares frente às formações do Portimonense e Celtic, a dia 16, e Farense e Sunderland, a dia 21.
Avançado deveria apresentar-se hoje em Lisboa, mas recusa-se a viajar para Portugal e a localização do sueco passa por outro país
|
O Sporting continua à espera de Viktor Gyokeres, que deveria apresentar-se em Lisboa esta sexta-feira, dia 11 de julho, para seguir com a equipa leonina para o estágio de pré-época no Algarve. Porém, o paradeiro do avançado sueco é outro e o atleta permanece no seu país natal.
Inicialmente, o ponta de lança de 27 anos deveria ter-se apresentado para a pré-época do Sporting no passado dia 1 de julho. Porém, devido à intransigência por parte de Viktor Gyokeres em voltar a treinar com a camisola dos leões, os mesmos autorizaram o jogador a apresentar-se em Portugal apenas hoje, de forma a pernoitar em Lisboa antes do Clube de Alvalade viajar para Lagos.
Apesar da cedência do Sporting perante o adiamento do regresso de Viktor Gyokeres a Alvalade, o sueco continua a recusar-se em apresentar-se aos treinos de Rui Borges. O nórdico encontra-se em ‘greve’ devido à demora do Sporting em concretizar o negócio pela sua transferência para o Arsenal, estando cada vez mais impaciente com Frederico Varandas.
A não ser que exista uma reviravolta, Viktor Gyokeres não irá comparecer em Lisboa para se apresentar ao estágio de pré-época. Ainda assim, o Sporting não tem qualquer intenção em pronunciar-se sobre o assunto esta sexta-feira, tendo escolhido fazê-lo apenas no sábado.
O internacional sueco irá entrar assim em incumprimento com o Sporting, infringindo as regras impostas pelo Clube. Caso Viktor Gyokeres apresente cinco faltas injustificadas seguidas, ou dez faltas intercaladas, os leões poderiam optar por despedir o avançado por justa causa, algo que não irá acontecer tendo em conta que o atleta é o seu ativo mais valioso. A solução passará por impor multas pesadas ao nórdico, até que o mesmo se apresente ao trabalho ou que veja concretizada a sua transferência.
Antigo membro dos quadros verdes e brancos pode tornar-se numa peça muito importante para resolver o impasse entre os leões e o sueco
|
Ruben Amorim ainda pode ser uma peça importante no futuro de Viktor Gyokeres este verão. Os agentes do avançado sueco contam com o antigo treinador do Sporting para resgatar o avançado sueco, caso o Clube de Alvalade e o Arsenal não resolvam o impasse sobre a transferência do ponta-de-lança.
As últimas informações dão conta num travar das conversas entre Sporting e Arsenal em relação à contratação do avançado sueco. Em causa, estará uma diferença de cinco milhões em relação ao valor fixo que os gunners iriam pagar aos leões: Frederico Varandas pede 70 milhões fixos, mais 10 por objetivos, os gunners oferecem 65+15.
No entanto, caso o negócio queira, os agentes de Viktor Gyokeres têm uma última esperança pra retirar o sueco de Alvalade: o Manchester United de Ruben Amorim, uma porta que, segundo o jornalista britânico Ben Jacobs, nunca se fechou durante a presente janela de transferências.
É verdade que o Arsenal é o destino prioritário de Viktor Gyokeres este verão, e que o Manchester United perdeu alguns pontos na perspetiva do sueco depois do falhanço na missão de garantir futebol europeu para a temporada 2025/26. No entanto, nem isso impediria o ponta-de-lança de aceitar a mudança, caso o negócio com o Arsenal caísse por completo.
Também Frederico Varandas está atento a este dossier. O Presidente do Sporting sabe que, caso o negócio com o Arsenal não se concretize, terá de arranjar uma solução para Viktor Gyokeres, que já disse não querer voltar a vestir a Listada verde e branca - Ruben Amorim surge, então, como possível auxílio para os dois lados da barricada.
Presidente verde e branco quer manter o jogador, mas está disposto a ouvir propostas que se aproximem da cláusula de rescisão
|
Gonçalo Inácio vai ver o seu contrato prolongado com o Sporting, caso não deixe Alvalade nesta janela de transferências. Os leões querem estender o vínculo ao central formado em Alcochete, e só admitem abrir negociações pelo jogador por valores na ordem dos 50 milhões de euros.
O Sporting vai ter de segurar o central em Portugal durante a janela de transferências. Gonçalo Inácio conta com algum interesse de Inglaterra, por exemplo, e apesar dos leões quererem manter o central, não retiram da equação vender o jogador caso haja propostas perto da cláusula de rescisão.
O Manchester United já foi associado neste janela de transferências, tal como o Dortmund tinha sido na última. O jornal A Bola avança que há mais clubes da Premier League interessados na contratação de Gonçalo Inácio, mas até ao momento, nenhum disponível para chegar aos 50 milhões que o Sporting pede para sequer começar a conversar.
O desejo do Sporting é, no entanto, segurar o defesa central em Alvalade. Caso não se vejam obrigados a negociar Gonçalo Inácio este verão, os leões vão procurar prolongar o vínculo do jogador, com dois objetivos: aumentar a ligação contratual ao Clube, que neste momento dura até ao verão de 2027; e aumentar a cláusula de rescisão no seu contrato de 60 para 80 milhões de euros.
Em 2024/25, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 42 encontros, com a camisola do Sporting: 28 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.343 minutos que disputou, o defesa-central formado no Clube de Alvalade marcou seis golos e fez três assistências.